Pular para o conteúdo principal

Nos EUA, ateus negros usam a net para romper isolamento


Mark Hatcher: "É preciso tomar uma posição"
por Emilly Brennan
do New York Times

Ronnelle Adams saiu do armário para sua mãe duas vezes, primeiro sobre sua homossexualidade, e, em seguida, sobre o seu ateísmo. "Minha mãe é muito devota", disse Adams, 30 anos, morador de Washington, que publicou o livro infantil ateu "Dores e Rezar", mas que na escola havia pensado em se tornar um pastor batista.

"Ela começou a me contar sobre seus problemas com a homossexualidade, que eram, naturalmente, relacionados com a Bíblia", disse. "'Eu não me importo o que a Bíblia diz sobre isso', eu disse a ela, e ela perguntou por quê. 'Eu não acredito mais nessas coisas'. Houve um silêncio. Ela estava perturbada. Ela me disse que estava mais preocupada com isso do que com o fato de eu ser gay."

Isso foi em 2000 e Adams não encontrou outros ateus negros em Washington até 2009, quando encontrou um grupo no Facebook chamado Black Atheists, que imediatamente chamou a sua atenção. "Eu pensei, '100 ateus negros? Uau!'", disse.

Nos dois anos seguintes, o Black Atheists (Negros Ateus, em tradução literal) cresceu para 879 membros, vídeos no YouTube atraíram milhares de pessoas, blogs como o Godless and Black ganharam seguidores e centenas mais se juntaram a grupos do Facebook como Black Atheist Alliance (Aliança de ateus negros) (524 membros) para compartilhar suas lutas com a sua "exposição" sobre o seu ateísmo.

Sentindo-se isolados de amigos e de suas famílias religiosas, e excluídos do que significa ser afro-americano, esses indivíduos se voltam para esses sites para procurar conselhos e compreensão, com alguns deles chegando a marcar encontros. E tendo se beneficiado do incentivo online, organizações como a African Americans for Humanism (Afro-americanos para o humanismo) e a Center for Inquiry-Harlem têm estado presentes nos encontros de grupos, e outras como a Black Atheists of America (Ateus Negros da América) e a Black NonBelievers (Negros que não creem) foram fundadas.

Em geral, os afro-americanos são extremamente religiosos, mesmo dentro de um país conhecido por seu alto grau de fé, como os Estados Unidos. De acordo com a Pesquisa do Panorama Religioso dos EUA do Pew Forum, realizada em 2008, 88% dos afro-americanos acreditam em Deus com absoluta certeza, em comparação com 71% da população total, com mais da metade dos seguidores atuantes em serviços religiosos pelo menos uma vez por semana.

Enquanto alguns membros do clero negro lamentam a perda de paroquianos para mega-igrejas como a de Rick Warren, muitas vezes é dado como certo que os afro-americanos participem do serviço religioso. O Islã e outras religiões são representadas na comunidade negra, mas com o pressuposto de que os afro-americanos são religiosos vem a expectativa de que eles sejam cristãos.

"Esse é o ponto de partida, quando eles perguntam qual igreja você frequenta", disse Linda Chavers, 29, uma estudante graduada de Harvard. A questão vem à tona entre os jovens profissionais negros com seus colegas, casualmente, em um bate-papo entre as aulas e o namoro. "No começo, eles acham que é porque eu não encontrei uma religião, e dizem, 'Oh, eu sei de algumas igrejas interessantes', e eu não sei uma boa maneira de dizer que eu simplesmente não estou interessada ",

Mesmo entre aqueles afro-americanos que não têm qualquer tipo de filiação religiosa, mais de dois terços dizem que a religião desempenha um papel importante em suas vidas, de acordo com o Pew. E alguns afro-americanos não crentes frequentam a igreja apenas por tradição.

"Tenho alguns colegas e amigos que se identificam culturalmente como cristãos de uma forma similar aos judeus étnicos", disse Josef Sorett, professor de religião na Universidade de Columbia. "Eles até chegam a ir à igreja porque essa é a igreja da qual sua família faz parte, mas não necessariamente compartilham as crenças do cristianismo."

Dada a atração cultural em relação à religião, menos de meio por cento dos afro-americanos se identificam como ateus, em comparação com 1,6% da população total, de acordo com o Pew. Ateus negros, então, descobrem que eles são uma minoria dentro de uma minoria.

Em 2008, John Branch fez o seu primeiro vídeo no YouTube, Black Atheism. Com a câmera firme em seu rosto, Branch, agora com 27 anos, pergunta: "O que é um ateu? Um ateu é simplesmente alguém que carece de uma crença em Deus." Meio de brincadeira, ele continua: "Nós não estamos bebendo o sangue de ninguém. Nós não estamos adorando a Satanás." O vídeo já foi visto mais de 40 mil vezes.

"Eu acho que atraiu a atenção porque, na comunidade negra, não acreditar em Deus é visto como uma coisa para brancos", disse Branch, um estrategista de marketing que vive em Raleigh, Carolina do Norte. "Eu odeio esse termo 'agindo brancamente', mas ele é utilizado."

De acordo com o Pew, a grande maioria dos ateus e agnósticos são brancos, incluindo os autores Richard Dawkins, Sam Harris e Christopher Hitchens.

Buscando um intelectual que represente seu próprio público, alguns ateus negros têm reivindicado o astrofísico Neil de Grasse Tyson, interpretando os seus argumentos contra a proibição do ensino da evolução como um endosso do ateísmo. Mas Grasse Tyson não está disposto a ser associado com qualquer parte do movimento. Quando contatado por e-mail na semana passada, ele mencionou uma conversa que teve no Twitter em agosto em que disse a um seguidor: "Se eu sou um ateu, você pergunta? Os rótulos são maneiras mentalmente preguiçosas com os quais as pessoas afirmam que elas te conhecem sem saber quem você realmente é."

Jamila Bey, uma jornalista de 35 anos de idade, disse: "Ser negro e ateu, em muitos círculos, é não ser negro." Ela disse que a história que a nação conta dos afro-americanos é que a luta pelos direitos civis é uma luta cristã, de modo que os afro-americanos que rejeitam a religião rejeitam sua própria história. Isso é injusto para Bey, cuja mãe é católica romana e cujo pai é muçulmano, porque pessoas de diferentes religiões, e algumas com nenhuma, também fizeram parte do movimento. A igreja negra dominava, segundo ela, porque era a única instituição independente negra permitida pelas leis de Jim Crow, proporcionando espaços livres para que afro-americanos que, de outra maneira, poderiam ir presos por se reunir em espaços públicos.

Reconhecendo o papel das igrejas no movimento, Bey ainda tem alguns problemas quando essa história é recontada como o trabalho de Deus. "Essas pessoas estavam usando a igreja, utilizando de seus recursos, para atacar um problema e, literalmente, mudar a história. Mas a história que é contada é: 'Jesus nos libertou'", disse Bey. "Francamente, foi o ser humano que fez todo o trabalho."

Garrett Daniels escreveu na página do grupo Black Atheists, "Eu revelei para minha família que sou ateu". Ele acrescentou: "Eu não fui deserdado e aparentemente eles não me amam menos." Um membro respondeu: "Bom para você. Buscar a religião apenas para pertencer a um grupo irá deixá-lo louco. "

Os fóruns de discussão desses grupos no Facebook muitas vezes se tornam sessões de terapia, e como administrador do Black Atheist Alliance, Mark Hatcher se considera um conselheiro. "Meu conselho geralmente é que eles saibam que você entende a sua religião e no que acreditam, mas você tem que tomar uma posição", disse.

Essa estratégia tem funcionado para Hatcher, 30 anos, estudante de pós-graduação que iniciou um grupo secular de estudantes negros na Universidade de Howard. Para dois de seus amigos do Facebook, no entanto, isso não funcionou, e eles se mudaram para Washington, não para cortar os laços com suas famílias, mas para manter sua sanidade.

Agora que os grupos do Facebook conectaram os ateus negros, reuniões tiveram início em cidades como Atlanta, Houston e Nova York.

Em um sábado cinzento em outubro, 40 membros do African Americans for Humanism, incluindo Hatcher, Bey e Adams, reuniram-se em um restaurante em Washington para comemorar o primeiro aniversário das reuniões. Palestrantes discutiram planos para ampliar serviços como aulas particulares e iniciar uma turnê de palestras em faculdades historicamente negras.

"Alguém está em cima do muro, dizendo: 'Eu vou à igreja e todos os meus amigos e minha família estão lá, como posso sair dessa?'", Hatcher disse no palco. "Aí é onde nós entramos, como afro-americanos humanistas, e dizemos: 'Ei, olha, nós temos uma comunidade aqui'."

Após os discursos, Hatcher olhou para os participantes da palestra se misturando, rindo, abraçando uns aos outros. "Eu sinto como se estivesse sentado em uma reunião de família", disse.

Sentada ao lado Hatcher estava sua namorada, Ellice Whittington, uma engenheira química de 26 anos de idade que ele conheceu através de um grupo ateu negro no Facebook. Ele vivia em Washington e ela em Denver, por isso, seu relacionamento progrediu lentamente em longos emails. Mas Hatcher disse que se apaixonou imediatamente. "Nós nos unimos graças à música. Ela amava o Prince."

Quanto a ser não-religioso na comunidade negra, Whittington disse: "Definitivamente diminui suas chances amorosas."

Ela acrescentou: "Alguns homens tinham medo de me ouvir dizer que eu não acredito em Deus do mesmo jeito que eles. Eu já ouvi pessoas dizerem: 'Como você pode amar alguém se você não acredita em Deus?' "

Em seu blog Words of Wrath, (Palavras de Wrath), Wrath James White faz críticas sobre o cristianismo e o "acolhimento zeloso do Deus de nossos sequestradores, assassinos, senhores de escravos e opressores."

Apesar de seu ateísmo ser um tópico já desgastado para o debate com sua esposa e sua mãe (uma pastora), White, um escritor de 41 anos de idade que vive em Austin, Texas, evita discutir o tópico com o resto de sua família. Embora ele não vá participar dos cultos de Natal desse ano e não tenha participado já faz anos, sua família assume que ele apenas não tem "tanto interesse assim por religião." Dizer explicitamente que ele é ateu, disse ele, "iria quebrar o coração da minha avó ".

A pressão que ele sente para acalmar seu ateísmo está explicita em uma declaração provocativa que ele fez em seu blog: "Na maioria das comunidades afro-americanas, é mais aceitável ser um criminoso que vai à igreja no domingo, mesmo que ele venda drogas para crianças toda a semana, do que ser um ateu que ... contribui para a sociedade e sustenta sua família."

Por telefone, White disse que se sente respeitado pela sua educação e sucesso, mas por ele não poder falar livremente sobre seu ateísmo, se sente um tanto quanto excluído . Quando ele morava em Los Angeles, ele presenciou membros de gangues entrarem na igreja onde foram recebidos com gritos de "Amém" (eles pecaram, mas tinham sido resgatados), juntamente com todos os outros.

"Eles estavam livres para contar a sua história", disse White, enquanto ele tem que manter a sua história de abandonar a religião para si mesmo - e para a internet.





Crentes desconfiam de ateus tanto quanto de estupradores, diz estudo
dezembro de 2011

Ateísmo.


Comentários

Mario disse…
Isso é muito simbólico. Sensacional.
Anônimo disse…
existe uma "regra" ke diz ke os negros tem ke "pertencer" a uma fé... até aki no Brasil... um negro sem religião é visto como estranho. alguns movimentos negros são ligados a uma religião... ex: candomblé
Senhora Crente disse…
Os Negros não podem dar as costas ao Deus que os libertou da Escravidão. O Deus de Martin Luther King; o Deus dos Brancos e Negros que lutaram pela Abolição no Brasil e no Mundo; o Deus que abençoou seus ancestrais para construir grande parte desse mundo; o Deus que permitiu a seus ancestrais extrair riquezas e alimentos da terra para a todos alimentar. O Deus que os permite caminhar de cabeça erguida, mesmo num mundo onde facistas e neo-nazistas os odeiam, como se sua escravidão lhes criasse alguma dívida para com os europeus e não o contrário. Sim, o Deus de seus algozes, mas o Deus que permitiu que as coisas evoluíssem até que um dia eles pudessem dizer o que pensam; o Deus que os sustenta diante da busca de policiais racistas. As Facções Racistas da Sociedade perderam e estão perdendo, dia a dia sua força, graças a Deus! Cada dia mais e mais pessoas levantam suas vozes em prol do respeito à Natureza e às pessoas, graças a Deus! A cada dia fica mais fácil às pessoas se encontrarem para compartilhar interesses comuns, graças a Deus! O Sonho de Luther King, posso ver aqui da janela, se realizou!
Anônimo disse…
Não foi deus que veio aqui e libertou nossa gente, foram leis criadas por seres humanos de carne e osso feito vocês, deixem de fundamentalismo religioso!

Desde quando temos obrigação de seguir alguma forma de fé? Não estamos num país laico? Ou voltamos aos tempos medievais?

Religiões de hoje serão mesmo os mitos de amanhã.
Caruê disse…
Deus ficou calado durante séculos de escravidão, quem libertou os negros foram homens e mulheres.
Senhora Crente disse…
É uma questão de inspiração.
Qualquer indivíduo, de qualquer cor ou sexo, precisa de inspiração. Do contrário, torna-se apenas um monte de matéria com pensamentos que, invariavelmente, se tornam auto destrutíveis.
Não estão obrigados pelas leis dos homens a seguir uma religião, mas não podem fugir à necessidade de buscar algo mais que seus umbigos.
Senhora Crente disse…
"Deus ficou calado durante séculos de escravidão, quem libertou os negros foram homens e mulheres."

Deus não é de falar muito. Mas veja quantas maravilhas existem nesse mundo, que não se pode atribuir a homens e mulheres!
Na realidade, a escravidão foi abolida em termos pelo motivo da revolução industrial, sendo assim o escravo de etinia negra principalmente, não dava mais lucro, era preciso avançar com a evolução da indústria. Mas no meu ponto de vista qualquer coisa imposta a força se torna escravidão de certa forma. Pessoas não se tornam ateus, e sim já nascem ateus!!!Não adianta impor dogmas religiosos para um ateu convícto!! Ateus não escravizam suas mentes só porque a massa adora um deus que nunca aparece!!!O fato de ser negro , branco ou amarelo não altera uma mente pensante e evolutiva !!!!
Anônimo disse…
Agradecer à deus: Claro! Ao deus que permitiu que os reis africanos capturassem e vendessem os negros para os europeus, ao deus que ficou lá no céu assistindo à tudo de camarote (tomando chimarrão talvez!) enquanto os negros eram transportados, pior que gado, em navios negreiros morrendo durante o caminho, algumas vezes sendo todos jogados ao mar (quando se iniciou a proibição), ao deus que permitiu por séculos que os negros fossem escravizados, humilhados, torturados e trabalhassem sem qualquer dignidade e respeito, agradecer ao deus que permitiu tal exploração e depois de os libertar os recompensou com uma vida de miséria, de trabalho subalterno, de proibições, de humilhações, de KKK, de supremacia branca, de nazismo e tantos outros males que ainda hoje mesmo séculos depois da escravidão os atingem sem que ele (este deus que você adora e acha justo e bom) intervenha em nada. Que eles agradecem a tanta ajuda deste ser todo poderoso e magnânimo!!!
Caruê disse…
Mas veja quantas mazelas existem nesse mundo, que não se pode atribuir a homens e mulheres!
Parasitas
animais venenosos
Desastres climáticos
Terremotos
O DNA com seu mecanismo cruel que condena milhões a uma vida miserável devido as suas mutações.
O câncer que vai emergir a qualquer momento no corpo de alguém trazendo-lhe dor e sofrimento.

Não devemos ignorar as partes podrees, seja da Bíblia ou da suposta obra de Deus, o mundo não foi criado a nossa medida.
Avelino Bego disse…
Senhora Crente disse...
"Deus ficou calado durante séculos de escravidão, quem libertou os negros foram homens e mulheres."

Deus não é de falar muito. Mas veja quantas maravilhas existem nesse mundo, que não se pode atribuir a homens e mulheres!
-------------------------

Argumentum ad ignorantiam.

Uma visão bem míope do Universo, devo dizer.

A pessoa que cria os vários trolls aqui desse blog deveria mudar um pouco o disco.

Está ficando repetitiva.
Senhora Crente disse…
Por incrível que possa parecer, parasitas recebem esse nome dos seres humanos. Entre eles deve haver algum tipo de convicção ou impulso de que merecem viver. Portanto, parasitas também são vidas, assim como animais venenosos. Quanto aos desastres, a Natureza segue o caminho dela. Quem quiser arriscar a ficar sentado nesse caminho, não pode reclamar. O Mecanismo do DNA e todas as suas estruturas assessórias são uma verdadeira maravilha, mas está relegado, por Deus, ao domínio das probabilidades. Como tal, às vezes produz monstros ou indivíduos mais propensos à Morte que à Vida. Isso, também, deve ser compreendido como o caminho natural das coisas, assim como o Câncer. Todo esse misto de probabilidades, eventos e existências resulta da vontade de Deus e vai na direção da perfeição do mundo. Mundo esse que foi criado à medida daqueles que vivem nele!
Senhora Crente disse…
"Argumentum ad ignorantiam"

Você também poderia mudar o disco e ver se consegue fazer algo melhor do que reclamar!
Anônimo disse…
Por incrível que possa
parecer, parasitas recebem
esse nome dos seres
humanos.Entre eles deve
haver algum tipo de
convicção ou impulso de que
merecem viver.
[Dizer nada como se tivesse dito alguma coisa, se houvesse algum deus pensar nisto num deus que cria parasitas para um proposito melhor para o mundo chega a dar nauseas de tamanha falacia] Portanto,
parasitas também são vidas,
assim como animais
venenosos.
[E dai????]
Quanto aos
desastres, a Natureza segue
o caminho dela. Quem quiser
arriscar a ficar sentado nesse
caminho, não pode reclamar.
[isto só mostra a naturalidade que é a vida que não tem apoia de deuses ou deus nenhum, este apenas fica nas porvoices dos crentes e seus desvaneios e desejos]
O Mecanismo do DNA e todas
as suas estruturas
assessórias são uma
verdadeira maravilha[não ,não é uma maravilha e fragil que qualquer alteração causa muita desgraça e tem causado mais fazer o que isto acontece e vai continuar acontecendo],
mas
está relegado, por Deus, ao
domínio das probabilidades.[falacias detected]
Como tal, às vezes produz
monstros ou indivíduos mais
propensos à Morte que à
Vida.[?????] Isso, também, deve ser
compreendido como o
caminho natural das coisas,
assim como o Câncer.[qual a moral de uma criança morrer com um cancer generalizado cheio de dores e sofrimento? Só um crente pra ver isto tão imparcialmente, ainda bem que temos cientistas que luta contra as doenças de ''deus'' Todo
esse misto de
probabilidades, eventos e
existências resulta da
vontade de Deus[se ele existisse eu diria este sim é um verme maldito foi exatamente esta visão que voce passou] e vai na
direção da perfeição do
mundo.[depende o que voce considera perfeição do mundo] Mundo esse que foi
criado à medida daqueles
que vivem nele![voce sabe que ja desapareceram povos inteiro? é
parece que o mundo não foi criado a medida pra eles]
FAIL
Anônimo disse…
Senhora Crente creio que a senhora não leu a história do Brasil Colônia mas a Igreja incentivou a escrevidão negra chegando ao ultraje de dizer " A escravidão africana é lícita e divina " que religião é essa que incentiva a cativa e a tortura?
Caruê disse…
´´O Mecanismo do DNA e todas as suas estruturas assessórias são uma verdadeira maravilha, mas está relegado, por Deus, ao domínio das probabilidades.``
Enquanto a senhora crente tiver saúde agradeça a probabilidade por ainda não ter desenvolvido um câncer, afinal Deus não interfere nestas coisas.
A razão de eu ser ateu é que este universo funciona como se Deus não existi-se ou fosse completamente indiferente a condição humana. Num mundo criado por Deus as coisas não ocorreriam ao acaso, nenhum Deus zeloso condenaria alguém com uma doença degenerativa devido a um comportamento aleatório do DNA.
Anônimo disse…
Desculpe os erros de português estou no celular, mais quis responder as parvoices da crente.
Anônimo disse…
E pra sua informação Senhora Crente O Brasil só aboliu a escravatura porque os países desenvolvidos como a Inglaterra e os E.U.A já tinham abolido e mesmo assim a Inglaterra foi criticada pela Igreja que até hoje tenta de cara limpa subjugar aos africanos uma fé oferecendo-lhes comida.Como dizem "Dê um peixe a um homem e o alimentará por um dia, dê uma religião a ele e este acabará morrendo de fome orando por um peixe"
osmar castagna disse…
Sobre o fato do os negros terem sido humilhados e escorraçados - fato que me torna um branco envergonhado! - tenho certeza absoluta que a energia de Deus nada tem a ver com essa escravidão secular e sua consequente libertação, muito menos com qualquer outra coisa (bou ou ruim) que faça parte da história humana - é interessante: quando algo de bom acontece, as pessoas proclamam um sonoro "graças a Deus", não é mesmo? e quando algo de ruim e horrivel acontece, quem é o culpado disso, o Diabo???...rerere... Vamos colocar os pés no chão e o pensamento pra funcionar, só isso!!! Deus (esse Deus que a maioria das pessoas temem e respeitam) está acima de tudo isso... legou-nos o livre-arbítrio, a racionalidade (qualidades que nos tornam diferenciados dos demais animais), e sabemos muito bem quando prejudicamos ou fazemos bem a quem quer que seja!!! e é com esse mesmo livre-arbítrio que tecemos as malhas de nossa evolução, portanto, somos NÓS os agentes propiciadores do Bem e do Mal neste planeta. Não tenho religião alguma, não me curvo a quem quer que tente me obrigar a seguir este ou aquele caminho, pois esse Deus não deixou caminhos, quem os criou foi o pensamento humano e suas intenções... aí é que mora o perigo! Portanto, as pessoas tem de ter o direito de acreditarem ou não nessa energia abstrata, é um direito de cada um em seu caminho de evolução! E primo em afirmar que não sou ateu, faço questão absoluta de deixar bem claro!!! Se cada um cuidar do SEU caminho sem se importar com o caminho do próximo, isso já sderá um grande passo para este planeta denso começar a melhorar...1 abraço a todos.
rationalhippie disse…
Nao entendo a necessidade de segregação entre Ateus e Ateus Negros. Qual o objetivo disso? Parece até uma tentativa de criar uma subcultura como os proprios cristaos fazem copiando estilos musicais pop, rock, rap e apenas acrescentando jesus aqui e ali

Poderia ate dizer que os Ateus Negros nao acreditam em deus, mas ainda conservam o racismo como valor, senao seriam apenas ateus.
osmar castagna disse…
Só mais uma coisa: acho uma insensatez o fato de crentes considerarem um ateu tão daninho quanto um estuprador - quem são essas pessoas que se dizem cristãs e agindo em nome do Cristo??? Quem são elas para julgarem o próximo??? Meu pai era ateu, mas tenho responsabilidade e convicção suficientes para afirmar que se a maioria das pessoas tivessem um caráter e uma fibra como meu pai teve, este mundo estaria num movimento ascendente e bem melhor em relação àquilo que o Deus pai espera dos Seus filhos, muito melhor mesmo!!! E volto a deixar claro que não sou ateu (para evitar comentários ignorantes).
Senhora Crente disse…
Quantos ateus de visão restrita!
Quantos ateus de raciocínio curto!
Quantos ateus dispostos a ignorar até a Ciência, só para posarem como donos da verdade!
Se revoltam contra as probabilidades, as forças da Natureza. Se acham o Centro do Mundo!
Por quê Deus haveria de se preocupar mais com o Ser Humano do que com um parasita. E o que os faz pensar que o próprio Ser Humano não é um parasita?
Pobres criaturas atéias, confusas, obtusas e que não sabem o que falam.
Senhora Crente disse…
Caruê,

Não desista!
Continue lutando e buscando dentro de si a força que você quer ver no mundo!
Anônimo disse…
Eu sei do que eu falo sim Senhora tô me achando a rainha do mundo!Sabe porquê? Porquê eu ouço a voz da ciência,da razão e do saber e se por acaso a senhora for pesquisar os crimes de sua igreja você vai se espantar ,fale conosco quando souber tudo que sua "santíssima igreja" já vez,e quem é confuso são vocês porque pelo que eu saiba a tua igreja sempre disse que a Terra é o centro do universo,que outras religiões são pecadoras,que a escravidão é lícita,que a riqueza é pecado,que gays são criaturas de Satanás,que se uma pessoa compra uma indulgência ela é perdoada dos pecados e etc. etc. Fale conosco quando você conhecer sua igreja
Senhora Crente disse…
Qual é a minha Igreja, Anônima?
Anônimo disse…
A igreja escrota dos lunaticos da ''urtima'' hora dos bloguista trolante.
Senhora Crente disse…
Se sou eu a Troll, por que é você que está usando linguagem chula e desrespeitosa?
Anônimo disse…
Quantos ateus de visão
restrita![quais visão seja mais clara mais objetiva]
Quantos ateus de raciocínio
curto!
[quais raciocinio curto ,quem chegou aqui despejando um monte de bla bla bla sem sentido foi voce]
Quantos ateus dispostos a
ignorar até a Ciência, só para
posarem como donos da
verdade![desde de quanto ateus ignora a ciência, falacias detected]
Se revoltam contra as
probabilidades, as forças da
Natureza.[o que tem a ver propabilidades com o que esta sendo discutido???] Se acham o Centro
do Mundo![se voce esta dizendo vai ver é mesmo né dona crente]
Por quê Deus haveria de se
preocupar mais com o Ser
Humano do que com um
parasita[ah esta você deve saber né]. E o que os faz
pensar que o próprio Ser
Humano não é um parasita?[em que sentido explica isto dona crente??]
Pobres criaturas atéias,
confusas, obtusas e que não
sabem o que falam.[como voce chegou a isto, qual evidencias voce tem disso, hum estou te achando muito falaciosa]
Anônimo disse…
Os Negros não podem dar as
costas ao Deus que os
libertou da Escravidão.

Aqui senhora crente um exemplo da sua trolada ,voce tem evidencias disso ? Não ,não tem são falacias apenas isto. Agora supondo que voce acredita em algum deus , porque ele criou negros sabendo que iria dar tantos problemas para eles ,simplesmente por causa da cor de suas pele, e supondo que o voce acha que é deus ,força, energia ,seja lá o que quer que seja, tinha o poder de saber o futuro e mesmo sabendo o futuro não fez nada para evitar isto. Ai voce vem e fala que se deve agradecer a algo que só existe na imaginação das pessoas. Isto pra mim fica evidente duas coisas, ou voce não raciocinia bem ou é desonesta intelectualmente, as evidencias esta no que voce escreve entendeu ou quer que eu desenhe.
Anônimo disse…
Essa "Senhora crente" só pode ser um Troll se passando por uma velha beata louca.
Senhora Crente disse…
Deus se manifesta de muitas formas. Mas, no caso da escravidão, ele se manifestou como um desconforto constante nas mentes dos cristãos. Uma evidência desse desconforto foi a participação de pessoas brancas no processo de libertação; a outra evidência, é que a Lei Áurea foi assinada por uma pessoa branca; a outra evidência, é que os norte-americanos e ingleses que pressionaram o Brasil pelo fim da escravidão eram, na sua esmagadora maioria, pessoas brancas. Orar ao Deus Misericordioso e ao mesmo tempo escravizar pessoas foi um desconforto, uma contradição que levou o algoz a ser o próprio Libertador.

Eis as evidências.
Anônimo disse…
Dona crente se for o teu caso se você é cristã você se encaixa no oportunismo do cristianismo
atual que exibe variedades e tipos de
corrupção ''espiritual'' para todos os
gostos específicos: intelectuais,
filósofos, humanistas, teólogos do
liberalismo-cristão, ecumênicos,
pacifistas, curandeiros e exorcistas
etc
Senhora Crente disse…
Não entendi nada, Anônima Atéia, você está bêbada?
Anônimo disse…
Deus se manifesta de muitas
formas.[falacias detected] Mas, no caso da
escravidão, ele se
manifestou como um
desconforto constante nas
mentes dos cristãos[dona crente como a quem esta dito ordenava a escravidão pode ser contra ela isto parece contraditorio]. Uma
evidência desse desconforto
foi a participação de pessoas
brancas no processo de
libertação[dona crente isto não tem nada a ver e jamais poderia servir como evidencia] a outra evidência,
é que a Lei Áurea foi
assinada por uma pessoa
branca[neste caso o que estava em jogo era o altruismo ,aquele sentido naturalista que evidenciamos em nos mesmo e logo não queremos para outros] a outra evidência, é
que os norte-americanos e
ingleses que pressionaram o
Brasil pelo fim da escravidão
eram, na sua esmagadora
maioria, pessoas brancas.
[eu ja falei sobre altruismo e não ficou evidencia nenhuma que tinha deus deuses ou qualquer coisa que seja]
Orar ao Deus Misericordioso
e ao mesmo tempo
escravizar pessoas foi um
desconforto[antigamente na biblia voce ve deus matar 70.000 mil pessoas por um que se chamam pecado de apenas uma ,parece que voce quer dar sentido a um fato que nao teve nada a ver com qualquer coisa chamada divindade ,mais esta tentando encaixar este pensamento na libertação dos escravos], uma
contradição que levou o
algoz a ser o próprio
Libertador[isto não é evidencia porque não foi nada tão simples assim dona crente].
Eis as evidências.
Evidências FAIL.
Anônimo disse…
Dona crente se for o teu caso
se você é cristã você se
encaixa no oportunismo do
cristianismo
atual que exibe variedades e
tipos de
corrupção ''espiritual'' para
todos os
gostos específicos:
intelectuais,
filósofos, humanistas,
teólogos do
liberalismo-cristão,
ecumênicos,
pacifistas, curandeiros e
exorcistas
etc

Não sou mulher sou homem, passar bem dona crente ;-)
Caruê disse…
´´Por quê Deus haveria de se
preocupar mais com o Ser
Humano do que com um
parasita``
Fiquei realmente confuso quanto a sua religião, não deve ser uma daquelas cristãs que alegam que Deus enviou seu único filho para pagar por nossos pecados(Cristianismo).
Pelas suas próprias palavras posso ver que o mundo é regido por leis físicas as mesmas que determinam quem nasce com saúde da de quem não teve sorte e que a condição humana é irrelevante a Deus. Porque eu deveria venerar uma entidade que não se importa com a luta entre um parasita e um humano?

Perdão a todos por desviar um pouco do assunto.

Quanto a grupos negros ateus.
Ser ateu não impede ninguém de ser racista, neste caso o racismo fica evidente. Os ateus são míseros 1,5% da população ao invés de se separar em brancos e negros devíamos buscar alianças com os agnósticos deistas e algumas religiões minoritárias. Combater o proselitismo cristão e evangélicos nas escolas, assegurar o laicismo do estado ...
Senhora Crente disse…
Você não é muito boa de argumentos.
Anônimo disse…
A senhora crente bêbada delirante disse:
{a Lei Áurea foi assinada por uma pessoa branca}

POR QUEM MAIS SERIA?
...por um negro escravo? (tipo: cansei de ser escravizado vou assinar uma Lei para me soltar)

...por uma pessoa verde?
J.M. disse…
Não alimentem as senhoras trolls!
Já deixei que levar as insanidades da Senhora Crente a muito tempo.

O Monstro do Espaguete Voador é mais real que as crenças dela.
Senhora Crente disse…
"A senhora crente bêbada delirante disse:
{a Lei Áurea foi assinada por uma pessoa branca}

POR QUEM MAIS SERIA?
...por um negro escravo? (tipo: cansei de ser escravizado vou assinar uma Lei para me soltar)

...por uma pessoa verde?"


A História poderia ter seguido um caminho diferente. Se os Escravos se organizassem em exércitos e agissem no sentido de exterminar ou escravizar os brancos, chegaria um momento em que os europeus teriam de se render. É sabido que a condição física dos negros é superior à dos brancos; seus músculos são mais densos, podem vencer distâncias com incrível rapidez, etc. Se eles se organizassem, não haveria exército europeu que lhes resistisse. Entretanto, o europeu os enchia de cachaça e assim mantinha seu domínio.
Hoje vejo que o racismo contra negros se dá pela falta de iniciativa e de organização deles para alcançarem a própria liberdade. Animais, como nazistas e facistas, só tem respeito por quem demonstra que pode machucá-los muito.
Muitos, inclusive, colaboravam com a escravidão, seja açoitando seus irmãos, seja caçando-os pelas matas ou até escravizando-se uns aos outros.
Naquele tempo, se organizassem um exército e agissem decisivamente em sentido de se libertar, SEUS LÍDERES CERTAMENTE ASSINARIAM A LEI ÁUREA.
AlyneS2 disse…
Nunca me envergonhei de ser negra. Sou filha de pai negro e mãe branca. Sofri racismo por parte do meu tio ( que agora está de baixo da terra ), ele era um dos poucos religiosos da minha família (meu irmão é o único evangélico da minha família agora e digo que a personalidade dele piorou de mais T.T ), porém quando eu descobri que meu tio não gostava de mim e nem do meu irmão eu não pude nem retribuir minha raiva pois o meu tio já estava doente. Uma semana depois ele comeu formigas.
Se tenho que agradecer a libertação dos escravos tenho certeza que se Deus existisse seria o ultimo da lista. Ou melhor, nem na lista ele estaria.
^^Mas em relação a matéria, eu adorei!!!^^
Arthur disse…
É mas vc não contou com a artilharia poderosa dos europeus,seus canhões e já houveram revoltas negras sim no Brasil como a revolta dos Malês em Salvador em 1835,e adivinha pelos mesmos motivos que apresentei ele foram repelidos,vc acaba de provar que não sabe história!
E eu disse e repito o Brasil só aboliu a escravatura porque a Inglaterra e os E.U.A. já tinham abolido.
Arthur disse…
E outra se Deus existisse nem a escravatura havia existido
AlyneS2 disse…
"O que é um ateu? Um ateu é simplesmente alguém que carece de uma crença em Deus." Meio de brincadeira, ele continua: "Nós não estamos bebendo o sangue de ninguém. Nós não estamos adorando a Satanás."

^^rsrsrsrsrsrs^^

Nunca foram ditas palavras tão verdadeiras.
Gostaria que fosse simples de entender para as senhoras que me xingam de "Seguidora do demônio"
kkkkkkkkkkk
AlyneS2 disse…
"A senhora crente bêbada delirante disse:
{a Lei Áurea foi assinada por uma pessoa branca}

POR QUEM MAIS SERIA?
...por um negro escravo? (tipo: cansei de ser escravizado vou assinar uma Lei para me soltar)

...por uma pessoa verde?"

KKKKKKKKKKKKKKK
AlyneS2 disse…
Gostei de como esse anônimo postou esse comentário. Fico imaginando a cara dessa pessoa. rsrsrsrs
Arthur disse…
também.haha o Capitão óbvio ataca novamente! Nossa que teria assinado a Lei Áurea? Só faltava ele dizer que foi o Scooby-Doo! O pessoal crente tá com carência de QI!
Nao entendo a necessidade de segregação entre Ateus e Ateus Negros. Qual o objetivo disso? Parece até uma tentativa de criar uma subcultura como os proprios cristaos fazem copiando estilos musicais pop, rock, rap e apenas acrescentando jesus aqui e ali

Poderia ate dizer que os Ateus Negros nao acreditam em deus, mas ainda conservam o racismo como valor, senao seriam apenas ateus.


Não custa repetir que é mais fácil tirar o homem de dentro da igreja do que a igreja de dentro do homem (estou ficando repetitivo, eu sei).

O racismo é só mais um dos lixos culturais produzidos pela humanidade, sendo um subtipo (ou supertipo, dependendo do ângulo pelo qual se olhe) do nacionalismo. Sei que para ser ateu uma pessoa não precisa de mais do que apenas rejeitar a crença em deus(es), talvez meramente rejeitar os deus(es) pessoais, mas mesmo assim: por que não aproveitar que fizemos o mais difícil (entender que o Velhinho Barbudo do Céu é só uma lenda) e varrer para fora os lixos nascidos da superstição e da divisão. Abandonemos o racismo, o nacionalismo chauvinista, o sexismo etc.

E abracemos a grande liberdade de não termos que seguir ideias ditadas pela tradição e pelo poder.
'humanismo' de conveniência... disse…
Dizem os ateus:

"Deus ficou calado durante séculos de escravidão, quem libertou os negros foram homens e mulheres."

"...foram leis criadas por seres humanos de carne e osso"

Sejamos então coerentes, ateus.

Quem inventou a escravidão, e a manteve por séculos, também não foi Deus. Foram os homens.

Mas faz parte da incoerência (e de uma certa má-fé) ateísta culpar o Deus em que não acreditam pelas coisas ruins, e louvar o "ser humano" pelas coisas boas...
Caruê disse…
Leis criadas por seres humanos que acreditam em Deus, e acima de tudo acreditam estar seguindo a vontade de Deus ao escravizar.
'humanismo' de conveniência... disse…
"Leis criadas por seres humanos que acreditam em Deus, e acima de tudo acreditam estar seguindo a vontade de Deus ao escravizar."

Bobagem.

Gregos tinham escravos, egípcios tinham escravos, NEGROS AFRICANOS tinham escravos...

E tudo isso desde muito tempo antes do Cristianismo surgir no mapa.

Achar que escravidão é obra do Cristianismo (e que sua abolição não teve apoio de cristãos) é uma das muitas lorotas ateístas.
Achar que escravidão é obra do Cristianismo (e que sua abolição não teve apoio de cristãos) é uma das muitas lorotas ateístas.

Se algum ateu está dizendo que a escravidão existiu POR CAUSA do Cristianismo, então está falando merda mesmo. Tem que ir estudar antes de se achar superior. Que fique bem claro que o Cristianismo não inventou e nem sequer fomentou a escravidão dizendo que 'vai que escravizar é bom, é gostoso, agrada a Deus e não faz mal.' Essa culpa o Cristianismo não tem.

O que ocorre é que, para um sistema de crenças que se pretende revelado pela própria divindade sumamente boa, que se arroga no direito de julgar toda a humanidade (incluindo os vivos e os mortos), é lamentável que o Cristianismo tenha feito tão pouco contra a escravidão.

Mas por que deveria? Deveria porque uma doutrina divinamente revelada deveria estar à frente de seu tempo, e não "sintonizada" com ele. Se eu hoje disser que o Corinthians vai ser campeão brasileiro eu serei digno de riso. Isso seria um vaticinium ex post facto (previsão do fato acontecido). Se eu disser quem será o campeão ano que vem e acertar, aí sim será notável. Se uma religião prega, com séculos de antecedência que a humanidade deve evitar algo que mais tarde se revelaria prejudicial, então isso é notável, mas se a religião apenas endossa a prática de seu tempo, ainda que prejudicial, então ela não está fazendo nada demais.

Um exemplo: vários livros do AT recomendam aos judeus cortarem os bosques dos povos conquistados, deixando apenas as árvores frutíferas. Nos bosques se cultuava a natureza, o que era "pecado". Graças à devastação comandada por Javé a palestina desertificou-se durante a antiguidade, deixando de ser a "terra de leite e mel" do tempo pré-exílico para ser o pedaço árido que os romanos ali encontraram.

Outro exemplo: a escravidão foi a responsável pela falha estrutural da civilização greco-romana (cuja tecnologia e conhecimentos só seriam igualados no século XIX). Pode não ter sido a única, mas foi a maior culpada. Sem falar no sofrimento incrível que causou às vitimas. Ao endossar a escravidão o Cristianismo prolongou e agravou a agonia da Europa, trouxe morte e destruição ao mundo inteiro.

E digo "endossou" pelo simples fato de que tolerou. Tolerar o mal é endossá-lo. A Igreja guardiã da moral e detentora da revelação divina não achava errado escravizar ninguém. Na Bíblia Paulo até aconselha os escravos a serem submissos.

Ao fazer isso, a Igreja não mostrou revelação à frente de seu tempo, mostrou apenas estar de acordo com o espirito do temop. Tal como hoje, nessa era consumista desenfreada e tão materialista, quando as igrejas vendem Deus como produto e os milagres como um serviço garantido. De acordo com o espírito do tempo. E portanto, totalmente isentas de revelação. Obra de homens apenas. Tal como todas as religiões anteriores.

Não é preciso ser profeta para enxergar o que todo mundo vê.
Arthur disse…
Humanismo de conveniencia caso o senhor retardado não tenha lido os papas dos séculos de escravidão apoiavam (e na cara dura!) a escravidão sim,como eu disse teve um que não me lembro ao certo que disse: "A escravidão negra é lícita e divina" e "Deus mandou os homens brancos para dominar e os negros para serem dominados".Então não fale (ou invente) sobre a escravidão se você não lê sobre história da idade moderna!
Anônimo disse…
Crentes: "Deus, sem você, é lenda. Você, sem Deus, é livre."
EMPORIO DO VIDRO disse…
não conheço outro ateu negro, me sinto só, acho que camila pitanga tambem é, mas imagina eu batendo em sua casa dizendo que estou solitario e ela como ateia e negra deveria me dar colinho, vou logo dizendo que se colar, nunca mais volto pra cas, eita negra ateia linda.
sem brincadeira, só conheço camila pitanga, sinto-me só de verdade
Anônimo disse…
Não preciso de uma crença pra ter inspiração.
Basta pensar no meu salário no fim do mês que estou inspirado pra trabalhar. Basta pensar num país com menos desigualdade que estou inspirado pra discutir sobre política e protestar. Basta pensar no futuro, no resultados das minhas ações e posso me inspirar pra fazer qualquer coisa
Anônimo disse…
Preconceitos... lamentavel, eu como bom catolico reconheço que todos merecem direitos iguais:Negros, Brancos,LGBTS, hetero(já possuem há muito tempo), homems(Já possuem há muito tempo) e mulheres(estão em vanço de igualdade)resumindo igualdade para todos sem excessão.
Anônimo disse…
O homem é o único responsável pelos seus atos, sejam bons ou ruins.
Unknown disse…
Esse deus que vc fala é o mesmo que permitia q pessoas de outras nações fossem escravizadas?!! Q piada é essa?!
Ivad disse…
Senhora crente. A mais pura essência do que significa ser um crente. Que deus me livre de si mesmo...
Carlos disse…
Deus não ficou calado durante a escravidão dos africanos, ele levantou os seus servos, quakers, metodistas e evangélicos na Inglaterra ( como walbeforce e david ligingstone, etc) para combater essa pratica opressora, que Jesus se manisfestou para destruir (Lucas 4 é somente um dos muitos textos que jesus condena e destrói a escravidão), OBRIGANDO o governo Inglês a proibir a escravidão e o tráfico de escravos, que por sua vez OBRIGOU as outras nações a eliminar a escravidão. uma rápida pesquiza na internet lhes informará a esse respeito. portanto a bíblia foi o livro que inspirou os abolicionistas ingleses, e por causa deles a escravidão dos africanos foi abolida, mas o sistema do mundo nunca aboliu a escravidão. como o sistema comunista ateísta da CHINA por exemplo que escraviza o seu povo para que os ocidentais hipócritas tenham celulares a precinho de banana
Ryoko disse…
além de alienado é teórico da conspiração

desde gibriba proíbe escravatura, o seu maxinho yeshu disse que não veio abolir nada, mas fazer cumprir

otário desinformado papagaio de pastoreco picareta

vc tá buritinha...
Unknown disse…
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse…
Este comentário foi removido pelo autor.

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Veja 14 proibições das Testemunhas de Jeová a seus seguidores

Robinho: de jogador promissor a evangélico fanático e estuprador

Bíblia tem muitas contradições, mas ela pode ser útil, até para ateus

Jesus histórico existiu e qual seria a etnia dele? Veja a abordagem de pesquisadores

Justiça da Noruega mantém cassação do registro das Testemunhas de Jeová

Leia trecho de livro-reportagem sobre o projeto de poder de evangélicos