Pular para o conteúdo principal

Pastor favorável à união de gays diz que resistirá aos seus algozes

O pastor Ricardo Gondim (foto), 54, escreveu em seu blog uma carta aberta na qual reconheceu que “os dias são bicudos”, mas não se deixará abater por seus “algozes”.

O líder da Igreja Batesda tem feito declarações que desencadearam contra ele a fúria nada cristã de evangélicos que apontam em sua direção um dedo condenatório, como se Judas, não Cristo, tivesse voltado à Terra.

Nas mais recentes dessas declarações, feitas à Carta Capital, Gondim se manifestou favorável à união civil de homossexuais e defendeu a laicidade do Estado. Dias depois ele foi “convidado” a interromper a coluna que escrevia havia 20 anos na revista com o sugestivo nome de Ultimato.

“Tornei-me alvo de todos os crivos", ele escreveu. "Depois de devidamente rotulado, sinto-me dissecado, espiritual, moral e psicanaliticamente”,

Mas, em um estilo que resvala no piegas, Gondim advertiu que não concederá aos seus algozes o “privilégio de verem as lágrimas” que derrama “por escolher um caminho acidentado”.

“Meus soluços, conhecem Deus, meu travesseiro e minha mulher. Permanecerei altivo em minhas colocações. Não, não me considero uma encarnação de Quixote. Minha altivez esconde o homem claudicante, fraco mesmo. Mas, à minha fraqueza, fiquem certos senhores e senhoras da reta doutrina, vocês nunca terão o privilégio de desfrutar.”

Antes, ao site da Carta Capital, ele já tinha afirmado que se sente nos tempos da Inquisição. Agora, no blog, disse estar sendo insultado com a sugestão de que a sua fé entrou em crise.

“Reconheço, igualmente, que os rótulos de estar alinhando ao teísmo aberto, de ser liberal, humanista, ateu, para mim, não passam de simplificações de quem desejava calar-me.”

Em um trecho do texto, ele pareceu flertar com um recuo ao afirmar que não levanta a bandeira homossexual por não ser sua. Mas em seguida afirmou que continuará “levando o estandarte do direito” porque diz respeito “não só aos homossexuais, mas aos religiosos, aos ateus, aos ciganos, aos deficientes”.

“Quando a lei protege um segmento da sociedade, acaba por alcançar os que não fazem parte daquele segmento. Por que insisto em fazê-lo? Porque acredito que Jesus, o meu senhor e salvador, o faria.”

maio de 2011

Comentários

Fernando disse…
A união civil de homoxessuais nada mais é do que a legalização da iniqüidade. Nó cristãos iremos sim, convivermos, mais nunca, jamais, apoiarmos. Se cumpre a profecia de Jesus que diz:( Por se multiplicar a iniquidade o amor de muitos esfriaria. Mais o que perseverar até o fim serásalvo).
Anônimo disse…
Ninguém pede a você que "apóie". Apenas que "pare de criar caso".
Anônimo disse…
Falar a verdade, não é pecado. Calar-se é omissão. É isso que o diabo deseja, que nos calemos.
Anônimo disse…
Não se deve ficar espantado com as maluquices, asneiras e bobagens do Fernando, luz da superstição de povos da idade do bronze, afinal, ele nada mais é que alguém que se identifica com seu amigo imaginário: cruel, vingativo, injusto, insano, inseguro, chiliquento, dado a rompantes de raiva, e que criou um "rebanho" só para poder se divertir torturando-os, como alguns seres humanos fazem com formigas e pequenos animais.

Enquanto pessoas normais, boas e decentes, se horrorizam ao ler a Biblia, pela maldade, crueldade, insanidade, do criador imaginário, gente como o Fernando espuma de prazer com tudo isso. Um ser supremo que se vinga de todos, que quer obediência absoluta de micróbios de planeta, é tudo que ele deseja, pois justifica sua própria natureza maléfica, medonha, insana.

Seu medo de sexo, por exemplo, é um clássico comportamento desviante. Que pessoas normais gostem de sexo, façam sexo, sem culpa ou remorso, já que não é nem pecado nem crime, em suas diversas formas e manifestações, o irrita profundamente, assusta, por isso ele precisa pensar que seu amigo imaginário vai "torturar eternamente" seus inimigos que não tem medo..:-)

De certa forma, dá pena. Não muita, claro, pessoas como o Fernando não merecem pena ou preocupação. Como seu amigo imaginário insano e inseguro, é melhor manter distância de gente assim..:-/
Anônimo disse…
A EVOLUÇÃO INTELECTUAL REPRESENTA UMA SEGUNDA EVOLUÇÃO: A PRIMEIRA FOI O TRABALHO QUEM NOS CRIOU, A SEGUNDA É O CONHECIMENTO QUEM NOS RECRIA. A evolução deste pastor é notável. Quem o conheceu nas décadas de 80 e 90, quando fundou e chefiava um bando de burgueses alienados neopentecostais que não queriam nem ouvir falar de evolução, de Nietzsche ou Marx; que atrbuíam a seca no Ceará não ao El Niño, mas à "idolatria" de São Francisco do Canindé e do Padre Cícero de Juazeiro...fica admirado do poder que a ciência e o conhecimento possuem e realizam numa alma humana. Realmente, entendo agora porque o Estado não quer que as pessoas se libertem da tirania religosa e favorece amplamente as empresas ditas Igrejas; salta aos olhos o que aconteceu com o Pastor, poderia acontecer aos fiéis, ao rebanho. E como o Estado exerce o mesmo poder pastoral, como dizia Foucault, poder DA BIOPOLÍTICA, ditatorialmente exercido sob o pretexto de aumentar e CONTROLAR a vida dos cidadãos...Não pode brigar com seus aliados eclesiasticos! Nem privar-se deste celeiro PRÓDIGO E FECUNDO DE VOTOS! O Estado tem agora todo o poder, atributo anteriormente divino, junto com a onisciência, pois através dos computadores sabe tudo, e pelo neopanoptismo digital, vê tudo. O grande Irmão, substituto do grande Pai, conta com o auxílio dos seus mais leais asseclas, os padres e os pastores; para acostumarem desde cedo as ovelhas , ainda em sua fase escolar, a obedecerm cegamente e sem questionar. Para que o Estado iria querer seres que pensam, que avaliam, que questionam? É o Estado que deve pensar, e para isso, coopta todos os não-pensantes, os não-pensadores, os repetidores do óbvio, os compiladores da cópia da cópia, os citadores de citação, de referência da referência, PARA QUE PENSEM SOMENTE O JÁ PENSADO E PENSEM SEMPRE O MESMO...O IDÊNTICO. Assim jamais questionado, como um Deus Mortal, o Estado pode perpetuar sua representação, quanto sua subserviência, aos interesses da classe que representa: banqueiros, industriais do agronegócio, megalatifundiários, especuladores nacionais e internacionais, ONGS estrangeiras, Igrejas, Missões Norteamericanas e européias e , quando acordarmos, NEM O CHÃO SOB NOSSOS PÉS SERÁ MAIS NOSSO.
Anônimo disse…
Fernando,iniquidade e safadeza anda fazendo a ¨honrada¨e decente(santa do pau oco) bancada evangejuista se vendendo ao governo a preço de banana!!Barganharam o apoio ao ministro Palocci para que não haja CPI em troca do veto ao kit gay;UMA VERGONHA!!!!!!!!!!! se isso não é demagogia,hipocrisia e pouquíssima vergonha na cara; nada mais é,e você não vê seu hipócrita!!!.Kit antihomofobia é (era)uma bandeira desse governo que começa a perder sua credibilidade ao esconder suas irregularidades com apoio dos ¨dignos¨evangebandidos cretinos.Crente=cretino.
Anônimo disse…
Vergonha é o famigerado kit gay. Graças a deus estamos livre dessa aberração. e não adianta esbravejar e nem esperniar.
Anônimo disse…
Vergonha é o que essas igrejas praticam e o kit voltará com outra roupagem.Viva e verá.
Anônimo disse…
Fernando assine seus comentários que não são falsamente amenos ou vc pensa que nos engana?
Anônimo disse…
Primeiro aprenda a escrever é espernear e não esperniar e segundo esse governo tem mágoas profundas contra as igrejas que tentaram de toda forma o derrotar na eleição presidencial passada e no momento oportuno dará o troco pode ter certeza ou vc acha que isso foi esquecido?
Outra, esse pastor tem dignidade e é honesto coisa raríssima no meio evangélico.
Anônimo disse…
Outra roupagem? kkkkk. Como um lobo vestido de ovelha. Com certeza será descoberto. Se vou viver só Deus sabe.
Anônimo disse…
Espero sinceramente que você viva para ver as grandes conquistas que virão para deficientes,negros,gays e todos os excluídos e marginalizados.Isso é questão imperiosa de justiça e vale para todas as faixas etárias independe de caprichos de igrejas e seus aloprados e falaciosos líderes.
Anônimo disse…
A união gay é uma realidade não adiantam os truculentos ataques a seu status emblemático da realidade ou ao fato dela simplesmente existir.É fato cotidiano inconteste e gritaria histérica evangélica fundamentalista anti-diversidade e de monocromática visão não a elimina.
Anônimo disse…
E os argumentos fundamentalistas aqui foram rechaçados e combatidos com a luz da verdade,franqueza,honestidade e sem mistificações ou mitologizações e fabulações de seres imaginários inoperantes.
Anônimo disse…
Como alguem tem coragem de corrigir outro, se nem pontuar sabe?
Hesha Roberto disse…
Caralho, só de saber que existe um pastor sensato no mundo eu fico mais otimista!
Anônimo disse…
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse…
Dentre os evanjegues e neopentencostais que conhecemos, 99,99% são contra a união civil estável entre pessoas do mesmo sexo sem uma respostas direta e racional que justifique socialmente sua opção contrária a essa modalidade de união, que nem sequer fere o que ele dizem sobre destruição familiar, aliás teoria furada e ultrapassada que nem esse mito mental. E daí se são pessoas do mesmo sexo querem legitimar o seu amor? O que é que tem? Isso ofende a moral e os bons costumes de quê? Querem deixar o dinheiro da herança para pastores e o Vaticanus? Só podia ser mesmo coisa de cristianismo mesmo! Não sei se no judaísmo ou no islâmismo também tem essas versões obsoletas de compreensão e tolerância social, mas quando se trata do cristianismo, não restam dúvidas do alto grau de retrocesso que promovem contra o meio social. Teocracia é a chave da ignorância e da falta de honestidade intelectual. É bem típico desses falsos sabios o cumprimento de atitudes desonestas contra a sociedade.

E tem mais: para os desavisados ignorantes teístas fundamentalistas não é KIT GAY, é KIT ANTI-HOMOFOBIA, seus palermas sacripantas fundamentalistas de uma figa! Leiam ant6es de postarem! Façam um pouco de pesquisa para não errarem! Estudem um pouco de antropologia cultural antes de julgarem erradamente outras pessoas. Vocês não podem fazer papel de juri e juíz antes de alguém cometer algum delito que nem sequer cometeu. E tem mais: vocês só estão repetindo a história, nada mais que um erro clássico de uma sociedade baseada na falta de razão, algo desprezado por gente como vocês, deviam se envergonhar das atitudes que fazem contra pessoas homoafetivas.
Anônimo disse…
Por favor me perdoe, mas eu nao posso deixar de responder ao seu comentario.
Eu vi o material e ele E sim kit gay, so que nao e chamado de tal, e chamado de kit anti homofobia. Poderia ser chamado de qualquer coisa ate de tijolo, mas e lendo o conteudo que realmente se sabe do que se trata. nao importa o nome, rotulo, titulo dado, ele e kit gay. Eu posso chamar uma melancia de banana, laranja, azeitona, o que eu quiser, mas todos que virem sabem que e uma melancia.
O seu primeiro paragrafo me choca. Eu so penso no dia em ue estaremos diante do Deus quem disse que isso e abominacao, por falar nisso, voce sabia que nao foram os retrogrados dos cristaos quem disseram que e pecado e abominacao? Nos so acreditamos naquele quem falou.
nos perdoe por crer e levar esse Deus e sua palavra tao a serio.
Glauber disse…
Mt bom!
Glauber disse…
Mt bom!
Anônimo disse…
deus não existe bb então ninguém estará diante dele. O Kit Gay existe é mais provável que seu deus

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Morre o americano Daniel C. Dennett, filósofo e referência contemporânea do ateísmo

Veja 14 proibições das Testemunhas de Jeová a seus seguidores

Entre os 10 autores mais influentes de posts da extrema-direita, 8 são evangélicos

Ignorância, fé religiosa e "ciência" cristã se voltam contra o conhecimento

Vídeo mostra adolescente 'endemoninhado' no chão. É um culto em escola pública de Caxias

Oriente Médio não precisa de mais Deus. Precisa de mais ateus

Malafaia divulga mensagem homofóbica em outdoors do Rio

Cartunista Laerte anuncia que agora não é homem nem mulher

Ateu, Chico Anysio teve de enfrentar a ira de crentes