Pular para o conteúdo principal

Escola troca ensino religioso por ética; professora é transexual

Marina entrou no magistério
por concurso como Mário
A Escola Estadual de Ensino Fundamental Rio de Janeiro, de Porto Alegre (RS), substituiu o ensino religioso, que é facultativo, por aulas de ética, cidadania e arte ministradas pela transexual Marina Reidel (foto), 40.

Marina é professora concursada – não pode, portanto, sem demitida, a não ser por uma falta grave. Ela ingressou no magistério com o nome de Mario, conforme ainda consta em seus documentos.

A extinção do ensino religioso na escola não é recente e tem a ver, em parte, com a decisão de Marina de assumir a transexualidade.

Em 2006, o então Mário, que estava na Rio de Janeiro havia 3 anos, se afastou uns tempos das aulas para fazer uma plástica e assumir sua nova identidade, enquanto a direção da escola preparava os alunos para entender a transformação do professor em professora.

“Eles [os alunos] estavam com uma expectativa muito grande”, disse Marina.

Ela voltou às salas de aula com vestido e saltos altos. “Fui muito bem recebida”, afirmou. “Não tive nenhum problema com os estudantes nem com seus pais. Todos sabem que sou transexual e respeitam o meu trabalho". 

Marina dá aulas para as turmas de 5ª a 8ª séries do ensino fundamental. Ela é também mestranda em educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Em novembro do ano passado, recebeu da Global Alliance for LGBT Education o prêmio nacional “Educando para a Diversidade Sexual”.

A professora  afirmou que a maioria dos seus colegas não discute com os alunos a homofobia por acomodação ou falta de interesse.

“Eles [os professores] afirmam que o tema não tem relação com a disciplina deles”, disse. “Mas eles precisam entender que se trata de algo que faz parte de nossa vida, está nos meios de comunicação, na internet. Bastaria que convidassem um especialista para levar a discussão aos estudantes.”

Com informação do portal Terra.

novembro de 2010

Comentários

Testes disse…
Ele diz: “Eles [os professores] afirmam que o tema não tem relação com a disciplina deles”, disse. “Mas eles precisam entendem que se trata de algo que faz parte de nossa vida, está nos meios de comunicação, na internet. Bastaria que convidassem um especialista para levar a discussão aos estudantes.”

E como seria essa discussão? Qual foco? Qual base?
Fernando disse…
O foco e a base é crucificar os crentes como homofóbicos nas entrelinhas. O fato de não concodarmos com a prática deles os incomodam muito, porque a nossa não aceitação deriva da Bíblia que nenhum homem pode calar. Há mais de 2000 anos tentam calar a Bíblia sem êxito algúm. Quem acha que vão conseguir agora ganha um doce.rs,rs,rs.(" Disse jesus: Passará o céu e a terra mais as minhas palavras não hão de passar").
Wander Blaesing disse…
Parabéns! Como sempre, o Rio Grande do sul à frente de seu tempo. O fato da professora ser transexual por si só é uma aula de cidadania e tolerância, mas o mais importante é o fim da maldita educação pedo... religiosa.

A Bíblia não de vestar à frente das decisãoes públicas, pois as escolas e o estado não são cristãos, são LAICOS!!!
Anônimo disse…
Digam ao papagaio Fernando que ninguém quer calar ninguém tanto é que ele vomita as sandices nauseabundas dele aqui livremente.
Antonio Sérgio dos Santos disse…
Depois os gauchos reclamam!!!!!!Vivemos momentos de heterofobia!O melhor é disfaçar,olhinho de peixe morto,um certo requebrado ao andar e carregar nas proparoxitonas, sempre esticando a última sílaba.Ou vamos ter problemas,podemos até ser presos por gostar do sexo oposto.
Anônimo disse…
Por que os cristãos querem forçar todos a seguirem regras que nem eles mesmo seguem em sua totalidade? Custa respeitar quem não crê na mesma coisa?
Cláudio disse…
ALELUIA! =) Até que enfim estão percebendo que ética e religião são duas palavras bem diferentes. E com conseqüências bem mais graves também!!!
Mello disse…
Retirar o ensino religioso, normalmente o católico, está correto. Nunca devia ter existido uma palhaçada deste tipo. Mas se é para substituir porque não uma ciência exata? Alguma que os alunos tenham dificuldade? Se ética era necessária porque já não tinha antes? Emfim porque sair de um extremo a outro? Vai ser bom para os crentes dizerem que estão querendo glamorizar alguma minoria. O que é verdade. Faltou inteligencia.
Lukas disse…
Em um Estado Laico como o Brasil, todas as religiões, assim como a não-religião, devem ser respeitadas por igual. A educação pública deve abordar todas as religiões (o que acredito ser praticamente impossível) ou nenhuma.

Parabéns, Marina!!! Foi uma honra ter te conhecido o ano passado. Você é um exemplo. Siga assim!
Michelle disse…
@Fernando SEMPRE A LUZ DA BÍBLIA:

Se vc não concorda com a homossexualidade, direito e problema seu. O que vc não pode é esperar que todo mundo - incluindo aqueles que não seguem a sua religião - vivam o jeito que vc - quer dizer - sua religião acha que é correto.
Se vc não concorda com a homossexualidade, simples: não seja homossexual. Vc não pode esperar que eu e outros homossexuais vivam em plena infelicidade ao negar pra nós mesmos quem nós somos por causa de um livro antigo onde são mencionadas leis e práticas completamente ultrapassadas que não tem lugar numa sociedade contemporânea.

Eu não dou a mínima para o que a bíblia diz quando se trata de como devo viver a minha vida.
Michelle disse…
@Antonio Sérgio dos Santos

Heterofobia? Essa é boa...agora conta a do papagaio. (sarcasmo)

O dia que vc passar a ser perseguido, oprimido, discriminado, xingado e espancado por demonstrar publicamente carinho com sua namorada ou esposa; o dia que vc não tiver o seu relacionamento estável com a mulher que ama reconhecido pelo estado impossibilitando vc e sua esposa de ter direitos básicos garantidos por lei como dependência em planos de saúde, ter direito à pensão, herança, partilha de bens, visitas e acompanhamento ao hospital; o dia que vc e sua esposa não puderem adotar uma criança por causa de sua orientação sexual; o dia que vc e sua namorada ou esposa forem expulsos de um restaurante por terem dado um selinho; o dia que vc passar a ser chamado de pederasta, pecador, imoral, pervertido, abominação, ser comparado com pedófilos/zoófilos/necrófilos, etc, por ser heterossexual aí a gente conversa sobre heterofobia, ok?
Anônimo disse…
@Fernando me parece que essa escola conseguiu um grande êxito agora em calar a tua bílbia e não propagar mais baboseiras =D. E que seja só a primeira! Escola é lugar de conhecimento e questionamento, não de lavagem cerebral.
progreçista disse…
Tiraram aula de religião e colocaram aula de doutrinação gayzista pros coitados dos alunos.

Maior 'progréçio'!

:D
Anônimo disse…
Custa nada lembrar: o cristianismo (leia-se "a Bíblia")tem aproximadamente 2 mil anos, mas há outras (muitas) religiões com 5 mil anos ou mais. Nem os 2 mil nem o 5 mil anos me obrigam a crer no que quer que seja. Não aceito tutela de deuses, muito menos de alguém que ao acordar pela manhã acredita firmemente ter falado com algum deus (minúscula proposital) na noite anterior. Quanto a "calar a Bíblia", nem penso em fazê-lo, pois para isto primeiro teria de escutá-la. o que não está em meus planos: prefiro um bom CD de música.
Anônimo disse…
"Por que os cristãos querem forçar todos a seguirem regras que nem eles mesmo seguem em sua totalidade? Custa respeitar quem não crê na mesma coisa?"

Concordo plenamente!
Muito cômodo usar a bíblia como desculpa pra condernar os outros...
Os papas vivem condenando o uso da camisinha, do sexo sem o fim da reprodução, sempre tendo como base as palavras da bíblia.. aposto que nem 10% dos seguidores cumprem estas "palavras de deus".

A verdade é que todo mundo é um bando de hipócrita! Tanto héteros e homossexuais que tentam "impor" valores, forma de viver, etc.
Mas fato é: os homossexuais tem lugar de destaque na atual cena política e de lutas por direitos tendo em vista o passado histórico de repressão e humilhação que tiveram.

Se a igreja nunca os tivessem condenado, nem nenhuma outra instituição do Estado, tais notícias como esta da professora transexual não iriam gerar tantas polêmicas e "intrigas".

Tinhamos que ser menos individualistas e aprender a conviver em sociedade, respeitando as diferenças.
Tendo uma opinião formada? Obviamente, afinal o Estado Democrárico garante isso a todos.
Mas sem a necessidade de ofender ao outro.
Luiz Thiago disse…
Meus parabéns à professora Marina Reidel e à escola. Que essa história se repita em várias outras escolas do Brasil, para que os estudantes aprendam a ser cidadãos, a ter respeito (e não "tolerância") pelas diferenças.
H.C.T.T. disse…
Mello, perguntar o porquê de não termos nas escolas ensino de ética, porquê demorou tanto pra filosofia ser mais difundida, porquê o ensino das Artes é tão superficial, porquê não temos ensino de sociologia e afins... Enfim, perguntar o porquê de tudo isso num país que passou pela ditadura é, no mínimo, não conhecer muito de história nem de política. Nos informemos. E os estudantes não precisam de "mais ciências exatas". Eles precisam pensar além. É pra isso que as matérias citadas acima servem. E aliás, nas ciências exatas os professores também poderiam ajudar nisso. Mas preferem apenas vomitar fórmulas dos livros e fazer todo mundo decorar (como os estudantes podem se interessar por matemática, física, química... assim?). E você ainda acha que dando mais espaço pra "alguma matéria que os alunos tem dificuldade (exatas)" iriam ajudar nisso? Rapaz, precisamos reformular TODA a forma de ensino, essa é a verdade.
Dorothy Lavigne disse…
@Fernando, a Biblia não existe a "mais de 2.000 anos". Sinceramente, não sei se o que te falta são noções básicas de matemática ou de história do cristinismo. E @anonimo, a Biblia não existe a "aproximadamente 2.000", ela começou a ser organizada em fins do século IV D>C. no famoso Concílio de Nicéia, quando varios textos (nclusives evangélicos) foram silenciados por um imperador assumidamente pagão
Dorothy Lavigne disse…
Aliás, quero, na qualidade de professroa de História no ensino publico estadual, congratular a cara colega. Somos em numero cada vez maior na sociedade e a cada dia temos lugar no espaço publico. Os conservadores terão que nos engulir. Obrigad@
divertindo com ateus disse…
Pronto.

Curso com "especialista" em "homofobia" e outras questões de interesse do lobby gay, para fazer lavagem cerebral na garotada.

Os alunos mal aprendem a ler, escrever e fazer operações matemáticas básicas, mas saberão repetir, como bons papagaios adestrados, mantras politicamente corretos do lobby gayzista.

Como se isso fosse necessário e não houvesse toda uma mídia já fazendo um excelente serviço de lavagem cerebral pró-gayzismo.
Anônimo disse…
Parabéns à escola. Sem dúvida será um ganho para os alunos substituir aulas de folclore da antiguidade por aulas ética e cidadania contemporânea. Daniel
Anônimo disse…
Citação de divertindo com ateus 18/10/11 18:51

Pronto.

Curso com "especialista" em "homofobia" e outras questões de interesse do lobby gay, para fazer lavagem cerebral na garotada.

A única lavagem cerebral que existem à nível social se chama cristianismo meu chapa, nada pior do que isso. Não há lobby nenhum nisso, só na sua cabeça.

Os alunos mal aprendem a ler, escrever e fazer operações matemáticas básicas, mas saberão repetir, como bons papagaios adestrados, mantras politicamente corretos do lobby gayzista.

Isso é algo que todo homofóbico cristão aprende é?

Como se isso fosse necessário e não houvesse toda uma mídia já fazendo um excelente serviço de lavagem cerebral pró-gayzismo.

E é seu neonazista? De onde você retira essas informações? De algum documento legítimo ou de sua cabeça? Ah, é: me esqueci que gente homofóbica e intolerante feito tu não tem outra coisa a fazer senão intimidar ateus e homoafetivos com seu terrorismo psicológico, falta de ética e de honestidade intelectual, sem falar na falta de educação de sua parte, bem típico de gente da sua laia (só não digo de sua espécie por que seria uma ofensa às demais).

Por isso meu chapa, lave suas orelas e ouvidos antes de postar conteúdo incoerente com a realidade, pois sua falta de informação o deixa a desejar.
Anônimo disse…
Deixa de encher o saco Joel.Você representa mal o lobby crentista.
Anônimo disse…
Professor
"que saudade da minha infância querida, dos tempos que não voltam mais"
Particularmente, sou contra qualquer tipo de violência mas. . .
1 - Acho patológico essa nacessidade de gritar sua preferência sexual diuturnamente.
2 - não me peça pra achar normal isso, pq não é.
3 - não tenho filhos, se tivesse e fosse aluno dele, tiraria da escola, pq não me interessa o que ele faz na sua intimidade, isso não transformarà uma criança em um profissional.
4 - quem nasce homofóbico, morre homofóbico, ninguém ensina o contrário e escola é pra coisas sérias e não a intimidade dos professores, heteros ou homos.
5 - ser homosexual ganhou não o respeito da sociedade, virou marketing.
6 - só se fala no sexo, ninguém questiona a qualidade profissional ou o caráter do gay.
7 - não sabem nem pelo que estão lutando
8 - eles tem direitos e concordo com eles. Sou contra violência, mas. . .
Não contrataria ninguém que pensa patologicamente em defender sua preferência sexual
boa sorte a todos eles, mas não me peça pra achar normal.
Anônimo disse…
Sociedadezinha hipócrita,históricamente apedrejou a viadagem, agora com a mìdia a favor deles, todos se converteram? Ah tá. Falta de personalidade. Quero ver se tu vai achar legal teu filho se dizer viado.
Anônimo disse…
Olá, Anônimo, esclarecendo suas questões acima:

1 - parem de provocar, humilhar e surrar diariamente os gays e vejam o q acontece. Isso sim é patológico.
2 - não precisa achar bonito, basta q respeite.
3 - 'ética e cidadania', mais do q bons profissionais, fazem boas pessoas.
4 - de novo: 'ética e cidadania' não tem nada a ver com intimidade e sim com convívio social. Mas se vc não acredita q o ensino muda as pessoas é pq provavelmente ele não surtiu efeito em vc. Só lamento...
5 - Entre as pessoas esclarecidas, a homossexualidade é praticamente indiferente, deixou de ser um estigma. Isso é respeito.
6 - Hããã? Há gays de bom e de mau caráter, bons e maus profissionais, como todo ser humano, independente de sua sexualidade. Por q haveria de ser diferente?
7 - Vc é q não sabe. O dia em q vc for surrado e humilhado simplesmente por ser quem é, saberá o significado de lutar por algo.
8 - O gays estão defendendo direitos iguais, pois são gente e pagam impostos como vc. Quanto mais pessoas desorientadas e intolerantes como vc houver no mundo, mas eles reafirmarão seu direito de igualdade. A propósito, sou empresário e não contrataria ngm com suas idéias, pois nosso trabalho lida com público culto e exige funcionarios antenados e esclarecidos.

Boa noite. E procure rever seus conceitos, estão defasados em pelo menos 4 ou 5 décadas.
Anônimo disse…
Vão fazer sexo! Seja com homem ou mulher... Para os dogmáticos os argumentos lógicos não fazem sentido, é difícil sustentar um debate. Enfim, parabéns à Marina!
Anônimo disse…
Saber ler e interpretar são prerrogativa para poucos.
Falei que sou contra qualquer tipo de violência
Falei que deveriam avaliar o proprio gay não pela prefrência sexual e sim por suas capacidades
Falei que não contrataria os afetados
Falei de sentimentos, quem nasce gay, nasceu gay, não foi ensinado a ser um
Falei que preconceito existe e eu sou um
sempre existiu e sempre existirá, para gays,gosdos,carecas,anões. . .
Por isso que uma sociedadezinha hipócrita como a nossa não anda. Querem defender sem saber ler.
Não adianta.
Não é normal.
Se fosse o contrário, teus pais querendo te "educar" pra ser gay, seria normal? Cruzes. . .
Contra a violência, direitos iguais,mas não é normal
Em nenhum momento chamei o professor de mau caráter.
Sou professor e atenderia ele com o mair respeito, não cabe a mim julgar a preferência dele.mas não acho normal e não sou culpadp por isso, são somente sentimentos e eles não estão sendo discutidos aqui, afinal o professor supra-citado, "sente" atração pelo mesmo sexo.
Aos que se julgam modernos, parabéns,sentem- se melhores agora? Melhor do que quem?
Anônimo disse…
Para o professor: saber pensar antes de escrever também são prerrogativas para poucos. Não adianta reescrever o discurso de ontem para dizer q foi mal interpretado, mas acho positiva sua 'correção', pois há nela um pouco mais de reflexão e menos generalizações. Voltando ao que escreveu ontem, "ser homossexual virou marketing", "quem nasce homofóbico, morre homofóbico, ninguém ensina o contrário" e "não sabem pelo que estão lutando" são alguns exemplos q demonstram seu despreparo para abordar o tema. No papel de educador, isso é preocupante. E não me julgo "moderno" nem melhor do que alguém, nem poderia, pois minhas idéias são apenas idéias comuns ao tempo em que vivemos. Mas sim, lamento por quem ficou para trás.
Anônimo disse…
O preconceituoso maior é tu. Na tua modernidade pré concebida eu reescrevi meu discurso. Falei tudo igual. Não mudei nada. E tu não sabes pelo que tu mesmo lutas. Defende direitos iguais desde que pensem igual a ti???? Saber pensar é pensar por si, não ser massa de manobra pela mídia que o gay tem hj. Saber pensar, respeiya os direitos DE TODOS!!! , mas defende o direito de discordar e não agir de modo "politicamente correto". Penso por mim e nâo faço tipo ou imagem. Eu sou real comigo e com os outros, não poso de bacana pq meia dúzia pensa (com todo direito) igyal a ti. Não será por imposição de pseudo intelectuais de bunda sentada que a "coisa" tornar-se-á normal.
Que todos sejamos felizes, até eles,mas não sejamos hipócritas de pensar que isso é normal.
Anônimo disse…
Professor, antes de mais nada, releia a matéria. Marina causa curiosidade ao jornalista pela sua condição sexual, mas isso NÃO SIGNIFICA q ela usará o tempo das aulas para 'expor sua intimidade', 'gritar sua preferência sexual de forma patológica' ou fazer 'marketing gay' incessante. 'Ética, cidadania e arte' é o q ela ensinará, o resto é fruto da sua interpretação distorcida. Ao contrário de vc, os alunos parecem ter entendido e respeitado a condição da Marina, isso é o que importa para que possam conviver bem. Qto a dizer q não luto por nada, vale para a Marina como para mim: vc está julgando a pessoa sem conhecer, assim como julga de "hipócritas", "massa de manobra", "intelectualóides" todos q pensam diferente de vc. Mais: o q vc acha normal é irrelevante - como eu já havia comentado, não é pra achar bonito, o importante é q respeite.
divertindo com ateus disse…
Vamos seguir o bom exemplo dos militantes gays e ateus?

Temos de respeitar os gays e ateus como eles "respeitam" os cristãos e demais pessoas que não concordam com eles:

Chamando-os de ignorantes, burros, fanáticos, nazistas, preconceituosos, intolerantes e mandando-os calar a boca e enfiar suas crenças e preferências em algum lugar.

Tudo em nome da "tolerância" e do "respeito"!

:D
Anônimo disse…
Então, "divertindo com ateus",

Concordo com vc e por isso recomendo seguir apenas exemplos de tolerância e respeito Cristãos, como o de Silas Malafaia, q manda "descer o cacete nos gays" (vide youtube). Ou ainda do nobre dep. Bolsonaro, q diz em entrevista que "filho fresco se 'cura' na porrada".

Agora, falando sério, se vc usa a maneira como um punhado de militantes se comporta para desqualificar todos os gays, veja q o mesmo pode ser feito com cristãos ou qq outro grupo. Isso se chama GENERALIZAR.
Anônimo disse…
Aos homofóbicos: achar normal ou não é problema seu, os valores que tenta-se ensinar que é ser homossexual não é motivo para se estigmatizar, discriminar ou perseguir uma pessoa.
Essa foi a idéia do kit anti homofobia, de que a sexualidade não deve ser considerada uma vergonha, anormalidade ou motivo de perseguição.
A luta dos LGBTs, no fundo, não é apenas deles, mas de todos os que defendem a dignidade e a igualdade humanas acima de qualquer coisa.
É uma ideologia sim, mas fundamentada nos Direitos Humanos, na dignidade do ser humano.
Vocês não gostarem de certas pessoas por serem quem são, é problema de vocês, pois afinal, os nazistas ainda estão aí, o racistas ainda estão aí, os xenófobos, os fundamentalistas (não generalizar com todos os religiosos), mas todos sabemos que seus princípios são maléficos para o conjunto da sociedade, e portanto são rejeitados.
A luta pelo reconhecimento das uniões homoafetivas é uma luta de todos, não sód a comunidade LGBT, pela igualdade de direitos de todo cidadão e todo ser humano.
Não é toda a mídia que apóia essa luta, mas algumas pessoas da mídia de fato se sensibilizam por concordarem com esses princípios.
E todos nós sabemos muito bem que a mídia não é unânime, do contrário, a dirção da Globo não teria proibido o "beijo gay" (rótulo horrível!) até hoje.

Fora a proibição moral da bíblia (que afinal proíbe um monte de outras coisas, como o sexo antes ou fora do casamento), nao entendo o nojo e o medo de vcs.

Os LGBTs que reinvindicam seus direitos apenas querem viver em paz como todo mundo, tendo seus direitos garantidos, sem precisarem ter medo de morrer sempre que saírem à rua.
Porque vocês têm tanto medo deste futuro de igualdade, e ficam falando de heterofobia?
Os Heterossexuais já tem seus direitos garantidos, é claro que não vivemos num marde rosas, mas o mínimo que podemos fazer é garantir, a começar pelo papel, a igualdade de todos.
É uma questão de princípio humano.
A homofobia é aprendida sim, e me admiria o "fascínio" que certas pessoas tem pela "permanência" da bíblia, por ela ter resistido por amis de um milênio, quando é óbivio que isso se deu devidos a regras sociais impostas de geração em geração, sobretudo pelo medo, e que só a partir do século XVIII o ser humano começou a se libertar?
Além disso,como já disseram aqui, existem várias outras religiões muito mais antigas que a cristã ou a judaica, e outras que existiram por milhares de anos, mas acabaram como a do Egito antigo, que subsistiu por 3 mil anos.
Vocêm acham que são superiores a alguém por isso?
Por fim; quero concluir falando o meu nome, pois detesto esse negócio de "Anônimo disse", pois os vários anõnimos aqui dizem cisas muito diferentes.
Meu nome é Rômulo e sou heterossexual, apenas porque não tenho atração sexual por homens. Um mundo igualitário não vai me obrigar a ser gay simplesmente porque não é assim que me sinto, e não vai adiantar.
Apóio a luta LGBT pois é uma luta de todos que são a favor da Igualdade e dos Direitos Humanos.

Boa tarde a todos!
Jean Carlo disse…
Ô, Fernando...
Enquanto vocês, "crentes", continuarem julgando as pessoas por causa da Bíblia, o mundo vai ser desse jeito. O maldito preconceito vem, sim, de vocês e desse argumento de que "Deus disse que não gosta de gays."
Aprendam a ler a Bíblia antes de acharem que, por ser um livro, o sentido é literal.
;)
Voltrotz disse…
Acho que uma coisa não tem haver com outra, as pessoas tendem a achar que a disciplina religião é pra dar aula de cristianismo, mas na verdade é pra aprender as diversas religiões e respeitar suas individualidades.
Cognite Tute disse…
Voltroz: "Acho que uma coisa não tem haver com outra, as pessoas tendem a achar que a disciplina religião é pra dar aula de cristianismo, mas na verdade é pra aprender as diversas religiões e respeitar suas individualidades."

Não, não é. Infelizmente. Deveria ser, claro, concordo com você, mas não é.

Religiões tem esse defeito intrínseco, separar e defender uma verdade única, sectária. Quando o casal Garotinho pensa em "aulas de religião", estas nada tem a ver com a história, e muito menos com o ensino de religiões "diferentes" da deles (e nem pensar em filosofia e ateísmo na aula..:-).

É fácil entender e perceber isso ao notar que boa parte dos que estão 'contra" as aulas de religião, são religiosos não católicos. Eles sabem perfeitamente que, com a "máquina" católica bem azeitada por séculos de poder, e capaz de gerar "professores" formados em teologia (católica) em grande número, serão estes que darão aulas nas escolas.

A aceitação fingida das religiões para com as "outras" só existe em estados laicos, com liberdade religiosa e separação igreja/estado. Assim que uma religião se torna "hegemônica", todas as outras se tornam proibidas ou clandestinas (vide países islâmicos). É da natureza da religião.

Veja os malucos, trolls e "divertindos" que frequentam este blog. Se eles pudessem, apenas eles falariam ou determinariam as regras. E isso inclui impedir outras crenças, como se pode notar quando um evangélico maluco começa a brigar com o católico maluco nos comentários..:-)

Não, escolas públicas em países laicos, não devem ter aulas de religião. Devem ter aulas de ética, de filosofia, de história, o que inclui as mitologias de diversos povos, como gregos, romanos, celtas, hebreus, etc.

Cognite Tute
Anônimo disse…
Essa briga nunca vai terminar, pois não é apenas uma questão de educação ou cultura, é uma questão de inteligência.

Isso porque, ser Religioso vem da intrínseca incapacidade de produzir pensamento lógico analítico necessário para entender todas as possíveis variações de existência que estão presentes na nossa Realidade.

A Religião surge de uma série de desentendimentos que de encontro geram uma resposta distorcida que tenta resolver todos esse problemas que o intelecto humano (de certas pessoas) não consegue conectar devidamente. E a partir de que essa ideia serve de solução para um, ele a passa para todas as outras pessoas desamparadas pelo mesmo problema intelectual, que aceitam sem sérios questionamentos ou medições lógicas o que lhes é proposto.

Esse é também o principal motivo por trás da briga da Religião contra o Homossexualismo, pois ambos partem do mesmo impulso irracional, logo quem o possui para uma das causas, acaba propenso a aderir a próxima, e logo fazer parte desta grande massa impensante e intolerante.

Pode-se sim ensinar o Ateísmo (que simplesmente significa "não crer em religião) e estas mesmas questões culturais a todas as pessoas, mesmo aquelas com deficiências cognitivas, pois essas filosofias partem de pensamentos Lógicos, de razão inderrubável, e com a devida didática podem abrir as mentes confinadas pela ditadura religiosa que profana a sociedade humana por milênios.

Agora, antes que os próximos postantes venham a me criticar, ponham-se a ir além em seus pensamentos do que apenas seus próprios valores e interesses. Tentem utilizar suas capacidades para enxergar a realidade ao todo, e suas infinitas possibilidades, para cada novo acontecimento que a vocês for apresentado. Parem de engolir informações que a vocês são ditadas.

Religião é tão provável quanto magia, existência de Super Heróis, Saci Pererê, fantasmas, monstros debaixo da cama, papai noel, coelho da páscoa, macumba, vudu, viagem no tempo, oróscopo, profetização de futuro e por aí vai...

Idade não prova nem sustenta nenhum argumento.
Quantidade de pessoas não fazem uma verdade.
Verdade só se faz por verdade.
Aprendam a questionar, respeitar, levar em consideração a opinião dos outros até que tenha pensado na mesma e nas variáveis que a sustentam.
Analisem o mundo como um todo, aprendam sobre outras culturas, aprendam sobre as Ciências e acima de tudo.

Usem seu potencial de Raciocínio!
Obrigado.
Direitos Iguais disse…
Os pedófilos, zoófilos e estupradores também pagam impostos, são cidadãos!

Portanto, devem ter direitos iguais aos dos heteros e gays!

Aula de ética e respeito às diferenças ministrada por pedófilos, zoófilos e estupradores já!
Anônimo disse…
Alô, Direitos Iguais,

Que comparação infeliz, um pouco de estudo não lhe faria mal. Pedófilos e estupradores JÁ POSSUEM direitos e deveres iguais. Como eu ou vc, eles vão para a cadeia se condenados por um crime e não podem lecionar nestas condições. Já a homossexualidade não é crime nem impedimento para se professor.

E já q vc tentou sem sucesso relacionar homossexualidade com pedofilia mais uma informação: 71% dos pedófilos são o pai ou o padrasto da vítima, 10% outros parentes. Quase 100% das vítimas são meninas.

fonte: http://veja.abril.com.br/180309/p_112.shtml
Direitos Iguais disse…
Infelizmente, não é verdade o que você diz, anônimo.

Pedófilos, zoófilos e estupradores pagam impostos como os heteros e homossexuais, e têm seus direitos NEGADOS pelo Estado, que reprime a manifestação de sua sexualidade.

Um Estado laico verdadeiro, que preze a igualdade de todos, deve contemplar os direitos dos pedófilos, zoófilos, estupradores e todas as outras variedades da sexualidade humana, e não apenas a dos heteros e homossexuais.

Direitos iguais!
Anônimo disse…
Direitos Iguais, vc tem quantos anos, 8 ou 10? Q comparação bobinha! Leia sobre os efeitos da pedofilia e o estupro nas vítimas antes de escrever algo tão inconsistente e inconsequente. Todo mundo sabe q o direito de um termina onde começa o de outro. Hetero e homossexualidade não fazem vítimas, portanto não são crimes. Pedofilia e estupro fazem vítimas, portanto são crimes.
Anônimo disse…
Todos são Ateus perante uns aos outros.
Religião na Escola é antiético.
Quem por livre arbítrio optar por fé, que carregue seu próprio fardo.
mais propaganda gay estatal disse…
Importante é que o transexual militante tem garantido seu "direito" de fazer propaganda gay dentro de escola pública (e recebendo dinheiro público roubado do povo)

E ninguém pode achar ruim, pois se achar vai ser xingado de "homofóbico" e execrado em praça pública.
Enjoado disse…
Sinto-me enjoado com essa discussão repetitiva e concordo com essa somatização em "vou gritar pra todo mundo ouvir" as preferências sexuais, acho que isso deveria ser indelével, afinal existem muitos outros problemas onde deveríamos focar nosso raciocínio e reflexão, esse caso já é passado a semente, plantada, agora esperemos a colheita. Por isso criei meus filhos com cuidado e imparcialidade, mas cientes da "normalidade" biológica, eles que se virem quanto ao futuro pois espero não estar mais nesta canoa furada quando a água começar a entrar, lutei contra a ditadura para que o País tivesse liberdade mas, me arrependo do meu tempo gasto. Ah! se eu soubesse que minha luta e de muitos outros das décadas de 70/80 seria usada pra defender ideais tão baratos como esse de um "homem" querer ser reconhecido como mulher e vice-versa, ainda pior um ser que tem como uma profissão formadora de opinião eu teria tomado outro rumo.
Realmente estou enjoado, cansado, de saco cheio e triste.
Anônimo disse…
Desta vez eles levaram a piada a sério: "Mariana entrou no magistério por concurso como Mário". O Mário, aquele que saiu do armário... para ser seu professor de "ética".
Yuri disse…
Sim, professor de ética, só mesmo homofóbicos paranoicos pra achar que alguém entra numa sala pra "ensinar homossexualidade".
Ela tá lá pra ensinar uma coisa que vcs deviam ter aprendido: ética, como respeitar o próximo, e como agir com liberdade sem prejudicar a liberdade alheia.
Anônimo disse…
Quanta paranóia existente em não se aceitar uma condição alheia.
Anônimo disse…
Enjoado, pensei que pessoas capazes de lutar contra uma ditadura seriam capazes de entender a causa de outras pessoas oprimidas pelo sistema - pessoas q são humilhadas e espancadas apenas por serem quem são - mas vejo q não é verdade. Aproveitando, acho q ngm deveria julgar a sexualidade alheia sem o mínimo conhecimento do assunto. Vc achar q a educação familiar seria capaz de garantir a "normalidade biológica" de alguém é, no mínimo, uma ideia primária de como a sexualidade humana surge e se desenvolve.
Anônimo disse…
Duas coisas:Não se pode privilegiar uma minoria em detrimento de uma maioria,mas também de outro modo,não se pode PREJUDICAR essa mesma minoria em detrimento dessa mesma maioria.De tal modo logo conclui-se que toda argumentação anti-homossexual fundamentalista grita de tão falha.
Anônimo disse…
ninguem e obrigado a gostar de transxesual,mas;naõ da o direito de desrespeitar ,maltratar ou achar que somos melhor ou pior que eles,tenho sertesa que tem espaso tara todos,perante adeus,somos todos irmaõs.
Dorothy Lavigne disse…
Não se trata de gostar ou não de transexuais. Trta-se de uma pessoa que conseguiu chegar a uma posição de autoridade e destaque devido ao proprio esforço, e com tal deve ser respeitada e prestigiada.
Alguém do contra:
É como nas melhores repartições Públicas existem já esses Zoológicos todos, não me importaria que mais uma coisa dessas aí desse aula para um filho meu, não me preocupo pois desde criancinhas já ensino os meus filhos oque é correto e oque é errado, ensino a respeitar a todos por iguais, só não aceitarei uma coisa dessas aí fazer exigências: tais como ser obrigados a concordar com algum assunto relacionado a vida que eles levam, ou obrigarem eles fazerem conscientizações que levam à público, seja qual matéria que for, a obrigação dessa coisa chamada professor, é ensinar os conteúdos da matéria e por favor, que seja competente, no assunto, e que ái dele fazer qualquer tipo de crítica, ou piadinhas de mal gosto à um filho meu...aff mostrarei com quantas pimentas temperara-se um macaco...
Anônimo disse…
Essa professora é muito gata!
Grandona e muito feminina; olhem o tamanho das mãos: forte como um cavalo...

Tudo de bom

A D O R O ! ! !
Anônimo disse…
Olha a inteligência da mãe:

a obrigação dessa coisa chamada professor, é ensinar os conteúdos da matéria e por favor, que seja competente, no assunto, e que ái dele fazer qualquer tipo de crítica, ou piadinhas de mal gosto à um filho meu...

Professor é coisa;
Professor não pode fazer qualquer tipo de crítica a um filho dela;

Que grande mãe!
Anônimo disse…
Não entendi a parte em que diz 'substitui ensino religioso por ética', deveria ser: "substitui ensino hipócrita por respeito ao próximo". Não é isso que o ensino religioso deveria abordar? Acho que nasci no país errado. Quando é que isso não vai precisar ser incomum pra virar notícia de jornal?
Unknown disse…
Que todos sigam o exemplo desta escola, fornecendo emprego aos transexuais, mesmo ainda sem terem ainda conseguido na Justiça, a troca de nome.
Um exemplo para um mundo mais civilizado!
joao w nery
Anônimo disse…
não sei o por q de ficar gritando pra todos os ventos q nao concordam com o homossexualismo..salvação é individual corra atras da de vcs!!!!!!!!!!!!
Jeferson Tadeu disse…
Na verdade nao sao 2000 anos, ja que o concilio que determinou o que seria a biblia foi apenas no 4 seculo apos cristo. Patrocinado por um imperador que tinha interesses politicos sobre qual corrente crista iria se sobrepujar, haja vista que tinha inumeros evangellhos conflitantes entre si. entao coloca ai 1600 anos . Bem, mas tb tem o fato de que Israel Filkestein pesquisou os manuscritos do mar morto e descobriu que há muita alteracao entre o que foi escrito na torah daqueel tempo e o que teoms hoje. Bom, se bem que Darwin ja demonstrou que Genesis nao pode ser tomado ao pe da letra. O iluminismo mostrou que o antigo testamento tb nao pode ( esclavagismo, tratamento com a mulher, genocidio, etc...), bom sobra o novo testamento , se bem que muitos textos de Paulo foi copia e cola de textos filosoficos platonicos, entao sobra as cartas pastorais.

É as cartas pastorais ainda servem.
Jeferson Tadeu disse…
O dia que resolverem te dar uma lampadada nas costas na rua pela sua condicao hetero, tu pode falar isso.
Unknown disse…
Lukas, por que vc não da um jeito de fazer como ele, ou ela, sei lá, fez. Se não tiver coragem da o conselho para um filho ou parente teu.
Unknown disse…
Lui thiago, por que vc não da um jeito de fazer como ele, ou ela, sei lá, fez. Se não tiver coragem da o conselho para um filho ou parente teu.
Anônimo disse…
Ahahaha, adorei sua resposta!
Marcos Sartori disse…
Minha Porto Alegre querida, depois digo que nos do Rio Grande do Sul somos melhores que o Brasil e sou apedrejado...
Anônimo disse…
Ela é uma excelente profissional, competente, e todo profissional capacitado sabe que é errado misturar religião com profissão, vida pessoal com profissão dentre outras regras básicas de ética no trabalho, essa professora se você debater com os alunos sobre homofobia seria para dizer o quanto os homossexuais foram discriminados e hoje lutam por direitos iguais como casamento, adoção, proteção contra discriminação, não será debatido no assunto temas irrelevantes como "é lindo ser gay","como ser veado","beijando a jeba do colega" isso não esta em pauta,toda escola quando realiza palestra têm como regra fundamental abordar o tema com seriedade, usar fontes comfiáveis, dar uma explicação clara e objetiva.
Anônimo disse…
quis dizer *Fosse*
Anônimo disse…
A substituição do ensino religioso por ética com certeza foi uma boa opção.
Nossas escolas precisam mesmo de reformular toda a metodologia de ensino. Exatas é "ensinada" pela decoreba, a essência do pensamento matemático, da física, se perdem totalmente.
Nossos professores de história, dão aulas sem nem ao menos entender o que estão ensinando. Falta foco e direção.
Ana Flora disse…
Uau. Só... uau! Mais alguém aí sentiu vergonha alheia? Porque doeu aqui.

Exemplo de argumento bem construído, bem embasado e bem aplicado, com um toque de sarcasmo só pra tornar tudo mais interessante. prf, tirei meu cibernético chapéu pra você.

E Fernando, vocês são homofóbicos em maioria. Eu tenho amigos crentes e, por mais gente fina que eles sejam, ainda prefeririam jogar o assunto pra baixo do tapete. Com todo o respeito pelo irmão, claro, mas é melhor não sujar as mãos com a gentalha.
Porra, o texto leva a uma discussão séria e interessante e o cara vem me falar de fadas, duendes, bixo papão, bíblia... fala sério.

Veja como as crianças não possuem preconceito algum.

É triste ver pessoas que adoram desgraça, morte, têm sempre q estar odiando alguém. Aí atribuem todos esses desejos nefastos como se fosse vontade de um ser mágico.

Fala sério... tá mais do que na hora de crescer, virar adulto e parar de acreditar nessas baboseiras.
Unknown disse…
Ensino religioso não leva ninguém a lugar nenhum, só a acreditar em seres imaginarios onde lideres religiosos estao enriquecendo a custa desse povo carente e mal informado.
Aulas de etica e cidadania muito mais util. Gostei, todas as escolas tinham que fazer o mesmo.
Sendo hetero ou homosexual, isso não influencia em nada. Se o profissional é qualificado para aquela função, isso que é importante.
a base seria o respeito a opção e diferenças dos outros...
eu trabalho sempre esse assunto e sou católica praticante, não crucifico a opinião da minha igreja, embora não aprove... mas acho que como professora é minha obrigação ensinar aos meus alunos o respeito aos direitos de todos decidirem se gostam de ter o seu sexo ou não, se querem ou não fazer alisamento artificial ou manter o cabelo cacheado... se quer ou não ser cristão... assim como ensiná-los que eles podem até não gostar de pessoas que namoram outras pessoas do mesmo sexo, mas que tem a obrigação de respeitar a sua opção e que essa opção não é um desvio de conduta... nem perversão... e que isso não tem nada haver com seu caráter... esse é o foco meu bem...
Érico M. Polo disse…
Ètica? Minoria? Se eu entendi bem, você quer dizer que ética está relacionada apenas às questões homofóbicas. Não, não. Pesquise sobre o termo. Respondendo à sua pergunta: ética sempre foi necessária, e "não tinha antes" (isso não é uma verdade completa) porque a educação atual descende de uma educação tecnicista (getulista e depois militar), dentro da qual pensar não é interessante. Ética não é extremo nenhum. Substituir por mais uma ciência? A ciência é, provavelmente, nossa maior ferramenta para compreendermos o funcionamento do mundo, mas ela não é a encarregada de responder questões éticas.
a claro que não passaram, aquelas escritas em hebraico, aramaico e grego... o resto é tradução e tradução meu bem é apenas uma versão do que foi dito... muitas palavras foram postas lá apenas por combinarem ou por ideologia lembrando que a bíblia inicialmente foi traduzida por um religioso e assim sempre ocorreu... nunca uma pessoa sem crença no cristianismo sentou para o fazer... ou até mesmo sem ligação religiosa...
Unknown disse…
A mesma biblia que fala que a terra é plana, que o céu é de vidro e etc?
Ela já foi calada a muito tempo, só a maioria ignorante que acha que ela ainda serve para alguma coisa além de basear sua crença ^^
Unknown disse…
Fernando... A mesmo Constituição que te dá o direito de ter liberdade para seguir a sua religião, dá também o direito de qualquer cidadão viver a sua vida da forma que se sentir melhor.

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Veja 14 proibições das Testemunhas de Jeová a seus seguidores

Morre o americano Daniel C. Dennett, filósofo e referência contemporânea do ateísmo

Entre os 10 autores mais influentes de posts da extrema-direita, 8 são evangélicos

Ignorância, fé religiosa e "ciência" cristã se voltam contra o conhecimento

Oriente Médio não precisa de mais Deus. Precisa de mais ateus

Veja os 10 trechos mais cruéis da Bíblia

Vídeo mostra adolescente 'endemoninhado' no chão. É um culto em escola pública de Caxias

Ateu, Chico Anysio teve de enfrentar a ira de crentes

Malafaia divulga mensagem homofóbica em outdoors do Rio

O pastor Silas Malafaia, da Assembleia de Deus Vitória em Cristo, está veiculando em 600 outdoors do Rio uma mensagem homofóbica: “Em favor da família e preservação da espécie. Deus fez macho e fêmea”. [reprodução acima] Talvez seja a primeira campanha de outdoor feita no país contra a homossexualidade. Ele disse que, com essa mensagem, pretende “despertar o povo de Deus para a gravidade” de projetos de leis que tramitam no Congresso Nacional e em Assembleias Estaduais em favor dos homossexuais. Recentemente, ao comentar a proposta da legalização da união de pessoas do mesmo sexo, ele partiu para o deboche. Disse que, se é para chancelar o vale-tudo, que se coloque também na lei a relação sexual com animais e com cadáveres. Em seu site, o pastor escreveu que “não podemos ficar de braços cruzados diante desse quadro desafiador”. REAÇÃO - atualização em 9 de outubro de 2010 Cerca de 30 pessoas dos grupos Liberdade e Gay Atitude de São Gonçalo estão manchando os outdoor