Pular para o conteúdo principal

Minoria tenta impor ao Brasil uma ateucracia, diz bispo anglicano

Cavalcanti critica a 
 'minoria materialista'
O bispo anglicano Robinson Cavalcanti (foto), 67, da Diocese de Recife (PE), acredita que uma “minoria materialista” esteja impondo ao Brasil uma “ateucracia”, conforme, segundo ele, demonstra um movimento antirreligioso que tomou força no país.

Ele escreveu que, por conta disso, integrantes da tal minoria atacam as religiões monoteístas, sobretudo as do cristianismo, por julgá-las intolerantes, autoritárias e retrógadas. “A religião, para seus adversários secularistas, deveria apenas ficar confinada às quatro paredes dos templos e dos lares, à subjetividade de cada um, condenada à irrelevância.”

Ele argumentou que a defesa dissimulada do Estado secular, apresentando-o como se fosse Estado laico, tem sido o subterfúgio “dos ateus, agnósticos e materialistas secularistas” para cercear a liberdade de expressão da “maioria religiosa dos cidadãos”.

"O que essa elite iluminada [uma referência irônica ao iluminismo] tem dificuldade de aceitar é o fato de que, no século 21, a religião em vez de diminuir está aumentando, no que Giles Kepel denomina “a revanche de Deus”, e que dá o título do novo “best-seller” de John Micklethwait e Adrian Wooldridge, “Deus Está de Volta”, escreveu Cavalcanti.

O bispo afirmou que faz parte desse complô materialista a “chatice do politicamente correto”, que inclui “a chamada agenda GLSTB (gays, lésbicas, simpatizantes, transgêneros e bissexuais”). Para ele, os homossexuais são uma “anomalia” que foi retirada do “rol das enfermidades e dos ilícitos” quando se instituiu a união estável dos gays.

Cavalcanti conclamou a maioria religiosa a resistir à autocracia dos ateus e agnósticos que está se instalada no Brasil “sob a fachada da democracia”, a exemplo do que, segundo ele, já ocorre em outros países ocidentais.

Com informação da íntegra do artigo de Cavalcanti publicado no Anambi Notícias.
abril de 2011

Comentários

Anônimo disse…
Esse bispo deveria estar completamente drogado. Quanta merda falada por uma só pessoa em tão pouco tempo.
Pedregulho ® disse…
"a religião em vez de diminuir está aumentando..." Esse Bispo está muito mal informado. Recentemente vimos uma notícia de uma pesquisa que constatou que a religião pode ser extinta em 9 países ricos.
Anônimo disse…
Espertíssimo o bispo anglicano, nada surpreendente em se tratando de uma Igreja repleta de clérigos homossexuais sobretudo na Inglaterra, tanto que boa parte conservadora retornou em massa ao catolicismo. Quer defender sua profissão e seus trocados, o que é compreensível, tropeçando porém na falácia, no velho argumento de retorsão, pois é mais do que evidente que ateus e gays são associados criminosamente pelos religiosos a pedófilos, ditadores, e outras CARACTERÍSTICAS DOS TIRANOS RELIGIOSOS CLÁSSICOS, todos regra geral muito devotos, piedosos e amantes da religião conservadora, como os mafiosos italianos. O que prova que estão muito confusos e desesperados, para mentir dessa forma.
Bom sinal.(para a causa contrária, a da razão).
Anônimo disse…
A questão bispo, é que as religiões querem implantar um teocracia ditatorial no país. Evidentemente a partir disso aí, logicamente vai existir uma insurgente resistência da parte de quem enxerga nisso um atentado ao estado laico.Se o Brasil algum dia se tornar um país de regime teocrático teremos consequências inimagináveis para todos aqueles que não professam alguma crença ou que não sejam associados ou filiados a alguma instituição religiosa.Os ateus,secularistas,agnósticos e outros serão duramente perseguidos.
Anderson Souza disse…
Olha, esse tipo de coisa é que me faz ter a cada dia que passa mais certeza que religião é um mal para a sociedade como um todo. Como um "bispo" pode chamar seu semelhante de "anomalia"? Que tipo de religioso esse cara é? Pior, ainda ostenta um cargo importante dentro da sua igreja. Não me admira que quando a religião tinha poder sobre o estado, ela tenha matado e torturado tanta gente. Se isso voltasse a acontecer, vixe....Quanta gente ia morrer!
Anônimo disse…
Faço minhas as palavras do Anderson Souza,realmente como alguém em um cargo de alta hierarquia(bispo) dentro de uma instituição religiosa histórica(igreja anglicana)poderia ter dito tamanho disparate?
Anônimo disse…
Bispo corajoso... Um dos mais cultos dos evangélicos... um dos mais sérios... um dos mais conceituados... mas aqui ridicularizado. Por que? PORQUE DIZ O QUE PENSA E CRÊ.

Se os religiosos são obtusos e fechados, os ateus "iluminados" já estão neste caminho... e BEM AVANÇADOS...

Alguns falam do que creem muito bem. Outros são apenas PAPAGAIOS DE PIRATA.

Falam o que não sabem, e avacalham quem não conhecem colocando todos os religiosos no mesmo saco de "pilantras religiosos"

Essa historieta já vimos antes... Vamos ver o final dela... o resultado...

Abç EM TODOS
Anônimo disse…
Se esse cidadão fantasiado pudesse, enviaria todas as pessoas lúcidas para a tortura e a fogueira. Eles não se conformam de verem a pseudo autoridade deles, baseada em meras lendas, ser questionada.
roberto quintas disse…
eu prefiro mil vezes uma ateucracia a uma teocracia.
Fernando disse…
Ué! Não foi ele que estava apoiando o gays, ali atras no outro post? Creio que ele teve um lapso de lucidez.
Fernando disse…
Coitado dos ateus. Pensam que estão encima da carne seca ou com a faca e o queijo nas mãos. Eles pensam que Deus se deixa escarnecer. "Não erreis: Deus não se deixa escarnecer; porque tudo o que o homem semear, isso também ceifará. Gálatas 6:7".
Paulo Lopes disse…
Transformei o comentário de Headbanger Ateu no post Cristãos confundem liberdade de expressão com intervenção religiosa.
Anônimo disse…
Cristão,não foi esse o líder da igreja anglicana que declarou apoio aos gays.
José Agustoni disse…
Por que esse bispo acha que a defesa de um Estado laico cercearia a liberdade de expressão da maioria religiosa? A liberdade de expressão é justamente o que está garantido com o Estado laico pois o Estado deixa de pender para um lado apenas da balança (leia-se, para o catolicismo, que atualmente tem o privilégio de ver seus crucifixos expostos nas repartições públicas).
Unknown disse…
Cristão:

Engraçado você achar que a gente está escarnecendo de Deus. Por acaso você está escarnecendo do Papai Noel ao acreditar que ele não existe?
Anônimo disse…
Até mesmo num regime centralizado e ditatorial "ateocrático", eu iria lutar com garras e dentes para que não se fizesse mal aos religiosos. Não posso, porém, esperar o mesmo de um Estado teocrático, eu fugiria do país.

A Irracionalidade é imprevisível, a bondade dos bons não justificaria as ações dos maus, nós ateus racionais e lógicos teríamos de nos exilar.
Abraços ateus =)

Octavio
Anônimo disse…
Mais uma vez, um ignorante de alta patente achando que apoiar um estado laico seria apoiar um estado ateu. Quanta falácia!

Que idiota é esse que pensa que o fundo tem a ver com as calças? Um fundamentalista religioso com certeza, um pobre peãozinho do cristianismo, ainda mais tendo como chefe religiosa a rainha da Inglaterra e Reino Unido da Grã-Bretanha, não difere muito da religião católica, nem na arrecadação dizimática se difere das demais vertentes do cristianismo, afinal é a que mais arrecada, porém é a que menos doa aos pobres, não sei se notaram. Sem falar que o 1º e o 2º homens mais ricos do mundo doam para a caridade até hoje, já o pastor mais rico do mundo nunca deu um centavo para alguma instituição de caridade. E depois falam que ateus são pesoas ruims: vê se pode!
Anônimo disse…
Ateucracia já , demorô!...
Anônimo disse…
O qu não deu serto , naturalmente vai ser substituído!
Paulo Lopes disse…
Deu no Diário de Pernambuco no dia 27 de fevereiro de 2012:

Bispo Robinson Cavalcanti e esposa assassinados a facadas. Filho é suspeito

O bispo diocesano da Igreja Anglicana, cientista político e professor aposentado da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), Dom Edward Robinson Cavalcanti, de 64 anos, e a esposa dele, a professora aposentada Mirian Nunes Machado Cotias Cavalcanti, também de 64 anos, foram assassinados na casa da família, na Rua Barão de São Borja, número 305, em Jardim Fragoso, Olinda, na noite do último domingo (26).

De acordo com a policia, o autor do crime é o filho adotivo do casal Eduardo Olímpio Cotias Cavalcanti, de 29 anos. O homem morava nos Estados Unidos desde os 16 anos de idade e teria voltado ao Brasil há cerca de 15 dias depois de ter sido preso no país estrangeiro várias vezes por envolvimento com drogas e outros delitos. Eduardo estava passando por um processo de deportação.

Os corpos já foram necropsiados pelos peritos do Instituto de Medicina Legal (IML) no Recife. Segundo a polícia, o bispo sofreu três facadas e a esposa apenas uma, na altura do peito esquerdo. De acordo com familiares, o corpo do religioso devem ser sepultado na próxima quinta-feira na Catedral Anglicana de Boa Viagem, como pedem os rituais da igreja. Esta tarde, a família tem reunião com os representantes da igreja para tentar adiantar o enterro. Segundo os parentes, a professora Miriam teria revelado o desejo de ser sepultada no Cemitério Morada da Paz, no Paulista.

Segundo o reverendo Hermany Soares, amigo da família, quando Eduardo chegou ao Brasil, ele foi buscá-lo no aeroporto e ainda no desembarque teria perguntado onde poderia comprar uma arma.

Ontem pela manhã, o rapaz saiu de casa, foi beber na praia e voltou à tarde. À noite, foi visto amolando uma faca na frente do portão de casa.

Na noite de ontem, horas antes do crime, o bispo, a esposa e o filho foram juntos ao culto. Na ocasião, o religioso falou aos fieis sobre a alegria em ter o filho de volta à casa, lembrando que aquele era o primeiro culto após a chegada de Eduardo ao Brasil.

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Feliciano tenta se explicar, mas repete que África é amaldiçoada

Evangélicos lançam camiseta para ex-gay, ex-fornicador, etc.

Cada camiseta custa US$ 10 Quem disse que não existe ex-gay? O Passion for Christ Movement (Movimento da Paixão por Cristo), grupo evangélico com sede em Los Angeles, Califórnia (EUA), está vendendo pela internet camiseta não só para ex-homossexual como também para ex-fornicador, ex-masturbador, ex-prostituta, ex-ateu, ex-hipócrita etc. No site do movimento, há fotos de jovens que dão depoimento sobre como conseguiram escapar do mau caminho com a ajuda de Jesus. Não há informação sobre qual tem sido a camiseta a mais procurada. Há camiseta para todos tamanhos, desde a pequena  à extra-grande. Portanto, nenhum arrependido ficará sem o que vestir. Cada uma custa US$ 10 (um pouco mais de R$ 22, sem frete). O  endereço é http://p4cmtshirts.bigcartel.com/

1º Encontro Nacional de Ateus obtém adesão de 25 cidades

Lakatos: "Queremos mostrar a nossa cara " O 1º Encontro Nacional de Ateus será realizado no dia 12 de fevereiro com participantes de 25 cidades em 23 Estados (incluindo o Distrito Federal). A expectativa é de que ele reúna cerca de 5.000 pessoas. A mobilização para realizar o encontro – independentemente do resultado que possa ter – mostra que os ateus brasileiros, principalmente os mais jovens, começam a se articular em todo o país a partir da internet. A ideia da reunião surgiu no Facebook. Pelo IBGE, os ateus e agnósticos são 2% da população. O que representa 3,8 milhões de pessoas, se o censo de 2010, que apurou uma população de 190,7 milhões, mantiver esse índice. “Queremos mostrar a nossa cara”, disse Diego Lakatos (foto), 23, que é o vice-presidente da entidade organizadora do evento, a SR (Sociedade Racionalista). “Queremos mostrar que defendemos um Brasil laico, com direitos igualitários a todas as minorias, independentemente de crença ou da inexis...

Icar queixa-se de que é tratada apenas como mais uma crença

Bispos do Sínodo para as Américas elaboraram um relatório onde acusam autoridades governamentais de países do continente americano de darem à Igreja Católica um tratamento como se ela fosse apenas mais uma crença entre tantas outras, desconsiderando o seu “papel histórico inegável”. Jesuíta convertendo índios do Brasil Os bispos das Américas discutiram essa questão ao final de outubro em Roma, onde elaboraram o relatório que agora foi divulgado pela imprensa. No relatório, eles apontam a “interferência estatal” como a responsável por minimizar a importância que teve a evangelização católica na formação da identidade das nações do continente. Eles afirmaram que há uma “estratégia” para considerar a Igreja Católica apenas pela sua “natureza espiritual”,  deixando de lado o aspecto histórico. O relatório, onde não há a nomeação de nenhum país, tratou também dos grupos de evangélicos pentecostais, que são um “desafio” por estarem se espalhando “através de um proselitism...

Suposto ativista do Anonymous declara guerra a Malafaia

Grupo Anonymous critica o enriquecimento de pastores O braço brasileiro dos ativistas digitais Anonymous (ou alguém que está se passando por eles) declarou guerra ao Silas Malafaia, da Assembleia de Deus Vitória em Cristo, e aos demais pastores que pregam "mentiras" e “a prosperidade usando a Bíblia” para enriquecimento próprio. “Vamos buscar a fé verdadeira e a religião”, promete uma voz feminina gerada por um soft, de acordo com um vídeo de 14,5 minutos. As imagens reproduzem cenas de programas antigos do pastor pedindo aos fiéis, por exemplo, contribuição no valor de um aluguel, inclusive dos desempregados. Em contraposição, o vídeo apresenta o depoimento de alguns pastores que criticam a “teologia da prosperidade”. Resgata uma gravação onde Malafaia chama de “palhaço” um pastor cearense que critica a exploração dos fiéis. Como quase sempre, é difícil confirmar a autenticidade de mensagem dos Anonymous. Neste vídeo, o curioso é que os ativistas estão preocup...

Evangélicos adotam noivado sem sexo e beijo na boca

Rafael e Heloísa adotaram a castidade para conhecer o "verdadeiro amor" Rafael Almeida (foto), 22, estudante de engenharia civil, e Heloísa Lugato (foto), 24, formada em direito, estão apaixonados, namoram há mais de um ano e já marcaram a data do casamento, março de 2013. Até lá, eles não farão sexo e sequer darão beijo na boca, só vão se abraçar e pegar na mão. Eles adotaram noivado casto para conhecer o “verdadeiro amor”. São evangélicos da Cuiabá (MT), frequentam a Igreja Videira, do pastor Heitor Henrique Laranjo, 27, e fazem parte do movimento “Eu Escolhi Esperar”, que defende namoro sem relacionamento sexual. “Abdicamos do contato físico, do toque, para focar nosso relacionamento na amizade e em conhecer um ao outro”, disse Rafael. “Preferi me preservar.” Na expectativa dos jovens, a “pureza sexual” vai lhes garantir uma vida “emocionalmente saudável” e equilibrada. Heloísa afirmou que o seu noivado segue os princípios de santidade descritos na Bíbl...

Evangélico propõe criar banheiro para gays e lésbicas

Vereador Apolinário é tido por   gays  como homofóbico O vereador Carlos Apolinário (foto), 59, de São Paulo, apresentou projeto de lei que, se aprovado, cria banheiros públicos e em restaurantes, shoppings, cinemas e em casas noturnas para gays, lésbicas, bissexuais e transexuais. Ligado à Assembleia de Deus, Apolinário é tido como homofóbico pelo movimento de defesa dos homossexuais. Para ele,  já existe no Brasil uma ditadura gay. Em 2011, Apolinário conseguiu que a Câmara Municipal aprovasse o “Dia do Orgulho Heterossexual”. A lei foi vetada pelo prefeito Gilberto Kassab. Apolinário disse que teve a ideia de propor a criação do terceiro banheiro a partir da polêmica desencadeada por Laerte Coutinho, 60, que foi barrado ao tentar entrar em banheiro feminino de uma  lanchonete. O cartunista da Folha de S. Paulo é bissexual e atualmente se veste de mulher. O vereador do DEM considerou inaceitável o argumento de Laerte segundo o qual naquele ...

Professora usa Folha Universal para ‘formar senso crítico’

Suplemento do jornal só sobre a igreja A professora de redação Mara Regina Aparecida Trindade dos Santos, da Escola Estadual Gonçalves Dias, da zona norte de São Paulo, usa o semanário “Folha Universal”, da Igreja Universal, como material de leitura dos seus alunos da quinta série. “[O semanário] serve para formar senso críticos dos alunos”, disse a professora. De acordo com orientação do MEC, os professores têm liberdade para escolher publicações como material de apoio. Mas, nesse caso, a Folha Universal é a única publicação que os alunos leem em classe. A coordenadora pedagógica Márcia Coltre Cordeiro afirmou que "o foco é na leitura dos textos, e não no seu conteúdo", como se fosse possível separar uma coisa da outra. A Folha Universal tem um suplemento, a Folha IURD, só com informações sobre a igreja. Na edição da semana passada, por exemplo, o suplemento informou que o blog do bispo Edir Macedo tem impressionado os acadêmicos por ter 100 mil ace...

2º Encontro Nacional de Ateus já tem a adesão de 9 Estados

O 2º Encontro Nacional de Ateus, que vai se realizar no dia 17 de fevereiro de 2013, um domingo, já tem a adesão de 9 Estados, além do Distrito Federal: São Paulo, Sergipe, Paraná, Maranhão, Rio, Rio Grande do Norte, Pernambuco, Goiás e Paraíba. Em cada um desses Estados o encontro será promovido por uma associação de livres-pensadores. Lisiane disse que este ano estarão em pauta racionalismo e ceticismo  “Nosso propósito não é apenas a confraternização, mas promover o pensamento crítico”, disse Lisiane Pohlmann  (foto), 23, graduanda de administração e de serviço social e presidente da SR (Sociedade Racionalista), a organizadora nacional do evento. A SR tem a expectativa de obter a confirmação de participantes de Estados como Pará, Minas Gerais, Bahia, Rio Grande do Sul, Ceará, Espírito Santo, Amazonas, Mato Grosso e Amapá. “Qualquer um que preze o uso da razão será muito bem-vindo”, afirmou Lisiane. A faixa etária dos participantes é de 20 a 30 anos, na pr...