Pular para o conteúdo principal

Papa inibe debate sobre celibato, mas aceita padres anglicanos casados

No dia 1º de janeiro, o bispo da Igreja Anglicana Keith Newton (foto), de Londres, casado e com três filhos e avô, oficializou sua mudança para a Igreja Católica. Na ocasião, disse: "Minha mulher e meus filhos foram um grande apoio durante todo o meu ministério, e sei que continuarão sendo".

Bispo Newton tem 
três filhos e é avô
O papa Bento 16 se nega a colocar em debate a obrigatoriedade do celibato, resistindo a pressões de fiéis e de setores da própria igreja, mas acolhe de braços abertos sacerdotes casados anglicanos descontentes com as reformas pelas quais passam a denominação, como a ordenação de mulheres, aceitação do aborto e as bênçãos aos casais homossexuais.

Assim, embora esteja acolhendo anglicanos casados, a Igreja Católica reafirma o seu conservadorismo, ao mesmo tempo em que ostenta um discurso hipócrita de que está mudando.

O Vaticano acaba de criar o Ordinariato Pessoal no território da Inglaterra e do País de Gales para os sacerdotes anglicanos que desejarem ter uma “plena e visível” comunhão com a Igreja Católica. Keith Newton foi nomeado o responsável por esse posto de recrutamento.

Em novembro de 2009, o papa aprovou a Constituição Apostólica Anglicarorum coetibus para permitir a aceitação dos tradicionalistas anglicanos.

A Igreja Anglicana foi criada em 1534 por Henrique VIII, rei da Inglaterra e senhor da Irlanda, em retaliação ao papa Clemente VII, que anulou seu casamento com Catarina de Aragão.

Agora, desde que começaram as reformas na Anglicana, centenas de sacerdotes conservadores manifestaram intenção de pular para o barco católico, e não só na Inglaterra, mas também nos Estados Unidos.

A teóloga americana Mary E. Hunt escreveu que, enquanto o Vaticano aceita os anglicanos casados, os católicos que se decidem pelo sacerdócio continuam proibidos de constituírem família.

“Eles [integrantes da hierarquia católica] murmuram algo sobre tradição e certas distinções. Mas a retórica se enfraquece enquanto defendem o indefensável contra a sua própria prática. Isso não é bonito.”

Com informação do Religion Dispatches.

novembro de 2008

Comentários

Anônimo disse…
Anglicarorum castratibus

O Papa mandou avisar que o desviado padre anglicano será bem recebido.
Após a vasectomia.
Ou sem o bilau.
Yuri S. C. disse…
"A Igreja Anglicana foi criada em 1534 por Henrique VIII, rei da Inglaterra e senhor da Irlanda, em retaliação ao papa Clemente VII, que anulou seu casamento com Catarina de Aragão."

Desculpe, mas não há nada de podre nesse parágrafo?
Está faltando uma negação aí
Wesley disse…
Yuri vc é um grande BABACA! E BURRO TAMBEM!
Anônimo disse…
Sim, o papa não anulou o casamento de Henrique VIII com Catarina de Aragão, sua segunda esposa. Porém essa não foi a única causa da separação da Igreja da Inglaterra(posteriormente conhecida como Anglicana) da Igreja de Roma (Católica Romana).

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Veja 14 proibições das Testemunhas de Jeová a seus seguidores

Robinho: de jogador promissor a evangélico fanático e estuprador

Bíblia tem muitas contradições, mas ela pode ser útil, até para ateus

Justiça da Noruega mantém cassação do registro das Testemunhas de Jeová

Jesus histórico existiu e qual seria a etnia dele? Veja a abordagem de pesquisadores