Pular para o conteúdo principal

Morre na Aman cadete que teria sido agredido por instrutores

O cadete Renan Mendonça Borges Gama, do 3º ano do Curso de Artilharia da Aman (Academia Militar das Agulhas Negras), morreu no dia 24 de setembro, após um treinamento. O jovem chegou a ser transferido para a Unidade de Tratamento Intensivo do Hospital Samer, de Resende (RJ).

Ainda não foi divulgada a causa mortis. A única informação oficial é de que Borges “se sentiu mal após os exercícios”. Antes de ser anunciada a morte cerebral do cadete, ele ficou em coma, com paralisação dos rins e pâncreas.

Jornais publicaram denúncias de que Borges teria sido agredido por instrutores em um acampamento ou teriam negado socorro. Pai de um cadete da turma de Borges disse a jornalistas que não poderia falar nada por temer represálias contra o seu filho.

A Aman não comentou as denúncias. Na nota que emitiu sobre a morte do cadete, informou que determinou a “abertura de procedimento administrativo” para apurar as circunstâncias que resultaram no óbito.

A nota diz, também, que a família do cadete está recebendo apoio religioso, psicológico e médico.

Na Aman, tornou-se uma tradição a morte de cadetes. Em junho de 2008, por exemplo, Maurício Silva Dias, 18, sofreu parada cardíaca durante treinamento de caminhada e de 60 horas sem dormir.

Em outubro daquele ano, um IPM (Inquérito Policial Militar) concluiu que Dias tinha morrido de “causa desconhecida”.

CORAÇÃO PAROU - atualização em 6 de outubro de 2011

O Hospital Samer Henrique Miller Balieiro informou que o coração do cadete Gama parou de bater nesta quinta-feira (6) às 12h10m.

De acordo com o hospital, o jovem apresentava indício de síndrome de rabdomiólise, que é o comprometimento da musculatura em decorrência de excessivo esforço físico.

Os pais de Gama manifestaram o desejo de doar os órgãos do filho, o que não foi possível por causa dos medicamentos que tiveram de ser ministrados e das sequelas musculares.

Nota do Exército tentou minimizar o diagnóstico dos médicos da rabdomiólise. "O exercício que foi realizado pelo cadete Gama teve também a participação de mais de 400 cadetes do 3º ano em dois turnos, com duração de cinco dias cada turno, sem nenhum outro caso grave”, disse.

Também se adiantou em rebater as acusações segundo as quais teria havido omissão de socorro ao cadete, embora ainda esteja em curso um procedimento administrativo para apurar o que houve. As informações são de O Globo.

Aman forma oficiais para o Exército
Com informação do Diário do Vale e deste blog.

IPM conclui que morte de cadete foi de 'causa desconhecida'.
outubro de 2008

Comentários

Paulo Lopes disse…
Comentário de um leitor em um outro post deste blog:

Segue outros “Casos Isolados" da AMAN

13/06/2008 -Cadete infantaria Mauricio Silva Dias, na Aman.

15/10/2007- Capitão Anderson Marcio Gomes da Silva, no Cigs-Manaus.

25/10/2006- Tenente Elias Matias da Silva Junior, no Cigs-Manaus

19/07/2006- Sargento Antonio Carlos Duarte Amorim, no Cigs-Manaus

19/07/2006- Sargento Alexsandro de oliveira Sales, no Cigs-Manaus

28/04/2006 -Tenente Arthur Felipe de Carvalho Julião, no 38 batalhão, em Vila Velha

13/05/2005 -Cadete infantaria Expedito Eduardo Sobral Cavalcante, na Aman

6/03/2003 - Tenente Elivaldo Gonçalves da Costa, no curso de comandos, Rio

25/04/2001- Tenente Daniel Bazoli Filho, no rio Afuá - PA

13/11/1990 -Capitão João Antonio Caputo, em São Gonçalo-RJ

9/10/1990 - Cadete Marcio Lapoente da Silveira, na Aman.
Anônimo disse…
CAPITÃO DIZ: Passei quatro anos nesta mesma AMAN e estou vivinho! Nesta lista só tem quatro mortes que ocorreram na AMAN. O restante foi no Exército como um todo. O Ten ELIVALDO era da minha turma. A atividade militar é uma atividade de risco e quem está lá sabe disso. Lamento a morte do Cadete, mas faz parte do jogo. Quem acha que não aguenta, a porta da rua é a serventia da casa. Como já dizia o instrutor da SIEsp: "Sabiam que era "pau"! Vieram porque quiseram!".
Anônimo disse…
Esse capitão fala isso porque não é o filho dele.
Talvez ele nem saiba como fazer filho!
Anônimo disse…
CIDADÃO BRASILEIRO: lamento pela morte do garoto. Lamento tb pela forma como o senhor colocou esta informação no site. Isso que eu chamo de notícia "isenta". Com todo o respeito, o senhor já serve como jornalista do PT.

Agora... interessante isso de comentar que virou tradição morte de cadetes, sendo que este é o 4º caso em 21 anos. Com um número de 500 que se formam todos os anos e sendo o treinamento desses Cadetes desgastante, principalmente por terem a finalidade de formarem bons oficiais, isto com certeza não significa tradição. Não quero desvalorizar com isto a fatalidade, que sem dúvida nenhuma entristece um pai como eu, e qualquer cidadão de bem, mas conheço a AMAN e sei que o profissionalismo é marca naquela escola.

Aguardemos, portanto, o resultado do inquérito que foi aberto para antes tomarmos partido.

E prezado jornalista: faça o mesmo! Como formador de opinião, aprenda a redigir matérias sem induzir os leitores a aceitarem sua opinião sobre o assunto. Aprenda a dar a cada leitor o número de informações suficientes, dos dois lados, de modo de que cada um tenha condições de chegar às próprias conclusões e não às suas conclusões.
Anônimo disse…
mais um cadete morot em 2011, quantos mais vao morrer para se tomar uma providencia, é abuso de autoridade, os capitoes e tenentes se acham donos da aman, para que levar os cadetes uma semana para fazer exercicios no mato e depois expor os mesmos para andar 8 (oito) horas com mochilas pesadissímas nas costas e fuxil, corridas sub humanas, exercício ultrapassados, tá na hora de trocar os ultrapassados da aman
J.M. disse…
"Anônimo disse...

E prezado jornalista: faça o mesmo! Como formador de opinião, aprenda a redigir matérias sem induzir os leitores a aceitarem sua opinião sobre o assunto. Aprenda a dar a cada leitor o número de informações suficientes, dos dois lados, de modo de que cada um tenha condições de chegar às próprias conclusões e não às suas conclusões."

---> Aqui é um blog pessoal do jornalista Paulopes e não uma redação de jornal. Neste espaço, ele tem o direito de ser parcial ou imparcial, objetivo ou subjetivo quando bem entender.
Anônimo disse…
"Anônimo disse...

E prezado jornalista: faça o mesmo! Como formador de opinião, aprenda a redigir matérias sem induzir os leitores a aceitarem sua opinião sobre o assunto. Aprenda a dar a cada leitor o número de informações suficientes, dos dois lados, de modo de que cada um tenha condições de chegar às próprias conclusões e não às suas conclusões."

E acrescentando algo, acho que todos devem ter interesse em pesquisar o outro lado de uma noticia. Ou você acha que vão sempre aceitar o que lhe jogam na cara.
Anônimo disse…
CIDADÃO BRASILEIRO:
Prezado J.M.
Quer dizer que uma vez que sendo o blog pessoal, eu posso mascarar a verdade? ou ainda falar mentiras?

Independente disso, qual foi o objetivo da informação prestada? Ou o objetivo não foi prestar informações, senão o de agir como o que estamos a ver no congresso que estão chamando de "Comissão da VERDADE".

Por fim, um jornalista tem todo o direito de ter opiniões pessoais, como eu, na minha profissão, tenho as minhas. Até aí, companheiro, também tenho princípios em relação à minha profissão, coisa que todos os jornalistas ou vc mesmo, em sua profissão, devem ter.

O toque pessoal, com a apresentação da opinião própria, já é marca em alguns jornalistas brasileiros, dos diversos modais de comunicação. Isto não significa que já se pode ou se tem liberdade em um blog pessoal, de distorcer a verdade, uma vez que, acredito eu, um jornalista tem na sua profissão princípios onde há compromisso com a verdade dos fatos, (ou pelo menos deveria ter).

Por fim, tendo o Sr Paulo Lopes parcialidade e escrevendo matérias com teor subjetivo atrelados a elas, que fique claro que seu conteúdo não se compromete com a verdade dos fatos! Neste caso, quem está acessando a internet não corre o perigo de tratar o que é redigido aqui como a informação cristalina.
Anônimo disse…
Os jovens que entram na Aman, sabem que a vida lá não é fácil. Só que humilhações, palavrões e assédio moral,incluindo negativa de socorro a quem está passando mal, tenho certeza que não fazem parte do projeto de enssino dessa academia. No entanto, oficiais incompetentes que querem se destacar impondo suas ditaduras, tornam isso um fato dentro da academia. Infelizmente o caso do cadete Renan se agravou e ele veio a óbito, mas ele não foi o único que passou mal e foi menosprezado, isso é comum nos acampamentos e nos treinamentos de campo, em quanto o cadete não desmaia e jogam água nele pra que ele torne e volte pros exercícios, nenhum socorro é prestado, sorte dos que tornam e conseguem terminar, os que não tornam são baixados, e aí sim vão ser medicados, e eles ainda tem a cara de pau de comunicar a família que fizeram o possível pelo cadete. A Aman está cheia de cadetes com joelhos lesionados, tíbias e etc... O exército faz Rx alegando que não tem verba para realizar outros exames, então dá como solução fisioterapia e anti-inflamatórios, só que depois o cadete é submetido ao treinamento e volta todo o problema, é assim que muitos concluem os 4 anos da Aman, e se formam tenentes com problemas físicos. Adoeceu na Aman, os médicos receitam diclofenaco e dipirona. Não consigo entender por que alguns dos que conseguem se formar, se tornam tão maus com seus semelhantes, será que é revolta pelo sofrimento que passou ou é frustação por que trabalham muito, são muito cobrados e ganham tão pouco, realmente não entendo, mas nada justifica negar socorro a quem pede ajuda, e esse capitão que postou em defesa do exército, espero de coração que todas as vezes que o senhor, precisar de um auxilio do exécito ou alguém da sua família, não lhes seja negado, pra que o senhor não sinta também a dor, que essa família que perdeu o seu filho está sentindo. Que Deus proteja os cadetes da Aman e os poucos oficiais justos e dignos que temos conhecimento que ainda existem lá, mas que suportam calados os desvaneios que presenciam, por medo de sofrerem perseguição, da mesma forma os cadetes não delatam seus carrascos, por medo, por que sabem, que se um oficial quiser fazer um cadete pedir pra sair, ele sabe como fazer e tem êxito. E ninguem o denuncia. É vergonhoso!
Anônimo disse…
Concordo plenamente com a pessoa acima.
Dessa vez, há grande culpa por parte do EB sim, pois foi omissão de socorro! Tenho pessoas muito próximas que estavam no mesmíssimo campo, e sei bem o que estou dizendo.
Como dito, muitos passaram mal, mas acabaram "dando seu jeito" de continuar, uma vez que pedido para ver o médico, a resposta recebida foi os mais diversos insultos. Isso não é profissionalismo??


Gostaria de colocar uma correção, no dia 24 ele foi internado. Ontem, dia 4, foi decretada a morte cerebral dele, mas até o momento ele está sendo mantido vivo por aparelhos.
Anônimo disse…
Correção: *Isso é profissionalismo??
Anônimo disse…
Formei-me na AMAN. Saí do Exército em 2009 porque não gosto da vida militar além de ser uma carreira mal paga e desvalorizada.Hoje, como servidor público, ganho 3 vezes mais e trabalho 3 vezes menos. Embora tenha até "raiva" de algumas situações a que fui submetido, hoje sei que faz parte da formação. Imaginem como você, cidadão brasileiro, gostaria que fosse formado um Oficial combatente de carreira do Exército? Temos que esperar as conclusões das investigações. Eu acredito que tenha ocorrido uma fatalidade, mas, junto a isso, pode ter acontecido uma omissão da equipe de instrução, pois, muitas vezes, o cadete informa um problema médico ao intrutor e este, achando que o cadete está de corpo "mole", ignora o fato.
Saudações,
Addan Gracindo. AMAN 2007
Auditor Fiscal da Receita do Estado do Rio de Janeiro.
Anônimo disse…
ATE QUE UM DIA O PAI OU UM DOS FAMILIARES DESTES CADETES FAÇA JUSTIÇA COM AS PROPRIAS MÃOS PORQUE NINGUEM PRESTA CONCURSO ESTUDA PARA MORRER
Anônimo disse…
Sou oficial do Exercito formado pela AMAN,durante os quatro anos naquela instituição de formação por varias vezes condenei formação porque achava que existiam excesso por parte de alguns instrutores.Hoje com mais maturidade consigo entender que tudo tem um fim,o de formar bem o oficial combatente,alguns cadetes realmente inventam doenças,acochambram treinamentos fisícos,usam remedios para melhorarem seu desempenho sem nem mesmo saberem os efeito colaterais e por muitas vezes são negligentes com normas de seguranças.A atividade militar é uma atividade de risco.Temos primeiro que esperar a conclusão do IPM para ver realmente o que aconteceu e ai sim ,julgar a equipe de instruçao.
Anônimo disse…
TIVE UM TREINAMENTO MUITO INTENÇO PARA ME TORNAR UM FUZILEIRO NAVAL,QUE TEM A TRADIÇÃO DE SER UMA DAS ESCOLAS MAIS EXIGENTES COM SEUS SEUS HOMENS,TUDO É CALCULADO E PREVISTO, ATE JOGADOR DE FUTEBOL JA VEIO A ÓBITO EM CAMPO, TUDO PURA FATALIDADE....ADSSUMUS...
Em um famoso texto, Eduardo Galeano diz que não deveriam ser presos os que se recusam ao serviço militar, mas os que a ele almejam. Não concordo, mas acho a frase importante para ressaltar algo que muita gente não costuma levar em conta: exército não é colônia de férias. Claro que é uma tragédia quando morre um cadete, mas tragédia maior será na eventualidade de uma guerra os nossos soldados "frouxos" não aguentarem o tranco e levarem chutes no traseiro dados pelo inimigo.

Infelizmente, forças armadas servem para a guerra. O treinamento militar consiste, basicamente, em ensinar a matar e a destruir (esta a razão da frase do Eduardo Galeano).

Quem procura uma academia militar sabe (ou deveria saber) que não está indo acampar, mas que está se submetendo a uma disciplina rígida, cruel, quase desumana. O objetivo disso não é realizar profissionalmente quem entra. Quem quer carreira faz concurso público, não entra para as FA. O objetivo das academias é formar soldados.

Por essa razão eu JAMAIS pensei em entrar em um lugar desses e só teria entrado obrigado. Felizmente, em nosso país hoje, o ingresso no exército regular é uma OPÇÃO para quem DESEJA ser militar.

Toda carreira tem seus riscos. Até a de jogador de futebol. Faça um levantamento dos ex-jogadores aposentados de 1980 para cá e você verá inúmeras histórias de depressão, alcoolismo, problemas neurológicos, problemas psiquiátricos, problemas ortopédicos e musculares etc. Na carreira que sigo, a de bancário, são inúmeros os casos de lesões ósteo-musculares, síndrome de pânico, depressão, sucídio, problemas posturais.

Não existe carreira sem riscos. Nem mesmo o ócio. Não se pode nem dizer que quem não quer correr riscos não sai de casa, porque a maior parte dos acidentes que geram incapacidade física são domésticos.
Manoel Machado disse…
Muito mimimi, quando na verdade o correto, em meu ponto de vista, seria um acompanhamento médico sério nos campos de treinamentos. Por mais "inteligente" que um oficial seja, ele não tem formação ACADÊMICA para exercer a medicina e assim, arbitrariamente, decidir quem está ou não doente. Quem DEVE dizer isso é um MÉDICO, não um comandante CHINGÃO dos infernos. Médico, em um campo de batalha não pode ser um luxo, e sim uma questão logística, justamente para evitar um número excessivo de baixas!

Sabe-se que o exército é um "adestramento de gente" onde vende-se a ilusão de que, quem pertence ao grupo são os "machos alfa" quando na verdade, muitas vezes, lutam por causas risíveis e interesses de minorias.

Não condeno nem exalto o treinamento e a metodologia arcaica do SM, só não me apetece ser obrigado a aprender "lições" com humilhações e ser domesticado a "entender" a vida de forma tão unilateral.

No final das contas, se um soldado que está supostamente dando a vida por seu país não merece uma porcaria de médico no campo de treinamento (quiçá numa guerra real), então, FODA-SE este país!
Anônimo disse…
TENHO PESSOAS QUERIDAS NA AMAN, MAS NÃO ACEITO ESTAS CAVALICES.Infelizmente existem pessoas de sangue ruim, do MAL. Queria ver se fosse o filho de alguns deles.. Estou sentindo a dor da família deste jovem que com certeza é de família simples, porém bem estruturada.. Nada vai trazer de volta este jovem. Dá vontade de baixar o pau neles!!!
Manoel Machado disse…
JOSÉ GERALDO GOUVÊA DIZ:

"Não existe carreira sem riscos. Nem mesmo o ócio. Não se pode nem dizer que quem não quer correr riscos não sai de casa, porque a maior parte dos acidentes que geram incapacidade física são domésticos."

Mas, pelo menos nós, civis, temos o direito de, quando doentes, procurar uma ajuda profissional. Na empresa onde trabalho me dá como benefício um plano de saúde e um plano odontológico e sempre quando precisei, era só procurar um médico no catálogo e ir até lá, e ele me orienta a melhor forma de contornar a situação.

A grande maioria dos "riscos" para o trabalhador civil são contornáveis!
Manoel Machado disse…
Este comentário foi removido pelo autor.
Manoel Machado disse…
"Quem acha que não aguenta, a porta da rua é a serventia da casa."

Engraçado... Porque então uma religião não pode usar este argumento para cometer atrocidades, mas as FA sim? Legal né... dois pesos, duas medidas. Será que o exército está acima do ser humano?
“Mas, pelo menos nós, civis, temos o direito de, quando doentes, procurar uma ajuda profissional.“

Exatamente por isso, a grande crítica a se fazer não é quanto aos métodos "brutais" de treinamento, que fazem parte do contexto, mas à falta de acompanhamento médico, para evitar que se perca no treinamento a vida de um soldado que poderia ser útil.

Sem falar que o lugar dos que "não aguentam" é mesmo a porta da rua, e não a cova no cemitério.
Um último adendo: mas a presença de um médico não garante a sobrevivência do soldado, dependendo das circunstâncias. No máximo reduz a chance de morte. Na maioria das vezes essas mortes ocorrem em consequencia de traumas que dificilmente podem ser revertidos in loco e os treinamentos militares não podem ser todos conduzidos nas proximidades de lugares onde tem recursos. Sinceramente não acredito que haja muito a se fazer nesse caso.
Anônimo disse…
A escola militar tem como um dos objetivo treinar militares para uma guerra e todos devem estar devidamente preparados.
Nenhum cadete dentro da AMAN está obrigado a estar la, cada um pode pedir pra sair a hora que quiser.
Infelizmente, casos drásticos acontecem, como acontecem acidentes em fábricas, mortes em trotes universitários e afins.
Enquanto instrutores, é o dever deles cobrarem dos alunos SIM, mas dentro dos limites. Mas vale lembrar que em uma situação real de guerra, o inimigo jamais irá tratar sua "caça" educadamente, não esperem que o inimigo nao seja um agressor. Ser militar é isso.
Fica aqui meus sentimentos aos familiares desse cadete, que faleceu lutando por seus objetivos, defendendo sua pátria.
Manoel Machado disse…
Pois é, José Geraldo, os testes, creio, deveriam ser em locais CONTROLADOS simulando a realidade! Acho besteira a baixa de uma vida por conta de um treinamento sádico. Aí me pergunto, se estivessemos lidando com a realidade de uma guerra, qual seria a eficiência de se jogar soldados lesados em um campo de batalha?
Anônimo disse…
Manoel...falar é muito fácil! pois se você pegasse os cidadãos que eu pego do meio civil para transformá-los em soldados disciplinados, abnegados e corajosos alguns dos atributos básicos para o combate verias o quanto é complicado.
E o treinamento no exército não é todo esse terror que se houve falar, pois hoje em dia se valoriza o ser humano e não a instrução como foi na década de 60 e 70. Senhores "leigos no assunto" pesquisem sobre a RABDOMIÓLISE, pois poderia ser um motivo;
os testes, creio, deveriam ser em locais CONTROLADOS simulando a realidade!

Só que a simulação da realidade não é a realidade. Por mais que você jogue games de corrida, não aprenderá a pilotar.
Manoel Machado disse…
José Geraldo,

Concordo, mas em videogames a realidade é "amenizada" por causa do fator "diversão". Num game um combatente consegue se recuperar em poucos segundos com um kit de primeiros socorros, se fosse uma simulação super realista, qualquer tiro que o soldado tomasse deveria lesionar de forma permanente a parte afetada, e esperar dias para a recuperação. Na verdade, chamar videogame de simulação, pra mim, soa esquisito rsrsrs.

Mas creio que uma simulação de combate, por exemplo, pode ser observada sem problema por uma equipe especializada sim, como ocorre com os astronautas e até mesmo pilotos.

Se for pra ser ultrarrealista, então seria uma boa idéia usar balas de verdade, granadas reais, etc. Seria uma maravilha. Sei lá, eu penso que, quanto mais saudável e preparado melhor... mas é uma questão de opinião.
Ex-cadete 1991 disse…
Por que treinar? Busca-se uma solução para a guerra? Quem não morre na guerra, morre de velhice. Por que nascer? Onde está Deus?
Anônimo disse…
Gostaria de Saber se O Exercito ja fez alguma detização no local dos treinos contra carrapatos, porque sempre colocam o culpa neles, pela febre maculosa, sera que ser infectado por esse inseto faz parte dos treinos. Nossos Garotos vão para Haiti e outras zonas de querra, locais muito mais perigosos e ninguem morre, e inadmissivel que morram em casa, em mãos de quem deveria protege-los, alguns intrutores deveriam ser expulsos do Exercito, por que são marginais, e covardes porque sabe que o cadete nunca reagiria as agressões com medo de ser expulso da AMAN, ate quando isso vai acontecer, esses torturadores de Cadetes devem ser julgados e expulsos a maneira antiga, como se fazia, cada um passa e arranca um pedaço da farda.
Anônimo disse…
Talvez se o Cadete morto fosse filho de algum General, a investigação tomasse rumo diferente, ou eles não tocam nos filhos de Generais, porque tem medo do velho.
Anônimo disse…
Se eu Tivesse um Filho na AMAN e acotecesse com ele o ocorrido, esse instrutor não estaria mais respirando, pois teria o mesmo tratamento que deu ao garoto, seria torturado ate morrer, a Biblia diz Olho por Olho, dente por dente, e serviria de aviso para futuros ocorridos.............
Anônimo disse…
O Brasil investe um caminhão de dinheiro, seleciona os melhores, esses garotos se destacariam em qualquer profissão, porque passar no concurso da AMAN, não e para qualquer um, os garotos tem um alto valor moral, amam a patria, são extremamente corretos, se nossos politicos, tivessem a metade do carater deles nosso pais seria um paraiso.
Ai UM debil mental de um instrutor, acaba com os sonhos do Garoto, da familia, pois ele não so matou o cadete, ele matou toda a famila dele.
A presidenta Dilma, deveria mandar investigar a fundo, o ocorrido e não adianta inventar desculpas para a morte do cadete pois todos nos sabemos o que aconteceu.
Anônimo disse…
O Ano que vem vai ter outro 3 ano em campo para o mesmo treinamento, espero que outra familia, não passe pelo que passa a familia do Renan. Um debil mental de um capitão postou anteriormente que e normal, o ocorrido e quem não aguenta deve pedir para sair, se fosse o filho dele, pensaria da mesma maneira.
Anônimo disse…
Nada justifica uma morte em um adestramento.
Ex-cadete 1991 disse…
O que dizer para o tenente, quando o tenente disser para o cadete deixar de frescura?
Anônimo disse…
Correção, não é Cad Borges, e sim Cad Gama...
E esse capitão idiota aí não sabe de nada do que aconteceu...nao tava lá...
Anônimo disse…
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Anônimo disse…
AO MINISTRO DA DEFESA - COMANDO DO EXÉRCITO

DEVEM SER FEITAS INVESTIÇAÇÕES MUITO SÉRIAS POR AUTORIDADES INDEPENDENTES SOBRE A CONTÍNUA MORTE DE CADETES NA AMAN EM EXERCÍCIOS DA SIESP DAQUELA ACADEMIA MILITAR.

COMO ESTÁ O PREPARO PSICOLÓGICO DOS INSTRUTORES DA SIESP, PARA A ELES SEREM SUBMETIDOS OS CADETES EM EXERCÍCIOS TÃO SUPLICANTES E AO MESMO TEMPO DE HUMILHAÇÃO, DESFIGURANDO AO FORMAÇÃO DO MILITAR?

A PREPARAÇÃO E O O FULCRO DA INSTRUÇÃO DO MILITAR /CADETE NÃO SÃO DESCULPAS PARA AS MORTES MUITO ANUNCIADAS.
Anônimo disse…
AO MINISTRO DA DEFESA - CELSO AMORIM

POR FAVOR LEIA ESSE COMENTÁRIO ANTERIORMENTE POSTADO. A SUA AVALIAÇÃO PODERÁ SALVAR MUITAS VIDAS DOS BRIOSOS CADETES DA AMAN.

NÃO DEIXE QUE O IPM FIQUE SÓ NA ESFERA DO COMANDANTE DA AMAN.

É NECESSÁRIO UM RIGOROSO ACOMPANHAMENTO DA SOCIEDADE CIVIL


COMENTÁRIO

Os jovens que entram na Aman, sabem que a vida lá não é fácil. Só que humilhações, palavrões e assédio moral,incluindo negativa de socorro a quem está passando mal, tenho certeza que não fazem parte do projeto de enssino dessa academia. No entanto, oficiais incompetentes que querem se destacar impondo suas ditaduras, tornam isso um fato dentro da academia. Infelizmente o caso do cadete Renan se agravou e ele veio a óbito, mas ele não foi o único que passou mal e foi menosprezado, isso é comum nos acampamentos e nos treinamentos de campo, em quanto o cadete não desmaia e jogam água nele pra que ele torne e volte pros exercícios, nenhum socorro é prestado, sorte dos que tornam e conseguem terminar, os que não tornam são baixados, e aí sim vão ser medicados, e eles ainda tem a cara de pau de comunicar a família que fizeram o possível pelo cadete. A Aman está cheia de cadetes com joelhos lesionados, tíbias e etc... O exército faz Rx alegando que não tem verba para realizar outros exames, então dá como solução fisioterapia e anti-inflamatórios, só que depois o cadete é submetido ao treinamento e volta todo o problema, é assim que muitos concluem os 4 anos da Aman, e se formam tenentes com problemas físicos. Adoeceu na Aman, os médicos receitam diclofenaco e dipirona. Não consigo entender por que alguns dos que conseguem se formar, se tornam tão maus com seus semelhantes, será que é revolta pelo sofrimento que passou ou é frustação por que trabalham muito, são muito cobrados e ganham tão pouco, realmente não entendo, mas nada justifica negar socorro a quem pede ajuda, e esse capitão que postou em defesa do exército, espero de coração que todas as vezes que o senhor, precisar de um auxilio do exécito ou alguém da sua família, não lhes seja negado, pra que o senhor não sinta também a dor, que essa família que perdeu o seu filho está sentindo. Que Deus proteja os cadetes da Aman e os poucos oficiais justos e dignos que temos conhecimento que ainda existem lá, mas que suportam calados os desvaneios que presenciam, por medo de sofrerem perseguição, da mesma forma os cadetes não delatam seus carrascos, por medo, por que sabem, que se um oficial quiser fazer um cadete pedir pra sair, ele sabe como fazer e tem êxito. E ninguem o denuncia. É vergonhoso!

Leia mais em http://www.paulopes.com.br/2011/10/morre-na-aman-cadete-que-teria-sido.html#ixzz1aC92Au1u
Paulopes só permite a cópia deste texto para uso não comercial e com a atribuição do crédito e link. As reproduções são rastreadas diariamente.
Under Creative Commons License: Attribution Non-Commercial
Anônimo disse…
A revolta não é pelo fato do treinamento da AMAN ser rigoroso. Absolutamente. Isso até estimula os Cadetes, homens que sacrificaram muito da sua mocidade para se entregar aos estudos e a preparação para o concurso. O terrível é a maldade, a pura crueldade dos instrutores ao se julgarem capazes de decidir sobre as condições de saúde dos rapazes no momento em que esses pedem ajuda. O crime está em causar lesões, chutá-los, esmagar-lhe os dedos com a coronha do fuzil como fizeram com o Cadete Lapoente há alguns anos e com mais tantos outros, quando esses meninos somente estão pedindo socorro. É impedir que alguém lhes socorra, lhes auxilie. Esse é o verdadeiro crime e para se constar isso, desnecessário o deslinde das investigações, pois já até sabemos como funciona o protencionismo das FA. Basta ouvir os colegas que a tudo presenciaram. E esses, foram unânimes em afirmar a omissão de socorro e os maus tratos ocasionados.
Anônimo disse…
ao anônimo imbecil que falou que o tenente não estava lá na hora: e você por acaso estava, idiota?
Anônimo disse…
Vários cadetes do 3º ano comentaram que o cadete Gama caiu, o major começou a chingá-lo de filhinho de papai, preguiçoso, não deixou que ninguém o ajudasse. Mandou que os outros cadetes batessem nele com o cantil. Ele tentou levantar-se mas não conseguiu. Segundo os cadetes ele estava com os olhos entreabertos e muito pálido. Levantou-se mas estava variando, chamando os colegas de pai. Tornou a cair. O major viu que ele estava com a boca aberta e disse que ele estava abrindo a boca para tentar tomar a água e tornou a humilhá-lo. Ele foi levado por 3 vezes até uma Tenente Médica que disse você aqui de novo 77? Dise que ele estava bem e o mandou de volta. Ele tornou a cair e não conseguiu mais se levantar. O Major não deixou que o colocassem no carro, então os cadetes o carregaram. Quando ele foi socorrido teve ânsia de vômito e o Major mandou que ele fosse colocado na parte de trâs para não vomitar nos outros. O Major disse que preferia ver o Cadete Gama morto do que formar soldados iguais a ele. O Filho, o Menino, o Homem, o BRASILEIRO Cadete RENAN Mendonça Borges GAMA não morreu com HONRAS, mas sim HUMILHADO.
Ex-cadete 1991 disse…
O tenente da AMAN não forma ninguém, ele seleciona quem já nasceu naturalmente forte.
Ex-cadete 1991 disse…
O exército adota o slogan Brasil acima de tudo, desse modo o exército está ignorando a existência de Deus, pois o slogan deveria ser Deus acima de tudo.
Anônimo disse…
É só conversar com esses meninos colegas do Renan que se houve a verdade, pois os tenentes, capitães, e outros jamais dirão a verdadde sobre o ocorrido.Dentro da Aman se houve muitos comentarios do tratamento recebidos por esses meninos, eu mesma já presenciei tratamentos recebidos por eles, muitas das vezes tratados como aminais. è ralmente revoltante, espera qu não seja mais uma morte sem que seus algozes sejam punidos
Anônimo disse…
tomara que os reponsaveis pela morte de Renan sejam punidos como foi a algoz do cad. Lapoente em 2008. APESAR DE NÃO TRAZER O rENAN PARA O CONVIVIO COM SEUS COLEGAS E PARA OS BRAÇOS DE SEUS FAMILIARES, é reconfortante saber que esses assassinos que se encondem nessas fardas terão um julgamente justo. Mesmo que não tenha aqui, esse peso esses f. da p.........., vão levar co eles. Espero que seu sono seja povoado de pesadelos pelo mal que causam a tantas familias............ Deus não dorme.....
Anônimo disse…
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Anônimo disse…
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Anônimo disse…
e eu pensando q aman era 1000 maravinhas, me fantasiando com videos no youtube, mal sei eu q tem oficias neuroticos, agora eu sei q não é mole ñ, meu sonho é entrar na aman,infelizmente se foi um rapaz q concerteza se dedicou muito nos estudos, e foi surpreendido por essa fatalidade, q deus conforte o coração de sua familia e amigos,isso é para os jovens ter uma noção do q é o militarismo e suas regras.
Anônimo disse…
Alguem divulgue o nome e as fotos do Major e seus torturadores no yotub para sabermos quem são, para eles não ficarem no anonimato, para cada cidadão que acessar a morte do cadete, veja quem o torturou, quem o assassinou..........
Anônimo disse…
A oficial medica deve ser responsabilizada pois o medico quando se trata da ,vida e saude do soudado em campo ele e superior,devia ter se imposto e não se acovardado perante o majo e os capitães torturadores, essa oficial deve ser impedida de clinicar , expulça,
Anônimo disse…
Lapoente, Dias, Gama, ...
Ex-cadete 1991 disse…
Se o tenente anuncia que vai tornar a vida do cadete um inferno, que é o pro cadete se virar, o cadete deve saber que o tenente é um inimigo e isso faz parte da guerra. Deus criou o mundo e no mundo existem guerras.
Anônimo disse…
Essa Morte não vaificar impune, não vamos deixar que caia no esquecimento, os responsáveis tem que ser punidos, como de costume o Exercito, vai manipular o resultado do inquerito, o carrapato, a capivara, os mosquitos, e outros insetos serão os culpados, e não militares instrutores que deveriam proteger em primeiro lugar, depois ensinar, pois confiamos nossos filhos a eles, julgavamos que la estariam sendo instruidos, treinados para as mais diversas missões, ao contrario militares pertubados, recalcados, covardes, torturaram um jovem de 23 anos e o assassinaram, e tortura nesse pais e crime ediond.O PT fala tanto em tortura por parte do exercito na epoca da ditadura, nossa presidenta Dilma que foi torturada segunda ela mesma, Pois os Militares continuam torturando, nãos aos políticos, mas seus jovens cadetes. Que a chefe deste pais determine que se faça justiça, puna com rigor , para que nunca mais isto ocorra, é o minimo que a familia do jovem cadete merece.
Obs. O cadete se sentiu mal na primeira oficina, das cinco que faltavam, e não foi socorrido, o major em comando no campo determinou que ele ficasse na extremidade do caminhão para que seu vomito não prejudicasse os outros. foi humilhado, agredido, e mesmo deiando no foi atendido pelo bosta do oficial mendico no local,não idrataram o militar sabiam que estava mal, e sabiam por suas experiencias anteriores de outras mortes e acidentes desta natureza onde não houve a morte mas ficaram mals e baixaram ao hospital, ao inves de socorrer, falavão que estava se fazendo, mutretiando. Esse oficial medico deve ser banido de nossas forças armadas, assim como o major e seu torturadores.

Presidenta Dilma se Manifeste, que o responsavel por esta pagina encaminhe a mesma, e a todos os jornais do País, para que os militares não consigam abafar o caso e nem manipular a responsabilibidade.
Ex-cadete 1991 disse…
Segundo a Constituição, A Presidente Dilma é a comandante suprema das forças armadas e a morte do cadete ocorreu no governo da Presidente Dilma. Se o instrutor está obedecendo as ordens da Presidente, então o cadete era um rebelde.
Manoel Machado disse…
"O tenente da AMAN não forma ninguém, ele seleciona quem já nasceu naturalmente forte."

Exemplo de homem Adestrado...

Não só soldados são fortes, civis, pelo menos... A Revolução da Maria da Fonte é um exemplo...
Anônimo disse…
Vamos postar mensagens em sites internacionais, nos Estados Unidos e outros Países, talvez surta mais efeito e a pressão, venha de fora, cobrando uma posição na morte do cadete brasileiro na AMAN.
Anônimo disse…
Cadete Renan, esteja onde estiveres saiba que sua morte não será esquecida e será feito justiça de uma forma ou de outra.
Anônimo disse…
ários cadetes do 3º ano comentaram que o cadete Gama caiu, o major começou a chingá-lo de filhinho de papai, preguiçoso, não deixou que ninguém o ajudasse. Mandou que os outros cadetes batessem nele com o cantil. Ele tentou levantar-se mas não conseguiu. Segundo os cadetes ele estava com os olhos entreabertos e muito pálido. Levantou-se mas estava variando, chamando os colegas de pai. Tornou a cair. O major viu que ele estava com a boca aberta e disse que ele estava abrindo a boca para tentar tomar a água e tornou a humilhá-lo. Ele foi levado por 3 vezes até uma Tenente Médica que disse você aqui de novo 77? Dise que ele estava bem e o mandou de volta. Ele tornou a cair e não conseguiu mais se levantar. O Major não deixou que o colocassem no carro, então os cadetes o carregaram. Quando ele foi socorrido teve ânsia de vômito e o Major mandou que ele fosse colocado na parte de trâs para não vomitar nos outros. O Major disse que preferia ver o Cadete Gama morto do que formar soldados iguais a ele. O Filho, o Menino, o Homem, o BRASILEIRO Cadete RENAN Mendonça Borges GAMA não morreu com HONRAS, mas sim HUMILHADO.

Leia mais em http://www.paulopes.com.br/2011/10/morre-na-aman-cadete-que-teria-sido.html#ixzz1aPfJGRdi
Paulopes só permite a cópia deste texto para uso não comercial e com a atribuição do crédito e link. As reproduções são rastreadas diariamente.
Under Creative Commons License: Attribution Non-Commercial
Anônimo disse…
Conheci o Cadete Renan Gama desde sua infanca, tenho um filho de 19 anos, que é, foi, amigo do Renan, não sei o que mais me doi a perda do Renan; ou a forma absurda que tudo aconteceu, covardemente, sem chance de defesa, pois o mesmo não tinha nenhuma resistencia fisica, pois sempre foi um menino que viveu da escola pra casa e de casa para a escola, o maior esforço fisico que praticava era um futebol com os amigos,o pai o tio e o meu filho. Ai, um oficial que a acha adestrador de gente, será que pessoas inteligentes, estudiosas, capazes, passou nas provas para AMAM na primeira tentativa com notas boas, será precisava ser adestrado, ou tratado com finesse, para que ai, sim se tornasse parte de um comando de inteligencia na AMAM.
Senhores Oficiais de Merda da AMAM, Repensem este tipo de treinamento que leva o Cadete a ezaustão, há necessidade de em nome de um poder, se matar o que ou quem possa vir a ser talves o Cérebro da inteligencia da Amam...
Ex-cadete 1991 disse…
Se Deus tivesse colocado o fruto proibido fora do alcance de Adão e Eva, eles não teriam comido o fruto e ninguém morreria.
Anônimo disse…
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Paulo Lopes disse…
O blog deleta comentários com incitamento à violência.
Wikipédia disse…
Na Batalha de Maratona ..
Fidípides, segundo conta a lenda, foi mandado por Milcíades a correr os 42 quilômetros (250 estádios) que separavam a Maratona de Atenas para anunciar a vitória grega. Após anunciá-la com a frase "Alegrai-vos, atenienses, nós vencemos!", caiu morto devido ao esforço
Anônimo disse…
Major Correia Neto, Capitão Chiriato e Tenente Nathalia... Abracem seus filhos e digam pra eles que são inocentes, se tem coragem!!! Eles vão crescer e conhecer sua história, ainda que tardiamente.
Anônimo disse…
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Anônimo disse…
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Anônimo disse…
Eu não acredito em quase nada que escrevem aqui,
pois acho impossivel a conivência de todos os presentes no momento do "sacrificio" submetido a vitima.
Se for verdade, os cadetes e todos os presentes na barbarie devem ser punidos. Cadé o espirito de equipe que pregam tanto na vida militar.
cillas amaral disse…
Muito mais do que uma monstruosidade, a morte do cadete Renan Mendonça Borges Gama, no verdor dos seus 23 anos, revela o total despreparo do comandante (ir) responsável.
E coloca em cheque o nome da própria instituição.
O que aconteceu foi um assassinato covarde e sem sentido!
Resta agora saber se a AMAN fará, no mínimo, justiça ou sucumbirá ao corporativismo militar, encobrindo e abafando esse ato criminoso.
Anônimo disse…
o responsavel pela instruçao especial se chama Major Urubatã Muterle Gama. Alguem sabe dizer por so o nome dos subordinados dele aparece nos comentarios?
Anônimo disse…
Este comentário foi removido por um administrador do blog.

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Morre o americano Daniel C. Dennett, filósofo e referência contemporânea do ateísmo

Veja 14 proibições das Testemunhas de Jeová a seus seguidores

Entre os 10 autores mais influentes de posts da extrema-direita, 8 são evangélicos

Ignorância, fé religiosa e "ciência" cristã se voltam contra o conhecimento

Vídeo mostra adolescente 'endemoninhado' no chão. É um culto em escola pública de Caxias

Malafaia divulga mensagem homofóbica em outdoors do Rio

Oriente Médio não precisa de mais Deus. Precisa de mais ateus

Cartunista Laerte anuncia que agora não é homem nem mulher

Ateu, Chico Anysio teve de enfrentar a ira de crentes