Pular para o conteúdo principal

Religiosos têm de aprender a respeitar os céticos, diz cientista

"Crente não pode se
 ofender diante da sugestão
 de que Deus não existe"
Desde que questionou judicialmente a presença de um banner de oração em sua escola, em uma pequena cidade americana, Jessica Ahlquist, 16, sofre na internet uma campanha de linchamento moral, que em alguns momentos ameaçou ter consequências de agressão física.

O cientista Lawrence Krauss usou esse caso, entre outros, para afirmar em um artigo no jornal inglês The Guardian que, em prol de uma convivência pacífica, os religiosos têm de aprender a respeitar os questionamentos dos céticos.

Krauss observou que, entre as mudanças da sociedade das últimas décadas, estão o fortalecimento do secularismo e as novas descobertas da ciência sobre o universo, e a consequência disso é que cada vez mais haverá divergências filosóficas e religiosas no espaço público.

Por isso, escreveu, os religiosos têm de compreender que não podem se ofender diante de “uma mera sugestão de que Deus pode não existir”.

Ele é diretor do Projeto Origens, da Universidade do Estado do Arizona (EUA), e autor de livros sobre física e origens da vida.

Como cientista, afirmou, está treinado para ser cético em relação a tudo, como a existência de uma divindade. “É lamentável que esse ceticismo seja considerado por muitos como um ataque não só as suas crenças, mas também aos seus valores.”

Também lamentou que a ciência seja tida por religiosos como um instrumento a serviço do ateísmo.  Ele teme que, por causa desse preconceito, a ciência possa ser carimbada como não confiável, criando-se maior distanciamento entre ela e a sociedade.

Krauss disse que a ciência, por ser neutra, não tem inimigos. Se os fiéis não reconhecerem isso, afirmou, tenderá a se aprofundar a tensão entre eles e os céticos, que são questionadores por natureza.

Com informação do The Guardian.





Nos EUA, cristãos xingam aluna que obteve decisão contra oração
janeiro de 2012



Comentários

Unknown disse…
Pois é. Num ambiente multicultural, que é o mundo globalizado de hoje, devemos aprender a sermos tolerantes. A tolerância é algo bom. Algo que faz com que as pessoas vivam bem, em harmonia, por algum tempo. Mas a tolerância termina, pois, tolerar é apenas suportar, aguentar e, todos nós sabemos que, mais cedo ou mais tarde, a tolerância acaba. Melhor que a tolerância é a compreensão. Compreender significa entender. Mais do que isso, compreender significa envolver, conter, abranger. O maior compreende o menor. Para compreender é necessário crescer, torna-se grande. Hoje a fase é a de aprender a tolerar e, é triste notar que nem todos estão nela.
www.fimdostempos.net disse…
Em 11.04.2012, queda do 1º asteróide enviado por Deus.
Baphomet disse…
Concordo plenamente, caro WillPapp, porém para que possa haver compreensão deve-se ter a mente aberta, ouvir uma ideia e, por mais que se diferencie da sua, respeitá-la.
O que muitos religiosos não fazem.
Abraços.
Anônimo disse…
Todos os dias caem vários asteroides na Terra. No dia 11/04 não vai ser diferente.
Anônimo disse…
Bem a lógica do apocalipse atraem mais fieis que o evangelhos ou alcorão, assim agem os crentes cristãs e islãmicos em uma mão o amor distorcido na outra mão o medo implacavel.
Unknown disse…
Todos os dias caem vários asteroides na Terra. No dia 11/04 não vai ser diferente. (2)
Baphomet disse…
Todos os dias caem vários asteroides na Terra. No dia 11/04 não vai ser diferente.(3)
Unknown disse…
Pois é, amigo. Para se ter uma mente aberta é necessário a prática do raciocínio, o uso da razão. Religiosos valem-se mais do uso da emoção do que o da razão.
jblem disse…
Isso implica diretamente no que William Shakespeare escreveu com o tempo você aprende que não importa o quanto você se importe com alguma coisa, algumas pessoas simplesmente não se importam.
jblem disse…
Isso implica diretamente no que William Shakespeare escreveu com o tempo você aprende que não importa o quanto você se importe com alguma coisa, algumas pessoas simplesmente não se importam.
Anônimo disse…
Com tanta coisa pra enviar ele vai enviar mais pedra? aqui ja temos muitas... pq nao envia uma versao nova da biblia , atualizada e revisada? pq nao envia comida pra africa? pq nao aparece pra que todo mundo creia? enviar mais pedra? Tomara que seja uma de diamante, pelo menos pra salvar o valor do preju.
Unknown disse…
Comentário nota 10!
hauauhauhauaha
Disse tudo q pensei e mais um pouco.
Anônimo disse…
Podia ser um pedrão de crack. Ia fazer a alegria de muita gente!
Felipe... disse…
Esse site fimdostempos tambem dizia que o anticristo viria dia 15/02/12 e eae?


esses cara não tem o que faze, humanos são engraçados quando tentam adivinhar o fim do mundo
Anônimo disse…
Relaxa povo Deus não existe.
Anônimo disse…
Discutir sobre Deus é o mesmo que discutir sobre emoções. O que nunca vai provar que deus deuses existem. Mais que emoções existem.
Anônimo disse…
Psicanálise e psiquiatria pode ajudar a entender a mente dos religiosos e o que eles chamam de deus.
Anônimo disse…
Deus e uma força de falta de compreensão da natureza da ciência e de se mesmo é uma confabulação psíquica munido de forte emoção é um desejo de crer em algo de se sentir especial.
A.Porto disse…
A ciência é neutra, os cientistas, não.
Izaque Bastos disse…
e os ceticos tem que aprender a respeitar os religiosos, e nao adianta vir dizer, mas antes os religiosos tem que nos respeitar, quem quer respeito que respeite.
@absain disse…
Verdade, muito bom!
Anônimo disse…
"Nós não somos contra vocês, mas contra as crenças que vocês pregam"
assim como o evangelico fala sobre o homosexual!
paulo thomaz disse…
Felizes realmente são os de Mente aberta. Que compreendem, que respeitam e que até num ato de grande humildade tolera. Vivemos num mundo em que tudo está alicerçado na força do dinheiro, poder de grandes magnatas e até "senhores da lei". Por outro lado, quem sofre, passa fome, dor, incompreensão e que lhe faltam os recursos mínimos, que vêem seus filho morrerem por necessidades, se valem de uma força que poderá até ser até inexistente, mas que na hora do sofrimento, traz guarida e conforto. O Mundo todo está "convencionado" a acreditar numa força Maior e que se entitulou Deus. Incontestável o tamanho desta Força pela quantidade de seguidores e, todos sabemos a maioria sempre está com a razão.Isto faz parte da convenções do Mundo. Assim, devemos respeitar quem acredita e tem fé e quem não acredita e não tem nenhuma fé. Vale realmente o bom dicernimento lógico. Eu respeito você e você me respeita.
Baphomet disse…
Caro senhor Tomas, concordo com estas exceções:
1 - "todos sabemos a maioria sempre está com a razão"
-Bom senhor, acredito que você está muito enganado, a famosa ditadura da maioria, não é apenas porque a maioria pensa de uma forma que esta está certa. Em determinada época a maioria das pessoas pensavam que existiam bruxos, e estes estavam certos só por serem maioria?
2 - "O Mundo todo está "convencionado" a acreditar numa força Maior e que se entitulou Deus."
-Eu não estou, portanto não generalize.
Que Osiris te dê toda sua proteção.
Abraços.
Dúvida Man disse…
Quem já conseguiu se religar a Deus?
O respeito tem que ser mútuo, concordo, mas entre as pessoas, e não entre ideias. Eu respeito pessoas, não suas crenças, ideias e posições, e é assim que ocorre os bons debates. Simples assim.

O que definitivamente, muitas vezes, não acontece neste blog. E eu reconheço que erro muito por aqui, só falta os religiosos daqui assumirem que são extremamente preconceituosos com pessoas como nós, e isso acaba acarretando em troca de ofensas constantes.
Anônimo disse…
Deus nada. É questão de religião. EU acredito em deus e não tenho religião e isso está crescendo cada vez mais. Pessoas abandonando suas religiões.
Unknown disse…
UMA COISA E OUTRA!!!
Sim, é verdade que os religiosos tem de aprender a respeitar os céticos, porém, os céticos também tem de aprender a respeitar os religiosos e seus personagens considerados importantes para que não se estabeleça um tipo de intolerância radical generalizada com proporções escandalosamente gigantesca. Quando eu retribuo uma ofensa com outra ofensa eu também me torno um algoz!!!

MINHA CRÍTICA SÓ É VÁLIDA QUANDO EU NÃO ME ASSEMELHO A AQUILO QUE EU CRITICO!!!
guilherme brunoni disse…
WillPapp, muito legal o que escreveu e concordo plenamente, mas se nao me engano o texto e de Jose Saramago, nao? o etico seria te-lo colocado entre aspas e citar fonte....
paulo disse…
Se que ser respeitados os céticos têm que respeitar os Religiosos.

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Veja 14 proibições das Testemunhas de Jeová a seus seguidores

Robinho: de jogador promissor a evangélico fanático e estuprador

Bíblia tem muitas contradições, mas ela pode ser útil, até para ateus

Jesus histórico existiu e qual seria a etnia dele? Veja a abordagem de pesquisadores

Justiça da Noruega mantém cassação do registro das Testemunhas de Jeová

Leia trecho de livro-reportagem sobre o projeto de poder de evangélicos