Pular para o conteúdo principal

Ateus pedem na Justiça a retirada de cruz do memorial das torres gêmeas

Vigas encontradas
nos escombros
A Associação dos Ateus Americanos encaminhou a um tribunal estadual de Nova Iorque (EUA) pedido para que o memorial do ataque às torres gêmeas do World Trade Centre, em março de 2001, deixe de exibir uma cruz por ser um símbolo religioso, incompatível com o Estado laico. A ação judicial cita como réus o governador de Nova Jersey, Chris Christie, e o prefeito de Nova Iorque, Michael Bloomberg.

Feita de vigas de aço, a cruz foi encontrada nos destroços dos edifício por um trabalhador, que disse na época ter tropeçado "em um milagre". Ela estava em uma igreja próxima, de onde foi removido para o memorial no sábado, quando houve uma missa de benção pelo monge franciscano Brian Jordan.

Joe Daniels, presidente do memorial, defendeu a presença ali da cruz por ser uma homenagem àqueles que morreram no ataque terrorista.

Dave Silverman, presidente da associação, disse que a cruz da WTC é um ícone dos cristãos cujo Deus, acrescentou, nada fez para deter os fanáticos muçulmanos e impedir a morte de 3.000 pessoas.

Por isso, ele disse, a exibição desse “entulho” é ridícula.

Com informação da CNN, entre outras fontes.

Deputado de SP quer crucifixo na escola por representar ‘moralidade’.
junho de 2011

Ateísmo.

Comentários

Anônimo disse…
Ateus americanos sofrem de problemas mentais - poderia ser o título da noticia
Anônimo disse…
Meses atrás passei por uma cirurgia, e acredita quando entrei na sala de cirurgia tinha lá um crucifixo totalmente desnecessario, tão desnecessario quanto esta cruz no local do atentado do 11 de setembro.
O melhor simbolo que representa deus seria uma mulher com as mãos no rosto pedindo para não ser apedrejada.Meses atrás passei por uma cirurgia, e acredita quando entrei na sala de cirurgia tinha lá um crucifixo totalmente desnecessario, tão desnecessario quanto esta cruz no local do atentado do 11 de setembro.
O melhor simbolo que representa deus seria uma mulher com as mãos no rosto pedindo para não ser apedrejada.
Ellen disse…
Na maioria dos países que se dizem laicos, eles os são apenas até a página 2.
A religião ainda se faz presente em nossa socidade, porém isto está acabando aos poucos.
Vany disse…
Sempre estive a favor da causa dos ateus, mas acho que isso é ir um pouco longe demais. É quase como tentar demolir o Cristo Redentor porque o Brasil é um país laico e o cristo é um símbolo do Cristianismo.
Eu geralmente simpatizo com ateus, mas isso já é um pouco de exagero.
Tá certo que o Estado é laico, mas isso se refere apenas nas leis, não no povo. Isso não é impedimento de construir monumentos religiosos, porque se for na lógica desses ateus, proibiriam os cemitérios também. Aí já é paranoia com símbolos religiosos.
Anônimo disse…
Sou Ateu e também acho exagero.
Comparável a evangélicos malucos chutando imagens católicas.
Agora...porque Deus não fez nada para impedir tamanha desgraça?
Headbanger Ateu disse…
Os ateus americanos estão contaminados com aquele senso de justiça americano. O "american dream"...

Tenho amigos ateus norte-americanos e alguns deles têm posturas até racistas. Principalmente contra islâmicos, judeus e russos. Nos EUA há uma aversão irracional a esses povos, muitas vezes ligada ao politicamente correto e histórias passadas.

Se bem que também concordo com a retirada desse símbolo. Os cemitérios já não são suficientes para lembrar os que morreram? Com suas lápides de cruzes e iconoclastias religiosas afins? Chego até a pensar que a intenção não é lembrar os mortos, e sim, deificar em escala mundial o World Trade Center como sendo "o local da maior tragédia da história contemporânea". Voltando-se a promoção da religião em Estado Leigo e a uma espécie de vitimismo que abre questionamentos diversos, até mesmo porque os EUA não são "santos" nessa história...

A semelhança entre Brasil e EUA é que são Estados Laicos. Porém, com a mesma prática: o proselitismo religioso em espaço público. O que torna o Estado Laico apenas papel escrito. E tinha que ser cristão...
AlyneS2 disse…
Mesmo sendo ateia tenho que concordar com alguns leitores. Acho que é exagero sim, símbolos é uma coisa tão irrelevante pra mim e acho que deveria ser para os ateus. Por que se preocupar logo com isso?
Cognite Tute disse…
Entendo a crítica a postura dos ateus americanos, mas é preciso entender o contexto e o ambiente cultural nos USA, bastante diferente do nosso.

Por exemplo, esta cruz erguida no memorial não é um simbolo erguido por uma fé em seu local de culto, mas em um local que foi destruído por agentes de uma religião, em nome de uma religião. Erguer simbolos de outra religião nele, é um tanto ofensivo e ilógico.

Ofensivo, por exemplo, aos muitos judeus que morreram no ataque, e ilógico ao erguer um simbolo de algo que é a causa do problema, a separação causada pela religião, a identificação de "nós e eles".

Outro ponto é que o atrito entre religiosos e não religiosos nos USA é muito mais intenso, e agressivo, que aqui ou em outros lugares. A luta por espaço é feroz, e um exemplo são os escoteiros.

O grupo, originalmente uma organização laica e importante como formação de jovens, foi "sequestrada" pela igreja Mórmom, e agora passou a expulsar crianças e jovens gays E ateus. A não aceitação de muçulmanos está perto. E talvez em seguida de apóstatas católicos.

Assim, é preciso considerar esses aspectos, em especial o fato de que o memorial se destina a todas as vítimas, aos que morreram, e não a uma fé específica, nem a propaganda dessa fé.

Símbolos religiosos não me dizem nada, são irrelevantes para mim, a não ser quando arranham a garganta ao serem enfiados à força..:-/

Cognite Tute
Anônimo disse…
Ridiculo.
O mundo era mais simples quando não haviam tantas opiniões diferentes, mas era uma merda de mundo aquele...
Cognite Tute disse…
mas era uma merda de mundo aquele...(2)

Cognite Tute
Anônimo disse…
Dizem que até o DIABO foge da CRUZ, e agora até os ATEUS. Então eles creêm.
Cognite Tute disse…
Anonimo: "Dizem que até o DIABO foge da CRUZ, e agora até os ATEUS. Então eles creêm."

Vamos com calma, bem devagar, para ver se entende (talvez seja preciso desenhar..:-).

Primeiro, não existe diabo, não existem evidências de que exita algo como o diabo (ou duendes e fadas, sinto muito..:-), dessa forma ele não pode fugir de nada..:-).

E não se está "fugindo" da cruz, não é essa a questão, o problema real, que resultou no pedido de retirada da cruz é mais complexo, e envolve muitos fatores.

Um deles, é que é de extremo mau gosto, além de bastante ofensivo, colocar um enorme simbolo religioso, de apenas uma das milhares de religiões, em um local destruído por motivações religiosas, de outra religião.

Faça um esforço, pense um pouco sobre essa questão, não doi (muito).

Cognite Tute
Caruê disse…
Assim, é preciso considerar esses aspectos, em especial o fato de que o memorial se destina a todas as vítimas, aos que morreram, e não a uma fé específica, nem a propaganda dessa fé.

1- A cruz é um instrumento de tortura, ostentar um instrumento de tortura em ´´ homenagem `` milhares de mortos é revoltante.
2- Muitos Judeus, muçulmanos, budistas, ateus, agnósticos.... não é direito homenagear apenas os cristãos.
3- Não é porque no século passado em que estado e religião era um casal medonho que devemos continuar assim, o cristo redentor é uma aberração em relação ao laicismo, mas já é patrimônio histórico. Tenho esperanças de que ninguém concordaria que o governo gastasse milhões entalhando um Buda ou a virgem Maria no Pão de açúcar.
Anônimo disse…
Eu acho que a Cruz ali está absolutamente correta. A cruz é o símbolo do imperialismo cristão. Aliás, o símbolo do cristianismo jamais poderia ser uma cruz. Era na Igreja primitiva, um dissílabo, formado pelas letras que iniciavam e terminavam os dois nomes de Cristo Salvador. X, inicial de Cristos e P, maiúscula do r minúsculo, que em grego é p, última letra do título Souter, Salvador. Os latinos transformaram-no depois no PX das roupas de batismo e velas de primeira comunhão. Além do PX, o outro símbolo era o peixe desenhado, também porque a palavra ICTHIOUS (peixe),continha as iniciais da frase Jesus Cristo Filho de Deus Salvador. A cruz marca o início da ascensão de Constantino e a fundação do império agora tornado cristão. Está em todos os instrumentos de tortura, morte, opressão, cativeiro, escravidão, pena de morte, degredo, confisco de bens, cruzadas, inquisição, genocídio, coroas de reis e padroados, pelourinhos, imperadores e potentados; todo o simbolismo e representação do Estado Absoluto, do Soberano Terrestre Onipotente, imago do Ditador Divino e Celeste. Portanto, sendo os USA o atual império global e polícia do mundo, a cruz está onde justamente devia estar. Inclusive, mediante a aliança entre Casa Branca e Vaticano, é mais do que compreensível que num país protestante, evangélico, por natureza iconoclasta; seja mais que alusivo que um símbolo do catolicismo romano, esteja ali entronizado, como ícone do símbolo da morte, e da lógica do medo que a todos quer dominar e tiranizar.
Mujica disse…
Onde esta a criatividade...?
Deve ter morrido junto com os bombeiros...
Só de imaginar, gela os ossos...
Homens dedicados, virando vítimas...

Permito-me, abrir um paralelo aqui...
Diante da última manifestação dos nossos bombeiros...
É profundamente lamentável, o desrespeito com eles...
Lembramo-nos deles apenas nas emergências...
Mesmo que existam bombeiros canalhas...
Afinal também são seres humanos...
Sobra-lhes pouco tempo para falcatruas...

Voltando ao monumento...
Poderiam ter pedido uma opinião...
Ao nosso “Oscar Niemayer”
Ele como sempre, seria brilhante...
Mas, é uma questão patriótica...
Algo meio desconhecido por aqui...

Para mim a cruz é um símbolo...
Este símbolo representa apenas a morte...
Assim como o sol representa o nascimento...

O monumento talvez seja pouco representativo...
Motivado por representar também...
A humilhação sofrida pela nação estadunidense...
Que mesmo amparada por sistemas estratégicos...
Caiu nas armadilhas do terrorismo...

Além de não representar à enorme miscigenação...
Entre raças e credos, daqueles que coabitavam os dois edifícios...
Fernando disse…
Após alguns meses participando desse blog, findo essa minha participação, porque sei o que os ateus pensam e resolvo deixa-los. Eis os pensamentos dos ateus: “QUANDO ME TORNEI CONVENCIDO DE QUE O UNIVERSO É NATURAL, DE QUE TODOS OS DEUSES E FANTASMAS ERAM MITOS, ENTRARAM NA MINHA MENTE, NA MINHA ALMA, EM CADA GOTA DO MEU SANGUE, O SENSO, O SENTIMENTO E A ALEGRIA DA LIBERDADE. OS MUROS DA PRISÃO RACHARAM E CAÍRAM. AS MASMORRAS FORAM INVADIDAS PELA LUZ, E TODAS AS TRAVAS, AS ALGEMAS, AS BARREIRAS, VIRARAM PÓ. EU NÃO ERA MAIS UM SERVO, UM SERVENTE OU UM ESCRAVO. NÃO HAVIA MAIS PARA MIM NENHUM MESTRE EM TODO ESTE GIGANTESCO MUNDO – NEM MESMO NO ESPAÇO INFINITO. EU ESTAVA LIVRE. LIVRE PARA PENSAR, PARA EXPRESSAR MEUS PENSAMENTOS. LIVRE PARA VIVER MEU PRÓPRIO IDEAL. LIVRE PARA VIVER PARA MIM E PARA AQUELES QUE AMO. LIVRE PARA REJEITAR TODA E QUALQUER CRENÇA CRUEL E IGNORANTE. LIVRE PARA REJEITAR TODOS OS “LIVROS SAGRADOS” QUE SELVAGENS IGNORANTES PRODUZIRAM E TODAS AS BÁRBARAS LENDAS DO PASSADO. LIVRE DE PAPAS E PADRES. LIVRE DE TODOS OS “CHAMADOS” E “EXCLUÍDOS”. LIVRE DE ERROS SANTIFICADOS E DAS MENTIRAS SANTAS. LIVRE DO MEDO DO SOFRIMENTO ETERNO. LIVRE DOS MONSTROS ALADOS DA NOITE. LIVRE DE DIABOS, FANTASMAS E DEUSES. PELA PRIMEIRA VEZ EU ERA LIVRE. NÃO HAVIAM LUGARES PROIBIDOS EM QUALQUER RECANTO DA MENTE. NÃO HAVIA AR OU ESPAÇO EM QUE A IMAGINAÇÃO NÃO PUDESSE ATINGIR COM SUAS ASAS COLORIDAS. NENHUMA ALGEMA ME PRENDENDO. NENHUM CHICOTE NAS MINHAS COSTAS. NENHUM FOGO NA MINHA CARNE. NENHUM MESTRE ME ENCARANDO NEM ME AMEAÇANDO. NADA MAIS DE SEGUIR OS PASSOS DOS OUTROS. NENHUMA NECESSIDADE DE ME CURVAR, AJOELHAR OU RASTEJAR, OU EXPRESSAR PALAVRAS MENTIROSAS. EU ESTAVA LIVRE. COLOQUEI-ME DE PÉ, E, ALEGRE E SEM MEDO, ENCAREI O MUNDO

ROBERT GREEN INGERSOLL (1833 - 1899)
PROCURADOR, ADVOGADO E ORADOR POLÍTICO NORTE-AMERICANO......................................."Porém agora diz o SENHOR: Longe de mim tal coisa, porque aos que me honram honrarei, porém os que me desprezam serão desprezados. 1 Samuel 2:30". Paulo Roberto Lopes. Obrigado!
Mujica disse…
Caro cristão...
Aqui a parada é dura...
Acho que já sabias disto...

Uma questão de fé para ti...
Uma ausência de deus para nós...
A intenção nunca foi arrancá-lo de ti...
E sim, fazer você enxergar além dele...

Não pense em derrota...
Afinal, você foi muito convicto...
Serviu para abrir os olhos de alguns...
E fechar de vez o de outros...

Vai com deus...!
Anônimo disse…
Perfeito! EUA tb se diz laico, tem que tirar essas porcarias!!!

Aproveitando o tema do seu site, veja: www.liberdadelivre.com
Um excelente livro gratuito sobre ateísmo
Antonio Carlos Braga disse…
Ou erguem um monumento relativo a todas as religiões dos mortos ou nenhum. Se eu fosse judeu ou muçulmano ia me sentir ultrajado.
Anônimo disse…
Nem, a cruz tem que ficar bem à vista.

É bom lembrar que isso foi feito pela fé.

Estas pessoas acreditavam que iam receber xxx mulheres virgens quando chegassem ao paraíso, pois eram soldados de "Ala".

Ala, Ala, Ala meu bom Alá.... Oee
Anônimo disse…
ateismo é um lixo .....
Ateu Consciente disse…
Anônimo disse...

ateismo é um lixo .....
22/12/11 00:42

Claro, com o argumento que vc apresentou com certeza ateísmo é lixo.
Bedenken disse…
Todos nós sabemos que a cruz é um símbolo pagão incorporado ao cristianismo. A presença da cruz nada mais é do que uma afronta direta ao cristianismo. Deixem a cruz lá. A cruz é um bom modo de se lembrar de cristo, afinal foi ali que o Deus cristão sucumbiu. O fraco deus cristão não resistiu a uma simples cruz.
Tiago Soares disse…
O cristianismo e a doutrina judaica, que corresponde ao antigo testamento da bíblia cristã, não são fantazias.
Nos primeiros capítulos de gêneses temos o relato da criação do homem e da mulher, Adão e Eva, em seguida a mensagem de Deus:
"Uni-vos e mutiplicai-vos e enchei a terra."
Quando analizamos este trecho, se percebe que o autor do texto, Moisés, sabia que para que ocorra a reprodução humana deve haver a união de um óvulo e de um espermatozoide, o que foi provado pela ciência.
Quando este texto foi escrito, havia a predominância da teoria da abiogênese, que dizia que os seres vivos se originavam do meio ambiente.
Por fim, queria te dizer que você não deveria ter tanto ódio de nós cristãos, para seu conhecimento, o filósofo ateu August Cont, que criou o positivismo, dizia que o estágio teológico de crer em uma única divindade era uma aproximação do estado metafísico e portanto um estágio mais evoluído do que as religiões politeístas, como a grega por exemplo.
Claro que esta não é minha opinião, sou cristão e tenho respeito a todas as religiões, acredito que o estado brasileiro precisa ser manter laico, o que significa que os entes municipais, estaduais e federal, alêm dos três poderes, executivo, legislativo e judiciário devem garantir que todo cidadão brasileiro e estrangeiros que aqui estejam tenham o direito de seguir qualquer religião ou não tenham nenhuma.
No entanto, é lícito que o presidente da república profece o cristianismo, caso esta seja a religião dele, bem como cruzes em local público, desde que o cristianismo seja seguido pela maior parte da comunidade e de que ninguém seja obrigado a adotar esta religião.
Até porquê, estes símbulos mostra
Tiago Soares disse…
Os símbolos religiosos, como a referida cruz, demonstram, também a cultura de um povo e no caso do Brasil a ligação com o cristianismo.
Assim como os símbulos religiosos das religiões afrobrasileiras mostram uma parte da cultura de nosso povo.
Quem não é da religião que não siga e não atrapalhe quem segue.
Anônimo disse…
Parei de ler na primeira linha, em "fantazias", com "z".

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Morre o americano Daniel C. Dennett, filósofo e referência contemporânea do ateísmo

Veja 14 proibições das Testemunhas de Jeová a seus seguidores

Entre os 10 autores mais influentes de posts da extrema-direita, 8 são evangélicos

Ignorância, fé religiosa e "ciência" cristã se voltam contra o conhecimento

Vídeo mostra adolescente 'endemoninhado' no chão. É um culto em escola pública de Caxias

Malafaia divulga mensagem homofóbica em outdoors do Rio

Oriente Médio não precisa de mais Deus. Precisa de mais ateus

Cartunista Laerte anuncia que agora não é homem nem mulher

Música gravada pelo papa Francisco tem acordes de rock progressivo. Ouça