Pular para o conteúdo principal

Estudante americano assume com orgulho o ateísmo, diz entidade

Estudantes ateus se assumem
para não ser tomados como crentes
Estudantes ateus e agnósticos americanos passaram a dar mais importância a sua condição de não religiosos na composição de sua identidade, declarando-se como tais com orgulho, de modo que, desde logo, não sejam tomados por crentes.

É o que afirmou Jesse Galef, porta-voz da SSA (Secular Student Alliance ou Aliança de Estudantes Secularistas), uma entidade de divulgação do ateísmo e humanismo com representantes em universidades dos Estados Unidos.

Galef disse que a SSA costumava ir atrás dos ateus e agnósticos nos campi, mas agora são “eles que veem de toda a parte”, dispostos a contribuir no combate à evangelização da sociedade.

Trata-se de estudantes, em sua maioria, que tomaram consciência de que as religiões já não fazem mais sentido no mundo moderno, afirmou Galef.

Por conta disso, a entidade cresceu e já começa a ter representantes em escolas de nível médio. “Mais estudantes estão se declarando ateus, o que incentiva outros a fazer o mesmo.”

Galef afirmou que até recentemente os estudantes descrentes expressavam mais a sua identificação com, por exemplos, movimentos pacifistas, socialistas, ambientalistas e de gays e lésbicas. Agora, o ateísmo também foi colocado em primeiro plano.

Disse que não se trata apenas de ateus e agnósticos que estão saindo do armário, mas de novas adesões ao ateísmo.

Galef informou que financeiramente a SSA está bem. Com maior a visibilidade do ateísmo, as contribuições têm sido mais frequentes. Disse que recentemente a associação recebeu um significativo “incentivo” do empresário Jeff Hawkins, o criador do PalmPilot.

“Estamos testemunhando uma grande mudanças em nossa sociedade.”

Com informação Psychology Today e da Secular Student Alliance.






março de 2011

Comentários

THEORIKÓNDOXAS disse…
Very good!(rs). Os ateus estadunidenses devem enfrentar a pedância dos membros daquelas inúmeras confrarias reclusas que ocupam o espaço simbólico das universidades, não? É bom que se unam em organizações para defender seus interesses.
Anônimo disse…
Precisamos de tal orgulho no Brasil.
Vinícius disse…
“eles que veem de toda a parte, dispostos a contribuir no combate à evangelização da sociedade"

Acredito, que essa coisa de "combate" só poderia nos tornar tão preconceituosos e intolerantes quanto os teístas... Por isso, sou contra. Cada um na sua, que as coisas funcionam
Anônimo disse…
Não entendi: você diz "cada um na sua", mas critica os caras que não aceitam a evangelização da sociedade. Fique na sua e deixa eles!
Anônimo disse…
Viva a anarquia dos ateus e gays....eles querem combater os valores morais...são uma influencia diabólica mesmo esses porcos humanos soberbos adulteros,pra essa raça quanto pior melhor...ainda tem besta que cai nessa roubada...mas o bem sempre vai prevalecer contra o mal...é ou não é ateus patifess.........
Ricardo disse…
O ateu se tornou o novo gay, no sentido de começar a "exigir seus direitos" e o novo socialista/pacifista, ao achar que sua postura pode contribuir para um mundo melhor.
Hoje, quando alguém se declara ateu pensa que já está, implicitamente e segundo a tendência dominante, passando um atestado de inteligência superior e de que é uma pessoa "cool". Quanta breguice, meu Deus!
Ruggero70 disse…
Antes de mais nada, esse canalha que se acha dono de "valores morais" e está chamando os ateus (e também os gays) de patifes tem mais é que se esconder no anonimato, mesmo, como todo bandido faz... Agora, uma associação como essa seria muito bem vinda, aqui, no Brasil.
Anônimo disse…
Nós ateus não estamos pregando o ateismo estamos fazendo apenas com que as pessoas enxerguem a verdade.
Todos os problemas na sociedade estão relacionados de alguma forma com religião. Acho que todas religiões deveriam ser extintas, eu mesmo era católico , mas eu gostava tanto que fui estudar sobre religião, e descobri a verdade. Religião é infelizmente um mal que assola a humanidade. Nunca ouvi relato de ateu matar, e somos céticos não diabólicos ouviram, excluimos a parte religião de nossas vidas.
Anônimo disse…
Tomara que o mundo seja todo ateu, e quem diz que sem deus não temos principios é porque essa pessoa é sem principios tem medo apenas de ser "condenado", é um verdadeiro pervertido com medo.
A verdade é que a grande elite de conhecimento do mundo é atéia, que graças a "Deus"(rsrrs) está crescendo.
Anônimo disse…
Se acreditam tanto na fé como dizem porque vão ao hospital???
Experimentem uma vez apenas ter problema de saude por exemplo e ir apenas ao hospital sem preces e pedidos ao divino, vocé é incrivelmente curado.
Anônimo disse…
Os religiosos ao invés de valorizar a raça humana e perceberem o quão incrível é o ser humano, dão o mérito de nossas conquistas a Deus.
Anônimo disse…
É isso ai mesmo a luta pela verdade...
Anônimo disse…
Concordo.
Anônimo disse…
HUahauahauahauahuahauhahauhauahuahuauhuha. Como se moralidade dependesse de religião... Aff
Ábia Costa disse…
No Brasil temos 3 grupos de "Aliança Estudantil Secularita" filiados a SSA, atuando nas universidade: UFPA, UFPR e UFMG
Edmilson disse…
Concordo com você, este mundo está perdido, o ideal é que todo o religioso que ache que o mundo está ruim morra e vá para o paraíso ser feliz e não ter mais que conviver com este tipo de gente que quer ser feliz independente das vontades de deus.
Ábia Costa disse…
Já existe 3 grupos destes afiliados a SSA aqui no Brasil, na UFPA, UFMG e UFPR
Unknown disse…
visão maniqueísta retrô até quando...
Anônimo disse…
sou ateu e tenho orgulho de ser inteligente, com um Q.I. bem maior que a média desse buraco de país!
a.monteiro disse…
"Nunca ouvi relato de ateu matar" Não devemos generalizar, somos tão falhos quanto qualquer outro e ser ateu não nos torna superiores, temos que mostrar que é possível uma vida plena sem religião, mas não forçar os outros a se 'converterem' senão estaremos fazendo o mesmo que eles.
a.monteiro disse…
Eu tb acho isso uma postura perigosa, arrogância só vai fazer as pessoas odiarem ateus. O simples fato de ser secularista não te faz uma pessoa melhor, faça a sua vida valer a pena e quando as pessoas te conhecerem e verem que vc não é crente, aí sim vão dar valor.
a.monteiro disse…
"ateus patifes"

e só veio aqui pra ofender os outros, de que lado do bem e do mal vc está?
Anônimo disse…
Nada com o que pensamos não é exatamente certo , não vem com essa de moralista porque tem muito cristão e envangélicos que praticam um monte de coisas que eles mesmo abominam , como estupros , roubos e etc. Tem muito Ateu e Homossexuais que são pessoas melhores do que evagélicos e cristões , e pare de ficar falando merda , porque vocês falam " Deus vai castigar vocês!" , se vai ser ele , então porque vocês ficam condenando os outros? Religião foi uma coisa feita para que pudessem controlar a massa , é só mais um modo de engenharia social e alienação.

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Mulher morre na Irlanda porque médicos se negam a fazer aborto

da BBC Brasil Agonizando, Savita aceitou perder o bebê, disse o marido  Uma mulher morreu em um hospital [católico] da Irlanda após ter seu pedido de aborto recusado pelos médicos. A gravidez de Savita Halappanavar (foto), de 31 anos, tinha passado dos quatro meses e ela pediu várias vezes aos funcionários do Hospital da Universidade de Galway para que o aborto fosse realizado, pois sentia dores fortes nas costas e já apresentava sintomas de um aborto espontâneo, quando a mãe perde a criança de forma natural. Mas, de acordo com declarações do marido de Savita, Praveen Halappanavar, os funcionários do hospital disseram que não poderiam fazer o procedimento justificando "enquanto houvesse batimento cardíaco do feto" o aborto não era possível. O aborto é ilegal na Irlanda a não ser em casos de risco real para a vida da mãe. O procedimento é tradicionalmente um assunto muito delicado no país cuja maioria da população é católica. O que o inquérito aberto pelo gover...

Cinco deuses filhos de virgens morreram e ressuscitam. E nenhum deles é Jesus

Vicente e Soraya falam do peso que é ter o nome Abdelmassih

BC muda cédulas do real, mas mantém 'Deus seja Louvado'

Louvação fere o Estado laico determinado pela Constituição  O Banco Central alterou as cédulas de R$ 10 e R$ 20, “limpou” o visual e acrescentou elementos de segurança, mas manteve a expressão inconstitucional “Deus seja Louvado”.  As novas cédulas, que fazem parte da segunda família do real, começaram a entrar em circulação no dia 23. Desde 2011, o Ministério Público Federal em São Paulo está pedindo ao Banco Central a retirada da frase das cédulas, porque ela é inconstitucional. A laicidade determinada pela Constituição de 1988 impede que o Estado abone qualquer tipo de mensagem religiosa. No governo, quanto à responsabilidade pela manutenção da frase, há um empurra-empurra. O Banco Central afirma que a questão é da alçada do CMN (Conselho Monetário Nacional), e este, composto por um colegiado, não se manifesta. Em junho deste ano, o ministro Marco Aurélio, do STF (Supremo Tribunal Federal), disse que a referência a Deus no dinheiro é inconcebível em um Estado mode...

Livros citados neste site

Mais contradições bíblicas: vire a outra face aos seus inimigos e olho por olho e dente por dente

Crânio de 20 milhões de anos registra começo da evolução do cérebro

Ateus gostam mais de gato que religiosos, conclui pesquisador americano

Quem deve provar que Deus existe é o crente, escreveu Bertrand Russell