Pular para o conteúdo principal

Brasileiros foram os mais barrados nas fronteiras aéreas na Europa

da BBC Brasil

Os brasileiros são os estrangeiros que mais tiveram a entrada recusada nos aeroportos da União Europeia em 2010 e o sexto grupo com mais permanências ilegais detectadas.

De acordo com a agência europeia de controle de fronteiras, Frontex, no ano passado 6.072 brasileiros foram barrados pelas autoridades europeias ao tentar entrar no bloco por via aérea, o equivalente a 12% do total de entradas recusadas

Quase 30% dos casos envolvendo brasileiros ocorreu na Espanha, onde 1.813 pessoas foram enviadas de volta ao Brasil principalmente por não poder justificar o motivo da viagem ou as condições de estadia no país.

Os brasileiros também foram os mais barrados nos aeroportos da França em 2010, com 673 casos.

O Brasil mantém a primeira posição entre as entradas negadas nos aeroportos europeus desde que a Frontex começou a contabilizar o dado, em 2008, mas a agência destaca que o número de casos caiu 24% no ano passado em relação a 2009.

“A razão está relacionada à crise econômica. Com menos oportunidades de emprego, a UE se tornou um destino menos atrativo para os imigrantes. Por isso houve uma queda significativa no tráfego aéreo para a UE, inclusive a partir do Brasil”, explicou à BBC Brasil Izabella Cooper, porta-voz da Frontex.

Em segundo lugar, muito atrás do Brasil, estão os Estados Unidos, com 2.338 cidadãos barrados às portas da UE em 2010, o equivalente a 4,8% do total, seguidos de Nigéria, com 1.717 barrados, e China, com 1.610.

Apenas outros dois países latino-americanos estão entre as dez nacionalidades mais recusadas nas fronteiras aéreas europeias: Paraguai, em sexto lugar, com 1.495 entradas negadas, e Venezuela, em décimo, com 1.183.

De maneira geral, considerando também fronteiras terrestres e marítimas, os brasileiros foram a quarta nacionalidade mais recusada pela UE no ano passado, com 6.178 negativas, o equivalente a 5,7% do total.

Em primeiro lugar ficaram os ucranianos, que responderam por 17% do total, com 18.743 negativas, seguidos de russos, com 9.165 negativas, e sérvios, com 6.990.

No ano passado a Frontex também detectou 13.369 brasileiros vivendo ilegalmente em algum país da EU, a maioria deles em Portugal, Espanha e França.

O número representa 3,8% do total de residentes ilegais identificados no bloco em 2010 e coloca o Brasil na sexta posição da lista, liderada por Marrocos, com 6,3% do total.

Na frente dos brasileiros também ficaram os cidadãos do Afeganistão, Albânia, Sérvia e Argélia.

Nenhum outro país da América Latina figura entre os dez primeiros entre as nacionalidades com mais ilegais detectados.

Brasileiros de Portugal preparam o caminho de volta.
abril de 2011

Brazucas.

Comentários

Anônimo disse…
É claro: Os brasileiros vão para os outros países para viverem a custa dos Estados e não querem trabalhar.

Tá certo mesmo. Mandem esses vagabundos brasileiros que não querem trabalhar tudo de volta.
Anônimo disse…
NÃO ADIANTA os PETISTAS BANDIDOS dizerem que o Brasil melhorou..........?

Somos tratados como lixo nos paises desenvolvidos...e cada vez vão mais embora....
Diz o texto:

O Brasil mantém a primeira posição entre as entradas negadas nos aeroportos europeus desde que a Frontex começou a contabilizar o dado, em 2008, mas a agência destaca que o número de casos caiu 24% no ano passado em relação a 2009.

Diz um Anônimo:

NÃO ADIANTA os PETISTAS BANDIDOS dizerem que o Brasil melhorou..........?

Somos tratados como lixo nos paises desenvolvidos...e cada vez vão mais embora....


E ainda chamam de semiletrados os eleitores do PT...
Anônimo disse…
Dois comentários: (1) Brasileiro pensa que pode fazer alí o que bem entende, igual ao que faz aqui, que malandragem e esperteza significam inteligência, que desrespeito e descaso é para os outros. (2) Brasileiro sai daqui procurando melhores condições de vida justamente pelo comportamento, safadez, corrupção, abuso de poder, abuso de privilégios, dos nossos governantes. Uma coisa 'boa' (BOA????) em todo isso: não se preocupem que nem daqui mil anos isso mudará, o Brasil ficará sempre o mesmo!
Anônimo disse…
Bem feito, pra deixarem de ser:

1o. Colonizados:

Olhos sempre voltados para a Metrópole, para o Reino...Jamais uma afodescendente ou tupiniquin ou tabajara será considerada pela gentry européia mais do que uma macaca vestida de seda, mas sempre uma macaca.

2o. Obcecados pela proximidade do branco colonizador, sempre atraente, endinheirado e sedutor:

Jamais um paraíba, um branco miscigenado será considerado pela gentalha mais pobre do quintal da Europa, um "igual" a eles...Vai pra lá pra ser eternamente o referencial inferior, como os daqui consideram os "nortistas"; e os de qualquer lugar do mundo consideram o estranho, o invasor.

3o.Burros, analfabetos e maus leitores, pois jamais deixarão de ser escravos do monetarismo, do industrialismo, por mais endinheirados que sejam. Morrerão como qualquer imigrante solitário ou acompanhado, não importa. Irão depender da caridade alheia, tanto aqui quanto lá, portanto a fuga geográfica não resolve, nem importa.
Anônimo disse…
Vamos também barrar esses europeus passa ome que tentam roubar emprego dos brasileiros...
agora todo mundo quer ser amiguinho do Brasil
cabe a nós não deixar isso acontecer

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Veja 14 proibições das Testemunhas de Jeová a seus seguidores

Morre o americano Daniel C. Dennett, filósofo e referência contemporânea do ateísmo

Entre os 10 autores mais influentes de posts da extrema-direita, 8 são evangélicos

Ignorância, fé religiosa e "ciência" cristã se voltam contra o conhecimento

Oriente Médio não precisa de mais Deus. Precisa de mais ateus

Vídeo mostra adolescente 'endemoninhado' no chão. É um culto em escola pública de Caxias

Veja os 10 trechos mais cruéis da Bíblia

Ateu, Chico Anysio teve de enfrentar a ira de crentes

Malafaia divulga mensagem homofóbica em outdoors do Rio

O pastor Silas Malafaia, da Assembleia de Deus Vitória em Cristo, está veiculando em 600 outdoors do Rio uma mensagem homofóbica: “Em favor da família e preservação da espécie. Deus fez macho e fêmea”. [reprodução acima] Talvez seja a primeira campanha de outdoor feita no país contra a homossexualidade. Ele disse que, com essa mensagem, pretende “despertar o povo de Deus para a gravidade” de projetos de leis que tramitam no Congresso Nacional e em Assembleias Estaduais em favor dos homossexuais. Recentemente, ao comentar a proposta da legalização da união de pessoas do mesmo sexo, ele partiu para o deboche. Disse que, se é para chancelar o vale-tudo, que se coloque também na lei a relação sexual com animais e com cadáveres. Em seu site, o pastor escreveu que “não podemos ficar de braços cruzados diante desse quadro desafiador”. REAÇÃO - atualização em 9 de outubro de 2010 Cerca de 30 pessoas dos grupos Liberdade e Gay Atitude de São Gonçalo estão manchando os outdoor