Paulopes

Religião, ateísmo, teoria da evolução e astronomia

sábado, 3 de novembro de 2012

Portugal suspende feriado do Dia de Todos os Santos

Data foi criada pela Igreja Católica para homenagear os santos
por Gilberto Costa, de Lisboa para Agência Brasil

Dia 1º foi feriado em Portugal. A data lembra o Dia de Todos os Santos, criado pela Igreja Católica para homenagear a “honra a todos os santos, conhecidos e desconhecidos”. Este ano, porém, será a última vez que os portugueses celebrarão a data até 2018. Um acordo feito entre o governo e a Santa Sé, subscrito por centrais sindicais, suspendeu provisoriamente o feriado.

Pelo mesmo acordo, foram suspensos os feriados de Corpus Christi (60 dias depois da Páscoa), 5 de outubro (Implantação da República) e 1º de dezembro (Restauração da Independência). No Dia de Todos os Santos, em Portugal, os lusitanos tradicionalmente percorrem os cemitérios em memória a amigos e parentes mortos. No Brasil, o Dia de Finados é lembrado no dia 2 de novembro.

Como o último feriado de Todos os Santos caiu em uma quinta-feira, escolas e universidades emendaram com a sexta-feira (2) e suspenderam as aulas. Em Portugal, emendar o feriado é conhecido como “fazer a ponte”.

No feriado prolongado, o Ano do Brasil em Portugal promove o show da atriz e cantora Bibi Ferreira. O espetáculo Bibi em Concerto será apresentado na sala Garret, na qual ocorre a Mostra de Teatro do Brasil.

Além de Todos os Santos, 1º de novembro é a data do terremoto que ocorreu em Lisboa, em 1755. Na ocasião, a cidade ficou praticamente destruída e houve tréplicas do fenômeno em várias áreas de Portugal.

No século 18, com a iluminação à vela, a capital portuguesa sofreu com diversos incêndios. A estimativa oficial é que mais de 10 mil pessoas tenham morrido em decorrência do terremoto seguido por tsunami. A cidade foi reconstruída pelo Marquês de Pombal, que seguiu o padrão arquitetônico inspirado no Iluminismo.

Portugal se submete ao Vaticano para extinguir dois feriados
maio de 2012

Religião no Estado laico

Postar um comentário
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...