Pular para o conteúdo principal

Começa vir à tona o horror da clínica de Abdelmassih

Monstro que se passava por médico
Roger Abdelmassih manipulava sem ética e escrúpulos, à margem da lei, a genética para obter um índice de sucesso de fertilização humana acima da média de seus concorrentes, no que parece ser agora uma clínica de horror, de acordo com as investigações do Ministério Público.

O médico, que se encontra foragido por ter sido condenado a 278 anos de prisão por ter estuprado 36 pacientes, propagandeava que a sua clínica possibilitou a geração de 8.000 bebês. Mas muitos dessas crianças podem não ser filhos biológicos de seus pacientes, ou da parte de pai ou de mãe.

O Ministério Público tem informação de que Abdelmassih, por decisão própria, implantava no útero de pacientes embriões formados a partir de óvulos e espermatozoides de outras pessoas.

A revista Época informa que pelo menos três casais – um de São Paulo, outro do Rio e o terceiro do Espírito Santo – descobriram que o DNA de seus filhos é incompatível com o de um dos cônjuges.

Este blog apurou que muitos casais que passaram pela clínica vivem o tormento da dúvida sobre a procedência do material genético da geração de seus filhos.

Ainda assim alguns deles já resolveram que não submeterão seus filhos ao exame do DNA porque temem o abalo da descoberta, a de que, por exemplo, o pai de seus filhos seja o próprio Abdelmassih. O homem, afinal, tem mania de grandeza, é um estuprador em série, gostava de dizer que tinha a missão divina de gerar bebês e chamava as crianças nascidas de fertilização em sua clínica de “meus filhos”.

O MP está apurando a procedência do material genético manipulado por Abdelmassih. Há forte indício de que o banco de óvulos da clínica era abastecido pelas próprias pacientes, as mais jovens e mais sadias. Assim, por conta desse furto de óvulos, é possível que muitas pacientes de Abdelmassih sejam mães de filhos de outras pacientes.

Há relatos de pacientes de que o médico ficava irritado quando alguém dizia que pretendia fazer exame de DNA no filho. Ele reagia como se estivesse ofendido pela desconfiança da seriedade de seu trabalho.

Um casal – cuja mulher já tinha sido fertilizada e estava grávida de gêmeos -- relatou ao Ministério Público que comunicou ao Abdelmassih que ia fazer o teste nos filhos, quando nascessem.

O casal desconfiava estar sendo enganado pelo médico. O marido tinha diagnóstico de que era infértil. Para Abdelmassih, contudo, não havia nada de errado, mas ainda assim ele forçou a realização de uma fertilização in vitro com o argumento de que essa seria uma solução mais prática e rápida.

Abdelmassih teria ficado possesso quando percebeu que o casal não desistiria do teste do DNA e o expulsou do seu consultório. Na consulta seguinte, o médico entregou à paciente um envelope com dois comprimidos, “um para ingestão imediata e outro após três horas”.

A paciente tomou um comprimido e teve de ser socorrida às pressas porque sentiu fortes dores abdominais, como se estivesse sofrendo um aborto. O que de fato ocorreria, se tivesse ingerido o segundo comprimido. Análises de laboratório comprovaram que os comprimidos eram o Citotec, um medicamento indicado para tratamento de úlcera e proibido a grávidas por causa de seu efeito abortivo.

Após a amamentação, o casal submeteu os filhos ao exame de DNA e ficou comprovado que o marido não era o pai biológico. Em 1994, Abdelmassih pagou R$ 300 mil para cada um dos cônjuges para que o caso não fosse levado à Justiça, fazendo parte do acordo a assinatura de um termo com data retroativa que permitia o uso de espermatozoides de terceiros. O casal acabou se separando, e os filhos foram poupados até agora da história de sua paternidade.

O engenheiro químico Paulo Henrique Ferraz Bastos (na foto abaixo), 39, é uma testemunha importante do caso, porque tem informações que dão ideia dos horrores da clínica de Abdelmassih. Ele foi um dos três sócios da Genética Aplicada Atividades Veterinárias Ltda. Os outros eram o casal Alexandre Kerkis e Irina Kerkis, geneticistas de origem russa.

Bastos disse a este blog em 2009 que se incomodava com o fato de a empresa, dedicada à genética veterinária, estar prestando serviços à clinica de Abdelmassih. Agora, à Época ele contou que os seus sócios temiam que os pacientes fizessem exame de DNA nos filhos.

Ele também fez uma revelação chocante, cujas implicações precisam ser avaliadas pelas autoridades e por especialistas. Falou que na clínica havia células de animais ao lado de óvulos humanos. “O que células de cavalo estavam fazendo em uma clínica de reprodução humana, na clínica do Roger? Dentro da comunidade genética se comenta isso, mas a Agência Nacional de Vigilância Sanitária não diz isso para a população”.

Bastos se desligou da empresa e passou a sofrer ameaça de morte – ele não disse de quem -- para não contar o que sabia. “Me falaram que no Brasil é muito fácil ser assassinado.”

Andou por uns tempos em lugar incerto e não atendia telefone. Às vezes entrava em contato com este blog por e-mail. Agora, ele resolveu falar. À Época, deu a seguinte entrevista.

"A sociedade precisa investigar essas paternidades"

ÉPOCA - Que tipo de procedimentos eles faziam lá?

Paulo – A Irina me falou que eles faziam aquela injeção intracitoplasmática, que aumenta a possibilidade de a mulher infértil ter filho. Você pega a parte de um citoplasma de um óvulo jovem e coloca dentro de um óvulo de uma mulher mais velha, um óvulo em senescência, com problemas de fertilidade. Você aumenta a probabilidade de sucessos. É uma técnica que mistura DNA dos pais biológicos originais com o DNA daquele óvulo que foi usado para fazer turbinamento. Em pelo menos 2% dos casos o bebê nasce com DNAs de duas mães e de um pai. Há muita gente que é contra e acha antiético. Existem estudos, mas não há certeza sobre que tipo de problemas essa técnica de turbinamento pode trazer para o bebê. Na origem, já está errado misturar material genético de pessoas diferentes e fazer essa sopa. Ainda que seja legítimo o desejo de um casal de ter filhos, tem de haver limites éticos. Esse serviço de turbinamento era oferecido para os clientes, mas não era explicado de onde vinha o óvulo para fazer esse turbinamento e não era explicado para a mãe que ela teria um filho com o DNA de uma pessoa que ela nem conhecia. Para uma pessoa leiga, é algo muito difícil de entender e de discutir, porque pressupõe conhecimento científico e o questionamento de pessoas renomadas como o Roger.

O senhor recomendaria testes de DNA aos pais que procuraram a clínica de Abdelmassih para ter filhos?

Eu recomendaria, porque posso dizer muito sobre esses meus sócios russos, que eram o braço direito e esquerdo do Roger. Eles não têm conduta ética, profissional, científica. Fazem o que for mais imediato para a publicação de um paper ou a conquista de uma colocação melhor no departamento. Não me surpreenderia nem um pouco se fizessem testes de DNA nas crianças geradas naquela clínica e encontrassem incompatibilidade com os pais. Uma das coisas que o Alexandre fez uma vez foi com um cavalo que tratamos. Uma semana depois de aplicar células no cavalo, o Alexandre me liga para saber se o animal estava reagindo bem. Eu disse que sim, que o ultrassom mostrava boa resposta. Ele me respondeu: “Ah, que beleza. Preciso te contar uma coisa. Sabe aquelas células que eu apliquei naquele cavalo? Não eram células-tronco da gordura do animal. Eu peguei da minha cultura celular humana”. Eles aplicaram células humanas em cavalo. Esse era o braço direito das pesquisas do Roger Abdelmassih: Alexandre Kerkis.

O senhor testemunhou outros procedimentos irregulares?

Comecei a achar estranho e a fazer uma série de questionamentos. Uma vez achei que seria boa ideia fornecermos óvulos de vaca – ócitos – para que eles fizessem testes na clínica antes de aplicar as técnicas em células humanas. O Alexandre na hora disse não: “Não precisa de óvulos de vaca, você sabe disso. Nós temos óvulos de sobra lá, temos até de jogar fora. Eu pego óvulo para fazer qualquer coisa lá”. Na hora, eu estava desesperado para fazer a empresa dar certo, torná-la uma clínica renomada. Nem pensei que isso era um crime, que ele pegava óvulo de paciente que sobrava depois de uma hiperovulação. Era como se ele pegasse óvulo como quem pega uma garrafa de água na geladeira, quando quer. O Alexandre me disse que tinha material genético à disposição para fazer a pesquisa que quisesse. Por isso, o Roger era o paraíso na Terra para qualquer cientista: tinha material genético, dinheiro, equipamento, tudo à disposição.

Esses óvulos eram usados com o consentimento das mulheres a quem pertenciam?

Acredito que os óvulos eram usados sem o consentimento das mulheres a quem eles pertenciam. A Irina uma vez me falou que não dava para provar que eles faziam uso indevido de óvulos, porque óvulo não fala. O óvulo não diz se ele é da Helena ou da Maria, não tem etiqueta, não diz que ele não pode ser usado para fazer embrião para a pesquisa ou para fertilizar outra mulher. Como você vai rastrear isso? É difícil. Mas sei que havia um banco clandestino de óvulos. Um monte de óvulos misturados a material animal dentro da clínica e sem registro. Células de minha empresa estavam lá. O que células de cavalo estão fazendo em uma clínica de reprodução humana, na clínica do Roger? Dentro da comunidade genética se comenta isso, mas a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) não diz isso para a população.

Com informação da Época e do arquivo deste blog.

Advogado nega que Abdelmassih usasse material genético de terceiros.
maio de 2011

Médico de fertilização humana é acusado de usar células de animais.
agosto de 2009

Médico usou sêmen de doador sem que casal de pacientes soubesse.
agosto de 2009

Polícia acredita que o estuprador Abdelmassih esteja no Líbano.
abril de 2011

Caso Roger Abdelmassih.

Comentários

Anônimo disse…
Graças a Deus esse rapaz resolver vir à público! Parabéns querido, não te abandonaremos! Sabemos que você já denunciava sozinho esse maníaco e sua corja há muito tempo. Um beijo de M. Não desista, VÁ EM FRENTE!!!
Anônimo disse…
A ANVISA foi omissa como o CREMESP. O engenheiro denunciou tudo para a ANVISA e eles não fizeram ou não falam nada. Eita Brasil! CONIVENTES!
Anônimo disse…
Acessem http://eticanaciencia.org/ !!!!!!!!!Agora o estuprador vai pro saco com seus russos inescrupulosos!!!
Anônimo disse…
TODOS QUE FAZEMOS PARTE DESTE PROBLEMA...

VAMOS ATRAS DOS OUTROS MÉDICOS...

POIS ELES SÃO CONIVENTES... DE LOIRINHOS E CHINESES... DE FILHO E FILHA.... DE MAGRINHOS A BEM GORDINHOS...DE MÉDICOS FILHOS DE MÉDICOS RENOMADOS NO RIO E EM SP... UROLOGISTAS, GINECOLOGISTAS, ENFERMEIRAS, BIÓLOGOS,ULTRASONOGRAFISTAS, GENETICISTAS, SECRETÁRIAS, DE SÓCIOS... VAMOS VER SE ELES IRÃO TER QUE FUGIR TAMBÉM COM SUAS FAMÍLIAS...

A maioria deles TEM OUTRAS CLÍNICAS DE REPRODUÇÃO É SÓ OLHAR PELOS CPF... Aprenderam como serem SAFADOS e possivelmente estarão fazendo da mesma forma nestas clínicas...

Enquanto eles não forem para a Justiça NÃO PODEMOS SOSSEGAR...

Eles SABEM DE TUDO... Podem não ser os donos das "BOCAS DE FUMO", MAS SÃO GERENTES, OLHEIROS, FOGUETEIROS, SEGURANÇAS, MILICIANOS...

Eles NÃO PODEM sair ilesos... SABIAM DE TUDO, MENTIAM JUNTOS, FINGIAM, FINGIAM SER ÉTICOS, FINGIAM SER BONZINHOS...

GANANCIOSOS, SEM TEMOR, SEM HOMBRIDADE,SEM GENEROSIDADE, SEM AMOR, CÚMPLICES, MONTROS COMO O OUTRO MONTRO
Cadê eles??? disse…
Cadê a Soraia, o Vicente (filhos), o Lister Salgueiro, o Lin e tantos outros que trabalhavam nesta clínica dos horrores? Por que não são investigados?
Paula disse…
Impressionante, mesmo eu, que sou vítima de abuso sexual desse verme, fico chocada com tudo que leio. Até onde será que vai tudo isso? O que mais ainda dá para descobrir?

Alguém consegue imaginar outro país que deixe um crápula desses "sumir"? Realmente é para repercutir mundialmente uma nojeira dessas. Quem sabe assim,catam esse homem (?) onde quer que esteja e inseminem ele com um cavalo macho. O que pelo jeito fez sua vida inteira, com mulheres esperançosas de vida.

Concordo com o comentário acima. Que tal investigar a turminha do RA? Faltou mencionar o Paulo Tudesh.
Anônimo disse…
Os Drs Listen , Vicente e outros devem saber muito...O que voces acham?
Teresa disse…
Parabéns meu amigo PAULO... fiquei feliz pela sua coragem e ousadia... Sabia que um dia iria falar tudo o que sabe quanto a manipulação...Obrigada menino...
E nós vitimas vamos tocando nossa vida focadas em Deus e Jesus, pq essa Justiça não falha e não tarda, essa é certa e no tempo DEle...
Paulo Henrique Ferraz Bastos disse…
Obrigado Teresa querida, até o fim contigo que sempre foi uma guerreira inspiradora e que sempre confiei. Contem comigo! Sempre estive com vcs. Por um tempo não sabia em quem confiar...foi muita m.... advogado safado comprado (que vou te enquadrar seu safadinho). Beijos e abraços. Paulo.
NELMA LUZ disse…
Parabéns, Paulo, na sua luta quase solitária!

Eu continuo a disposição de qualquer meio de comunicação, até mesmo deste blog, pois meu caso tem muito a somar com a situação exposta.

Não sei se sofri abuso sexual, pois como eu muitas mulheres podem ter sido abusadas e não ter acordado a tempo de ver esse monstro em ação.

Sofremos outro tipo de abuso com morte.

Também não creio que os médicos, funcionários e família não soubessem do que aconteciam naquele antro. Porém o dinheiro tapava a boca de quem ele beneficiava.

No mês de junho meu filho faria 2 anos...

Nosso sofrimento será eterno.
NELMA LUZ disse…
Só afirmo que nesses casos tem uma gama de "pessoas" com responsabilidades, técnicas, morais (ou amorais), como falaram acima, esse cumplicidade é por demais extensa.

Não temo apontar NOMES, porém apontaria nos lugares certos, na hora certa. Enquanto as nossas vidas foram mutiladas de modo irreversível, esses "profissionais" seguem enchendo seus bolsos de dinheiro como donos de outras clínicas. Quem poderá nos ajudar? Qual escritório de advogacia poderia abraçar a nossa causa? O Ministério Público ouvirá nosso pedido de socorro? Algum governante militará em nosso favor? E a imprensa? Por favor não nos deixe passar em branco!!!

Tem muita "gente", lobos em peles de cordeiros, que tem que responder por seus atos!!!
Anônimo disse…
Sempre confiei em seu carater Paulo Bastos! Etica e valores morais estao presentes em vc, amigo. Parabens pela coragem, pois nao e' facil num pais como o nosso, assinar embaixo de tudo que expos a midia! Obrigada. Helena Leardini.
Anônimo disse…
Vamos tomar cuidado com as afirmacções porque como vcs sabem são 8000 bebes, gente, pessoas e por enquanto só temos três casais que dizem ter feito DNA, ainda é incerto e leviano afirmar que tudo isso eh verdadeiro!!! Eu acho que existem mais casos de sucesso do que de fracasso por parte do Roger e isso incomoda. Vamos também respeitar pais, mães e filhos que conseguiram realizar seus sonho através dele.
Obrigada.
Aline disse…
Impressionante.
Inicialmente pensei que fosse SÓ abuso sexual (como no meu caso), o que já seria uma loucura, vindo de tão "honrado doutor". As coisa foram surgindo aos poucos e até hoje me impressiono com o nível de sujeira existente nessa clínica.
Esse Roger conseguiu seu lugar na história, como tanto queria. Como dos maiores salafrários anti-éticos do país. Parabéns, doutorzinho. Seu nome jamais será esquecido.
Anônimo disse…
Quando se trata de ser humano em questão não tem essa de " existem mais casos de sucesso do que de fracasso por parte do Roger", é cômico tal comentário, principalmente que os erros foram provocados conscientemente por pura ganância.

Esse monstro, sua equipe, sua clínica são uma verdadeira quadrilha, que fabricavam resultados para se somar 8000 mil. Todos deveriam fazer o DNA por se deve isso a sociedade.
Anônimo disse…
Foram 8000mil bebes originados da manipulação daquela clínica, é um resultado no mínimo questionável, queria saber porque a ANVISA nunca se preocupou com o crescimento sem lei das clínicas de reprodução humana, só agora é que foi estipulado uma RDC cheia de furos. Esses homens precisam pagar na justiça o que fizeram com tantas vidas, inclusive com a desses bebes que sempre terão uma dúvida na cabeça, se são filhos dos seus pais, se são filhos de duas mães e um pai, isso é pior do que uma guerra no psique de qualquer um. Que eles pelo menos vejam a justiça nesse país colocando no xadrez esses desumanos que se dizem médicos.
NELMA LUZ disse…
Agora a questão abrange não só o ex-médico Roger, mas a toda sua clínica, todos os médicos e técnicos que foram parceiros nesses crimes, o Ministério Público tem um grande trabalho pela frente. Espero que a imprensa não deixe esse caso virar pizza como tantos que vemos no Brasil.
Somos vítimas desse covil de satanás que ainda tinha a ousadia de usar constantemente o nome de Deus para persuadir pessoas inocentes,com o coração repleto de esperança, como eu, quando no fundo só queriam dinheiro, muito dinheiro e liberdade para praticar seus crimes, variados crimes.

Justiça, enquadrem essa gente toda!
Sempre pronta!
Nelma Luz
Anônimo disse…
Fui paciente do monstro ,mas não fiz o tratamento com ele.Graças ao meu Deus e à lucidez do meu marido.Durante a minha consulta o cràpula nos ofereceu o turbinamento de óvulos.No meu caso,foi explicado a questão de haver possibilidade do DNA fetal ser incompativel com com o meu.Esse foi um dos motivos que me livrou do estuprador.Os outros,posso afirmar que foram:a pratica de abortos(redução)e o destino dos embriões não implantados.Juro que não pensei nos óvulos.Tudo isso ,durante uma única consulta,onde muitas vezes nossos questionamentos foram retribuidos com respostas sutilmente ironicas.
Anônimo disse…
Sou a favor de que todos os outros comparsas sejam indiciados como co-autores dos crimes praticados ´pelo monstro.TODOS trabalhavam juntos.Um fazia a anamnese,outro fazia Ultrassonografia,outro dosagens hormonais etc...Uma verdadeira equipe criminosa.
Anônimo disse…
Como a classe média é lixo!
Tem problemas muito mais sérios do que cuidar da vida dos outros.
Deixem de lado os homens fracos e inférteis e nem toda mulher nasceu pra ser mãe.
A vida é assim mesmo!Pra gente grande.
Anônimo disse…
Aff!

Saia do blog, esse blog é para mulheres e homens que torraram seu dinheiro com um bando de gente sem escrúpulos, que só pensavam em dinheiro, com o simples sonho de serem pais.

Revoltante! Toda pessoa tem o direito de realizar seus sonhos, ainda mais se pode pagar por ele. O que está completamente errado é sair dali estuprada, sem saber se o filho é seu, sem saber o que foi feito dos seus óvulos restantes, dos espermatozóides do seu esposo, e muitas vezes até doente como muitas que saíram daquele lugar.

Vimos famílias destruídas, corações destroçados, e ainda somos questionados na nossa integridade moral.

Só queremos justiça, todos eles presos, mais nada.
Anônimo disse…
A vida é para gente GRANDE de:caráter,atitude,solidariedade,amizade,compaixão,amor,consideração,lealdade e muitos outros adjetivos que o rico profeta dos classe média desconhece.Infelizmente VALORES MORAIS não podem ser comprados.Graças à minha determinação realizei meu sonho de ser mãe.Do restante,o que posso lhe dizer é que cuido da VIDA dos meus semelhantes todos os dias,com amor ,carinho e dedicação.Tenho a mais bela das profissões,que alguns inescrupulosos insistem em sujar.Graças a Deus,eles são minoria!O lixo fica por conta da escória rica da sociedade,que projetou um psicopata,aplaudiu suas obras macabras,encobertou seus crimes e facilitou sua fuga....Tenho pena de vc lixo humano.VALORES nem sempre são aplicações financeiras.SENTIMENTOS BONS existem em todas as classes sociais.Pena que vc não tem acesso a eles!Pratique solidariedade,caridade ,amizade ,lealdade.Faz bem ao espirito.O mundo necessita muito disso....
Anônimo disse…
fiz um tratamento nesta clinica em 1991 quando tinha apenas 22 anos de idade para engravidar, pois meu marido tinha baixaquantidade de espermatozoides. Na terceira tentativa engravidei e hoje,meus filhos gemeos estao com 19 anos.Tenho grande conviccao que muitos dos meus ovulos que sobraram foram usados para "turbinar" em outras pacientes depois de tantos escandalos.
Fui tambem vitima do maniaco.
Anônimo disse…
Mais uma vez afirmo que é gritante os crimes cometidos pela clínica, não só pelo regente, mas por toda a equipe dele.

Como poderíamos ver esses criminosos pagando pelos seus crimes? Lembro muito bem que o ex médico afirmava sempre que o responsável pelo decorrer do meu tratamento era o lourinho e o chinês. E o sucesso da gravidez se daria pela imensa competência do seu laboratório. Cadê esses criminosos todos???
vitima disse…
Alguém sabe de alguma novidade sobre o criminoso do jaleco branco?
marcia disse…
Por que não pode mais postar no outro tópico?
Anônimo disse…
Nascem filhos do casal Roger e Larissa............
Filgueiras disse…
A vida de gado começa a vir a tona... Parabéns a reportagem!
Anônimo disse…
E não é que mais de oito anos depois, o caso ainda não foi para a frente? Dos três casais que fizeram o DNA, um foi desmascarado, tentaram extorquir o médico uma segunda vez e se deram mal na justiça. O engenheiro químico, nobre, corajoso e ético, sumiu. Tentou se eleger deputado em 2104 com a popularidade obtida com o caso Abdelmassih, mas não deu certo.

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Vírus da chikungunya atinge múltiplos órgãos e afeta o sistema nervoso central

Veja 14 proibições das Testemunhas de Jeová a seus seguidores

Jovem ex-Testemunha de Jeová diz por que sua antiga religião é seita. E se torna viral no TikTok

Há um movimento mais ameaçador à democracia que o bolsonarismo. É a teologia do domínio

Justiça da Noruega mantém cassação do registro das Testemunhas de Jeová

Cientistas se preparam para a passagem de 'raspão' do Apophis pela Terra em 2029

Estudo mostra como ateus e pessoas não religiosas enfrentam momentos de crise, como o luto

Cannabis leva a drogas pesadas? Causa transtorno mental? Veja o que a ciência diz

Medo da morte alimenta a rejeição que crentes têm de ateus, mostra pesquisa