Pular para o conteúdo principal

Escolas ensinam a não ter medo de lendas urbanas e assombrações

As escolas municipais de São Bernardo do Campo, na Grande São Paulo, ensinam lendas urbanas, como a da "Loira do banheiro",  nas aulas de português do 4º ano com o propósito de os alunos perderem medo de mitos e de histórias de assombração.

A “Loira do banheiro” é uma das lendas mais conhecidas pelos estudantes porque tem a ver com o ambiente escolar. Trata-se da história de uma estudante loira que costumava cabular aulas. Um dia ela escorreu no piso do banheiro e morreu, passando então ali a assombrar os estudantes.

Ataque da "Loira do banheiro"
A coordenadora pedagógica Shirlei de Souza informou que essas aulas têm como base contos de assombração de escritores premiados, criando oportunidade para que as crianças tragam para a sala de aula a sua experiência com as lendas urbanas.

O temor das crianças é tanto, que as próprias aulas dão calafrios em algumas delas. Thais, 9, por exemplo, disse ao portal G1 que as histórias apresentadas nas aulas “dão medo”, mas que depois, com o esclarecimento de sua origem, passam a ser “divertidas”.

De início, alguns pais ficaram preocupados com esse tipo de aula, como Robson Tadeu Costa. Ele se tranquilizou quando entendeu a proposta da escola. “Acho legal [as aulas] porque a escola passa a informação correta para que criança possa entender que aquilo é só uma lenda e que não precisa ter medo.”

Para o professor Édson Fasano, é importante que os pais compreendam que aulas como essas, sobre lendas urbanas, fazem parte de um ensino de qualidade.

Lenda do Caboclo D’Água deixa região de Mariana em pânico.
junho de 2011

Ceticismo e crendice.

Comentários

Anônimo disse…
So falta esclarecer que as historinhas na Biblia tambem nao passam de lendas e contos.
Viveríamos em um mundo ideal se as crianças apenas tivessem a Loira do Banheiro e outras assombrações para ter medo. Infelizmente hoje em dia as crianças tem mais medo de tiro, traficante, briga com colegas marginais, atropelamento, assalto e outras coisas que não tem sequer a criatividade da lenda da Loira.

P.S. - Essa história de Loira do Banheiro é um implante cultural americano que nossos adolescentes receberam através do cinema. E não estou falando da Moaning Myrtle.
Rita de Cássia disse…
É verdade, José Geraldo!
Tenho 55 anos e, no meu tempo, tínhamos medo de jacaré debaixo da cama, de alma penada, e assombrações diversas.
Hoje, meus alunos têm medo de assaltante, estuprador, sequestrador...
Bons tempos aqueles em que o perigo vinha de "outro mundo"...
Anônimo disse…
ótimo isso... esse lance de medo do desconhecido fantasioso é o que leva as pessoas à religiosidade... se o desconhecido fantasioso amedronta, so um desconhecido fantasioso (deus) pode ajudar. por um lugar de pessoas pensantes e pelo fim da irracionalidade religiosa!
Anônimo disse…
Quando crianças, querem nos fazer ter medo de coisas que acabamos desejando quando adultos... Banheira de gelo, loira do banheiro, pipoca com cocaína...
Pedro Lobo disse…
Já o ensino religioso reforça os temores suscitados desde sempre pelas lendas e mitos hebraicos.
Anônimo disse…
izaque?
LEGIÃO disse…
Mesmo tendo certeza que a estória é absurda, surge na mente do indivíduo a dúvida sobre seu conhecimento acerca do que é possível ou não. Ou seja, o Medo surge quando duvidamos de nossa sabedoria. Daí, usa-se a Fé na proteção oferecida pelas divindades para controlar o medo. Ou seja, a Divindade é usada como escudo contra o Fantasma. O Processo Educativo Religioso menciona sobre divindades, omitindo que esta se trata, também, de um fantasma. Ou seja, o Religioso invoca fantasmas para combate fantasmas.

Assim, os fantasmas estão associados diretamente a uma lacuna no conhecimento sobre as coisas da realidade. Para fazê-los sumir, o remédio é, justamente, a busca constante de conhecimento.
Israel Chaves disse…
A idéia é ótima. Apresentar às crianças histórias que elas muito possivelmente aceitariam como verdadeiras e então mostrá-las suas origens e todos os argumentos e explicações que as provam falsas é o primeiro passo para torná-las críticas. Com isso surge o costume de questionar, de perguntar, de analizar, de não acreditar por acreditar; leva ao ceticismo e isso eleva e muito o nível intelectual.
Nem é preciso usar trechos da Bíblia nessas aulas. As crianças que absorverem a informação, naturalmente verão a Bíblia como histórias do mesmo nível de credibilidade dessas lendas urbanas, mais tarde.
Anônimo disse…
Acho interessante também para que no futuro evitem-se as neuroses advindas de crenças em tais histórias como se elas fossem reais.
Anônimo disse…
Se não há outra prioridade no currículo escolar... Lamentável...
Anônimo disse…
coloca SEX PISTOLS, THE CLASH, RAMONES,INOCENTES... para esta pivetada ter cultura...cacete.

manda estas pragas de historias ridiculas pros burguezinhos ouvir.

PUNK NOT DEAD
Anônimo disse…
Bloody Mary, bloody Mary, bloody Mary!
Anônimo disse…
Q mentira as crianças tem mt mais medo das lendas urbanas so pra vc ficar sabemdo*-*
Anônimo disse…
para de assustar as crianças*-*
Anônimo disse…
nossa e vc não entende
Hear disse…
a foto parece mais a ''Gorda do Banheiro'' (nada contra gordos)
Anônimo disse…
KKKKK, verdade!
De Marchi ॐ disse…
O esforço já vem sendo feito...
http://www.dgabc.com.br/TV/Video/8169/164/nos-bastidores-com-a-loira-do-banheiro.aspx
Anônimo disse…
Eu acho que as escolas deveriam de se preocupar mais em fazer com que os alunos aprendam as materias de colégio e não ficar fazendo manipulações de personalidade com crianças. Por que não discutam isso com os pais das crianças?
Anônimo disse…
Eu não tenho medo nem do Deus bíblico fictício, que na minha opinião, é a mais aterrorizante das lendas.
Anônimo disse…
mais da medo essas lendas e minha escola podia ter esse tipo de aula porque os meninos dali contam muito lendas assustadoras e um dia reunimos e eles ficaram contando lendas assustadoras depois eles disseram que não precisa ter medo porque o proprio nome fala que não existe
e não precisa ter medo porque deus está do nosso lado
Anônimo disse…
como assim Deus ficticio ?
explica
Anônimo disse…
Infelizmente... :(
Anônimo disse…
Sim muito triste o que o mundo se tornou :'(
Anônimo disse…
Sim :D é uma ÓTIMA IDÉIA!!!!
Anônimo disse…
:/ not great this. :/
Anônimo disse…
Kkkkkkk sem ofensas as gordinhas n q gordinhas sejam feias(minhas amigas são lindas *--------------*) mas isso é vdd!!!lkkkkkkkkkkk

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Veja 14 proibições das Testemunhas de Jeová a seus seguidores

Robinho: de jogador promissor a evangélico fanático e estuprador

Bíblia tem muitas contradições, mas ela pode ser útil, até para ateus

Qual é a doença mais difícil de curar? Eis a resposta

Cannabis leva a drogas pesadas? Causa transtorno mental? Veja o que a ciência diz

Vicente e Soraya falam do peso que é ter o nome Abdelmassih

Justiça da Noruega mantém cassação do registro das Testemunhas de Jeová