Pular para o conteúdo principal

Religiosos têm de aprender a respeitar os céticos, diz cientista

"Crente não pode se
 ofender diante da sugestão
 de que Deus não existe"
Desde que questionou judicialmente a presença de um banner de oração em sua escola, em uma pequena cidade americana, Jessica Ahlquist, 16, sofre na internet uma campanha de linchamento moral, que em alguns momentos ameaçou ter consequências de agressão física.

O cientista Lawrence Krauss usou esse caso, entre outros, para afirmar em um artigo no jornal inglês The Guardian que, em prol de uma convivência pacífica, os religiosos têm de aprender a respeitar os questionamentos dos céticos.

Krauss observou que, entre as mudanças da sociedade das últimas décadas, estão o fortalecimento do secularismo e as novas descobertas da ciência sobre o universo, e a consequência disso é que cada vez mais haverá divergências filosóficas e religiosas no espaço público.

Por isso, escreveu, os religiosos têm de compreender que não podem se ofender diante de “uma mera sugestão de que Deus pode não existir”.

Ele é diretor do Projeto Origens, da Universidade do Estado do Arizona (EUA), e autor de livros sobre física e origens da vida.

Como cientista, afirmou, está treinado para ser cético em relação a tudo, como a existência de uma divindade. “É lamentável que esse ceticismo seja considerado por muitos como um ataque não só as suas crenças, mas também aos seus valores.”

Também lamentou que a ciência seja tida por religiosos como um instrumento a serviço do ateísmo.  Ele teme que, por causa desse preconceito, a ciência possa ser carimbada como não confiável, criando-se maior distanciamento entre ela e a sociedade.

Krauss disse que a ciência, por ser neutra, não tem inimigos. Se os fiéis não reconhecerem isso, afirmou, tenderá a se aprofundar a tensão entre eles e os céticos, que são questionadores por natureza.

Com informação do The Guardian.





Nos EUA, cristãos xingam aluna que obteve decisão contra oração
janeiro de 2012



Comentários

Unknown disse…
Pois é. Num ambiente multicultural, que é o mundo globalizado de hoje, devemos aprender a sermos tolerantes. A tolerância é algo bom. Algo que faz com que as pessoas vivam bem, em harmonia, por algum tempo. Mas a tolerância termina, pois, tolerar é apenas suportar, aguentar e, todos nós sabemos que, mais cedo ou mais tarde, a tolerância acaba. Melhor que a tolerância é a compreensão. Compreender significa entender. Mais do que isso, compreender significa envolver, conter, abranger. O maior compreende o menor. Para compreender é necessário crescer, torna-se grande. Hoje a fase é a de aprender a tolerar e, é triste notar que nem todos estão nela.
www.fimdostempos.net disse…
Em 11.04.2012, queda do 1º asteróide enviado por Deus.
Baphomet disse…
Concordo plenamente, caro WillPapp, porém para que possa haver compreensão deve-se ter a mente aberta, ouvir uma ideia e, por mais que se diferencie da sua, respeitá-la.
O que muitos religiosos não fazem.
Abraços.
Anônimo disse…
Todos os dias caem vários asteroides na Terra. No dia 11/04 não vai ser diferente.
Anônimo disse…
Bem a lógica do apocalipse atraem mais fieis que o evangelhos ou alcorão, assim agem os crentes cristãs e islãmicos em uma mão o amor distorcido na outra mão o medo implacavel.
Unknown disse…
Todos os dias caem vários asteroides na Terra. No dia 11/04 não vai ser diferente. (2)
Baphomet disse…
Todos os dias caem vários asteroides na Terra. No dia 11/04 não vai ser diferente.(3)
Unknown disse…
Pois é, amigo. Para se ter uma mente aberta é necessário a prática do raciocínio, o uso da razão. Religiosos valem-se mais do uso da emoção do que o da razão.
jblem disse…
Isso implica diretamente no que William Shakespeare escreveu com o tempo você aprende que não importa o quanto você se importe com alguma coisa, algumas pessoas simplesmente não se importam.
jblem disse…
Isso implica diretamente no que William Shakespeare escreveu com o tempo você aprende que não importa o quanto você se importe com alguma coisa, algumas pessoas simplesmente não se importam.
Anônimo disse…
Com tanta coisa pra enviar ele vai enviar mais pedra? aqui ja temos muitas... pq nao envia uma versao nova da biblia , atualizada e revisada? pq nao envia comida pra africa? pq nao aparece pra que todo mundo creia? enviar mais pedra? Tomara que seja uma de diamante, pelo menos pra salvar o valor do preju.
Unknown disse…
Comentário nota 10!
hauauhauhauaha
Disse tudo q pensei e mais um pouco.
Anônimo disse…
Podia ser um pedrão de crack. Ia fazer a alegria de muita gente!
Felipe... disse…
Esse site fimdostempos tambem dizia que o anticristo viria dia 15/02/12 e eae?


esses cara não tem o que faze, humanos são engraçados quando tentam adivinhar o fim do mundo
Anônimo disse…
Relaxa povo Deus não existe.
Anônimo disse…
Discutir sobre Deus é o mesmo que discutir sobre emoções. O que nunca vai provar que deus deuses existem. Mais que emoções existem.
Anônimo disse…
Psicanálise e psiquiatria pode ajudar a entender a mente dos religiosos e o que eles chamam de deus.
Anônimo disse…
Deus e uma força de falta de compreensão da natureza da ciência e de se mesmo é uma confabulação psíquica munido de forte emoção é um desejo de crer em algo de se sentir especial.
A.Porto disse…
A ciência é neutra, os cientistas, não.
Izaque Bastos disse…
e os ceticos tem que aprender a respeitar os religiosos, e nao adianta vir dizer, mas antes os religiosos tem que nos respeitar, quem quer respeito que respeite.
@absain disse…
Verdade, muito bom!
Anônimo disse…
"Nós não somos contra vocês, mas contra as crenças que vocês pregam"
assim como o evangelico fala sobre o homosexual!
paulo thomaz disse…
Felizes realmente são os de Mente aberta. Que compreendem, que respeitam e que até num ato de grande humildade tolera. Vivemos num mundo em que tudo está alicerçado na força do dinheiro, poder de grandes magnatas e até "senhores da lei". Por outro lado, quem sofre, passa fome, dor, incompreensão e que lhe faltam os recursos mínimos, que vêem seus filho morrerem por necessidades, se valem de uma força que poderá até ser até inexistente, mas que na hora do sofrimento, traz guarida e conforto. O Mundo todo está "convencionado" a acreditar numa força Maior e que se entitulou Deus. Incontestável o tamanho desta Força pela quantidade de seguidores e, todos sabemos a maioria sempre está com a razão.Isto faz parte da convenções do Mundo. Assim, devemos respeitar quem acredita e tem fé e quem não acredita e não tem nenhuma fé. Vale realmente o bom dicernimento lógico. Eu respeito você e você me respeita.
Baphomet disse…
Caro senhor Tomas, concordo com estas exceções:
1 - "todos sabemos a maioria sempre está com a razão"
-Bom senhor, acredito que você está muito enganado, a famosa ditadura da maioria, não é apenas porque a maioria pensa de uma forma que esta está certa. Em determinada época a maioria das pessoas pensavam que existiam bruxos, e estes estavam certos só por serem maioria?
2 - "O Mundo todo está "convencionado" a acreditar numa força Maior e que se entitulou Deus."
-Eu não estou, portanto não generalize.
Que Osiris te dê toda sua proteção.
Abraços.
Dúvida Man disse…
Quem já conseguiu se religar a Deus?
O respeito tem que ser mútuo, concordo, mas entre as pessoas, e não entre ideias. Eu respeito pessoas, não suas crenças, ideias e posições, e é assim que ocorre os bons debates. Simples assim.

O que definitivamente, muitas vezes, não acontece neste blog. E eu reconheço que erro muito por aqui, só falta os religiosos daqui assumirem que são extremamente preconceituosos com pessoas como nós, e isso acaba acarretando em troca de ofensas constantes.
Anônimo disse…
Deus nada. É questão de religião. EU acredito em deus e não tenho religião e isso está crescendo cada vez mais. Pessoas abandonando suas religiões.
Unknown disse…
UMA COISA E OUTRA!!!
Sim, é verdade que os religiosos tem de aprender a respeitar os céticos, porém, os céticos também tem de aprender a respeitar os religiosos e seus personagens considerados importantes para que não se estabeleça um tipo de intolerância radical generalizada com proporções escandalosamente gigantesca. Quando eu retribuo uma ofensa com outra ofensa eu também me torno um algoz!!!

MINHA CRÍTICA SÓ É VÁLIDA QUANDO EU NÃO ME ASSEMELHO A AQUILO QUE EU CRITICO!!!
guilherme brunoni disse…
WillPapp, muito legal o que escreveu e concordo plenamente, mas se nao me engano o texto e de Jose Saramago, nao? o etico seria te-lo colocado entre aspas e citar fonte....
paulo disse…
Se que ser respeitados os céticos têm que respeitar os Religiosos.

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Professor obtém imunidade para criticar criacionismo nas aulas

A Corte de Apelação da Califórnia (EUA) decidiu que um professor de uma escola pública de Mission Viejo tem imunidade para depreciar o criacionismo, não podendo, portanto, ser punido por isso. A cidade fica no Condado de Orange e tem cerca de 94 mil habitantes. Durante uma aula, o professor de história James Corbett, da Capistrano Valley High School, afirmou que o criacionismo não pode ser provado cientificamente porque se trata de uma “bobagem supersticiosa”. Um aluno foi à Justiça alegando que Corbett ofendeu a sua religião, desrespeitando, assim, a liberdade de crença garantida pela Primeira Emenda da Constituição. Ele perdeu a causa em primeira instância e recorreu a um tribunal superior. Por unanimidade, os três juízes da Corte de Apelação sentenciaram que a Primeira Emenda não pode ser utilizada para cercear as atividades de um professor dentro da sala de aula, mesmo quando ele hostiliza crenças religiosas. Além disso, eles também argumentaram que o professor não ...

Caso Roger Abdelmassih

Violência contra a mulher Liminar concede transferência a Abelmassih para hospital penitenciário 23 de novembro de 2021  Justiça determina que o ex-médico Roger Abdelmassih retorne ao presídio 29 de julho de 2021 Justiça concede prisão domiciliar ao ex-médico condenado por 49 estupros   5 de maio de 2021 Lewandowski nega pedido de prisão domiciliar ao ex-médico Abdelmassih 26 de fevereiro de 2021 Corte de Direitos Humanos vai julgar Brasil por omissão no caso de Abdelmassih 6 de janeiro de 2021 Detento ataca ex-médico Roger Abdelmassih em hospital penitenciário 21 de outubro de 2020 Tribunal determina que Abdelmassih volte a cumprir pena em prisão fechada 29 de agosto de 2020 Abdelmassih obtém prisão domicililar por causa do coronavírus 14 de abril de 2020 Vicente Abdelmassih entra na Justiça para penhorar bens de seu pai 20 de dezembro de 2019 Lewandowski nega pedido de prisão domiciliar ao ex-médico estuprador 19 de novembro de 2019 Justiça cancela prisão domi...

Reação de aluno ateu a bullying acaba com pai-nosso na escola

O estudante já vinha sendo intimidado O estudante Ciel Vieira (foto), 17, de Miraí (MG), não se conformava com a atitude da professora de geografia Lila Jane de Paula de iniciar a aula com um pai-nosso. Um dia, ele se manteve em silêncio, o que levou a professora a dizer: “Jovem que não tem Deus no coração nunca vai ser nada na vida”. Era um recado para ele. Na classe, todos sabem que ele é ateu. A escola se chama Santo  Antônio e é do ensino estadual de Minas. Miraí é uma cidade pequena. Tem cerca de 14 mil habitantes e fica a 300 km de Belo Horizonte. Quando houve outra aula, Ciel disse para a professora que ela estava desrespeitando a Constituição que determina a laicidade do Estado. Lila afirmou não existir nenhuma lei que a impeça de rezar, o que ela faz havia 25 anos e que não ia parar, mesmo se ele levasse um juiz à sala de aula. Na aula seguinte, Ciel chegou atrasado, quando a oração estava começando, e percebeu ele tinha sido incluído no pai-nosso. Aparentemen...

Seleção feminina de vôlei não sabe que Brasil é laico desde 1891

Título original: O Brasil é ouro em intolerância Jogadoras  se excederam com oração diante das câmeras por André Barcinski para Folha Já virou hábito: toda vez que um time ou uma seleção do Brasil ganha um título, os atletas interrompem a comemoração para abrir um círculo e rezar. Sempre diante das câmeras, claro. O mesmo aconteceu sábado passado, quando a seleção feminina de vôlei conquistou espetacularmente o bicampeonato olímpico em cima da seleção norte-americana, que era favorita. O Brasil é oficialmente laico desde 1891 e a Constituição prevê a liberdade de religião. Será mesmo? O que aconteceria se alguma jogadora da seleção de vôlei fosse budista? Ou mórmon? Ou umbandista? Ou agnóstica? Ou islâmica? Alguém perguntou a todas as atletas e aos membros da comissão técnica se gostariam de rezar o “Pai Nosso”? Ou será que alguns se sentiram compelidos a participar para não destoar da festa? Será que essas manifestações públicas e encenadas, em vez de prop...

Cinco deuses filhos de virgens morreram e ressuscitam. E nenhum deles é Jesus

Por que é absurdo considerar os homossexuais como criminosos

Existem distorções na etimologia que vem a antiguidade AURÉLIO DO AMARAL PEIXOTO GAROFA Sou professor de grego de seminários, também lecionei no seminário teológico da igreja evangélica e posso dizer que a homofobia católica e evangélica me surpreende por diferentes e inaceitáveis motivos. A traduções (traições), como o próprio provérbio italiano lembra ( traduttore, tradittore ) foram ao longo dos séculos discricionariamente destinadas a colocar no mesmo crime etimológico, categorias de criminosos sexuais que na Antiguidade distinguiam-se mais (sobretudo na cultura grega) por critérios totalmente opostos aos nossos. O que o pseudoepígrafo que se nomeia Paulo condenava eram os indivíduos de costumes torpes, infames, os quais se infiltravam em comunidades para perverter mocinhas e rapazinhos sob pretexto de "discipulado" e com fins de proveito sexual. Nada diferente de hoje, por isso vemos que a origem da efebofilia e pedofilia católica e evangélica é milenar. O fato...

Ateus são o grupo que menos apoia a pena de morte, apura Datafolha

Aluno com guarda-chuva se joga de prédio e vira piada na UERJ

"O campus é depressivo, sombrio, cinza, pesado" Por volta das 10h de ontem (31 de março de 2001), um jovem pulou do 11º andar do prédio de Letra da UERJ (Universidade do Estado do Rio de Janeiro) e virou motivo de piadinhas de estudantes, no campus Maracanã e na internet, por ter cometido o suicídio com um guarda-chuva. Do Orkut, um exemplo: "Eu vi o presunto, e o mais engraçado é que ele está segurando um guarda-chuva! O que esse imbecil tentou fazer? Usar o guarda-chuva de paraquedas?" Uma estudante de primeiro ano na universidade relatou em seu blog que um colega lhe dissera na sala de aula ter ouvido o som do impacto da queda de alguma coisa. Contou que depois, de uma janela do 3º andar, viu o corpo. E escreveu o que ouviu de um estudante veterano: “Parabéns, você acaba de ver o seu primeiro suicídio na UERJ.” De fato, a morte do jovem é mais uma que ocorre naquele campus. Em um site que deu a notícia do suicido, uma estudante escreveu: “O campus é depressivo, s...

No noticiário, casos de pastores pedófilos superam os de padres