Portugal se submete ao Vaticano para extinguir dois feriados

Não é só a economia de Portugal que está em baixa. O Estado laico também já teve dias melhores.

Para extinguir dois feriados religiosos, de modo a aumentar o número de dias úteis no país, o governo de centro-direita do primeiro-ministro Pedro Passos Coelho se submeteu ao Vaticano e só anunciou a medida após uma longa negociação com representantes do papa. As conversações começaram em 2011.

De início, houve resistência do Vaticano, que acabou concordando com a medida diante da intenção do governo de extinguir também dois feriados civis.

A partir de 2013, acabam o feriado do Dia de Todos os Santos (1º de Novembro) e o de Corpus Christi (comemorado 60 dias depois da Páscoa). Os feriados civis extintos foram o Dia da Proclamação da República (5 de outubro) e o da restauração da independência do domínio espanhol (1º de dezembro).

O governo português se comprometeu com o Vaticano a reavaliar a extinção dos feriados religiosos a cada cinco anos.

Com informação das agências.

Portugal suspende até 2018 feriado do Dia de Todos os Santos.
novembro de 2012

Comentários

  1. Se portugal se submetesse ao vaticano, os feriados não seriam extintos.
    Notícia errada.
    A crise bancária que começõu nos eua e varreu a europa deixou sequelas em portugal.
    Coitados dos portugueses pobres, vão ter que trabalhar mais pelo mesmo salário.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pare para pensar, se isso é possível para um cara que acredita em "deuses"!!!!

      O povo sem dinheiro não vai dar dinheiro para a (bosta) da igreja...Fato.

      O dá ou desce...

      Robson Kvalo

      Excluir
    2. O Vaticano só 'aceitou perder' 2 feriados religiosos se fossem eliminados '2 feriados civis'...Entendeu, A.Porto?

      Charles

      Excluir
  2. O Estado portugues se submeteu ao vaticano SIM. So em negociar com a padrecada ja foi uma humilhacao. Mas tambem esperar o que de Portugal onde a maioria eh catolica da corrente mais burra que existe. As mulheres religiosas, que sao a maioria, usam roupas que sao quase uma burca. Conseguem ser pior que o Brasil, o que nao eh facil.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. pior,eu vivo em portugal,é tudo gente velha coberta de preto.

      Excluir
  3. Eu tenho 12 anos, sou jovem mais um dia verei esta Vaticano Rachar e vou ADORAR.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ja,auf Deutsch:Derrubem a Vaticano agorra!

      Excluir
    2. Vai esperrando, um dia esta Vaticano vai mandar alguma vigárrio derramar água bento sobre o teu sepulturra!

      Excluir
  4. Vaticano Desmoronado, igreja catolica ou evangelica boa é aquela que esta PEGANDO FOGO, Rachem e Desmoronem as igrejas, o MUNDO NÃO PRECISA DE IGREJA$, O DIABO MATARÁ: Malacheia, RATO Ratão Soares,Julio Severo,Falaciano,Edir TomanoREgo, PAPAS, Dom Miltom, Marcelo BostosiRossi e outras PORcarias.

    Eu os pegarei, Disse o Demonio ´´ :!

    ResponderExcluir
  5. Que Morram as Igrejas.

    ResponderExcluir
  6. Nossa,Portugal passando por maus bocados e ainda se rebaixando ao Vaticano.Cadê a soberania?Vaticano é o @#$@#,eles só pensam em si mesmos e em sua religião medíocre¬¬

    ResponderExcluir
  7. Se eu fosse português eu ficaria p***! acabar com 4 feriados mesmo q 2 sejam religiosos é sacanagem....
    PS: sou preguiçoso meeesmo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. aqui tem muitosssssssssss feriados,muitos mesmo,pelo menos todo mês tem um feriado santo,onde vivo,não tenho 2 dias de aulas por causa da festa de um santo,mas não esperes algo religioso,aqui ninguém vai a missa,só vai nas festas dos santos,para comer farturas e beber uma cerveja.

      Excluir
  8. Eu não entendi. Um país que deseja extinguir feriados cristãos TEM QUE submeter sua decisão ao Vaticano ou Portugal fez isso pq quis?

    ResponderExcluir
  9. Aposto que foi medo de serem censurados publicamente pelo Vaticano e assim acabar enfurecendo os fiéis...

    ResponderExcluir
  10. Na verdade, o Estado Português não se submeteu; simplesmente cumpriu uma Concordata assinada em 2004 pelo ex-ministro Durão Barroso, onde, no artigo 30, refere que para a eliminação de um feriado de uma festividade religiosa é necessária a aprovação do Vaticano. Tratou-se simplesmente de cumprir um documento que um anterior governo ( curiosamente, do mesmo partido do actual ) assinou. Não se tratou de submissão, tratou-se de honrar um compromisso. Um abraço de Portugal.

    ResponderExcluir
  11. OK, criar o compromisso é que foi submissão então.

    ResponderExcluir
  12. O estado do Vaticano Não deve impor feriados a Portugal,pais independente.A concordata devia ter terminado com o 25 de Abril de 1974.E um prejuizo para o portugueses,desde 7 deMaio de 1940.Mauricio Arrais.Abrantes.

    ResponderExcluir
  13. De todas as religiões só a católica tem feriados em Portugal,oque é um abuso contra as leis democráticas.O Estado do Vaticano,tão pequeno,impor feriados a um pais com oito séculos de independência.Mauricio Arrais.Abrantes

    ResponderExcluir
  14. TODOS OS PAISES DO MUNDO, A NAO SER OS EUA E OS PAISES DA COMMONWEATH DA OCEANIA, TIVERAM SUA ORIGEM NA IGREJA CATOLICA. AGORA ESTES PAÍSES PROTESTANTES MENCIONADOS, GRAÇAS A SANTA MAÇONARIA, ESTÃO CERTOS E MUIIITO, AO RECLAMAREM DA DEMOCRACIA LIBERALISTA, ANTI-CATOLICA. AFINAL TEMOS A GRAÇA DO INFERNO DA LIBERTÉ, FRATENITÉ E IGUALITÉ, UÍÍ, MY BABY. GERALDÃO O GALÃO

    ResponderExcluir
  15. valy povo safado ai mais eu creio que se vc nao vai a igreja tem pesoas bque vao por isto tem fartura nas festas por causa do dismo do povo e vcs que vam para as festas e nao para igreja so vam entao para comer e nao ajudam pagar o dismo isto esta errado


    ResponderExcluir
  16. Está provado que as religiões são o atraso dos povos.Uma biblia sem autor.Uma Rosa Correia da Silva Bacelar de 18 anos de Leiria a fazer de N.Senhora de Fatima com a ajuda de Manuel Lamarosa,,com um grande espelho fez o milagre no domingo as 12horas,e enganou o mundo,e os crentes vão a pé centenas de quilometros e muitos morrem nas estradas sem saber que é uma religião falsa.Ao longo de seculos enriqueceram a´custa dos trabahadores,já tem um banco,e o estado do Vaticano.Falta saber se a Rosa casou em Leiria, e se teve filhos.A Lucia foi encerrada nos conventos´para toda a vida.para não dscobrir o falso milagre.

    ResponderExcluir
  17. Portugal sempre foi submisso a todo soberano da Europa.

    ResponderExcluir

Postar um comentário