Paulopes

Religião, ateísmo, teoria da evolução e astronomia

segunda-feira, 26 de março de 2012

Crentes temem mais a morte em relação aos não religiosos

Anjo da morte
Morte causa maior pavor nos
muçulmanos, revela estudo
Nos Estados Unidos, os crentes têm mais medo da morte do que as pessoas que não possuem nenhuma religião, entre as quais agnósticos e ateus. É o que revelou um estudo do professor Chris Ellis, do Departamento de Antropologia e Sociologia da Universidade da Malásia.

Foram os muçulmanos que se mostraram mais apreensivos diante da perspectiva da morte. Isto porque, na avaliação de Ellis, o Deus dos muçulmanos, embora prometa recompensas eternas, é o mais vingativo e implacável, e, por mais que um fiel siga à risca o Corão, sempre acaba cometendo pecado.

Portanto, o que repercute mais fundo nesses crentes não é a promessa do paraíso, mas a da punição eterna. Um estudo feito na Grã-Bretanha já tinha chegado a essa conclusão.

O estudo de Ellis incluiu a Malásia e Turquia, onde os resultados foram semelhantes aos verificados nos Estados Unidos. No total, foram entrevistadas 500 pessoas, na maioria do meio universitário.

Ellis afirmou que, em relação aos cristãos, o temor da morte é menor do que o dos muçulmanos porque Deus, nesse caso, embora também possa ser vingativo, concede perdão com maior benevolência aos arrependidos, o que inclui até o mais bárbaros dos assassinos.

O professor disse que essa é uma das diferenças fundamentais entre o islamismo e o cristianismo, embora no passado a Igreja Católica, por exemplo, tenha sido tão fundamentalista ou até mais do que o islamismo pregado hoje por radicais.





Com informação do estudo de Chris Ellis (acesso restrito).


Postar um comentário
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...