Pular para o conteúdo principal

Padre holandês prefere sair da igreja a ter de deixar seu 'amor'

por Jesús Bastante, do Religión Digital

Jan e Threes 
vivem juntos há 46 anos
Jan Peijnenburg (foto) tem 81 anos, e é sacerdote. Há 46 anos mantém uma relação sentimental com a senhora Threes van Dijck (foto), de 85 anos. Agora, o bispo de sua diocese, Hertogenbosch, a maior da Holanda, lhe deu um ultimato: ou termina com a relação, ou deverá abandonar o sacerdócio. Tem prazo até 1º de dezembro. Já deu uma resposta: “Antes que deixar o amor da minha vida, deixarei o sacerdócio”.

O padre está há meio século trabalhando como sacerdote católico. Atualmente está em Eindhoven, sem ocultar nem propagandear esta relação. O “escândalo” se deu depois que ambos publicaram um livro em que solicitam à Santa Sé que acabe com o celibato obrigatório na Igreja católica de rito romano.

Durante muitos anos, revelam no livro o sacerdote e sua mulher, a diocese fez vista grossa sobre a situação. Como reconhecem agora na Igreja holandesa, “não é excepcional que sacerdotes vivam com uma companheira”. O problema foi que, “ao criticar abertamente o princípio do celibato, o padre Jan foi longe demais”.

Den Bosh, porta-voz do bispo, explicou à imprensa que a imposição ao sacerdote é uma “decisão irrelevante em sua vida”, mas “trata-se de uma condição que deve ser assumida necessariamente quando se escolhe o sacerdócio”.

Papa inibe debate sobre celibato, mas aceita padres anglicanos casados.
janeiro de 2011

Comentários

Acho correto. É um jogo em que se entra sabendo as regras, acho estupidez "entrar" e depois querer mudar tudo. É o mesmo que um jogador assinar contrato com o Corinthians e querer que a direção do clube mude a cor da camisa para verde (sabemos que existem padres casados, gays, etc, da mesma forma que sabemos que cada jogador de futebol tem seu time de coração).
Anônimo disse…
Putz, essa comparação com o futebol foi escrota. Desculpa, mas foi!
Israel Chaves disse…
Bem, mas se ninguém nunca reclamar, nada nunca vai mudar. O que você diz é que as coisas devem ser imutáveis? Se a igreja estabeleceu determinada regra, ela tem que ser cumprida eternamente, e quem não concordar que saia da igreja? Você é Testemunha de Jeová, ou algo assim? Porque é o tipo de pensamento que eles têm.
Tem muita gente que realmente acha que a igreja pode ser algo bom, se forem feitas algumas mudanças. É direito dessas pessoas tentarem lutar por essas mudanças que acham corretas, e celibato é um assunto que vem sendo tocado há muito tempo por padres de todo o mundo que sabem que é uma regra sem sentido. Ela foi criada unicamente para que a igreja, e não os filhos, herdassem todo o dinheiro dos sacerdotes na idade média, onde só nobres podiam entrar para o clero. Ou seja, hoje em dia celibato não faz sentido.
Com ou sem celibato, eu acho a igreja uma porcaria. Mas é bem possível que sem essa regra, com os padres tendo liberdade sexual, houvesse menos casos de abusos por parte deles. Deixem eles transarem com mulheres adultas (ou homens, tanto faz), para poupar as criancinhas.

Essa história de "se não gosta da regra, não participa", é idiotice. Não é assim que funcina o progresso.
Cristian Z. R. disse…
Este comentário foi removido pelo autor.
Cristian Z. R. disse…
Usando uma expressão bíblica: É mais fácil um camelo passar pelo buraco de uma agulha do que a igreja católica mudar alguns de seus conceitos.
Anônimo disse…
O NÃO aceitar mulheres no seu quadro de sacerdotes , demonstra que a ICAR é machista , preconceituosa e estimula o preconceito e o destrato para com o semelhante e principalmente com o sexo feminino , e vale lembrar que no Judaismo e no Islamismo é ainda pior, muuuuuuuuuito pior ?

Tudo culpa da Gibiblia e das sua primas irmãs Torá-talmud e alcorão....


Se eu fosse mulher nunca seria religiosa...
Cristian Z. R. disse…
Sobre o padre da matéria, o amor é mais forte que qualquer religião e qualquer deus, quem luta contra os sentimentos e os instintos está indo contra a natureza humana isso para mim é o pior "pecado" que existe.
Anônimo disse…
Com a relação ao comentário do Metal House, você se esquece ou simplesmente não sabe que nenhuma regra é imutável, nem mesmo nas igrejas. Essa história de que as regras religiosas são eternas é só conversa fiada reforçada pela ignorância das pessoas sobre a instituição em que estão.
Quer exemplos: até o ano 1000 o catolicismo aceitava o divórcio, até 1200 aceitava o casamento de padres, até por volta de 1800 o aborto e etc.
Para os que não sabem uma das maiores discussões no famoso concílio de Trento era sobre o divórcio, muitos bispos não aceitavam a idéia de casamento ser eterno pois muitos padres e santos dos primeiros séculos aceitavam o divórcio tranquilamente. Tanto é que a fórmula do concílio foi que a inulidade do casamento só pode ser pastoral e não doutrinal. Ou seja, pela própria doutrina católica a não aceitação do divórcio é uma postura pastoral, o que significa que pode ser mudado pelo pastor (bispo) quando quiser.
Anônimo disse…
Só um acréscimo que esqueci: a regra pode ser mudada pelo bispo de Roma (papa) e pelo bispo local, se não houver oposição de Roma.
Anônimo disse…
a religiao é feita de pessoas, a ICAR perdeu muitos adptos e continua perdendo pelo simples fato de nao aceitar mudanças.conheço pastores que foram padres, e mudaram de lá por nao aceitar certas regras, e lembremos que a reforma protestante, só acnteceu pq a sé nao aceitava as reividicaçoes de Lutero outros do clero, como Savonarola, Wicliff e etc.izaque.
Anônimo disse…
o crime do padre Amaro
Agislânia disse…
E a velha hipocrisia se mantêm... eles podem fazer qualquer coisa que vá contra o que pregam, desde que ninguém fique sabendo.
Anônimo disse…
Ahh fala sério vai?? até quando vai ficar a mesma discução de sempre??? comparação de como achar o certo cada um faz a sua! se inventa de futebol ou clube da luluzinha tanto faz! cada um entende do jeito q pode!
Ta mais do q certo este padre! Deus ja criou a mulher pro homem não ficar sozinho! Alguem lembra da Masson?? não pode haver mulheres! e que a igreja catolica faz? o mesmo!! uhul vamos dar glória? tem gente q vai! ¬¬
Não tem essa de cristão ou não para de religiosidade e Seja de DEUS!!!! vai lá ler exodo e apocalipse q vc vai ver sobre regigiosidade santos em imagens e sobre a igreja catolica e outras igrejas cristãs como T. Jeová!
Anônimo disse…
corrigindo Religiosidade... sorry!
Bia.. disse…
Estamos queremos mudar algo que ñ é da nossa conta...por isso que á tantas igrejas hoje no brasil..e cada uma com uma doutrina.Ficam copiando o que o "mundo" fala..não da nem para imaginar aonde vamos parar assim.
Anônimo disse…
O padre assim como qualquer outro ser-humano tem o direito de se casar, com o homem ou a mulher que ele quiser, pois todo mundo ama, seja rico ou seja pobre, seja hetero ou seja gay, seja branco ou seja negro, seja homem ou mulher em fim o amor é para todos e todos necessitam dele, é natural do ser humano e se um padre ter uma mulher ou um esposo ao seu redor ele se sentiramuito mais completo e feliz e estara trabalhando de maneira normal e compromissada assim como qualquer cidadão humano.(Celibato é assinar um contrato de solidão e depressão)
Anônimo disse…
Tira logo esse conservadorismo barato, hipocrisia é coisa de Evanjeguico Brasileiro.
Anônimo disse…
Daqui a pouco burro e evangelico vai ser a mesma coisa é por isso que eu me orgulho de ser Evangelico, um Evangelico que têm opinião propria, que valoriza a ciencia e que sabe que a religião não pode influenciar na politica, sei que ser gay é genetico assim como ser hetero e que ateismo e religiosidade é escolha e ambas merecem respeito, mas confesso que dentro da minha religião existem verdadeiras antas e papagaios assim como existem os tolerantes e inteligentes.

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Santuário Nossa Senhora Aparecida fatura R$ 100 milhões por ano

Vicente e Soraya falam do peso que é ter o nome Abdelmassih

Origem da religião: ensinamentos dos nossos ancestrais monstruosos

Título original: Origem da religião na pré-história  por Luiz Felipe Pondé para Folha Muitos leitores me perguntaram o que aquela peça kafkiana cujo título era "Páscoa" queria dizer na coluna do dia 2/4/2012. O texto era simplesmente isto: a descrição de um ritual religioso muito próximo dos centenas de milhares que devem ter acontecido em nossa Pré-História. Horror puro, mas é assim que deve ter começado toda a gama de comportamentos que hoje assumimos como cheios de significados espirituais. Entender a origem de algo "darwinianamente", nada tem a ver com a "cara" que esse algo possui hoje. Vejamos o que nos diz um especialista. O evolucionista Stephen Jay Gould (1941-2002), num artigo de 1989 cujo título é The Creation Myths of Cooperstown , compara a origem mítica do beisebol (supostamente nascido em território americano e já "pronto") com a explicação evolucionaria do beisebol. Gould está fazendo no texto uma metáfora do...

Neymar paga por mês R$ 40 mil de dízimo à Igreja Batista

É impossível livrar poder público da eligião, afirma jornalista

Título original: O nome de Deus por Hélio Schwartsman para Folha "'Deus seja louvado' no real não causa aborrecimento grave" Num ponto eu e a CNBB estamos de acordo: há coisas mais essenciais com as quais se preocupar do que o dito "Deus seja louvado" nas cédulas de real. Ainda assim, vejo com simpatia o pedido do Ministério Público para que a expressão seja retirada das notas. Sou ateu, mas convivo bem com diferenças. Se a religião torna um sujeito feliz, minha recomendação para ele é que se entregue de corpo e alma. O mesmo vale para quem curte esportes, meditação e literatura. Cada qual deve procurar aquilo que o satisfaz, seja no plano físico ou espiritual. Desde que a busca não cause mal a terceiros, tudo é permitido. Isso dito, esclareço que não acompanho inteiramente a tese do procurador Jefferson Aparecido Dias de que o "Deus seja louvado" constrange os que cultuam outras divindades ou não creem. Em teoria, isso pode ocorrer...

Limpem a boca para falar do Drauzio Varella, cristãos hipócritas!

Varella presta serviço que nenhum médico cristão quer fazer LUÍS CARLOS BALREIRA / opinião Eu meto o pau na Rede Globo desde o começo da década de 1990, quando tinha uma página dominical inteira no "Diário do Amazonas", em Manaus/AM. Sempre me declarei radicalmente a favor da pena de morte para estupradores, assassinos, pedófilos, etc. A maioria dos formadores de opinião covardes da grande mídia não toca na pena de morte, não discutem, nada. Os entrevistados de Sikera Júnior e Augusto Nunes, o povo cristão da rua, também não perdoam o transexual que Drauzio, um ateu, abraçou . Então que tipo de país de maioria cristã, tão propalada por Bolsonaro, é este. Bolsonaro é paradoxal porque fala que Jesus perdoa qualquer crime, base haver arrependimento Drauzio Varella é um médico e é ateu e parece ser muito mais cristão do que aqueles dois hipócritas.  Drauzio passou a vida toda cuidando de monstros. Eu jamais faria isso, porque sou ateu e a favor da pena de mor...

Universal usa queda de prédios para amedrontar ex-fiéis

Escombros dos prédios onde morreram 17 pessoas Incorporado em uma mulher, o diabo compareceu em um culto da Universal para dizer ter sido ele que derrubou os três prédios do centro do Rio porque lá havia ex-obreiros e um ex-pastor da igreja. Ele afirmou que os ex-fiéis estão agora no inferno, “chorando sangue”. Trata-se de uma encenação da Universal para amedrontar os fiéis que saíram da denominação rumo à Igreja Mundial, na expectativa de que eles voltem para não ter de pagar a sua traição com uma maldição. A mensagem subliminar que a igreja passa é essa. Esse terrorismo serve também para inibir novas defecções – inclusive de pastores -- em favor da igreja de Valdemiro Santiago, cuja colheita de dízimo deve estar aumentando na proporção em que a da Universal cai. Cultos e programas da TV Iurd, na internet, têm apresentado outros casos de fiéis que foram penalizados porque deixaram a Universal, na mistificação construída pelos pastores, incluindo Edir Macedo, o chefe...

O incrível padre Meslier. Ateu enrustido, escreveu contundentes críticas ao cristianismo e a Jesus

Católicos vão à polícia contra humor de jovens de Joaçaba

FREI BRUNO: ANTES E DEPOIS DA ACADEMIA Fiéis ficaram ofendidos com brincadeiras como essa O espírito de algum talibã deve ter se incorporado no pároco da Catedral de Santa Teresinha, de Joaçaba (SC), e em integrantes da Associação dos Amigos de Frei Bruno, porque eles registraram B.O. (Boletim de Ocorrência) em uma delegacia contra a página de humor "Joaçaba Mil Grau", no Facebook, sob a acusação de ofensa religiosa. O que irritou os católicos foram fotomontagens, como a acima, com a estátua de 37 metros de altura do frei Bruno, que se encontra instalada no ponto mais alto da cidade, em lugar que se tornou destino de romaria. Bruno Linden (1876 – 1960) é venerado na região por ter sido um sacerdote humilde e caridoso. Joaçaba tem 27 mil habitantes e fica a 370 km de Florianópolis, a capital. O pároco Paulo Ramos da Silva afirmou que “mexer com a fé e desrespeitar a imagem do frei Bruno é uma afronta muito grande”. Para ele, a liberdade de expressão não pode ser usad...