Pular para o conteúdo principal

Rapaz diz que padres de Arapiraca abusaram de outros coroinhas

Da esquerda para direita, padres Barbosa, Duarte e Gomes
Fabiano da Silva, 21, reafirmou nesta sexta-feira (8) que o padre Luiz Marques Barbosa (foto), 83, começou a usá-lo sexualmente quanto tinha 12 anos, época em que era coroinha. Ele disse ao juiz João de Azevedo Lessa ter a certeza de que outros coroinhas foram abusados por padres de Arapiraca (AL), cidade de 215 mil habitantes que fica a 128 km de Maceió, a capital. 

“Eles [os coroinhas] só não denunciam os padres porque a cidade é muito preconceituosa”, disse.

A Justiça começou a julgar ontem os três padres de Arapiraca acusados de pedofilia, no mais recente escândalo do gênero no Brasil que teve repercussão internacional, incluindo uma manifestação do Vaticano.

Os outros dois padres são Raimundo Gomes (foto), 53, e Edílson Duarte (foto), 44. Todos negam que sejam pedófilos.

No caso do padre Barbosa, que tem o título honorário de monsenhor, há uma prova contundente: um vídeo gravado em janeiro de 2009 no qual ele e Silva aparecem na cama fazendo sexo oral. Trechos das imagens foram divulgados em março de 2010 pelo programa no SBT Conexão Repórter, de Roberto Cabrini.

Outros dois ex-coroinhas que acusam os padres de abuso sexual são Anderson Farias Silva, 21, e Cícero Flávio Barbosa, 23, que foi o autor do vídeo. Na época, ela disse: “Filmei para ter uma prova e pôr um ponto final nisso”.

Após o seu depoimento desta sexta, o segundo do dia, Anderson afirmou estar aliviado. "Esperei muito por este dia”, disse. "Outros meninos sofrem abusos e espero que não tenham medo de denunciar”.

Ele reafirmou que começou a ser assediado por Raimundo Gomes quanto tinha 14 anos e que, por isso, desistiu de ser padre.

Cícero não quis falar com a imprensa após o seu depoimento. Quando explodiu o escândalo, ele disse que o monsenhor Barbosa começou a abusar dele quando tinha 12 anos.

Dois representantes do Vaticano, Daniel Almeida e Menetti Severiano, acompanharam os depoimentos.

O juiz decidiu que o julgamento será retomado no próximo dia 22, quando serão ouvidas testemunhas da acusação e as da defesa. Somente o padre Edilson apresentou oito testemunhas.

Cada padre tem uma linha de defesa, mas em comum eles alegam que estavam sendo vítimas de extorsão de dinheiro dos jovens.

O promotor Alberto Tenório acredita que haverá condenação. “Este é o único caso no mundo com provas concretas do abuso, no caso o vídeo do monsenhor Luiz e a confissão do padre Edílson”.

A pena para abuso e exploração sexual é de 4 a 10 anos, podendo ser aumentada de acordo com o número de vítimas.

Da esquerda para direita, ex-coroinhas Anderson, Cícero e Fabiano 
Com informação dos portais e deste blog.

abril de 2010

Comentários

Anônimo disse…
Não é por nada, mas o vídeo nada prova: mostra apenas dois maiores de idade transando, do qual admitiram tentarem extorquir dinheiro desses padres, ameaçando de revelar o vídeo, o qual aconteceu. É bom essas supostas vítimas aparecerem logo, pois essa acusação deles está infundada e prescrita, pois ser gay não é crime.
Caruê disse…
Felizmente o testemunho é aceito como prova no judiciário, logo o vídeo pode ser desnecessário para a condenação. Quem se expõe ao ridículo de aparecer fazendo sexo com um padre de 80 anos para suborna-lo? Isso é tão absurdo. P@#$, são três acusações de violência sexual e ainda tem quem defenda o padre.
Anônimo disse…
“Eles [os coroinhas] só não denunciam os padres porque a cidade é muito preconceituosa”


Realmente a coisa ali no nordeste é feia... o que no restante do país chega a ser o dobro de preconceito religioso, no nordesde é o triplo.
Anônimo disse…
Ah, nem tanto...O sertão é muito mais complacente, desde que haja discrição, respeito às exterioridades e aparências. Este caso é nitidamente um imbroglio entre homossexuais jovens e velhos, onde paixão, ciúme, cobiça e falta de escrúpulos de ambos os lados, - COM O AGRAVANTE DA IMPRUDÊNCIA inadmissível no caso dos mais velhos -; deram o tom clássico do pastiche policialesco tradicional: ganância e vindita planejada contra os velhos, e a possibilidade de redenção pela revanche financeira, via extorsão. Nada de pedofilia, os garotos eram gays precoces, e sabiam o que estavam fazendo...Trocaram o deixar-se seviciar pelos velhos pelas facilidades, comodidades, como qualquer personalidade leviana o faria, em qualquer idade. O mais ressentido, por sinal, é o que possui maior estigma e estereótipo do homossexual efeminado, vulgo bicha. Armou a arapuca para o ex-amante, num claro triângulo com o menos invertido na aparência, vulgo "machuda", ou "não pintosa". Um pasquim emblemático do gênero. O boy promete livrar a biba da maricona vil e ainda faturar alguns trocados...Já vi essa novela mexicana antes, centenas de vezes.
Anônimo disse…
Vi o vídeo e posso afiançar que por dinheiro nenhum, pra provar coisa nenhuma, nem pra tirar o pai da forca, e a mãe da grelha; pessoa em seu juízo perfeito faria aquilo, sem gostar e sem ter a índole liberta de todo escrúpulo, pudor e qualquer remota vergonha, quiçá longínqua castidade. Uma pessoa que foi abusada, ou seviciada, mesmo seduzida com afeto e promessas de amor ou amizade; JAMAIS FARIA AQUILO nem pra submeter-se a ganhar o Paraíso. E mesmo o dinheiro, tão desejado, a quem tivesse um pingo de resto de amor-próprio, não induz a fazer tal, a quem se respeitasse. Esse jovem além de gay é um futuro garoto de programa e ator de filmes do gênero; aliás, diga-se de passagem, a performance é surreal.
Anônimo disse…
Ué,mas não são os padres,o papa,o bispo,o arcebispo,o cardeal,em suma,a igreja católica toda que atira pedradas em homossexuais?

Quem observa as atividades dessas igrejas logo percebe,que além de tirarem o dinheiro das pessoas,ainda criam discórdias entre membros da família,que por muitas vezes acabam se dissolvendo.Isso sim,é um pecado,a instituição família também está fracassada por uma grande parcela de culpa das religiões.E justamente as religiões que outras culpam pela falência da própria família.Lamentável.
Anônimo disse…
A igreja culpa aos outros pela decadência das famílias entretanto é a maior protagonista de escândalos!
Anônimo disse…
Caruê,

"Felizmente o testemunho é aceito como prova no judiciário,"
A testemunha é a prostituta das provas - famoso jargão jurídico. Qualquer um pode alegar ser testemunha.

"...logo o vídeo pode ser desnecessário para a condenação."
Então porquê o vídeo foi feito? Irônico é que eles admitiram que no início foi uma chantagem, e poucos falam disso.

"Quem se expõe ao ridículo de aparecer fazendo sexo com um padre de 80 anos para suborna-lo?"
Vejo que é uma pessoa ingênua no mundo. Conhece o velhinho que comeu e não pagou a profissionau do sequiço?

"Isso é tão absurdo. P@#$, são três acusações de violência sexual e ainda tem quem defenda o padre."
Três acusações de pessoas que chantagearam, não conseguiram, e apelaram pra polícia. Não defendo padre, estou analisando o caso de forma imparcial. Ultimamente, é muito fácil acusar padres de pedofilia, enquanto muitos são gays. Repito, é bom aparecer mais testemunhas(de preferência, ainda adolescente) que não sejam estes três, que continuaram indo pra cama com esses sacerdotes mesmo maiores de idade(por uns 7 anos, como alegam), senão o máximo que terão provavelmente serão esses religiosos expulsos de suas congregações, já que a Igreja não permite esse comportamento.
Caruê disse…
Tive o contato apenas com essa noticia e não tive o trabalho de analisar todas as entrevista. Não são todos que possuem um discernimento jurídico para forjar provas, o fato dele ser maior de idade quando fez a filme invalida o vídeo como prova de pedofilia, mas isso não impediu que ele tenha tentado incrimina-lo com um prova inadequada. Nota são apenas hipóteses.
No testemunho se avalia a concordância interna e externa, se as supostas vitimas já mudaram o discurso poucas chances tem de convencer o Juiz. Ate uma pedra bem usada pode derrotar o Golias. auhhua
Anônimo disse…
Ei Caruê, qual parte da chantagem você não entendeu?
E por favor, pedofilia... desde quando esses manés foram abusados quando crianças?

Eles querem DINHEIRO!
Anônimo disse…
Na verdade o DINHEIRO é o motivador dessas relações!!Esses aí não têm nadinha de inocentes.
Caruê disse…
Ridículo, ver pessoas tratando um julgamento como uma torcida de futebol.
Anônimo disse…
Ridículo é você achar que esse julgamento não pode ser questionado. Está louquinho pra ver padre preso que esquece de ser parcial.
Mais um ateuzinho de fim-de-semana...
Anônimo disse…
Padres e pastores são criminosos perigosos mesmo!!
Anônimo disse…
Não sei porque tanta falsa piedade para com esses dejetos da sociedade, são claramente viciosos, tarados por sexo, RELACIONAM-SE com os idênticos. Como diz o meu pai..."os iguais igualam-se aos iguais". Pra começo de história, os padres são canalhas, mas nunca houve abuso. O que havia era a má índole de ambos, que iludiu a uns com carícias, no caso dos adultos indecentes e promíscuos, e a outros com blandícias, como no caso dos prostitutos-mirins, amantes da vida fácil. A soma do que os detestáveis parasitas da fé deve ter gasto com os parasitas do sexo deve ser incalculável. E não se iludam que não faziam isso só com os padres pervertidos. Fizeram com muitos senhores homossexuais enrustidos casados da cidade. Apenas o simbolismo eclesiástico foi mais forte por conta do apelo midiático, e planejaram juntos a filmagem do padre, pelo estardalhaço que fariam. São dois mixês baratos. Melhor dizendo, querendo ser CAROS. Quanto aos padres, a punição DEVE SER EXEMPLAR, pra abrir um precedente que possa tolher os demais. Porque está DEMAIS...DA CONTA. Tá um absurdo a pederastia da Igreja Romana, padres e garotos de programa enfiados na sacristia, nas casas paroquiais, sobrevivendo do dízimo e das ofertas. A Igreja Romana virou um cabaré. E não é só aqui não, viu? Estive na Europa agora depois da crise, e tudo que é chibungo, perobo, se aproveita nas igrejas pra sustentar um magote de michês profissionais E OS DE OCASIÃO (IMIGRANTES POBRES, BRASILEIROS, SAFADOS POR NATUREZA) pra acobertarem nos pensionatos, alojamentos e outras sinecuras e benesses eclesiásticas, sob pretexto de filantropia e caridade. É o prostíbulo global.
Anônimo disse…
padres PEDOFILO pastores LADÃO
Antenor disse…
SOU CATÓLICO,E NÃO DESEJO QUE ELES (PADRES) SEJAM, PRESOS, MAS QUE PERCAM O SEU MINISTÉRIO SACERDOTAL...PARA QUE O CORAÇÃO DE NOSSO SENHOR NÃO SE MACHUQUE TANTO COMO ESTAR, E QUE NEM ELES MESMO SE CONDENEM MAS AINDA NO INFERNO...DESDE JÁ,PEÇO MISERIORDIA..REZEMOS POR ELES, E POR TANTOS OUTROS QUE AINDA EXISTEM POR ESSE MUNDOA FORA...
Anônimo disse…
Ótimos comentários.Concordo com quase tudo que foi dito!
Anônimo disse…
A gente pode ver claramente que existem alguns amigos dos padres se posicionando aqui. E são tão ordinários que nem têm coragem de colocar o nome. São, na maioria, anônimos.
Qualquer um que se aproveitar de crianças, ainda que seja dentro de uma instituição que está no poder há 2000 anos, merece cadeia.
É evidente que esses padres se aproveitaram de crianças que acreditavam na religião e na superioridade deles!
Só bandidos, como esses padres, podem achar que os rapazes são "apenas" gays.

Maria Aparecida
Arapiraca
Anônimo disse…
A Icar deve acabar com o Celibato, porque o padre é um ser-humano que merece se casar com a Mulher ou com o HOMem que ele quiser, todos nos temos o direito de ser FELIZ.

Post mais lidos nos últimos 7 dias

Canadenses vão à Justiça para que escola distribua livros ateus

René (foto) e Anne Chouinard recorreram ao Tribunal de Direitos Humanos do Estado de Ontário, no Canadá, para que a escola de seus três filhos permita a distribuição aos alunos de livros sobre o ateísmo, não só, portanto, a Bíblia. Eles sugeriram os livros “Livre Pensamento para Crianças” e “Perdendo a Fé na Fé: De Pregador a Ateu” (em livre tradução para o português), ambos de Dan Barker. Chouinard sugeriu dois livros à escola, que não aceitou Os pais recorreram à Justiça porque a escola consentiu que a entidade cristã Gideões Internacionais distribuísse exemplares da Bíblia aos estudantes. No mês passado, houve a primeira audiência. O Tribunal não tem prazo para anunciar a sua decisão, mas o recurso da família Chouinard desencadeou no Canadá uma discussão sobre a presença da religião nas escolas. O Canadá tem cerca de 34 milhões de habitantes. Do total da população, 77,1% são cristãos e 16,5% não têm religião. René e Anne são de Niágara, cidade perto da fronteira com...

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Bento 16 associa união homossexual ao ateísmo

Papa passou a falar em "antropologia de fundo ateu" O papa Bento 16 (na caricatura) voltou, neste sábado (19), a criticar a união entre pessoas do mesmo sexo, e, desta vez, associou-a ao ateísmo. Ele disse que a teoria do gênero é “uma antropologia de fundo ateu”. Por essa teoria, a identidade sexual é uma construção da educação e meio ambiente, não sendo, portanto, determinada por diferenças genéticas. A referência do papa ao ateísmo soa forçada, porque muitos descrentes costumam afirmar que eles apenas não acreditam em divindades, não se podendo a priori se inferir nada mais deles além disso. Durante um encontro com católicos de diversos países, Bento 16 disse que os “cristãos devem dizer ‘não’ à teoria do gênero, e ‘sim’ à aliança entre homens e mulheres no casamento”. Afirmou que a Igreja defende a “dignidade e beleza do casamento” e não aceita “certas filosofias, como a do gênero, uma vez que a reciprocidade entre homens e mulheres é uma expressão da bel...

Eleição de Haddad significará vitória contra religião, diz Chaui

Marilena Chaui criticou o apoio de Malafaia a Serra A seis dias das eleições do segundo turno, a filósofa e professora Marilena Chaui (foto), da USP, disse ontem (23) que a eleição em São Paulo do petista Fernando Haddad representará a vitória da “política contra a religião”. Na pesquisa mais recente do Datafolha sobre intenção de votos, divulgada no dia 19, Haddad estava com 49% contra 32% do tucano José Serra. Ao participar de um encontro de professores pró-Haddad, Chaui afirmou que o poder vem da política, e não da “escolha divina” de governantes. Ela criticou o apoio do pastor Silas Malafaia, da Assembleia de Deus do Rio, a Serra. Malafaia tem feito campanha para o tucano pelo fato de o Haddad, quando esteve no Ministério da Educação, foi o mentor do frustrado programa escolar de combate à homofobia, o chamado kit gay. Na campanha do primeiro turno, Haddad criticou a intromissão de pastores na política-partidária, mas agora ele tem procurado obter o apoio dos religi...

Existe uma relação óbvia entre ateísmo e instrução

de Rodrigo César Dias   (foto)   a propósito de Arcebispo afirma que ateísmo é fenômeno que ameaça a fé cristã Rodrigo César Dias Acho que a explicação para a decadência da fé é relativamente simples: os dois pilares da religião até hoje, a ignorância e a proteção do Estado, estão sendo paulatinamente solapados. Sem querer dizer que todos os religiosos são estúpidos, o que não é o caso, é possível afirmar que existe uma relação óbvia entre instrução e ateísmo. A quantidade de ateus dentro de uma universidade, especialmente naqueles departamentos que lidam mais de perto com a questão da existência de Deus, como física, biologia, filosofia etc., é muito maior do que entre a população em geral. Talvez não existam mais do que 5% de ateus na população total de um país, mas no departamento daqueles cursos você encontrará uma porcentagem muito maior do que isso. E, como esse mundo de hoje é caracterizado pelo acesso à informação, como há cada vez mais gente escolarizada e dipl...

Quem matou Lennon foi a Santa Trindade, afirma Feliciano

Deus castigou o Beatle por falar ser mais famoso que Jesus, diz o pastor Os internautas descobriram mais um vídeo [ver abaixo] com afirmações polêmicas do pastor-deputado Marco Feliciano (PSC-SP), na foto. Durante um culto em data não identificada, ele disse que os três tiros que mataram John Lennon em 1980 foram dados um pelo Pai, outro pelo Filho e o terceiro pelo Espírito Santo. Feliciano afirmou que esse foi o castigo divino pelo fato de o Lennon ter afirmado que os Beatles eram mais famosos que Jesus Cristo. “Ninguém afronta Deus e sobrevive para debochar”, disse. Em 1966, a declaração de Lennon causou revolta dos cristãos, o que levou o Beatle a pedir desculpas. Feliciano omitiu isso. Em outro vídeo, o pastor disse que a morte dos integrantes da banda Mamonas Assassinas em acidente aéreo foi por vontade divina por causa das letras chulas de suas músicas. "Ao invés de virar pra um lado, o manche tocou pra outro. Um anjo pôs o dedo no manche e Deus fulminou aque...

Papa afirma que casamento gay ameaça o futuro da humanidade

Bento 16 disse que as crianças precisam de "ambiente adequado" O papa Bento 16 (na caricatura) disse que o casamento homossexual ameaça “o futuro da humanidade” porque as crianças precisam viver em "ambientes" adequados”, que são a “família baseada no casamento de um homem com uma mulher". Trata-se da manifestação mais contundente de Bento 16 contra a união homossexual. Ela foi feita ontem (9) durante um pronunciamento de ano novo a diplomatas no Vaticano. "Essa não é uma simples convenção social", disse o papa. "[Porque] as políticas que afetam a família ameaçam a dignidade humana.” O deputado Jean Wyllys (PSOL-RJ) ficou indignado com a declaração de Bento 16, que é, segundo ele, suspeito de ser simpático ao nazismo. "Ameaça ao futuro da humanidade são o fascismo, as guerras religiosas, a pedofilia e o abusos sexuais praticados por membros da Igreja e acobertados por ele mesmo", disse. Tweet Com informação...

Pastor Caio diz que Edir Macedo tem 'tarugo do diabo no rabo'

Caio diz que Macedo usa o paganismo Edir Macedo está com medo de morrer porque sabe que terá de prestar contas de suas mentiras a Deus, disse o pastor Caio Fábio D'Araújo (foto), 56, da denominação Caminho da Graça. “Você [Edir] está com o tarugo do diabo no rabo”, afirmou, após acusar o fundador da Igreja Universal de ter se "ajoelhado" diante dos “príncipes deste mundo para receber esses poderes recordianos” (alusão à Rede Record). Em um vídeo de 4 minutos [segue abaixo uma parte]  de seu canal no Youtube, Caio Fábio, ao responder um e-mail de um fiel, disse que conhece muito bem o bispo Edir Macedo porque já foi pastor da Igreja Universal. Falou que hoje Macedo está cheio de dinheiro e que se comporta como um “Nerinho de Satanás” caminhando para morte e “enganando milhares de pessoas”. O pastor disse que, para Macedo, o brasileiro é pagão, motivo pelo qual o fundador da Igreja Universal “usa o paganismo” como recurso de doutrinação. “Só que Jesu...

Roger Abdelmassih agora é também acusado de erro médico

Mais uma ex-paciente do especialista em fertilização in vitro Roger Abdelmassih (foto), 65, acusa-o de abuso sexual. Desta vez, o MP (Ministério Público) do Estado de São Paulo abriu nova investigação porque a denúncia inclui um suposto erro médico. A estilista e escritora Vanúzia Leite Lopes disse à CBN que em 20 de agosto de 1993 teve de ser internada às pressas no hospital Albert Einstein, em São Paulo, com infecção no sistema reprodutivo. Uma semana antes Vanúzia tinha sido submetida a uma implantação de embrião na clínica de Abdelmassih, embora o médico tenha constatado na ocasião que ela estava com cisto ovariano com indício de infecção. Esse teria sido o erro dele. O implante não poderia ocorrer naquelas circunstâncias. A infecção agravou-se após o implante porque o médico teria abusado sexualmente em várias posições de Vanúzia, que estava com o organismo debilitado. Ela disse que percebeu o abuso ao acordar da sedação. Um dos advogados do médico nega ter havido violê...