Crentes resistem à ciência mesmo nestes tempos de antibiótico e iPhone

Título original: Por que duvidam da evolução?

por Marcelo Gleiser para Folha

Os Mais crentes 
se opõem mais à 
teoria da evolução
Ao menos nos EUA, a evidência é indiscutível. Em uma pesquisa do grupo Gallup na véspera do aniversário de 200 anos do nascimento de Charles Darwin, no dia 12 de fevereiro de 2009, apenas 39% dos americanos responderam que "acreditam na teoria da evolução".

Não há dados semelhantes no Brasil, mas imagino que os números sejam semelhantes ou piores.

A mesma pesquisa relaciona o resultado com o nível educacional dos respondentes. Apenas 21% das pessoas com ensino médio completo ou menos acreditam na evolução. O número sobe para 53% nos graduados e 74% em quem tem pós-graduação.

Outra variável investigada foi a relação do resultado com frequência à igreja. Dos que acreditam em evolução, 24% vão a igreja semanalmente, 30% ao menos uma vez por mês e 55% nunca vão. Quanto mais crente, maior a desconfiança em relação à teoria de Darwin.

Por outro lado, a evidência em favor da evolução também é indiscutível. Ela está no registro fóssil, datado usando a emissão de partículas de núcleos atômicos radioativos. Rochas de erupções vulcânicas (ígneas) enterradas perto de um fóssil contêm material radioativo. O mais comum é o urânio-235, que decai em chumbo-207.

Analisando a razão entre o urânio-235 e o chumbo-207 numa amostra de rocha ígnea e sabendo a frequência com que o urânio emite partículas (em 704 milhões de anos, a quantidade de urânio numa amostra cai pela metade), cientistas obtêm uma medida bastante precisa da idade do fóssil. Por exemplo, os dinossauros desapareceram há 65 milhões de anos.

A evidência em favor da evolução aparece também na resistência que bactérias podem desenvolver contra antibióticos. Quanto mais se usam antibióticos, maior a chance de que mutações gerem bactérias resistentes. Esse tipo de adaptação por pressão seletiva pode ser investigado no laboratório, sujeitando populações de bactérias a certas drogas e monitorando modificações no seu código genético.

Posto isso, pergunto-me por que a evolução causa tanto problema para tanta gente. Será que é tão ofensivo assim termos tido um ancestral em comum com outros primatas, como os chimpanzés?

A nossa descendência é ainda muito mais dramática: se formos mais para o passado, todos os animais que existem descenderam de um único ancestral, o Último Ancestral Universal Comum (na sigla Luca, em inglês), que provavelmente era um ser unicelular.

Essa desconfiança do conhecimento científico é muito estranha, dada a nossa dependência dele no século 21. (De onde vêm os antibióticos e iPhones?) O problema parece estar ligado ao Deus-dos-Vãos, a noção de que quanto mais aprendemos sobre o mundo, menos Deus é necessário. Os que interpretam a Bíblia literalmente veem nisso uma perda de rumo. Se Deus não criou Adão e Eva e se não nos tornamos mortais após a "queda do Paraíso", como lidar com a morte?

Uma teologia que insiste em contrapor a fé ao conhecimento científico só leva a um maior obscurantismo. Mesmo que não acredite em Deus, imagino que existam outras formas de encontrar Deus ou outros caminhos em busca de uma espiritualidade maior na vida.





Estudo diz que teoria da evolução é ignorada por 1 bilhão de muçulmanos
abril de 2011


Comentários

  1. Talvez a vaidade seja o principal motivo de tamanha cegueira científica.

    Afinal, é muito melhor ser cria de um deus do que ter descendentes em comum com esse animal "feio e burro".

    "A expressão latina argumentum ad consequentiam ("argumento por consequência") é o argumento pelo qual uma premissa é verdadeira ou falsa em função das consequências desejadas ou indesejadas a que ela conduz. Este raciocínio é uma variedade do apelo à emoção é uma forma de falácia lógica, uma vez que o valor de uma premissa não depende do nosso desejo. Além disso, este raciocínio possui sempre um conteúdo subjetivo."

    http://pt.wikipedia.org/wiki/Argumentum_ad_consequentiam

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os crentes preferem acredita que surgiram de uma relação de incesto entre os filhos de adão e eva.

      Além disso, levando pela lógica eva surgiu de adão por essa razão seriam gêmeos, uma relação entre eles causariam uma mutação genética e consequência sindromes e defeitos biologicos.

      Por essa razão e improvável que nós tenhamos surgindo dessa relação. A Teoria criacionista por si só, já é um mentira.

      Excluir
    2. isso e mentira
      eu sou espiritualista simples (isento de religiao)e nao desprezo a tecnologia
      ta muito mal interpretado a palavra ciencia
      ciencia=conhecimento
      inteligencia=sabedoria
      razao=justiça
      isso q fala no titulo e tecnocientifico

      Excluir
  2. Paulo, não tem nada a ver com o post, desculpe.

    Teria como fazer uma matéria sobre os sons estranhos que dizem vir do céu? Sempre que procuro algo encontro coisas como apocalipse e coisas do gênero, seria bom ver se alguém publicou algo ou se esta provado ser fake mesmo.

    Continue o ótimo trabalho.

    ResponderExcluir
  3. Pergunto-me por que a
    evolução causa tanto problema para
    tanta gente. Será que é tão ofensivo
    assim termos tido um ancestral em
    comum com outros primatas, como
    os chimpanzés?

    =porque esta escrito na biblia que deus fez o homem do barro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tá, do barro...então cuidado ao sair na chuva, afinal o barro se desfaz com água. Fala sério: Você não acredita que fomos feitos de barro, acredita? Se isso fosse verdade, nos exames de DNA humano, o composto mais corriqueiro seri o barro. Mas isso não ocorre, logo, seu argumento carece deciência. É sobre isso que trata a matéria. Fiquei constrangido pela sua argumentação.

      Excluir
    2. otario,e barro transformado e carne e osso

      Excluir
    3. "Barro transformado em carne e osso" e otário é o outro. Então tá.

      Excluir
    4. "Barro transformado em carne e osso" e otário é o outro. Então tá.

      Excluir
    5. Por que acreditar numa sandice dessas "porque está escrito na Bíblia" se tantas outras coisas igualmente escritas na Bíblia são ignoradas? Desonestidade intelectual pura e simples.

      Excluir
  4. Nós evoluimos do não orgânico para o orgânico este processo durou milhões e bilhões de anos ,mais os crentes querem entender tudo isto só com a cabeça e com o raciocínio limitado deles e por isso eles não entendem, porque para isto é preciso estudar e quem está na matrix religiosa não consegue porque está acorrentado a dogmas e crendices de milênios atrás . Eu sou ateu e amo ser ateu me libertei das trevas religiosas eu matei deus todos eles sou mais forte e poderoso que qualquer deus porque eu existo.

    ResponderExcluir
  5. Se você não orar o ar vai continuar existindo , se você não sacrificar vai continuar chovendo , se você não fizer penitência as plantas vão continuar crescendo . Nada destas coisas que sustenta nossa vida precisa de qualquer ação ou ato religioso teu. Se você ora o mundo não vai parar de ter terremotos , não vai parar de ter tempestades , não vai acabar as doenças , toda sua crença religiosa não serve pra nada a vida e mais poderosa e segue seu curso evolutivo sem pedir licença a ninguém ,religião é só um atraso de vida.

    ResponderExcluir
  6. Quando um crente começar a encher o saco manda ele ir estudar por conta própria, não tenta explicar nada porque na verdade eles nãO querem saber de nada e só querem ficar papagaiando a bíblia e todo aquele mimimi entediante e sem fim.

    ResponderExcluir
  7. A questáo e que a ideia de que nao houve um Adao destroi toda a ideia da salvacao. Paulo expoe que se por um homem entrou o pecado no mundo, por um so homem saiu ( Cristo). Tambem a questao do pecado original que é passado de pai para filho, perderia o sentido. Toda a questao do pecado, de sair da graca original, da Salvacao na Cruz. Tudo perderia o sentido para os teologos se de fato nao foi um so homem mas um grupo de primatas que evoluiram. Dai a resistencia.

    Admitir que houve a evolucao foi meu primeiro passo para me tornar ateu. Isso depois de uma faculdade de teologia de 4 anos, durante minha segunda faculdade - secular.
    O segundo passo foi ler os livros "proibidos" no seminario ( alta critica textual).
    O passo derradeiro foi quando algo na minha vida aconteceu que fez perder todo o sentido de um projeto de um deus pra minha vida.

    1 ano de crise, depressao, tentativa de suicidio, lagrimas, tratamento psiquiatrico, renasci como um novo homem, liberto, ateu, mas nao feliz por nao existir um deus, mas a verdade nao é bonitinha, ela é a verdade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Belo depoimento!

      Excluir
    2. CARA QUERO CONHECER SUA HISTÓRIA PODEMOS???

      www.facebook.com.br/ricardoarcanjjo

      Excluir
  8. A idéia de não existir um deus pode levar muitos a loucura , mais de fato não existir nenhum deus não muda em nada nossa vida porque nossa vida se consiste na vontade de viver sempre e melhor com deus ou sem deus este sempre será o sentimento , e com observações poderiamos chegar a deduzir que este deus é muito mal , imagina uma criança que sofre com doença de chagas a culpa é desse deus que criou o inseto transmissor da doença. E se esse deus quer que seu filho cure as pessoas seria mais fácil ele acabar com o que adoece as pessoas ,imagina quantas pessoas já morreram mordidos por serpentes venenosas.

    O crente é engraçado se ele vê uma flor ,ele fala olha que flor linda graças a deus , mais aí se ele toma uma picada de abelha bem no olho ele não diz , deus filho de uma puta porque fez este maldito ferrão na abelha, eles vivem se enganando a se mesmo porque muitas vezes eles mesmo queriam se ver livre desse deus que faz com que eles virem emos e ficam chorando com dó do homem espetado na cruz.

    A Dona maria nome fictício mora na favela, marido preso filho nas drogas está sem dinheiro pra dar almoço para os filhos pequeno. Mais ela assiste o filme da paixão de cristo e chora de dó e sente que sua situação não é tão ruim ,isto é muito cômico.

    ResponderExcluir
  9. "Jesus colocou o dinossauro para testar a nossa fé" rsrsrsrsr https://www.facebook.com/marcosalvessiqueira

    ResponderExcluir
  10. Eu quero saber se a nossa evolução chego em fase final? Ou ainda estamos evoluindo? Se não, alguém poderia me dizer no que o ser humano vai se transformar? Acho que deve ter um estudo já avançado nessa área.

    ResponderExcluir
  11. Vamos deixar os crentes na Terra e nos mudar pra Marte, temos tecnologia e conhecimento pra isso, pq esperar por uma graça divina de que eles compreendam algo vai demorar...

    ResponderExcluir
  12. [A Dona maria nome fictício
    mora na favela, marido preso
    filho nas drogas está sem
    dinheiro pra dar almoço para
    os filhos pequeno. Mais ela
    assiste o filme da paixão de
    cristo e chora de dó e sente que
    sua situação não é tão
    ruim ,isto é muito cômico.
    ]

    Isto aqui é bastante cômodo para o governo as pessoas ligarem seus os problemas sociais com suas falta de fé ou de fervor a deus, porque a culpa não é do governo capitalista e nem das improbidades humanas então enquanto estiver assim as pessoas vivem comportadas porque acham que é da vontade de deus, o problema das drogas o governo já jogou para as costas dos religiosos , agora é obrigação da igreja cuidar dos drogado e isto não é mais um problema social e um problema "espiritual" que quem deve cuidar é a igreja porque isto é problema dela e não governo.

    ResponderExcluir
  13. AnônimoJan 22, 2012 04:52 AM
    Eu quero saber se a nossa evolução chego em fase final? Ou ainda estamos evoluindo? Se não, alguém poderia me dizer no que o ser humano vai se transformar? Acho que deve ter um estudo já avançado nessa área.


    Cara, vai depender, a evolucao nao significa ir pra sempre uma direcao melhor, significa adaptar-se ao ambiente, na hora que nosso ambiente mudar tu vai ver no que vamos nos transformar. Por exmeplo, imagine que daqui pra frente quem tem a capacidade de ler mais, e entender com mais rapidez uma tela de pc ganhe melhores empregos, entao daqui pra frente seres humanos com a parte cerebral da visao mais desenvolvida tenham mais capacidade de se dar bem.
    Mas pelo jeito acho que o futuro humano sera das belas pernas e das habilidades de jogar bola. Veja as gatas que eles pegam e a grana que ganham. E eu aqui 3 faculdades 4000 reais. eheheh.

    ResponderExcluir
  14. Anônimo, se dar bem na vida não significa ter vantagem evolutiva, pq quem é mais rico em geral tem menos filhos. Procure olhar para as populações que têm mais alta taxa de natalidade e aí vc saberá mais ou menos em que direção evoluirá a nossa espécie :)

    ResponderExcluir
  15. Quem pode confia em um deus que depois de cria o mundo em 6 dias descansa no 7 dia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quem falou que ele descansou ele virou um encosto na vida daquele povo fez eles matarem milhões de gente e depois por fim ele virou romano e abandonou todos eles.

      Excluir
  16. A razão pelo qual a religião ainda está viva e por causa da propagação de suas idéias. Por essa razão essas idéias devem se combatidas, não devemos combate dividades, por que esses não existem.

    ResponderExcluir
  17. "Será que é tão ofensivo assim termos tido um ancestral em comum com outros primatas, como os chimpanzés?"

    Com todo o respeito: não, não é.

    Mas é ofensivo pensar que sou da mesma espécie que o Papa Bento e o Bispo Macedo.

    ResponderExcluir
  18. jordana, é verdade, obrigado pela corrigenda.

    ResponderExcluir
  19. E se a evolução for Michael Teló, Neimar, Restart, mulheres fruta, funk, Datena!???

    Viro Crente!

    ResponderExcluir
  20. Entao pode comecar a rezar pq eles sao os ideolos do Brasil.

    ResponderExcluir
  21. Que bobeira, todo crente é esperto, ciência não é de nada, afinal, de que precisa de ciência, se rezar produz Ipod?

    ResponderExcluir
  22. Marcelo Gleiser só é mais humilde quando o assunto é sobre o big bang, aí ele baixa a bola.
    Mas quem disse que ser contra ou não acreditar na evolução tem haver com não usar ou gostar de produtos eletronicos criados pelos homens?
    Evolução não é ciência e sim filosofia, nunca comprovada em laboratório.
    Os homem preferem ser um macaco refinado do que um adão decaído.
    De um só dente controem um homem inteiro, deus não pode de uma costela fazer uma mulher?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tá certo companheiro !!! Agora compre uma Meia por R$ 153,00 e um Martelinho de madeira por R$ 1.000,00 para o seu "Apostolo" te curar em nome de Jesus ...

      Excluir
    2. "Evolução não é ciência e sim filosofia, nunca comprovada em laboratório."

      Será mesmo? Você já estudou algo sobre evolução? Pois pelo que eu leio, evidências mais que contundentes sobre a teoria da evolução é o que não faltam. Vai no google mesmo e lê um pouco sobre isso em fontes confiáveis. Vou até te ajudar um pouco:
      http://evolucionismo.org/profiles/blogs/15-joias-da-evolucao

      Excluir
  23. A.Porto Evolução é filosofia?? kkkkk só rindo de vc!! Evolução e biologia que é uma ciência ¬¬'

    Ah e quem disse que o homem prefere ser um macaco?? Não viu as pesquisas que apontam que a maioria das pessoas acreditam na bíblia?? Além do mas, ciência e demais para mente deles.

    ResponderExcluir
  24. A.PortoJan 22, 2012 01:29 PM
    Evolução não é ciência e sim filosofia, nunca comprovada em laboratório.
    Os homem preferem ser um macaco refinado do que um adão decaído.
    De um só dente controem um homem inteiro, deus não pode de uma costela fazer uma mulher?
    -------------------------

    A Evolução tem INÚMERAS evidências constadas por PESQUISAS em laboratório.

    A genética é uma delas.

    Portanto, a Evolução É CIENTÍFICA.

    Seuu argumento, além de ter essa falha de desconhecimento (involuntário ou voluntário) tem a falha por assumir, a priori a existência de um deus.

    ResponderExcluir
  25. A.PortoJan 22, 2012 01:29 PM
    Os homem preferem ser um macaco refinado do que um adão decaído.
    --------------------

    Na verdade é o oposto: na maioria das pessoas, o sentimento é de querer ser um Adão caído ao invés de ter um descendente em comum com os chipanzés.

    Essa falha lógica (falácia) chama-se argumentum ad consequentiam.

    ResponderExcluir
  26. Ai como estou bandida

    A.porto

    ResponderExcluir
  27. Existe todo esse movimento contra a Evolucao, e tambem a favor de uma Terra jovem, porque quando se prova que a escritura sagrada esta errada mesmo que seja em apenas uma passagem ou uma sentença, as pessoas que a utilizam para ter poder e dominacao sobre outras pessoas ficam com a autoridade ameacada. Como exigir o dizimo biblicamante se o livro foi provado falho?

    ResponderExcluir
  28. Impressionante a capacidade de alguns generalizarem a fé cristã. A maioria reclama que grande parte dos cristãos não são cultos e que só sendo mesmo ignorante alguém poderia acreditar na Bíblia. No entanto muitos que defendem o ateísmo têm uma visão completamente distorcida do cristianismo. Muitos CRISTÃOS também compartilham dessa visão e permanecem no cristianismo por medo ou sei lá o quê. Em relação a estes últimos, é certo que a religião por si só tende a aprisioná-los e se tornam alvos fáceis dos ditos pastores/padres que fazem da religião um negócio. Muito do que temos visto por séculos na igreja (a corrupção e levante de falsos profetas, por exemplo) já estava previsto na Biblia. Talvez se estes cristão estudassem - além da ciência - a própria Bíblia (ao invés de serem guiados por qualquer vento de doutrina sem saberem discernir quando estão sendo enganados), certamente muitos dos que escreveram aqui teriam argumentos melhores pra discutir. Concordo com todos que disseram que a ignorância é um problema, mas acredito que antes de criticarem tão convictamente as nossas crenças, os críticos deveriam conhecer mais a fundo o que criticam, sem essa argumentação rasa, irônica ou ofensiva.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É simples! Se você está tentando acha a verdade, você não vai acha a resposta na Biblia por que ela cria uma visão distorcida da realidade, através de explica-la por folclore [deus, satanas, anjos e demonios] o entendimento científico drena todo esse imaginário deixado apenas o que de fato é real.

      Excluir
    2. Eu não me surpreenderia se fosse constatado que a maioria dos ateus têm mais conhecimento sobre a bíblia que a maioria dos religiosos. Eu mesmo já li a bíblia diversas vezes, refleti quanto as passagens e mensagens, e concordo com o autor da frase que parafraseio aqui: Se mais religiosos lessem a bíblia, haveriam menos religiosos.

      Excluir
  29. Vai você conhecer a fundo o teu cristianismo e saber que este evangelho gnóstico e este jesus mágico é apenas tudo invenção e destorção de fatos. Passar bem

    ResponderExcluir
  30. se o homem pode ter vindo da poeira das estrelas, ou de vermes, e muitos querem acreditar assim, porque que tambem nao pode ter sido criado de barro? se para o barro volta?
    ninguem nunca me respondeu como o nada pode criar alguma coisa.
    isso nao vai de encontro as leis da natureza e da fisica?que nada se cria só se transforma?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ¨ninguem nunca me respondeu como o nada pode criar alguma coisa.¨

      Lia o livro ¨O Grande Projeto¨ de Stephem Hawking e Leonard Mlodinow que eles explicam isso de forma simples.

      Excluir
    2. Hipocrita eu já te respondi isto e você fugiu do debate.

      Excluir
    3. Hipocrita eu ja te respondi isto e você fugiu do debate ,isto é para este sujeito de alcunha de izaque, não percam tempo com esta cara não ignorem que ele é troll mesmo.

      Excluir
  31. Pesquisadores da
    Universidade Estadual de São
    Francisco detectaram um
    parasita da mosca,
    denominado Apocephalus
    borealis, capaz de fazer as
    abelhas domésticas
    abandonarem suas colmeias,
    ficarem desorientadas e
    morrerem. O estudo, publicado
    na revista PLoS ONE, diz que o
    parasita pode ajudar a
    determinar as causas do
    desaparecimento maciço das
    abelhas. O fenômeno foi
    responsável pelo extermínio de
    90% das abelhas de algumas
    colmeias.

    Com certeza um só um design inteligente seria capaz de criar uma mosca parasita para exterminar com abelhas, e milhares de insetos que transmite varias doenças. Kakaka design burro jumento isto sim

    ResponderExcluir
  32. Porque quando se trata de evolução dizem que somos descendentes dos primatas, pensem se o famoso homem de neardental morreu e foi extinto sobrepujado pelo o homem sapiens que sabia falar, enquanto o neardental quase chegou lá o porque então os primatas não foram extintos, isso revela um pouco de que tudo é teoria é pronto, nimguém pode afirmar nada, pois afirmar alguma lógica nesta história é duvidar da inteligência dos homens ou a até dos animais, que posuem mecanismos extremos de sobrevivência, pois `Deus não existe' sem antes ter desejado que Ele não exista".
    Eu preferia ter sido descedente do Papagaio e da Arara que não sabe o que fala, mas sabe falar isso teria sido suficiente para o neardental sobreviver e também acho que alguns cientistas são assim só sabem falar Meu Deus Isto é involução, Por isso, quando se dá as provas da existência de Deus para alguém, não se deve esquecer que a maior força a vencer não é a dos argumentos dos ateus, e sim o desejo deles de que Deus não exista. Não adiantará dar provas a quem não quer aceitar sua conclusão.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A teoria da evolução não afirma que somos descendentes dos primatas, ela afirma que temos um descendente em comum. E é mais que claro o nosso parentesco com os outros primatas, devido a simples observações de características das espécies e comparação dos códigos genéticos.
      Sobre o homem neadertal, leiam aqui e se informem:
      http://www.sabedoria.ebrasil.net/db/biologia/estudos/biologia/biologiag/neandertal.php.htm
      mas adianto que ainda não sabe-se ao certo como foram extintos, mas o fato de que eles foram extintos e os chimpazés não, não é argumento contra a evolução. A extinção de espécies tem relação com uma séries de fatores externos e não somente com o nível de evolução dos mesmos.
      Você afirma ter "provas" da existência de Deus, ficaria muito grato se você as apresentasse então. Como ateu, eu não desejo que Deus não exista, ia ser ótimo se ele existisse e amparasse os justos e punisse os injustos, mas fato é que não há evidências que suportem a existência dele, como a de qualquer outra divindade criada por toda e qualquer civilização humanas desde que se tem notícia.

      Excluir
  33. Eu não tenho nada contra quem é crente, mas mando uma reflexão para fazer qualquer um pensar;Até que ponto o ser humano e capaz de chegar só vamos seguindo na linha do trem sem parar parar e questionar.

    http://www.youtube.com/watch?feature=endscreen&NR=1&v=cAOKqRzkYhg

    ResponderExcluir
  34. A verdade dói para eles, posso ver a evolução nos meus aquários por que eles não podem ver ao redor deles?

    ResponderExcluir
  35. O deus dos tolos, idiotas e ignorantes! Religião é a droga dos ignorantes e fracos !

    ResponderExcluir
  36. Ontem tive aula de Evolução no curso de Psicologia, 1o ano, na USP.
    A professora, depois de introduzir o assunto, perguntou quem aceitava a evolução como verdadeira.
    Mais da metade disse que sim.

    Depois perguntou quem acreditava no criacionismo, e numa sala de 70 alunos só uma garota disse que sim.

    Daí surgiu um debate. A garota justificou sua posição usando a retórica dos criacionaistas: "só uma teoria ... existem evidências pro criacionismo... mas não me lembro agora... as duas perspectivas podem se complementar... falta evidências pra evolução, e ela não pode ser provada..."

    Depois foi um massacre intelectual, com vários alunos pontuando conceitos de o que é uma teoria científica, falseabilidade, evidências: genéticas, anatomia comparada, geologia, e finalmente os fósseis.... mas o principal era que o criacionismo sequer é uma teoria.

    Depois a professora deu a sua aula, fazendo as piadas (questionando os "designs falhos") sem se importar de ofender a mocinha. Ela deve ter ficado sob muita pressão.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo que talvez a postura da professora não foi a mais apropriada, mas o compromisso com a verdade e honestidade intelectual foi cumprido, e talvez essa aluna tenha tido uma ótima oportunidade para aprender mais e rever seus conceitos.

      Excluir

Postar um comentário