Pular para o conteúdo principal

Vídeo de entidade cristã aponta os malefícios das religiões

A jovem artesã Cinthya Martins (foto) disse que "a igreja separa e classifica as pessoas". Para o homossexual e ex-padre Antonio Melo, ela discrimina “pessoas inofensivas” por causa de sua orientação sexual. A advogada Roberta Amorim observou que nem sequer uma igreja respeita a outra.

Essas três pessoas são parte de um total de vinte cujos depoimentos a entidade cristã Intervenção Rio reuniu em um vídeo (ver abaixo).

A entidade se coloca como representante das pessoas de um “contexto pós-moderno”, o que é, nesse caso, um termo vago. De qualquer forma, há entre eles skatistas, advogados e filhos de pastores.

Artesã Cinthya é uma das pessoas que
 deram testemunho ao documentário

Trata-se da repetição de uma enquete feita em 2009, e não de uma pesquisa de rigor científico. Assim, os depoimentos são uma renovação de um posicionamento crítico a entidade em relação às religiões. Estão colocadas, ali, algumas das questões que têm afastado as pessoas de igrejas e templos, como a de que ninguém precisa de uma crença para ter moral.

> Com informação da Intervenção Rio de Janeiro.

Jovens sem religião indicam que Brasil caminha para o secularismo
por John L. Allen Jr., do National Catholic Reporter

Estatística das religiões no Brasil


Comentários

Interessante, não basta por que a pessoa é advogada,por exemplo, tem que colocar que é lésbica, ou que é músico... tem que colocar que é bissexual...

Isso também não é discriminar?
O que será que eles quiseram dizer com "jovens de contexto pós-moderno"?
Anônimo disse…
Não entendi. Uma entidade que se diz crista produzindo um video onde as pessoas questionam a fe ? Querem dizer o que ? Acreditem em Deus mas nao tenham nenhuma religiao ? Se é como eles dizem prefiro também não acreditar em Deus, ué.
Me engana que eu gosto disse…
Essa tal "entidade cristã" deve ser tão "cristã" quanto as aborteiras lésbicas da ONG "Católicas pelo Direito de Decidir" ou uns blogueiros gospel modernóides por aí, capachos do politicamente correto, que dedicam sua pobres vidas a tentar desmoralizar o Cristianismo.
Anônimo disse…
video nao funfa!tem como por no vocetubo?
Senhora Crente disse…
Coitada da Cinthya! Tá com fome!
Ô minha fia, vem aqui pro interior prá comer
uns bolos e tomá caldo de mocotó!

A Religião separa e classifica, segundo essa esfomeada, mas a Ciência também faz isso. Na Biologia se chama Taxonomia ou Sistemática. E CLASSIFICA a vida em Reino, Filo, Classe, Ordem, Família, Gênero e Espécie. Também há as subclassificações: Sub famílias, sub gêneros, etc.
A Ciência SEPARA os fungos num reino à parte, dizendo que não são animais, nem vegetais, nem bactérias.
Ou seja, a Ciência CLASSIFICA e SEPARA os seres vivos. Dentre esses, as pessoas.

As classificações nos permitem fazer escolhas otimizadas, nos permitem fazer composições. A classificação dos sons nos permitem compor sinfonias; a classificação dos números nos permitem criar ferramentas matemáticas para perscrutar o que há de menor e o que há de maior no Universo.

Separar é um indício de reconhecimento das diferenças. Na verdade é até um indicador de inteligência. Um esquimó reconhece diversas variedades de neve. E com isso, consegue viver nos lugares mais frios do Planeta. A Cinthya não tem o conhecimento dos esquimós. À fome dela se somaria o frio mortal.

Discriminar é que é o problema. A Discriminação não separa em função das características e sim em função do desprezo que nos faz diferentes.

Essa pesquisa, desta "Entidade Cristã" é inútil.
Senhora Crente disse…
A Discriminação não separa em função das características e sim em função do desprezo POR AQUILO que nos faz diferentes.
Anônimo disse…
Senhora Crente, você fumou alguma coisa? A Ciência separa os seres vivos para melhor estudá-los. Os Fungos não são animais ou plantas porque não tem características de nenhum desses dois grupos. Já o morcego e a baleia, por exemplo, são mamíferos porque eles apresentam características de mamíferos.
Anônimo disse…
...já vai logo atacando a menina por sua aparência.

Velha louca do mal, cheia de ódio, preconceito e discriminação, tu vai pro céu só se seu bujão de gás explodir.
Religião é coisa do capeta.(se é que ele existe)
Anônimo disse…
É senhora crente e demente. Isso sim.
Senhor Ateu disse…
Essa Senhora Crente é um péssimo troll viu? Que discurso mais esquizóide e sem nexo... absolutamente subjetivo e sem qualquer realidade.



Típico de crentalóides acéfalos e visionários...
Senhor Ateu disse…
A tal Senhora Crente é tão visionária que usa-se da ciência para explicar o por quê da religião separar e classificar as pessoas. Mas é apenas para fomentar seu discurso de ódio voltado ao discurso elaborado (entenda-se esquizóide)...




Patético. E mais um cérebro afetado pela idiocracia das crenças. Ainda bem que essa coisa faz parte de uma maioria auto-destrutiva.
Izaque Bastos disse…
de certa maneira o mal quer desvalorizar o bem, sempre.
uma entidade crista nao vai questionar isso ou aquilo, vai apontar o caminho a seguir, o correto, deixando todos a decidir, devemos amar a todos ,pois essa é a divida que o ser humano deve ter.

mas amar as pessoas nao significa concordar com o que elas fazem.
podemos amar o assassino sem concordar com o que ele fez ou faz.essa é a essencia da fé, do cristianismo, essa deve ser a conduta de todos seres humanos.

existem tantas pessoas que condenam e odeiam o cristianismo, que ele querem ate a extirpaçao do amor na sociedade, esse pós-modernismo, só exclui as pessoas.
Anônimo disse…
CTRL + C eh tenso viu, mas é como falam, o pior cego é aquele que não quer ver....
Anônimo disse…
@Senhor Ateu

Não é por nada não mas que horrivel "explicação" do termo esquizóide hein?
Parece até que o Sr. usa o termo como uma gíria, era mais fácil simplesmente dizer "trollar".

Esquizóide é a pessoa que apresenta o Transtorno de Personalidade Esquizóide ou que apresenta traços semelhantes da mesma cujos sintomas são classificados pelo CID, DSM e até pela OMS, sendo alguns deles:
Indiferença a elogios ou críticas/ Emocionalmente distânte ou apático/ Tem pouco (se algum) prazer em atividades, etc.

Mesmo as características do 'esquizóide' não passam nem de MUITO LONGE próximo ao significado dado pelo Sr.

Isaac
Thiago Paixão disse…
Deixando o flame war de lado e voltando a questão...

Primeiro: deu para perceber pelos comentários que nem todos entenderam o intuito do vídeo.

Segundo: aparentemente, a julgar principalmente pelo título do post, nem o próprio autor do post entendeu muito bem.

Terceiro: o que eles realmente pretendem com o vídeo é mostrar para os religiosos (no caso os cristãos já que a entidade é cristã) a imagem que os de fora tem quanto a fé deles e fazê-los pensar um pouco sobre suas atitudes e da "igreja" em geral. A imagem que eles tem quanto a fé deles e o que ela prega não corresponde com a realidade e a atitude da maioria dos religiosos. Ao invés de acolher quem supostamente precisa mais, discrimina e incita ao ódio.
Senhor Ateu disse…
Isaac


Não precisava ter ido à Wikipédia para me colar transcritos do DSM e/ou guias ou autoridades competentes do ramo de saúde mental.

Mas sou anti-psiquiatria e anti-psicologia. E sabendo que a psicologia e psiquiatria devido às suas faltas de empirismo científico OBJETIVO e baseado em MÉTODO CIENTÍFICO, trata-se de uma espécie de "nova religião acadêmica". Visto que essas próprias "ciências" (não são ciências, são conjuntos de conhecimentos voltados à saúde mental) criaram ESTIGMAS SOCIAIS das próprias doenças e enfermidades mentais. Um exemplo é o da esquizofrenia. Doença mental que foi por durante diversas décadas, alvo de discussões e debates entre os mais diversos e renomados nomes da psiquiatria. Mas não há muito resultado: a esquizofrenia ainda é inexplicável e só restou seu estigma negativo. Não só a esquizofrenia como diversos outros transtornos de personalidade e/ou comorbidades de diversas ordens.


E sim. Trollei a insensível "Senhora Crente" pela elaboração (entenda-se discurso próprio, característico de muitos esquizóides) do comentário absurdo que ela usou para justificar a esquizofrenia (negação, perda de contato com a realidade, que também confunde-se por fé) de ordem repulsiva e religosa.

Uma Senhora Crente, supostamente "do bem", tachando uma artesã de faminta e insinuando a respeito do conhecimento da mesma como se a conhecesse?

É uma louca esquizóide tão subjetiva e negadora da razão e do raciocínio como o próprio conceito psiquiátrico da esquizofrenia. Que assim como a religião, tem inúmeros significados e interpretações.
Anônimo disse…
@ Sr. Ateu

Bom em primeiro lugar não colei nada de nenhum lugar porque eu realmente já fiz algumas pesquisas sobre o assunto e já era de conhecimento meu o que eu escrevi, embora teria sido simples também fazer uma cópia da Wikipedia se eu quisesse e não teria motivo para ter vergonha de ter ido atrás de informação para embasar o que eu disse.

Agora ao que interessa...

Humm para quem é 'anti' psiquiatria e psicologia acho que você não deveria ficar usando erroneamente os termos dessas ciências. Concordo que muita gente vê isso quase como uma religião e é até irritante como alguns profissionais da área ficam apenas tentando encaixar comportamentos diferentes como sintomas de transtornos leves, graves etc só para ter tudo bem rotulado.

Mas eu discordo completamente que "discurso próprio" seja caracteristica de muitos esquizóides. Isso é próprio de muitas pessoas independente da '(a)normalidade' da pessoa... Vejo muito isso quando passo em frente aquelas 'igrejas de garagem', normalmente se encontra um Messias escolhido por Deus em cada uma delas e que acreditam piamente nisso rsrs.

Pelo fato de você ser 'anti' psiquiatria e psicolgia me surpreende como você usa a palavra 'esquizóide' somente para taxar negativamente a "Senhora Crente" sendo que existem outras palavras melhores e menos 'estigmatizadoras' para serem usadas. Me corrija se eu estiver errado mas pelo seu post fica entendido que você é contra essa estigmatização mas o jeito como você usa o termo é exatemente o oposto; é quase como chamar uma pessoa magérrima de bulimica... Eu acredito que você não tem contato com pessoas 'esquizóides' em nível mais profundo do que uma observação à distância pra fazer esse tipo de afirmação 'preconceituosa'.

Isaac
Anônimo disse…
Já tentaram fazer uma conexão entre o ateísmo crescente no Brasil como o resultado de um saturamento religioso. A maioria deles se tornou ateu devido a ter conhecido profundamente alguma religião, ter pertencido a algum grupo religioso ou nascido em família religiosa. Há muito podre entre os religiosos, há muita contradição na Bíblia, etc. Eu mesma fui batizada na igreja católica quando bebê já que não podia dizer não. Mais tarde devido a influência familiar fui pra CCB e lá ví o pior tipo de gente possível, caloteiros, caluniadores, até de adultério fui acusada sem razão, as jovens viviam em rivalidade, uma queria tirar o namorado da outra, havia competição em termos de roupa, a que fosse com o sapato mais alto, o vestido mais brilhantinho e com rendas parecendo que saíram da máquina do tempo (última moda em 1900 e nada) humilhava as outras mais simples. A cada 2 anos havia reforma sem necessidade, só para tornar a igreja mais luxuosa enquanto a maior parte dos pobres era negligenciada. No entanto em outras igrejas a coisa não é melhor, já conheci crápulas batistas, adventistas e isso não é a minoria. Resultado: Deus sim, igreja não. Portanto creio que esse vídeo está com a razão e quer fazer com que os fiéis repensem seu comportamento, mostrando como são vistos por não religiosos.
Ed disse…
Vejo que muita gente não entendeu o video. Lamentável...
Unknown disse…
Classificar dentro do mundo animal faz sentido, visto que uma planta e um fungo não possuem o mesmo comportamento, a mesma vida.

Classificar dentro da sociedade humana, não. Duas pessoas podem ter exatamente a mesma rotina, o mesmo trabalho, o mesmo gosto culinário, mas uma é hetero e outra homossexual. Ignorando esse pequeno factóide, as duas pessoas são essencialmente iguais, tanto fisicamente, quanto comportamentalmente.

A classificação na ciência categoriza grupos por semelhanças e diferenças físicas, comportamentais e biológicas. Diferenças como a dieta, o habitat, comportamento sexual (quando que reproduzem, não como), etc.

A classificação religiosa separa grupos baseado em fatores completamente desnecessários, que não alteram seu comportamento nem suas chances de sobrevivência (em teoria).
Em nada ser ateu afeta sua longevidade. Homossexualismo não é comportamento de risco. Ser negro não afeta sua inteligência. Ser branco não lhe torna superior. Crer em deus não muda sua vida.
Humanos são humanos.
Anônimo disse…
Não faça papel de boba. Este "classificar" tem o sentido de desprezar, de fazer acepção de pessoas... por amor de seu deus, né?
Cogita Tibi disse…
Me engana que eu gosto (dá para notar.:-): "Essa tal "entidade cristã" deve ser tão "cristã" quanto as aborteiras lésbicas da ONG "Católicas pelo Direito de Decidir" ou uns blogueiros gospel modernóides por aí, capachos do politicamente correto, que dedicam sua pobres vidas a tentar desmoralizar o Cristianismo."

Ah, a falácia do "Verdadeiro Escocês", nunca falha no repertório religioso fundamentalista.:-).

Cogita Tibi

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Veja 14 proibições das Testemunhas de Jeová a seus seguidores

Morre o americano Daniel C. Dennett, filósofo e referência contemporânea do ateísmo

Ignorância, fé religiosa e "ciência" cristã se voltam contra o conhecimento

Entre os 10 autores mais influentes de posts da extrema-direita, 8 são evangélicos

Veja os 10 trechos mais cruéis da Bíblia

Oriente Médio não precisa de mais Deus. Precisa de mais ateus

Vídeo mostra adolescente 'endemoninhado' no chão. É um culto em escola pública de Caxias

Malafaia divulga mensagem homofóbica em outdoors do Rio

O pastor Silas Malafaia, da Assembleia de Deus Vitória em Cristo, está veiculando em 600 outdoors do Rio uma mensagem homofóbica: “Em favor da família e preservação da espécie. Deus fez macho e fêmea”. [reprodução acima] Talvez seja a primeira campanha de outdoor feita no país contra a homossexualidade. Ele disse que, com essa mensagem, pretende “despertar o povo de Deus para a gravidade” de projetos de leis que tramitam no Congresso Nacional e em Assembleias Estaduais em favor dos homossexuais. Recentemente, ao comentar a proposta da legalização da união de pessoas do mesmo sexo, ele partiu para o deboche. Disse que, se é para chancelar o vale-tudo, que se coloque também na lei a relação sexual com animais e com cadáveres. Em seu site, o pastor escreveu que “não podemos ficar de braços cruzados diante desse quadro desafiador”. REAÇÃO - atualização em 9 de outubro de 2010 Cerca de 30 pessoas dos grupos Liberdade e Gay Atitude de São Gonçalo estão manchando os outdoor

Ateu, Chico Anysio teve de enfrentar a ira de crentes

Humorista enfrentou a ira de crentes Chico Anysio  (foto) tornou a sua descrença em Deus pública em meados de 2010, ao comentar na internet a morte por atropelamento do filho da atriz Cissa Guimarães. “Que Deus é este que deixa que morra um menino de 18 anos?”, escreveu.