Paulopes

Religião, ateísmo, teoria da evolução e astronomia

quinta-feira, 22 de março de 2012

JPMorgan fecha conta do Vaticano que facilita lavagem de dinheiro

O JPMorgan, instituição financeira com sede nos Estados Unidos, informou que a sua filial italiana vai fechar a conta que está em nome do banco do Vaticano porque ela não é suficientemente transparente de modo a impedir ou dificultar a lavagem de dinheiro.

De acordo com agências de notícias, o JPMorgan tomou essa decisão após o Vaticano ter-se recusado a dar explicações sobre algumas transferências de dinheiro feitas na filial de Milão.

A instituição informou que, além de regulamentos internos, têm de cumprir leis do Estado italiano, o que vinha sendo dificultado pela conta do Vaticano.

“Não há informação suficiente para continuar a oferecer o serviço”, disse o JPMorgan em um comunicado ao Vaticano, que é cliente da instituição desde 2009.

Em meados de 2011, o Vaticano se comprometeu com a Promotoria de Roma a cumprir normas de transparência na contabilidade do seu banco. O fechamento da conta no JPMorgan mostra que o comprometimento não foi para valer.

Não há indício de que o banco do papa esteja sendo usado para a lavagem do dinheiro de traficantes internacionais.  O que se especula é que o Vaticano esteja resistindo à transparência financeira para não ter de revelar alguns detalhes de sua própria contabilidade.

Com informação das agências.

EUA colocam Vaticano na lista de países de lavagem de dinheiro.
março de 2012




Postar um comentário
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...