Pular para o conteúdo principal

Igreja é culpada por morte de criança afogada em pia batismal

Gabrielli foi encontrada de bruços no tanque da pia
A Justiça de Joinville (SC) condenou a Igreja Adventista do Sétimo Dia a pagar indenização de R$ 200 mil à família da menina Gabrielli Cristina Eichholz (foto). Ela foi encontrada desacordada de bruços na pia batismal de um templo e morreu em um hospital. Tinha um ano e sete meses.

O caso ocorreu no dia 3 de março de 2007. Em agosto do ano seguinte, o pedreiro Oscar Gonçalves do Rosário foi condenado a 20 anos de prisão sob a acusação de ter violentado e matado a menina. Na época, Rosário confessou o crime à polícia, participando de uma reconstituição.

A morte da menina teve grande repercussão na imprensa. O pedreiro foi chamado de monstro por Andréia Pereira, a mãe de Gabrielli. No Tribunal, Rosário disse que tinha sido forçado pela polícia a assumir a autoria da violência.

Ele foi solto em 2010 porque seu advogado, ao recorrer da condenação, expôs a fragilidade das provas. A sentença foi anulada e o processo arquivado em 2011.

Para a Justiça, a igreja evangélica foi negligente, de acordo com a sentença anunciada no dia 31 de outubro deste ano.

Levada ao templo pela mãe, Gabrielli estava na sala de recreação sob os cuidados de voluntárias. A menina saiu dali e foi encontrada desfalecida na pia batismal. Ela morreu na emergência do Regional Hans Dieter Schmidt em consequência de afogamento.  

Quem desconfiou de que a menina tivesse sido vítima de violência sexual foi a pediatra Lusinete Soares. Ela chamou a polícia por achar que o ânus de Gabrielli estava dilatado, havendo uma lesão interna.

A polícia ouviu mais de cem pessoas e algumas delas foram tidas como suspeitas, entre as quais estava Rosário, que trabalhava em uma obra próxima do templo.

Foto de Rosário da época da
morte da menina, em 2008
O relato da época da polícia foi o seguinte:  bêbado, Rosário (foto) tinha visto a menina brincando em um pátio do templo e entrou ali com a intenção de violentá-la. Para que Gabrielli  não chorasse, ele a estrangulou, masturbando-se diante do corpo dela. Em seguida, colocou-a na pia batismal para simular um afogamento.

Embora não tenha sido encontrado esperma em lugar algum, a versão da polícia foi reforçada pelo testemunho do pastor Izaque dos Santos segundo o qual era impossível a menina ter subido sozinha na pia batismal de 1,60m de altura. O tanque estava com 20 centímetros de água, uma quantidade para verificar se havia vazamento.

A Igreja Adventista poderá recorrer da condenação.

Juliarde Luiz Eichholz, o pai de Gabrielli, e sua mulher estavam pedindo, além da indenização, pagamento de uma pensão mensal de dois salários mínimos (R$ 1.090). O juiz negou.

Rosário poderá acionar o Estado por ter ficado preso injustamente.

Com informação da Folha, do TJ de Santa Catarina e deste site.

Pedreiro acusado de ter matado criança pega 20 anos de prisão.
15 de agosto de 2008

Comentários

Lia/fpolis disse…
Enfim a verdade prevaleceu. A burra da pediatra tem de se explicar, foi ela a causadora de todo mal que esse coitado sofreu. Há muitas semelhanças com o caso da escola Base em SP. Viram 'lesões de abuso' onde não passava de falta de cuidado e higiene adequados da mãe da suposta vítima. Acabaram com a vida da família dona da escola.

Agora fica patente a negligência da Igreja, como é de 'igreja' não querem aceitar, querem jogar para um coitado que estava ali na hora errada. A tal lesão no ânus da criança foi causada pelo quê? a médica tinha de dizer e o IML também. Já vi ciranças com dilatações sérias assim, resultado de constipação severa, concentração de fezes no reto e defecação dífícil, mesmo com remédios, muitas vezes só saindo com ajuda manual. Tive caso assim na família, dava dó ver tanto sofrimento, era um verdadeiro 'parto'.
Anônimo disse…
Minha enteada também já teve problemas de evacuação, meu marido tinha que ajudá-la defecar manualmente, é provavel que isso tenha acontecido com essa criança. Agora o que me chama atenção neste caso é o fato da imprensa não ter informado com o mesmo destaque a inocência do pobre pedreiro.Eu só fiquei sabendo disso hoje.
Anônimo disse…
E o pau quebrou nas costas de quem?Do pobre pedreiro.

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Veja 14 proibições das Testemunhas de Jeová a seus seguidores

Robinho: de jogador promissor a evangélico fanático e estuprador

Bíblia tem muitas contradições, mas ela pode ser útil, até para ateus

Qual é a doença mais difícil de curar? Eis a resposta

Cannabis leva a drogas pesadas? Causa transtorno mental? Veja o que a ciência diz

Vicente e Soraya falam do peso que é ter o nome Abdelmassih

Justiça da Noruega mantém cassação do registro das Testemunhas de Jeová