Pular para o conteúdo principal

Diretora de escola paulista diz à professora: ‘Entra aqui, macaca’

Darwin, na versão macaco
A Justiça condenou Francisca Teixeira, diretora de uma escola pública de São Paulo, a um ano de prisão por racismo. À professora Neusa Marcondes, que estava na porta de sua sala, ela disse: “Entra aqui, macaca, venha assinar este documento”.

A prisão foi convertida no pagamento de um salário mínimo.

Alexandre Barduzzi Vieira, advogado da diretora, disse que a sua cliente usou uma frase “infeliz”, mas não teve intenção de ofender porque se referiu à “hiperatividade” da professora.

A Justiça não aceitou a argumentação.

Vieira disse que Francisca vai recorrer da sentença, ditada, segundo ele sugere, pela ideologia do politicamente correto.

"Vamos chegar ao ponto de não poder usar mais nenhuma expressão”, disse. “Não poderíamos ensinar a teoria de Darwin, que se refere ao homem como descendente do macaco.”

O advogado está mal informado porque Charles Darwin (1809-1882) nunca disse que o homem descende do macaco. O que o naturalista britânico escreveu é que homem e macaco têm ancestral em comum.

Com informação da Folha.

Pastor diz que africanos descendem de ancestral amaldiçoado por Noé.
março de 2011

Casos de racismo.

Comentários

rayssa gon disse…
mesma descendencia???????


não. a teoria diz que tanto homem quanto macaco tem um ANCESTRAL em comum.
Paulo Lopes disse…
Obrigado pela correção, Rayssa.
Anônimo disse…
Incrível como as pessoas não tem conhecimento nenhum da teoria da evolução, mas impressionante ainda é um advogado, uma pessoa com formação superior não saber nada sobre. Gostaria de saber quem foi o primeiro a falar essa história de que "o homem veio do macaco".

Paulo, você, sem querer, colocou 1992 ao invés de 1882 como o ano da morte de Darwin.
Paulo Lopes disse…
Corrigi, de novo.
Anônimo disse…
Advogado?Imaginem o povo simples?Nunca nem ouviu falar em Darwin!Quanto à diretora racista,ela vai sentir na pele que o preconceito racial não é tolerado de forma nenhuma apesar de ter tido sua pena reduzida ao pagamento de um salário mínimo!
Manoel Machado disse…
Gente... acho que tá havendo um certo exagero aí. Minha mãe mesmo já cansou de falar "desce daí macaquinho!" com os alunos dela, (inclusive com a gente) independente da cor, quando a criança fazia alguma "artezinha". Minha mãe nunca foi racista, pelo contrário, ela nos ensinou (eu e a meus irmãos) a igualdade entre as raças. Mesmo sendo criado num ambiente familiar muitas vezes racista!
Anônimo disse…
Brasil, um país de tolos.

Ciência, tecnologia e educação neste país são coisas de "cientistas". Porque os políticos do povão preferem mantê-lo ignorante.


Essa de "o homem veio do macaco" é mais velha que usar meia como coador de café e mais errada que vestir camiseta do avesso. É bem característico de ignorantes, sobretudo, cristãos.
[i]Minha mãe nunca foi racista, pelo contrário, ela nos ensinou (eu e a meus irmãos) a igualdade entre as raças. Mesmo sendo criado num ambiente familiar muitas vezes racista! [/i]

Sua afirmação se auto-contradiz. Você afirma que sua mãe nunca foi racista, mesmo sendo criada num ambiente familiar muitas vezes racista. Isso é algo difícil de dizer, especialmente porque racismo é algo insidioso e que as pessoas dificilmente admitem.
Manoel Machado disse…
Me fazendo entender:

Eu fui criado em cidade pequena, dentro de uma família muito grande. A minha mãe nunca foi racista, e sempre me ensinou a não ser, mas, outros integrantes de minha família (como tios, avós, etc.) com qual fui criado e convivia diariamente eram, assumidos ou não.

Morei num sítio até meus 18 anos, e a casa de meus pais e da minha avó eram perto uma da outra.
AlyneS2 disse…
Esse advogado também tem que aprender. Eu tenho orgulho de ser negra! Tanto que meu apelido é "Pretinha". Eu só enfrentei um caso de racismo, na verdade eu não enfrentei, quando um dos meus tios morreu eu descobri que ele era racista e que ele nunca gostou de mim e do meu irmão. Eu era muito criança na época por isso eu não entendi o motivo que minha mãe não deixava eu ficar perto dele quando ia eu brincar com meus primos. Mas se ele estivesse vivo eu diria:

-"Somos da mesma família, queira você ou não"!!!
Anônimo disse…
Eu sonho com o dia que o preconceito de QUALQUER natureza seja crime. E que pelo menos para isso a justiça funcione!
Mujica disse…
Diferenças culturais...
Servem de pólvora para agravar o preconceito.
Nos sarros, Nas brincadeiras...
Muitas vezes ficamos na saia justa...
Pois nem sempre agimos com respeito...
Normalmente, alguém acaba se ofendendo...
Muitos não entendem a razão de se ofenderem...
Mesmo que isto não seja revelado...
A vítima carrega consigo o amargor deste momento...
...
Será que alguém, em sã consciência...
Escolheria ser: cocho, corcunda, feio...
Carregamos o sentimento de superioridade...
Maldizemos aquilo que parece abominável...
Mas o que fazer quando se nasci assim...
Alguns dirão... Cometa suicídio...!
Muitos cometem...!
Sentem-se anormais...
Incapazes de aceitar-se...
Envergonham-se da própria existência...
...
O maior tapa na cara do racismo...
Nasce com a descoberta do DNA mitocondrial...
Encontrado nas nativas africanas...
Mostrando a todos a nossa origem negra...
...
Para os criacionistas
Seriamos todos Loirinhos e de olhos azuis...
Afinal, deus é lindo...
E seus filhos são perfeitos...
...
Somos todos preconceituosos...
Pois certamente fazemos escolhas...
Quem não é escolhido... Senti a rejeição...
Qualquer um poderá atribuir preconceito...
Mesmo que na real... Seja apenas inadequação...
...
É prudente separar as coisas...
Existem situações de preconceito evidente...
Que irão aos tribunais...
E outro, velado, enraizado na sociedade...
Que precisa ser visualizado, desmascarado...
É um caminho longo... Mas devemos persegui-lo...
Preconceito zero...!
Certamente uma bandeira mundial...
Anônimo disse…
"A prisão foi convertida no pagamento de um salário mínimo". Taí o problema do Brasil: impunidade. Pra mim, isso é impunidade!
Anônimo disse…
O racismo é odioso, venha de onde vier. Negros racistas há aos montes, tanto pela identificação com a etnia branca, processo que em antropologia se diz "embranquecimento"; quanto pela rejeição à própria matriz etnográfica, desvalorização das raízes afro, da cor negra, etc.
Nada mais chato, mais nojento, que um negro racista, um pobre com espírito de rico, um gay enrustido posando de homofóbico, um religioso querendo passar-se por democrático e um ateu fundamentalista e fanático. O que não impede que o branco racista e o heterossexual homofóbico sejam igualmente odiosos em seu racismo de ataque, TÃO ODIOSO QUANTO O RACISMO DE DEFESA. Devem todos ser atacados e processados. Não se vá mais a nenhum lugar sem gravador e máquina de filmar digital. Da bisbillhotice, entremos no reino da máquina judiciária. da civilização do voyeurismo, passemos ao fórum universal. E como o bolso é a parte que dói mais, somente com indenizações que mexam no pecúlio dos agressores e criminosos é que irão parar com a detestável e hedionda mania de picharem e vilipendiarem os outros em sua honra, e boa-fama.
Anônimo disse…
enquanto não nos emportarmos com isso,vai continuar não precisa lutar pelo brasil, por que na minha opinião o nosso pais foi o pão q o diabo amassou e escarrou o burro comeu e cagou e depois deu nisso q chamamos de país .
Mas racismo todos tem,lute,não aceite.
Anônimo disse…
Éu não concordo de jeito nenhum com gualquer tipo de racismo, pra mim isto é uma indiotici das pessoas infelizes com sigo mesma. vamos a cabar com o racismo pois deus criou todos nós iguais e não devemos ser preconseituosos, isto é ridiculo pessoas acordem e parem com suas ridicularidades, preconceito jamais
Anônimo disse…
Todo ser humano é igual não vai ser por causa de uma cor que devemos ser idiotas pois somos seres humanos não animais, pois tenho um gatinho em casa que é brano e seu melhor amigo é um gatinho negro até os animais dão um chow de diretos iguais na jente acordem e penssem.
Anônimo disse…
concordo plenamente...
Anônimo disse…
''...não teve intenção de ofender porque se referiu à “hiperatividade” da professora.'' Que bosta!


Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Dias sofre ameaça de morte por pedir retirada de Deus do real

"Religião também é usada para violar os direitos humanos" O procurador Jefferson Aparecido Dias (foto), da Procuradoria Regional dos Direitos do Cidadão do Ministério Público Federal em São Paulo, vem sofrendo ameaças de morte desde que deu entrada a uma ação na Justiça pedindo a retirada da expressão “Deus seja louvado” das cédulas real. “Eu estou sendo ameaçado por causa dessa ação, por cristãos”, disse em entrevista a Talita Zaparolli, do portal Terra. “Recebi alguns emails com ameaças, em nome de Deus.” O procurador tem se destacado como defensor da laicidade do Estado brasileiro. Em 2009 ele ajuizou uma ação pedindo a retirada de símbolos religiosos das repartições públicas federais. Dias, que é católico, recorreu à Bíblia para defender a laicidade prevista na Constituição. “Em nenhum momento Jesus deu a entender, para quem é cristão, que o dinheiro deveria trazer o nome dele ou o nome de Deus”, disse. “Acho que é uma inversão de valores.” Na entrevista, ele...

Mulher morre na Irlanda porque médicos se negam a fazer aborto

da BBC Brasil Agonizando, Savita aceitou perder o bebê, disse o marido  Uma mulher morreu em um hospital [católico] da Irlanda após ter seu pedido de aborto recusado pelos médicos. A gravidez de Savita Halappanavar (foto), de 31 anos, tinha passado dos quatro meses e ela pediu várias vezes aos funcionários do Hospital da Universidade de Galway para que o aborto fosse realizado, pois sentia dores fortes nas costas e já apresentava sintomas de um aborto espontâneo, quando a mãe perde a criança de forma natural. Mas, de acordo com declarações do marido de Savita, Praveen Halappanavar, os funcionários do hospital disseram que não poderiam fazer o procedimento justificando "enquanto houvesse batimento cardíaco do feto" o aborto não era possível. O aborto é ilegal na Irlanda a não ser em casos de risco real para a vida da mãe. O procedimento é tradicionalmente um assunto muito delicado no país cuja maioria da população é católica. O que o inquérito aberto pelo gover...

BC muda cédulas do real, mas mantém 'Deus seja Louvado'

Louvação fere o Estado laico determinado pela Constituição  O Banco Central alterou as cédulas de R$ 10 e R$ 20, “limpou” o visual e acrescentou elementos de segurança, mas manteve a expressão inconstitucional “Deus seja Louvado”.  As novas cédulas, que fazem parte da segunda família do real, começaram a entrar em circulação no dia 23. Desde 2011, o Ministério Público Federal em São Paulo está pedindo ao Banco Central a retirada da frase das cédulas, porque ela é inconstitucional. A laicidade determinada pela Constituição de 1988 impede que o Estado abone qualquer tipo de mensagem religiosa. No governo, quanto à responsabilidade pela manutenção da frase, há um empurra-empurra. O Banco Central afirma que a questão é da alçada do CMN (Conselho Monetário Nacional), e este, composto por um colegiado, não se manifesta. Em junho deste ano, o ministro Marco Aurélio, do STF (Supremo Tribunal Federal), disse que a referência a Deus no dinheiro é inconcebível em um Estado mode...

Malafaia desmente fim de acordo entre sua editora e Avon

com atualização em 22 de junho de 2012 Pastor diz que falsa notícia foi safadeza de gays Silas Malafaia (foto) desmentiu a informação divulgada pelo site "A Capa", do movimento gay, e reproduzida por este blog segundo a qual a Avon tirou do seu catálogo os livros da Editora Central Gospel. Para o pastor, trata-se de “mais uma mentira e safadeza de ativistas gays, o que é bem peculiar do caráter deles”. Na versão de "A Capa", no folheto “Moda e Casa” que a Avon divulgou no dia 13 de junho não tem nenhum livro da editora de Malafaia e que isso, segundo o site, é o desdobramento da campanha que ativistas gays moveram na internet contra a empresa de cosméticos. Malafaia informou que a Bíblia que consta no folheto é de sua editora e que é comum em algumas quinzenas a Avon não divulgar os livros da Central Gospel. A firmou que o acordo entre a editora e a Avon tem uma programação de distribuição de livros até o final do ano. O pastor criticou os sites...

Cinco deuses filhos de virgens morreram e ressuscitam. E nenhum deles é Jesus

Adventistas vão intensificar divulgação do criacionismo

Consórcio vai investir em pesquisa na área criacionista A Igreja Adventista do Sétimo Dia anunciou o lançamento de um consórcio para intensificar a divulgação do criacionismo no Brasil e em outros países sul-americanos. Na quinta-feira (13), em Brasília, entidades como Sociedade Criacionista Brasileira, Núcleo de Estudos das Origens e Museu de Geociências das Faculdades Adventistas da Bahia assinaram um protocolo para dar mais destaque à pesquisa criacionista e às publicações sobre o tema. Os adventistas informaram que o consórcio vai produzir vídeos para adolescentes e jovens explicando a criação e como ocorreu o dilúvio e um plano piloto de capacitação de professores. O professor Edgard Luz, da Rede de Educação Adventistas para oitos países sul-americanos, disse que o lançamento do consórcio é um “passo muito importante”, porque “o criacionismo está ligado à primeira mensagem angélica da Bíblia”. Com informação do site da Igreja Adventista . Colégio adventista de ...

Mais contradições bíblicas: vire a outra face aos seus inimigos e olho por olho e dente por dente

Arcebispo defende permanência de ‘Deus’ em notas do real

Dom Scherer diz que descrentes não deveriam se importar   Dom Odilo Scherer (foto), arcebispo metropolitano de São Paulo, criticou a ação que o MPF (Ministério Público Federal) enviou à Justiça Federal solicitando a determinação no sentido de que a expressão “Deus seja louvado” deixe de constar nas cédulas do real. Em nota, Scherer disse: "Questiono por que se deveria tirar a referência a Deus nas notas de real. Qual seria o problema se as notas continuassem com essa alusão a Deus?" Argumentou que, “para quem não crê em Deus, ter ou não ter essa referência não deveria fazer diferença. E, para quem crê em Deus, isso significa algo”. O promotor Jefferson Aparecido Dias, autor da ação, defendeu a supressão da expressão porque o Estado brasileiro é laico e, por isso, não pode ter envolvimento com nenhuma religião, mesmo as cristãs, que são professadas pela maioria da população. Scherer, em sua nota, não fez menção ao Estado laico, que está previsto na Constituição. E...

Fundamentalismo de Feliciano é ‘opinião pessoal’, diz jornalista

Sheherazade não disse quais seriam as 'opiniões não pessoais' do deputado Rachel Sheherazade (foto), apresentadora do telejornal SBT Brasil, destacou na quarta-feira (20) que as afirmações de Marco Feliciano tidas como homofóbicas e racistas são apenas “opiniões pessoais”, o que pareceu ser, da parte da jornalista,  uma tentativa de atenuar o fundamentalismo cristão do pastor e deputado. Ficou subentendido, no comentário, que Feliciano tem também “opiniões não pessoais”, e seriam essas, e não aquelas, que valem quando o deputado preside a Comissão de Direitos Humanos e Minorias, da Câmara. Se assim for, Sheherazade deveria ter citado algumas das opiniões “não pessoais” do pastor-deputado, porque ninguém as conhece e seria interessante saber o que esse “outro” Feliciano pensa, por exemplo, do casamento gay. Em referência às críticas que Feliciano vem recebendo, ela disse que “não se pode confundir o pastor com o parlamentar”. A jornalista deveria mandar esse recado...