Pular para o conteúdo principal

Bispo nega ter afirmado que existe mulher culpada pelo estupro

Em resposta à repercussão de uma entrevista que deu ao Valor Econômico, o bispo Luiz Gonzaga Bergonzini, 75, da Arquidiocese de Guarulhos (SP), negou ter dito que em muitos casos a mulher tem culpa por ter sido estuprada.

Em seu blog, ele escreveu: “Só um insano diria que a mulher é culpada pelo estupro. A violência contra a mulher é mostrada diariamente pela imprensa. As mulheres, de qualquer idade, são atacadas, brutalmente violentadas e assassinadas por maníacos sexuais em praças, vias públicas, locais mal iluminados e até em casa. A lei presume a violência em crimes de estupro praticados contra menores e pessoas especiais. Jamais afirmamos que a mulher não é a vítima. O criminoso é o culpado pelo crime que ele cometeu”.

Não foi exatamente isso que ele  falou ao jornal, conforme relato da jornalista Cristiane Agostine:  “Vamos admitir até que a mulher tenha sido violentada, que foi vítima… É muito difícil uma violência sem o consentimento da mulher, é difícil”, comenta. O bispo ajeita os cabelos e o crucifixo. “Já vi muitos casos que não posso citar aqui. Tenho 52 anos de padre… Há os casos em que não é bem violência… [A mulher diz] “Não queria, não queria, mas aconteceu…””, diz. “Então sabe o que eu fazia?” Nesse momento, o bispo pega a tampa da caneta da repórter e mostra como conversava com mulheres. “Eu falava: bota aqui”, pedindo, em seguida, para a repórter encaixar o cilindro da caneta no orifício da tampa. O bispo começa a mexer a mão, evitando o encaixe. “Entendeu, né? Tem casos assim., do “ah, não queria, não queria, mas acabei deixando...”.

Dom Bergonzini tem vocação para declarações polêmicas. Na mesma entrevista, afirmou que uma ditadura gay se instalou no Brasil e que a Unesco tem um plano secreto de converter metade da população mundial em homossexuais.

Com informação do blog do bispo.
Ditadura gay que se instalou no Brasil ameaça as crianças, diz bispo.
junho de 2011

Violência contra mulher.

Comentários

Anônimo disse…
Fernando?
O que me diz sobre este caso?
Anônimo disse…
Esse bispo é horroroso.Não duvido que tenha falado isso.
Possivelmente, na cabeça do bispo, todos os casos de pedofilia na igreja católica foram consentidos pelas vítimas. Assim como todos os abusos e torturas da inquisição.

Viva liberdade de expressão, onde o bispo pode manifestar sua imbecilidade para quem quiser ouvir. E 2 vivas ao Estado Laico onde as opiniões dele, sua bíblia, esse Deus cruel, maníaco, egocêntrico pregado neste conto de fadas abominável e seus dogmas não valem nada.
Os Prezados senhores da Igraja Católica deveriam estar se preocupando é com a pedofilia na igreja. Ou será que eles tb acham, igual ao bíspo Luiz Gonzaga (que diz estupro só é possível com o consentimento) que as crianças tem parcela de responsabilidade ao serem violentadas por padres?

Não dá pra acreditar na seriedade de um primata que diz que voluntariamente renunciou ao sexo, que se vincula a uma instituição notória por seus casos de pedofilia que e ainda se julga competente pra dar pitaco na forma como a mulheres devem lidar com seus corpos.

Faz aborto quem quer. Ao invés de proibir, eles deveriam educar seu rebanho para não fazerem. Mas não dá tempo né? Tem que fazer política….(e correr atrás dos garotos)

Ps: Torço para que algum ser humano indignado com os comentários do Bispo de guarulhos pague alguém para violentá-lo. Aí ele vai ver o que é consentimento na tampinha de caneta DELE.
Concí Sales disse…
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
roberto quintas disse…
tipico dessa gente. primeiro diz o que dá na telha depois volta atrás dizendo que foi mal-interpretado.
apenas lamento que tenham catolicos que tentem explicar, justificar e apoiar esse monstro.
Paulo Lopes disse…
Concí, transformei seu comentário no post Para a igreja, a única salvação da mulher é nascer com pênis. Abs.
Fernando disse…
Porque tanto ódio contra o Padre? Afinal, "NÃO", Repito, "NÃO" como ele disse, mas infelizmente, inconscientemente de uma outra forma a mulher colabora não só para este tipo de crime mais para outros. De que forma? Praticando a sensualidade desenfreada, no vistir, no dançar, no cantar, no falar, etc... E tudo isso acontece em grande parte porque ignoramos arrogantemente os ensinamentos de Deus. " "O enfeite delas não seja o exterior, no frisado dos cabelos, no uso de jóias de ouro, na compostura dos vestidos;
Mas o homem encoberto no coração; no incorruptível traje de um espírito manso e quieto, que é precioso diante de Deus.
Porque assim se adornavam também antigamente as santas mulheres que esperavam em Deus...1 Pedro 3:1 a6."" E, ""Ora, as obras da carne são manifestas, as quais são: a prostituição, a impureza, a lascívia(sensualidade), Gálatas 5:19""
Assim farei cessar da terra a lascívia(sensualidade), para que se arrependam todas as mulheres, e não procedam conforme a vossa lascivia. Ezequiel 23:48"". Não quero com isso, de maneira nenhuma, absolver os que praticam crimes tão sórdido, que eles paguém de acordo com o rigor da lei. Mas conclamar aqui que as mulheres revejam os seus valores. Porque Deus sabe honrar as mulheres sábias. "" Toda mulher sábia edifica a sua casa; a insensata, porém, derruba-a com as suas mãos. Provérbios 14:1"".
Lina disse…
Então Cristão, o que você me diz a respeito das "mulheres de fé"?
Conheço uma senhora muito carola (daquelas que usam lenço na igreja e vestido comprido) que foi atacada por um estuprador. Na minha vizinhança há alguns anos atrás uma outra senhora em seus 60 (e igualmente "de fé")foi atacada, a caminho do trabalho. Elas foram indecentes exibindo toda "sensualidade" debaixo daquele vestido cobrindo do pescoço até as canelas?
Ah já sei! quando coisas assim acontecem são "um teste de fé" ou "elas não tiveram fé o suficiente então o diabo atacou", não é mesmo?
Ou melhor; errada estavam elas em saírem de casa pra trabalhar?
É cada balela hein! ¬_¬
Fernando disse…
Lyna, isso não muda em nada a verdade que disse acima. Crendo voce ou não, boas palavras nem sempre encontramos na esquina.
Anônimo disse…
Boas palavras?Eu não as vi.Fernan..ops cristão onde RESIDE a verdade?Estaria na bíblia que culpa as mulheres estupradas pela ¨lascívia¨de suas roupas sensuais ou provocativas ou no ímpeto criminoso do estuprador?Quanta balala...
Anônimo disse…
Mulheres!!!
Anônimo disse…
Anônimo 22:30. A Bíblia não culpa as mulheres estupradas. A Bíblia apenas aconselha que não sejam lascivas para que este mau seja evitado. Agora que andar com suas roupas sensuais? Ande e vê se colherá algo bom.
Anônimo disse…
Deixa de besteirol.Os homens também são impudicos.
Anônimo disse…
AlyneS2

Oi Cristão, lembra de mim?
Eu comentei uma resposta direcionada à você em outra pagina desse blog. Foi ontem eu acho...hum... Ainda fez o mesmo discurso de que "boas palavras blá,blá,blá..."
Se o bispo nega de ter dito aquilo, isso não teria sido transformado em matéria. Lógico que ele é mais um desses padres abusadores. Pena que ainda tenha gente do lado dele T.T

AlyneS2
Mulher feliz disse…
Olá Cristão !
Gostei do seu comentário. Como você, também não concordo exatamente com tudo o que o pastor disse mas realmente muitas pseudo-cristãs adoram andar rebolativas com suas sainhas e metade dos seios à mostra e depois quando acontece algo, querem dar uma de santa ! Essas mulheres não vivem sem um "oi gostosa" nas ruas, é a diversão delas ouvir isso e é para isso que elas se vestem mesmo, para serem objeto de desejo sexual pelos homens. Sem querer exagerar, não conheço NENHUMA cristã ( e olha que conheço muita gente!) que se vista de forma modesta como falado na Bíblia hoje em dia. A única que conheci era chamada de "beata" pelas mulheres da igreja e acho que ela se cansou disso pois a vi dias atrás vestindo uma blusinha ridícula mostrando a barriga. Por essas e outras, cansei dessa hipocrisia e deixei de ser católica e abracei o islamismo, onde essas mulheres sim se vestem com a modéstia bíblica e seguem o exemplo de Maria, mãe de Jesus, cobrindo seus cabelos e atrativos e não estão nem aí para o que o povo fica falando, que são submissas e tal. Nós somos submissas sim mas a DEUS ! Hoje sigo mais a Bíblia sendo muçulmana do que quando era cristã e estou muito feliz !! :)
Mulher feliz disse…
Mas logicamente que não quero dizer que outras bem vestidas não possam ser estupradas, é bom que fique claro isso ! O estuprador tem que pagar pelo seu crime e nós mulheres devemos fazer a nossa parte e que Deus nos proteja !
Anônimo disse…
Cristão e mulher muçulmana,de modo algum a mulher não é submissa,não está atrás e nem mesmo do lado do homem.Hoje,muitas vezes ela está à frente!!Do lado do homem é o mínimo que se espera em uma sociedade que não seja machista,falocêntrica ou falocrática e misógina e que se danem os preceitos da gibíblia e do albobão!!
Anônimo disse…
A Blíbia Sagrada ,pst.scrptem, cita que a mulher é responsável pela edificação, quando sensata, mas quando in-sensata, é resposável pela distruição do homem.
Então o homem tem de ter muito cuidado!
quando for escolher a mulher, porque se for filha de Deus, será edificado. Se for filha do diabo, será derrubado.Em proverbios 22,11 está escrit.a mulher é como focinho de porco coberto com uma jóia, formosa, mas não tem discrição.
Fernando disse…
Mulher feliz, a paz, Eu recebi em resposta ao meu comentário no outro post uma resposta de uma mulher que dizia: "...Os homens que se controlem..." A libido masculina é diferente da mulher, muitos homens normais não passam sem sexo mais do que 3 dias. Agora você imagine um desajustado emocionalmente ou desiquilibrado que voce pode encontrar numa esquina recebendo um isentivo por parte da mulher? Quantas brigas saem entre homens por causa disso? Quantas cenas de ciume? Sim os homens tem que se controlar, mas a responsabilidade não é só nossa. A Bíblia diz: "As mulheres que fazem profissão de servir a Deus (e que o amam) para serem fiés, que se portem com decência." Não digo isso para a mulher do mundo, ou para falsas crentes, pois lhes são impossível pois não tem o Espírito de Cristo.
Mulher feliz disse…
Olá Cristão, a paz esteja com você (assalamo aleikom)!
Infelizmente como você mesmo pode observar no comentário que você recebeu e no nosso dia a dia, muitas mulheres não estão preocupadas se a forma que agem agradam a Deus ou não, elas querem mesmo é aparecer e a cada dia a coisa fica pior! Como você mesmo citou, a libido do homem é mesmo diferente do da mulher e isso não é blá bla bla meu e seu e sim comprovado cientificamente. Tem uma matéria interessante sobre isso abaixo:

http://testosterona.blog.br/2010/03/26/homem-pensa-em-sexo-ao-menos-13-vezes-ao-dia/

Deus fez homens e mulheres serem diferentes uns dos outros e devemos aceitar isso, não entendo essa necessidade de tantas mulheres de quererem superar os homens em tudo, que guerra mais estúpida ! Cada um tem seu valor perante Deus !
Essa discussão me lembrou bem um vídeo muito interessante que achei no Youtube, justamente criticando essa "Mulher Moderna" tão vista nos dias atuais, dá uma olhada abaixo:

http://www.youtube.com/watch?v=t06VMAHZlLM
Fernando disse…
Mulher Feliz, vou ler as matérias que voce citou. Que Deus te abençoe e Te ilumine.
Mulher feliz disse…
Amen Cristão, a você também !
Rosanna Andrade disse…
falar q alguem foi estuprada pelo modo de se vestir ou de andar E EQUIVALENTE a culpar a mulher pelo estupro. e sabemos q nao importa a roupa, o estupro acontece. Vcs ou sao trolls ou sao muito crueis, isso sim

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Veja 14 proibições das Testemunhas de Jeová a seus seguidores

Morre o americano Daniel C. Dennett, filósofo e referência contemporânea do ateísmo

Veja os 10 trechos mais cruéis da Bíblia

Vídeo mostra adolescente 'endemoninhado' no chão. É um culto em escola pública de Caxias

Ignorância, fé religiosa e "ciência" cristã se voltam contra o conhecimento

Britney Spears entra na lista de famosos que não acreditam em Deus

Oriente Médio não precisa de mais Deus. Precisa de mais ateus

Prefeito de Sorocaba não acata Justiça e mantém Bíblia em escolas