Pular para o conteúdo principal

Estudante americano assume com orgulho o ateísmo, diz entidade

Estudantes ateus se assumem
para não ser tomados como crentes
Estudantes ateus e agnósticos americanos passaram a dar mais importância a sua condição de não religiosos na composição de sua identidade, declarando-se como tais com orgulho, de modo que, desde logo, não sejam tomados por crentes.

É o que afirmou Jesse Galef, porta-voz da SSA (Secular Student Alliance ou Aliança de Estudantes Secularistas), uma entidade de divulgação do ateísmo e humanismo com representantes em universidades dos Estados Unidos.

Galef disse que a SSA costumava ir atrás dos ateus e agnósticos nos campi, mas agora são “eles que veem de toda a parte”, dispostos a contribuir no combate à evangelização da sociedade.

Trata-se de estudantes, em sua maioria, que tomaram consciência de que as religiões já não fazem mais sentido no mundo moderno, afirmou Galef.

Por conta disso, a entidade cresceu e já começa a ter representantes em escolas de nível médio. “Mais estudantes estão se declarando ateus, o que incentiva outros a fazer o mesmo.”

Galef afirmou que até recentemente os estudantes descrentes expressavam mais a sua identificação com, por exemplos, movimentos pacifistas, socialistas, ambientalistas e de gays e lésbicas. Agora, o ateísmo também foi colocado em primeiro plano.

Disse que não se trata apenas de ateus e agnósticos que estão saindo do armário, mas de novas adesões ao ateísmo.

Galef informou que financeiramente a SSA está bem. Com maior a visibilidade do ateísmo, as contribuições têm sido mais frequentes. Disse que recentemente a associação recebeu um significativo “incentivo” do empresário Jeff Hawkins, o criador do PalmPilot.

“Estamos testemunhando uma grande mudanças em nossa sociedade.”

Com informação Psychology Today e da Secular Student Alliance.






março de 2011

Comentários

THEORIKÓNDOXAS disse…
Very good!(rs). Os ateus estadunidenses devem enfrentar a pedância dos membros daquelas inúmeras confrarias reclusas que ocupam o espaço simbólico das universidades, não? É bom que se unam em organizações para defender seus interesses.
Anônimo disse…
Precisamos de tal orgulho no Brasil.
Vinícius disse…
“eles que veem de toda a parte, dispostos a contribuir no combate à evangelização da sociedade"

Acredito, que essa coisa de "combate" só poderia nos tornar tão preconceituosos e intolerantes quanto os teístas... Por isso, sou contra. Cada um na sua, que as coisas funcionam
Anônimo disse…
Não entendi: você diz "cada um na sua", mas critica os caras que não aceitam a evangelização da sociedade. Fique na sua e deixa eles!
Anônimo disse…
Viva a anarquia dos ateus e gays....eles querem combater os valores morais...são uma influencia diabólica mesmo esses porcos humanos soberbos adulteros,pra essa raça quanto pior melhor...ainda tem besta que cai nessa roubada...mas o bem sempre vai prevalecer contra o mal...é ou não é ateus patifess.........
Ricardo disse…
O ateu se tornou o novo gay, no sentido de começar a "exigir seus direitos" e o novo socialista/pacifista, ao achar que sua postura pode contribuir para um mundo melhor.
Hoje, quando alguém se declara ateu pensa que já está, implicitamente e segundo a tendência dominante, passando um atestado de inteligência superior e de que é uma pessoa "cool". Quanta breguice, meu Deus!
Ruggero70 disse…
Antes de mais nada, esse canalha que se acha dono de "valores morais" e está chamando os ateus (e também os gays) de patifes tem mais é que se esconder no anonimato, mesmo, como todo bandido faz... Agora, uma associação como essa seria muito bem vinda, aqui, no Brasil.
Anônimo disse…
Nós ateus não estamos pregando o ateismo estamos fazendo apenas com que as pessoas enxerguem a verdade.
Todos os problemas na sociedade estão relacionados de alguma forma com religião. Acho que todas religiões deveriam ser extintas, eu mesmo era católico , mas eu gostava tanto que fui estudar sobre religião, e descobri a verdade. Religião é infelizmente um mal que assola a humanidade. Nunca ouvi relato de ateu matar, e somos céticos não diabólicos ouviram, excluimos a parte religião de nossas vidas.
Anônimo disse…
Tomara que o mundo seja todo ateu, e quem diz que sem deus não temos principios é porque essa pessoa é sem principios tem medo apenas de ser "condenado", é um verdadeiro pervertido com medo.
A verdade é que a grande elite de conhecimento do mundo é atéia, que graças a "Deus"(rsrrs) está crescendo.
Anônimo disse…
Se acreditam tanto na fé como dizem porque vão ao hospital???
Experimentem uma vez apenas ter problema de saude por exemplo e ir apenas ao hospital sem preces e pedidos ao divino, vocé é incrivelmente curado.
Anônimo disse…
Os religiosos ao invés de valorizar a raça humana e perceberem o quão incrível é o ser humano, dão o mérito de nossas conquistas a Deus.
Anônimo disse…
É isso ai mesmo a luta pela verdade...
Anônimo disse…
Concordo.
Anônimo disse…
HUahauahauahauahuahauhahauhauahuahuauhuha. Como se moralidade dependesse de religião... Aff
Ábia Costa disse…
No Brasil temos 3 grupos de "Aliança Estudantil Secularita" filiados a SSA, atuando nas universidade: UFPA, UFPR e UFMG
Edmilson disse…
Concordo com você, este mundo está perdido, o ideal é que todo o religioso que ache que o mundo está ruim morra e vá para o paraíso ser feliz e não ter mais que conviver com este tipo de gente que quer ser feliz independente das vontades de deus.
Ábia Costa disse…
Já existe 3 grupos destes afiliados a SSA aqui no Brasil, na UFPA, UFMG e UFPR
Unknown disse…
visão maniqueísta retrô até quando...
Anônimo disse…
sou ateu e tenho orgulho de ser inteligente, com um Q.I. bem maior que a média desse buraco de país!
a.monteiro disse…
"Nunca ouvi relato de ateu matar" Não devemos generalizar, somos tão falhos quanto qualquer outro e ser ateu não nos torna superiores, temos que mostrar que é possível uma vida plena sem religião, mas não forçar os outros a se 'converterem' senão estaremos fazendo o mesmo que eles.
a.monteiro disse…
Eu tb acho isso uma postura perigosa, arrogância só vai fazer as pessoas odiarem ateus. O simples fato de ser secularista não te faz uma pessoa melhor, faça a sua vida valer a pena e quando as pessoas te conhecerem e verem que vc não é crente, aí sim vão dar valor.
a.monteiro disse…
"ateus patifes"

e só veio aqui pra ofender os outros, de que lado do bem e do mal vc está?
Anônimo disse…
Nada com o que pensamos não é exatamente certo , não vem com essa de moralista porque tem muito cristão e envangélicos que praticam um monte de coisas que eles mesmo abominam , como estupros , roubos e etc. Tem muito Ateu e Homossexuais que são pessoas melhores do que evagélicos e cristões , e pare de ficar falando merda , porque vocês falam " Deus vai castigar vocês!" , se vai ser ele , então porque vocês ficam condenando os outros? Religião foi uma coisa feita para que pudessem controlar a massa , é só mais um modo de engenharia social e alienação.

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Arcebispo afirma que vida dos descrentes não tem sentido

Para Battisti, o sentido da vida está no sobrenatural  O arcebispo Anuar Battisti (foto), 59, de Maringá (PR), escreveu um artigo onde aborda um tema recorrente por parte de religiosos, o de que não há sentido na vida dos descrentes em Deus. “Este ambiente de descrença, misturado com ateísmo, leva a pessoa a viver no deserto da vida sem gosto, sem rumo, vagando em busca de um sentido”, escreveu dom Battisti no artigo publicado no Diário.com. “A ausência de Deus cria na alma humana um vazio de sentidos que leva ao desespero, à negação de tudo o que diz respeito ao sobrenatural”, acrescentou. A americana Paula Kirby, consultora de organizações seculares, escreveu recentemente no Washington Post que quem precisa de Deus para que a sua vida tenha um significado é porque a sua família e amigos, em tese, não têm nenhum valor. O que, obviamente, é um absurdo. Ninguém precisa de Deus, por exemplo, para amar seus filhos. Kirby argumentou que é o cristianismo que tenta tirar t...

Cinco deuses filhos de virgens morreram e ressuscitam. E nenhum deles é Jesus

Igreja diz que Santa Vó impede que haja terremoto no Brasil

Fiéis creem que  Rosa ia  ao céu  para  conversar com Jesus  O fato de o Brasil não estar assentado nas bordas de placas tectônicas é irrelevante porque a verdadeira explicação da inexistência aqui de terremoto de elevada magnitude é a proteção da Santa Vó Rosa (foto). Pelo menos é o que diz a Igreja Apostólica, da qual Rosa Alves foi uma das fundadoras. De acordo com o site da igreja, a santa é poderosa, porque, além dos desastres naturais, ela tem livrado o Brasil de “doenças terríveis”, da falta de alimentos e do desemprego. Sem que as pessoas saibam, diz a igreja, a Vó tem salvado muita gente de “afogamentos e raios”. A Vó Rosa só não consegue proteger o seu sobrinho, Aldo Bertoni, 85, que a sucedeu na presidência da igreja. O Ministério Público do Estado de São Paulo está investigando denuncias segundo as quais dezenas de fiéis foram abusadas sexualmente pelo autoproclamado “primaz” da Apostólica. Em um refrão de uma música do coral ...

Delírios bolsonaristas

Santuário Nossa Senhora Aparecida fatura R$ 100 milhões por ano

Basílica atrai 10 milhões de fiéis anualmente O Santuário de Nossa Senhora de Aparecida é uma empresa da Igreja Católica – tem CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica) – que fatura R$ 100 milhões por ano. Tudo começou em 1717, quando três pescadores acharam uma imagem de Nossa Senhora no rio Paraíba do Sul, formando-se no local uma vila que se tornou na cidade de Aparecida, a 168 km de São Paulo. Em 1984, a CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil) concedeu à nova basílica de Aparecida o status de santuário, que hoje é uma empresa em franca expansão, beneficiando-se do embalo da economia e do fortalecimento do poder aquisitivo da população dos extratos B e C. O produto dessa empresa é o “acolhimento”, disse o padre Darci José Nicioli, reitor do santuário, ao repórter Carlos Prieto, do jornal Valor Econômico. Para acolher cerca de 10 milhões de fiéis por ano, a empresa está investindo R$ 60 milhões na construção da Cidade do Romeiro, que será constituída por trê...

Caso Roger Abdelmassih

Violência contra a mulher Liminar concede transferência a Abelmassih para hospital penitenciário 23 de novembro de 2021  Justiça determina que o ex-médico Roger Abdelmassih retorne ao presídio 29 de julho de 2021 Justiça concede prisão domiciliar ao ex-médico condenado por 49 estupros   5 de maio de 2021 Lewandowski nega pedido de prisão domiciliar ao ex-médico Abdelmassih 26 de fevereiro de 2021 Corte de Direitos Humanos vai julgar Brasil por omissão no caso de Abdelmassih 6 de janeiro de 2021 Detento ataca ex-médico Roger Abdelmassih em hospital penitenciário 21 de outubro de 2020 Tribunal determina que Abdelmassih volte a cumprir pena em prisão fechada 29 de agosto de 2020 Abdelmassih obtém prisão domicililar por causa do coronavírus 14 de abril de 2020 Vicente Abdelmassih entra na Justiça para penhorar bens de seu pai 20 de dezembro de 2019 Lewandowski nega pedido de prisão domiciliar ao ex-médico estuprador 19 de novembro de 2019 Justiça cancela prisão domi...

Brasileiro convertido ao islã diz ser preciso mais apedrejamento

Título  original: Aprendiz de aiatolá "É uma regra dura, mas mundo precisa disso" O paulistano Rodrigo Jalloul, 25, se converteu aos 18 e mudou-se três anos depois para o santuário iraniano de Qom, onde são formados os principais líderes do xiismo. De passagem por São Paulo, dá aulas na mesquita do Brás. Quer se tornar clérigo para ajudar a difundir o islã xiita no Brasil. Orgulha-se de já ter ajudado a converter quatro pessoas em 2010. Elas também estudarão no Irã. No depoimento abaixo,  Jalloul aborda, entre outras, a questão polêmica do apedrejamento como punição islâmica a criminosos. Admite que, para os brasileiros, é "algo cruel". Mas, segundo ele, é o que garante a "segurança total" no Irã. E prega: "É uma regra dura, sim, mas o mundo precisa disso". " Sim, o Irã está divulgando o xiismo no Brasil, e daí?"   depoimento a Samy Adghirni , da Folha Nasci numa família de comerciantes. Meu avô paterno era libanês muçulma...