Pular para o conteúdo principal

Foto do suicídio no WTC foi para repudiar inferno, diz rapaz

Deus mandou este homem para o inferno?
No dia 5 de setembro, nos Estados Unidos, alguém postou no site PostSecret a foto de um homem se jogando da torre norte do WTC (World Trade Center) no dia 11 de setembro de 2001 por estar desesperado com o ataque terrorista. Ele achou que morreria de qualquer jeito e por isso tomou a decisão de se matar.

Na foto, havia o manuscrito “Deus benevolente não enviaria este homem para o inferno por se matar”. A foto e a inscrição repercutiram nas redes sociais e jornais. 

Agora se sabe quem é o autor da postagem. É o estudante de pós-graduação Michael Convente. Ele disse que a sua intenção foi repudiar a pregação cristã de que os suicidas vão para o inferno.

Convente ironizou os cristãos por afirmar que seu Deus é benevolente, “exceto se você é gay ou resistir à autoridade divina absoluta ou se tirar a própria vida, como fez esse homem que resolveu como morrer”.

O estudante afirmou não ser religioso porque coloca em dúvida a existência de Deus. Falou que combate a ideia do inferno cristão porque, nesse caso, ela causa sofrimento aos parentes de quem se mata.

A questão é polêmica porque todas as religiões condenam o suicídio, o que é um paradoxo porque pregam que o “outro mundo”, o do depois da morte, é bem melhor do que este.

Nem sempre foi assim. No começo do cristianismo, muitas fiéis se matavam de modo a ir logo para o céu. Os sacerdotes proibiram a pratica porque, de certo, temeram ficar sem seguidores. A decisão foi oficializada pelo Concílio de Arles (452).





Com informação do Daly Kos.

O CVV É UM SERVIÇO DE PREVENÇÃO AO SUICÍDIO.
TEL: 141. Atende também por e-mail e on-line

Comentários

Anônimo disse…
Exato, o suicídio só é proibido porque eles têm medo de que seus seguidores se matem todos pra irem de uma vez pro suposto céu.
Anônimo disse…
Que bobagem isso de faltar seguidores... O suicídio é proibido porque por mais que exista uma pós-vida, se a vida atual pudesse ser eliminada, não faria sentido ela ocorrer.
Gustavo M. Gomes disse…
Excelente iniciativa a desse estudante. O suicídio por vezes é a única alternativa de quem não tem mais saída alguma - ou não consegue pensar em uma. E, mesmo que seja falta de coragem de enfrentar problemas sérios, quem somos nós para determinar se alguém é obrigado a continuar vivendo uma merda de vida se a própria pessoa NÃO quer? Fodam-se as religiões!

É muito fácil nós aqui, bem alimentados e satisfeitos no conforto da poltrona, julgar um suicida como covarde, fraco e etc.

Não é este o caso específico, mas alguém aí acha que o homem que se jogou foi covarde por preferir morrer estatelado no chão? Ele deveria ser "corajoso" e esperar as chamas consumi-lo vivo?

Não existe inferno; não existe paraíso; não existe céu. Pare de se iludir, admita a realidade. É uma porcaria, mas é tudo que temos.
Douglas disse…
Noviço disse: " se a vida atual pudesse ser eliminada, não faria sentido ela ocorrer"

Então não faz sentido termos nascido.
AlyneS2 disse…
Paulo Lopes, um errinho^^

"a foto de um homem se jogado da torre"
Anônimo disse…
VALE LEMBRAR QUE ?

as 3 mil pessoas mortas no 11 , fora as milhares fora dele , tooooooooooooodas foram mortas em nome de DEUS.......por causa da religião imbecil e por causa da GIBIBLIA

ALAH pros muçulmanos vem de EL , ELOIM , o nome primitico de DEUS dos habitantes do oriente médio qdo surgiu a lenda....


a historia é a mesma da gibiblia no alcorão , as mesmas bostas de adão e eva , os mesmos personagens so que com nomes em arabe :

abrão vira ibraim , deus vira ala etc


PRA VCS TEREM UMA IDEIA de como a RELIGIÃO é boa pro mundo.....
Paulo Lopes disse…
Corrigido, Alyne, e obrigado.
Anônimo disse…
"No começo do cristianismo, muitas fiéis se matavam de modo a ir logo para o céu."

Interessante. Imaginem como seria o mundo se nao tivessem proibido o suicidio ?
Anônimo disse…
E acrescento:

Nao haveriam evangélicos no mundo, de tanto que se suicidariam. Eles se julgam "salvos" na ilusao da certeza de que irao para o ceu.
José Agustoni disse…
O suicídio é resultante de uma profunda desesperança, seja por uma situação real (como na foto), seja por uma profunda depressão. Em ambos os casos é perfeitamente compreensível do ponto de vista do suicida e de quem entende o suicida (psiquiatras e psicólogos, principalmente). As demais pessoas que não entende a situação não deveriam emitir opinião.
Israel Chaves disse…
Eu acho suicídio fraqueza e covardia, quando praticado por quem pode viver e não o faz por ficar se lamentando em vez de lutar. Se há a possibilidade de sobreviver, deve-se lutar até o fim. Mas no caso de um cara que vai morrer queimado, soterrado, asfixiado, ou outra forma horrível e dolorosa, mais vale mesmo acabar logo com o sofrimento, já que não há esperanças de sobreviver, e nesse caso não há nada a ser condenado. As religiões condenam pelo que já foi dito aqui, para não perder sua fonte de renda.
Muito boa a mensagem, afinal, o deus cristão, segundo suas regras, mandaria esse homem direto para o inferno. Que raio de deus bondoso é esse, que prefere que um de seus "filhos amados" sofra queimando/asfixiando/sendo esmagado, sem absolutamente nenhuma necessidade?
O deus cristão é insano e cruel.
Mujica disse…
Concordo com o ponto de vista do Gustavo...

O suicídio é uma atitude baseada no desespero...

Na ação suicida, a mente tenta matar o corpo...
Para escapar do sofrimento...
Headbanger Ateu disse…
O suicídio, bem como suas tentativas e ideações, está ligado a transtornos mentais graves. E quando no caso de doenças mentais, está ligado à esquizofrenia.

http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/5/5137/tde-15052004-200825/pt-br.php
Luiz disse…
Paulo, você tem fontes sobre essa parte do texto: "Nem sempre foi assim. No começo do cristianismo, muitas fiéis se matavam de modo a ir logo para o céu. Os sacerdotes proibiram a pratica porque, de certo, temeram ficar sem seguidores."
Anônimo disse…
"No começo do cristianismo, muitas fiéis se matavam de modo a ir logo para o céu."

Pow, achei isso bem interessante?
Alguém tem donte pra eu poder mostrar pra alguns amiguinhos?

E outra coisa que procuro:
alguém de vcs sabem onde posso encontrar a lista dos títulos de livros que foram proibidos pela ICAR no Index Librorvm Prohibitorvm?
Anônimo disse…
Acho que a princípio, a ameaça de que suicídas vão para o inferno é até meio positiva por desencorajar a alguns de fazer isso.

Uma amiga de minha mãe disse uma vez que houve um tempo em que tudo na vida dela estava errado e ela chegou a pensar em se matar, mas por medo de ir para o inferno ela não fez isso. Acontece que depois ela conseguiu resolver a maioria dos problemas e hoje leva uma vida boa, com seus altos e baixos, mas nada fora do comum. E se ela tivesse se suicidado? Não viveria pra ver essa mudança de vida.

Mas sei o quanto a família deve sofrer por conviver com a crença de que um ente querido está no pior lugar que se possa existir para eles. Então tbm tem esse forte ponto negativo.

Mas o que vcs acham da crença no inferno como forma de prevenir o suicídio?
Marcos Crecchi disse…
Que bando de infelizes, não estão contentes com a vida de vocês, já sabem o que fazer!
Paulo Lopes disse…
Luiz (22:25): li sobre o suicídio em um livro de minha biblioteca bagunçada. Enquanto tento localizá-lo (tenho milhares de livros...), você poderá fazer um pesquisa a partir da palavra-chave Concílio de Arles. Em 452, esse Concílio proibiu o suicídio com o argumento de que era coisa do diabo. Depois, em 533, o Concílio de Orleães teve de reforçar a decisão vetando aos suicidas funeral religioso.

Este site, por exemplo, diz: No princípio, o cristianismo parece ter se aproveitado desta sede de sangue, demonstrada pelos romanos, junto à idéia do suicídio, transformando-os em uma busca pelo martírio. Ao que parece, a Igreja primitiva incentivava o suicídio por aumentar o valor do sofrimento, o que valia como entrada grátis ao reino dos céus.

Trata-se de uma informação de GUILLON, C. & LE BONNIEC, Y. Suicídio: Modo de usar. São Paulo: EMW Editores, 1984.

É isso.
Caruê disse…
Se o papa estiver certo: este homem que pulou foi para o inferno.
Se o Osama estiver certo: os terroristas do ataque terão o paraíso com as suas virgens.
LEGIÃO disse…
Os argumentos da Bíblia foram elaborados para conduzir o povo como se fosse um rebanho, ou seja, animais de pasto que não podem fazer escolhas livremente. Daí os líderes serem chamados de pastores.

A Bíblia e livros semelhantes, são alegorias para controle social, que tomam como modelo a Pecuária, ou seja, a criação, condução e aproveitamento econômico de animais.

O Salmo 23 diz exatamente o que um pastor de animais faz.

O Pastor faz o que for necessário para manter ou aumentar seu rebanho. Essa é sua lógica. Assim, em certos momentos incentiva seus animais a atravessarem o rio para desfrutar de pastagens mais verdes e abundantes (o Céu). Mas se os animais começam a pular a cerca, à noite e por vontade própria (suicídio ou abandono da congregação), para buscar o pasto do outro lado do rio, o pastor tem que tomar providências. Assim, o pastor manda para o abatedouro (inferno) aqueles animais que tem iniciativa de fugir ao seu controle.

Temos, então, o seguinte comparativo:


.........Na Pecuária...........Na Bíblia

Pastor...Condutor de animais...Lider da Congregação
Céu......Pasto verdejante......Lugar de comunhão com Deus
Inferno..Abatedouro............Lugar do castigo eterno

Portanto, aqueles que querem anular (ou tem medo de exercer) seu livre arbítrio, sigam até a igreja mais próxima.
Ricardo disse…
Segundo Albert Camus, o suicídio é questão filosófica mais importante de todas. É o momento em que um ser humano decide se vale a pena continuar com esta vida ou não. Todo o resto é consequência desta decisão.
Anônimo disse…
Pôxa!! Que pena que fizeram uma emenda ideológica e poibiram o suicídio!!! Uma lástima que a lógica do suicídio tenha se tornado proibida aos crentes!!
Anônimo disse…
Acredito que nem religiosos, nem não religiosos, nem crentes, nem ateus apoiam ou concordam com o suicídio.

Este é um estado extremo emocional do ser humano. "é o fim da linha", "o túnel sem nem um feixe de luz no final".

É libertário, é de direito próprio, é "possivelmente" enfermo, MAS, APESAR DE TODA EXPLICAÇÃO, É EGOICO. É ensimesmado, é brutal, é anti-social, é aferidor de uma escuridão sem fim, é medo, é fuga, é cegueira, é HOMICÍDIO do seu próprio sujeito... é sobretudo um não importar-se com os pais, cônjuges, filhos, amigos, a sociedade pueril, frágil em que vivemos.

Mas também acho que naquele dia, Aquele que sabe todas as coisas olhará muito para aquilo que nós pensamos que não tem valor, e pesará muito menos aquilo que "achamos que é o certo".

"E terei misericórdia daqueles que tiveram misericórdia, POIS A MISERICÓRDIA TRIUNFA SOBRE O JUÍZO" Tiago

Abç a quem é de abç
Anônimo disse…
"Deus mandou este homem para o inferno?" título desta matéria onde mostra um homem se jogando do WTC por pensar numa morte tão próxima e sem saída. O fato dele ter se jogado ou não da torre, caracterizado ou não suicídio, se ele não tiver morrido em Cristo Jesus, ele iria para o mesmo lugar ou seja o inferno sim. A questão não é a forma que ele morreu e sim se ele morreu com seu nome escrito no livro da vida,( que é o chamado cristão) que é a única forma de se morrer com a vida eterna. Nenhuma outra forma de morrer lhe dará direito a vida eterna, porque a bíblia diz que todo aquele que não foi achado o seu nome escrito no livro da vida foi lançado no lago que arde com fogo e enxofre, que é a segunda morte. Devemos estar sempre preparados para que se acontecer algo na nossa caminhada possamos sair deste mundo na companhia de Cristo. Sem Ele, todos, sem exceção irão sim levados ao desprezo eterno não importando como morrerem. Facadas, tiros, assaltos, maldade do ser humano, doenças, enfim.. é isso...
Se voicê estiver com uma doença terminal mas ainda lúcido e lhe for informado que a doneça lhe matará com muito sofrimento e que você e a sua familia teram um sofrimento descomunal, onde veremos um ente querido se terminar em dores e gemidos de dor e sofrimento, eu ainda lúcido concordaria que ao menor sinal de dor e sofrimento gostaria de ser eliminado, ser morto e com o princípio de me despedir de todos e agradecer de terem me acompanhado nessa vida que é unica e preciosa e que foi um privilégio ter conhecidos todos, e que eu fique na lembrança, ou seja eterno até que me esqueçam.
Anônimo disse…
Estao falando besteira o suicidio é repudiado por todas as religioes .. vide os judeus, com o cemiterio para suicidas.. nao enterram junto dos outros que morreram "naturalmente". isso nao é crença cristã ou catolica, é mais velha e todas as religioes concordam entre si, esse assunto, mas tambem concordo e acredito na benevolencia divina, no caso da foto, foi o desespero que o fez agir assim e muitos padres ou bispos ira concordar comigo..
O suicida é uma pessoa com sérios transtornos psíquicos. É alguém que precisa de cuidados médicos e psicológico. Infelizmente, eles sofrem muito preconceito. Não apenas da religião, eles sofrem preconceito dos médicos também. Aqui no Brasil a saúde pública é caótica, quando se trata de saúde mental, a coisa é pior ainda.

Os disturbios mais comuns são a depressão maior, transtorno afetivo bipolar (antiga psicose maníaco depressiva), transtorno borderline, dentro outros.

O tratamento deve ser feito com psicofármacos e acompanhamento psicológico ao menos duas vezes por semana.
O terapeuta deve ser alguém com formação específica e ter disponibilidade para atender o paciente a qualquer hora do dia ou da noite.

Em alguns casos se opta pela internação. Pois há um aumento do risco de suicídio no início do tratamento.
Anônimo disse…
Os teístas não se dão conta de que veneram um ente asqueroso, covarde, omisso, sádico, psicótico. Na nossa sociedade, a omissão é crime: se você tem condições de salvar ou ao menos prestar socorro a alguém e não o faz, você é um criminoso. Por que é que seria diferente com o "Papai Noel dos Adultos"?! Justo e bondoso?!? Não me façam rir, crentes! Um ente dito todo-poderoso, oniciente e onipresente mas que não mexe sua sagrada bunda do lugar sequer para salvar uma criança indefesa não é digno de veneração, respeito ou amor, mas sim de repulsa, nojo, desprezo. Para nossa sorte, esse ente é mera ficção. Pena que vocês, crentes, não se dão conta disso...
Escarface disse…
Os dez mandamentos da Bíblia Sagrada contem uma parte que condena tal atitude é bom incentivar a pessoa deprimida a buscar ha Deus.
Anônimo disse…
Pessoa com depressão precisa de ajuda profissional. Parem com essa bosta de que precisa buscar a deus, porque até religiosos enfrentam depressão.

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Vírus da chikungunya atinge múltiplos órgãos e afeta o sistema nervoso central

Veja 14 proibições das Testemunhas de Jeová a seus seguidores

Jovem ex-Testemunha de Jeová diz por que sua antiga religião é seita. E se torna viral no TikTok

Há um movimento mais ameaçador à democracia que o bolsonarismo. É a teologia do domínio

Justiça da Noruega mantém cassação do registro das Testemunhas de Jeová

Cientistas se preparam para a passagem de 'raspão' do Apophis pela Terra em 2029

Estudo mostra como ateus e pessoas não religiosas enfrentam momentos de crise, como o luto

Cannabis leva a drogas pesadas? Causa transtorno mental? Veja o que a ciência diz

Medo da morte alimenta a rejeição que crentes têm de ateus, mostra pesquisa