Pular para o conteúdo principal

Ateísmo perde 300 adeptos por dia, aponta pesquisa de entidade cristã

O secularismo tem avançado na Europa Ocidental, mas se restringe a essa região porque as religiões continuam se expandido nos demais países, tanto que de 2000 a 2011 o ateísmo perdeu em média 300 adeptos por dia e o grupo de pessoas não religiosas diminuiu 700. É o que mostra o estudo anual Status of Global Missions, do International Bulletin of Missionary Research, que é mantido por cristãos missionários.

Pelo estudo, em meados de 2000 os ateus eram 138.925.000, caindo em meados de 2011 para 137.555.000. Na projeção para 2025, o número de descrentes será menor ainda, de 133.631.000.

O site católico Religion en Libertad recuperou dados de 1970 da Bulletin of Missionary para apontar que em 41 anos o ateísmo perdeu 28 milhões de adeptos, embora houvesse, no mesmo período, crescimento de mais de 100 milhões de pessoas não religiosas.

A explicação, segundo o site, é a queda de regimes comunistas cuja população tida como de ateus passou a ser de não religiosos.

O Status of Global Missions mostra que de 2000 a 2011 todas as religiões cresceram, destacando-se as cristãs, que obtiveram no período a média diária de 83 mil novos fiéis, passando de 1,997 bilhão para 2,306 bilhões. Essa expansão deveu-se sobretudo às religiões evangélicas.

Em segundo lugar, está o Islã, que conseguiu a média de 79 mil devotos por dia, crescendo no período de 1,294 bilhão para 1,578 bilhão.

Estudo aponta crescimento de todas as crenças  


Comentários

Daniel Martins disse…
É, a queda da união soviética foi um problema para os números frios sobre o ateísmo no mundo. Contudo, lá tal ateísmo era forçado pelo Estado, o que não é benéfico para nenhum sistema de crenças e não-crenças, assim como não é uma teocracia.
Mas, esse dado em geral ainda tem outros erros. A maioria dos ateus não tem coragem de se declararem como tal, pois as famílias, e a sociedade ao entorno deles, em sua maioria, não os aceitaria.
Já foi, e ainda é, assim com os homossexuais(embora esteja melhorando), e outros grupos minoritários.

Outro ponto é que o aumento do número de religiosos é, em grande número, automático, não parte da liberdade individual. Boa parte das crianças são batizadas quando mal tem capacidade cognitiva para decidir sobre isso. Alguns evangélicos se vangloriam que o batismo de seus filhos já é quando são mais velhos. Mas não comentam a imposição de um modelo e as más consequências que o desvio do mesmo trariam a esses.
Mesmo vindo de uma entidade cristã, não contesto os dados porque não tenho acesso a outros. Mas considerações sobre os números devem ser feitas, faz parte do processo.
yami karasu disse…
Hmmmmmmm.....
Achei, no começo, essa matéria um pouco tendenciosa (e ainda é), porém faz um pequeno sentido (de uma certa forma, no erro e retirando q puxa um saco enorme p/ a religião q fez o "estudo").

Pode até ser um ñ-religioso, porém, essa pesquisa literalmente engloba os agnósticos na categoria ateus e/ou ñ-religiosos. Fazer o q? P/ eles tudo é a msma coisa....talvez.....
[thg] disse…
É claro que as religiões cresceram e vão continuar crescendo: a população dos países pobres (= mais religiosos) continua tendo filhos como coelhos...
Anônimo disse…
Eu tenho a impressão que ocorre o contrário.Entidade cristã? Credibilidade seria o forte da pesquisa?
Anônimo disse…
As informações são tendenciosas, pois não equiparam com o crescimento populacional, o que pode indicar um crescimento negativo como ocorre há 150 anos com o cristianismo, com crescimentos positivos eventuais. Mas na média global o crescimento é negativo, ou seja, inferior ao crescimento populacional. Estamos em um ciclo positivo por diversos fatores como uma jornada das religiões aos países mais pobres, à China, à India, à África, que são territórioa relativamente virgens ao proselitismo religioso. Onde existir pobreza a religião vai aumentar, mas depois com a inclusão digital massiva volta a cair.
Sky Kunde disse…
Com o cristianismo evangélico-oba-oba-tudo-é-permitido-desde-que-aceite-jesus de hoje, não é de estranhar esse aumento. Como já disseram, a taxa de natalidade nos países mais atrasados e religiosos é muito maior.

E ainda, com à abertura dos países comunistas, como a Rússia e a China, os missionários cristãos partiram com tudo pra conquistar prosélitos.
Cláudio disse…
Este comentário foi removido pelo autor.
Cláudio disse…
Eu tenho a impressão que ocorre o contrário.Entidade cristã? Credibilidade seria o forte da pesquisa? ²

Concordo com o anonimo aí em cima Paulo, postar pesquisas de entidade cristã sobre ateísmo??? É o mesmo que postar pesquisa de uma entidade Skinhead sobre judeus e negros.
Bruno Nigro disse…
Isso é igual aquelas pesquisas para saber que clube tem a maior torcida. E claro, a credibilidade é muito questionável.
John Constantine disse…
Prefiro fontes isentas e imparciais, qdo se trata de estatisticas. Essa "pesquisa" ai foi feita por um site cristao, o que da margem a duvidas e desconfianca da credibilidade da fonte deles.
Headbanger Ateu disse…
Primeiro: o site coloca ateísmo como crença e como algo digno de ser "adepto" (clássica burrice típica dos crentes).

Segundo: o número de ateus deve apenas ter diminuído tendo em vista o crescimento opressor das religiões imperialistas (islã e cristianismo). Tais religiões são as que mais visam se infiltrar no governo com suas idéias e o Brasil, quando se fala a respeito do cristianismo (já que o islã é uma minoria superada até mesmo pelo número de ateus e agnósticos), é referência nisso.

Há as "lendas urbanas" de que ateus e agnósticos, muitos deles, fazem parte de igrejas evangélicas (já que o evangelismo protestante é o mais opressor e separatista). E eles estariam entre os pastores, apóstolos, teólogos e posições de alto escalão nas igrejas. Tudo por conta da opressão social da falta de emprego e da óbvia opressão das igrejas de ordem protestante e imperialista quanto a terem ateus como pessoas ruins.

Contudo, a falta de emprego e a ascensão opressora das religiões de ordem governista e imperialista deve ser uma das possíveis causas da "baixa" de ateus. Que na verdade, podem ter passado para o outro lado da moeda não como reais crentes, e sim, como charlatães sociais. Ou a bem da sobrevivência, ou a bem da imagem social.

P.S. - Edir Macedo, a meu ver, é tão ateu quanto eu.
Anônimo disse…
De fato ateismo não é crença e nem filosofia de vida e nem tem cartilhas de regras, e religião sempre fez mal a humanidade ,pessoas apedrejas, guerras, pessoas queimadas, homens bomba, etc
Anônimo disse…
Pesquisa minimamente suspeita. Só o ateismo e o "sem religião" possuem numeros negativos, e aidna são pequenos. Do onde sairiam todas essas pessoas? Nasceram tantas pessoas assim no mundo?
Anônimo disse…
Não confio muito nessa pesquisa, nesse programa do Atheist Experience fala que 3 maior grupo do mundo. E aposto que eles devem ter pesquisado em fontes neutras.
http://www.youtube.com/watch?v=B2SUwLt58oA&feature=related

Detalhe, linhas do budismo não acreditam em deus, confucionismo e taoísmo também não acreditam. Logo são ateus também, a metodologia da pesquisa já esta errada.
Rodrigo*
Anônimo disse…
Ateísmo não é para qualquer um. Tem que, antes de tudo, ter QI, sensatez e racionalidade... Melhor a qualidade de ateus do que a quantidade
Também questiono a imparcialidade da pesquisa.
Este resultado pode também ser consequência de vários fatores. Um deles é a existência de ateus não declarados e, outro fator importante, é que a taxa de natalidade dos países pobres é bem maior que a dos países ricos, onde o nº de ateus é maior. Está comprovado, por estatísticas, que o nível educacional de um país é diretamente proporcional ao nº de ateus. Isso prova que quanto mais consciente e esclarecido um indivíduo, mais facilmente ele se vê como ateu e assume esta condição.
carlosqevedo disse…
Não é o que está dizendo (aqui no Brasil, pelo menos) a última pesquisa da Fundação Getulio Vargas, que informa um aumento no ateísmo; este já tem 6,7%, segundo pesquisa. vamos ver daqui há uns anos o que o conhecimento e o tempo (senhor da razão) vão fazer com as religioes.
Yuri disse…
Pesquisa FAIL, budistas são ateus tb.
Anônimo disse…
Não é a queda dos países comunistas, é o fim do Stalinismo. Não se deixem enganar por essa mentira. O que acabou no mundo foi o Stalinismo e não o comunismo como alternativa ao capitalismo, fora isso, vindo de entidades cristãs, o que garante que os resultados são passíveis de alguma confiança? Pois é, disseram o mesmo do IBOPE, aqui em Natal fizeram uma pesquisa em 2008 sobre a satisfação de usuários do transporte coletivo (que é pago): disseram que 8 em cada 10 deles estão satisfeitos com um modelo obsoleto, com frota de mais de 18 anos de rodagem, modelos que nem são adaptados para cadeirantes e idosos (muito alto para subir ou descer até para mim dito normal), sem falar de caro para curtas distâncias (até entendo que em SP seja caro por conta das longas distâncias, mas em Natal só para ir de Neopolis para Potilândia, que tem uma distância de menos de 5KM? Vê se pode?), ou seja, nem vale a pena pagar atuais R$2,20 (inteira) ou R$1,10 (estudante/tarifa social em dias de fériados, que nem o de amanhã, dia da padroeira de Natal, aliás algo que nem deveria ser feriado para as instituições como a IFRN, que é federal, nem deveria parar suas atividades por conta de um feriado municipal católico).
Anônimo disse…
No Brasil cresceu de acordo com o último senso.
Keli disse…
Eu penso o mesmo. Com o avanço do capitalismo, logo da miséria e pobreza, explosão demográfica nas favelas, muito natural esse crescimento.
Igor disse…
Essa pesquisa é, no mínimo, manipulada – para não dizer falsificada.

Primeiro que o instituto é cristão, ou seja, tem interesse em números crescentes. É no mínimo suspeito.

Segundo que eles somam o cristianismo no total, ou seja, usam todas as denominações religiosas do cristianismo como se fossem uma só – e o que não é. Tática clássica para inflar números!

Terceiro que não especificam o grupo “sem-religião”: dentre destes, pode haver desde deístas até ateus e agnósticos. “Dividir para dominar” é uma frase famosa muito pertinente às pesquisas manipuladoras!

É uma pesquisa totalmente descartável!

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Em 2022, no Rio, jovens e brancos foram maioria dos casos da varíola dos macacos

Veja 14 proibições das Testemunhas de Jeová a seus seguidores

Britney Spears entra na lista de famosos que não acreditam em Deus

Atentados e corte de verba pública colocam as Testemunhas de Jeová em crise

Por que Jesus é retratado com um tanquinho? Esse messias reflete os valores cristãos de masculinidade

Veja os 10 trechos mais cruéis da Bíblia

"O jihadismo nada tem a ver com a política do Ocidente, o capitalismo global e os privilégios dos brancos" (Sam Harris)

Prefeito de Sorocaba não acata Justiça e mantém Bíblia em escolas