Pular para o conteúdo principal

Minoria tenta impor ao Brasil uma ateucracia, diz bispo anglicano

Cavalcanti critica a 
 'minoria materialista'
O bispo anglicano Robinson Cavalcanti (foto), 67, da Diocese de Recife (PE), acredita que uma “minoria materialista” esteja impondo ao Brasil uma “ateucracia”, conforme, segundo ele, demonstra um movimento antirreligioso que tomou força no país.

Ele escreveu que, por conta disso, integrantes da tal minoria atacam as religiões monoteístas, sobretudo as do cristianismo, por julgá-las intolerantes, autoritárias e retrógadas. “A religião, para seus adversários secularistas, deveria apenas ficar confinada às quatro paredes dos templos e dos lares, à subjetividade de cada um, condenada à irrelevância.”

Ele argumentou que a defesa dissimulada do Estado secular, apresentando-o como se fosse Estado laico, tem sido o subterfúgio “dos ateus, agnósticos e materialistas secularistas” para cercear a liberdade de expressão da “maioria religiosa dos cidadãos”.

"O que essa elite iluminada [uma referência irônica ao iluminismo] tem dificuldade de aceitar é o fato de que, no século 21, a religião em vez de diminuir está aumentando, no que Giles Kepel denomina “a revanche de Deus”, e que dá o título do novo “best-seller” de John Micklethwait e Adrian Wooldridge, “Deus Está de Volta”, escreveu Cavalcanti.

O bispo afirmou que faz parte desse complô materialista a “chatice do politicamente correto”, que inclui “a chamada agenda GLSTB (gays, lésbicas, simpatizantes, transgêneros e bissexuais”). Para ele, os homossexuais são uma “anomalia” que foi retirada do “rol das enfermidades e dos ilícitos” quando se instituiu a união estável dos gays.

Cavalcanti conclamou a maioria religiosa a resistir à autocracia dos ateus e agnósticos que está se instalada no Brasil “sob a fachada da democracia”, a exemplo do que, segundo ele, já ocorre em outros países ocidentais.

Com informação da íntegra do artigo de Cavalcanti publicado no Anambi Notícias.
abril de 2011

Comentários

Anônimo disse…
Esse bispo deveria estar completamente drogado. Quanta merda falada por uma só pessoa em tão pouco tempo.
Pedregulho ® disse…
"a religião em vez de diminuir está aumentando..." Esse Bispo está muito mal informado. Recentemente vimos uma notícia de uma pesquisa que constatou que a religião pode ser extinta em 9 países ricos.
Anônimo disse…
Espertíssimo o bispo anglicano, nada surpreendente em se tratando de uma Igreja repleta de clérigos homossexuais sobretudo na Inglaterra, tanto que boa parte conservadora retornou em massa ao catolicismo. Quer defender sua profissão e seus trocados, o que é compreensível, tropeçando porém na falácia, no velho argumento de retorsão, pois é mais do que evidente que ateus e gays são associados criminosamente pelos religiosos a pedófilos, ditadores, e outras CARACTERÍSTICAS DOS TIRANOS RELIGIOSOS CLÁSSICOS, todos regra geral muito devotos, piedosos e amantes da religião conservadora, como os mafiosos italianos. O que prova que estão muito confusos e desesperados, para mentir dessa forma.
Bom sinal.(para a causa contrária, a da razão).
Anônimo disse…
A questão bispo, é que as religiões querem implantar um teocracia ditatorial no país. Evidentemente a partir disso aí, logicamente vai existir uma insurgente resistência da parte de quem enxerga nisso um atentado ao estado laico.Se o Brasil algum dia se tornar um país de regime teocrático teremos consequências inimagináveis para todos aqueles que não professam alguma crença ou que não sejam associados ou filiados a alguma instituição religiosa.Os ateus,secularistas,agnósticos e outros serão duramente perseguidos.
Anderson Souza disse…
Olha, esse tipo de coisa é que me faz ter a cada dia que passa mais certeza que religião é um mal para a sociedade como um todo. Como um "bispo" pode chamar seu semelhante de "anomalia"? Que tipo de religioso esse cara é? Pior, ainda ostenta um cargo importante dentro da sua igreja. Não me admira que quando a religião tinha poder sobre o estado, ela tenha matado e torturado tanta gente. Se isso voltasse a acontecer, vixe....Quanta gente ia morrer!
Anônimo disse…
Faço minhas as palavras do Anderson Souza,realmente como alguém em um cargo de alta hierarquia(bispo) dentro de uma instituição religiosa histórica(igreja anglicana)poderia ter dito tamanho disparate?
Anônimo disse…
Bispo corajoso... Um dos mais cultos dos evangélicos... um dos mais sérios... um dos mais conceituados... mas aqui ridicularizado. Por que? PORQUE DIZ O QUE PENSA E CRÊ.

Se os religiosos são obtusos e fechados, os ateus "iluminados" já estão neste caminho... e BEM AVANÇADOS...

Alguns falam do que creem muito bem. Outros são apenas PAPAGAIOS DE PIRATA.

Falam o que não sabem, e avacalham quem não conhecem colocando todos os religiosos no mesmo saco de "pilantras religiosos"

Essa historieta já vimos antes... Vamos ver o final dela... o resultado...

Abç EM TODOS
Anônimo disse…
Se esse cidadão fantasiado pudesse, enviaria todas as pessoas lúcidas para a tortura e a fogueira. Eles não se conformam de verem a pseudo autoridade deles, baseada em meras lendas, ser questionada.
roberto quintas disse…
eu prefiro mil vezes uma ateucracia a uma teocracia.
Fernando disse…
Ué! Não foi ele que estava apoiando o gays, ali atras no outro post? Creio que ele teve um lapso de lucidez.
Fernando disse…
Coitado dos ateus. Pensam que estão encima da carne seca ou com a faca e o queijo nas mãos. Eles pensam que Deus se deixa escarnecer. "Não erreis: Deus não se deixa escarnecer; porque tudo o que o homem semear, isso também ceifará. Gálatas 6:7".
Paulo Lopes disse…
Transformei o comentário de Headbanger Ateu no post Cristãos confundem liberdade de expressão com intervenção religiosa.
Anônimo disse…
Cristão,não foi esse o líder da igreja anglicana que declarou apoio aos gays.
José Agustoni disse…
Por que esse bispo acha que a defesa de um Estado laico cercearia a liberdade de expressão da maioria religiosa? A liberdade de expressão é justamente o que está garantido com o Estado laico pois o Estado deixa de pender para um lado apenas da balança (leia-se, para o catolicismo, que atualmente tem o privilégio de ver seus crucifixos expostos nas repartições públicas).
Unknown disse…
Cristão:

Engraçado você achar que a gente está escarnecendo de Deus. Por acaso você está escarnecendo do Papai Noel ao acreditar que ele não existe?
Anônimo disse…
Até mesmo num regime centralizado e ditatorial "ateocrático", eu iria lutar com garras e dentes para que não se fizesse mal aos religiosos. Não posso, porém, esperar o mesmo de um Estado teocrático, eu fugiria do país.

A Irracionalidade é imprevisível, a bondade dos bons não justificaria as ações dos maus, nós ateus racionais e lógicos teríamos de nos exilar.
Abraços ateus =)

Octavio
Anônimo disse…
Mais uma vez, um ignorante de alta patente achando que apoiar um estado laico seria apoiar um estado ateu. Quanta falácia!

Que idiota é esse que pensa que o fundo tem a ver com as calças? Um fundamentalista religioso com certeza, um pobre peãozinho do cristianismo, ainda mais tendo como chefe religiosa a rainha da Inglaterra e Reino Unido da Grã-Bretanha, não difere muito da religião católica, nem na arrecadação dizimática se difere das demais vertentes do cristianismo, afinal é a que mais arrecada, porém é a que menos doa aos pobres, não sei se notaram. Sem falar que o 1º e o 2º homens mais ricos do mundo doam para a caridade até hoje, já o pastor mais rico do mundo nunca deu um centavo para alguma instituição de caridade. E depois falam que ateus são pesoas ruims: vê se pode!
Anônimo disse…
Ateucracia já , demorô!...
Anônimo disse…
O qu não deu serto , naturalmente vai ser substituído!
Paulo Lopes disse…
Deu no Diário de Pernambuco no dia 27 de fevereiro de 2012:

Bispo Robinson Cavalcanti e esposa assassinados a facadas. Filho é suspeito

O bispo diocesano da Igreja Anglicana, cientista político e professor aposentado da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), Dom Edward Robinson Cavalcanti, de 64 anos, e a esposa dele, a professora aposentada Mirian Nunes Machado Cotias Cavalcanti, também de 64 anos, foram assassinados na casa da família, na Rua Barão de São Borja, número 305, em Jardim Fragoso, Olinda, na noite do último domingo (26).

De acordo com a policia, o autor do crime é o filho adotivo do casal Eduardo Olímpio Cotias Cavalcanti, de 29 anos. O homem morava nos Estados Unidos desde os 16 anos de idade e teria voltado ao Brasil há cerca de 15 dias depois de ter sido preso no país estrangeiro várias vezes por envolvimento com drogas e outros delitos. Eduardo estava passando por um processo de deportação.

Os corpos já foram necropsiados pelos peritos do Instituto de Medicina Legal (IML) no Recife. Segundo a polícia, o bispo sofreu três facadas e a esposa apenas uma, na altura do peito esquerdo. De acordo com familiares, o corpo do religioso devem ser sepultado na próxima quinta-feira na Catedral Anglicana de Boa Viagem, como pedem os rituais da igreja. Esta tarde, a família tem reunião com os representantes da igreja para tentar adiantar o enterro. Segundo os parentes, a professora Miriam teria revelado o desejo de ser sepultada no Cemitério Morada da Paz, no Paulista.

Segundo o reverendo Hermany Soares, amigo da família, quando Eduardo chegou ao Brasil, ele foi buscá-lo no aeroporto e ainda no desembarque teria perguntado onde poderia comprar uma arma.

Ontem pela manhã, o rapaz saiu de casa, foi beber na praia e voltou à tarde. À noite, foi visto amolando uma faca na frente do portão de casa.

Na noite de ontem, horas antes do crime, o bispo, a esposa e o filho foram juntos ao culto. Na ocasião, o religioso falou aos fieis sobre a alegria em ter o filho de volta à casa, lembrando que aquele era o primeiro culto após a chegada de Eduardo ao Brasil.

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Morre o americano Daniel C. Dennett, filósofo e referência contemporânea do ateísmo

Veja 14 proibições das Testemunhas de Jeová a seus seguidores

Entre os 10 autores mais influentes de posts da extrema-direita, 8 são evangélicos

Ignorância, fé religiosa e "ciência" cristã se voltam contra o conhecimento

Malafaia divulga mensagem homofóbica em outdoors do Rio

Oriente Médio não precisa de mais Deus. Precisa de mais ateus

Vídeo mostra adolescente 'endemoninhado' no chão. É um culto em escola pública de Caxias

Cartunista Laerte anuncia que agora não é homem nem mulher

Música gravada pelo papa Francisco tem acordes de rock progressivo. Ouça