Pular para o conteúdo principal

Ataque religioso mata no Afeganistão 7 pessoas da ONU

Manifestação no Afeganistão
por Álvaro Fagundes, da Folha

Ao menos 12 pessoas (sendo sete delas funcionárias da ONU) morreram em um ataque a um prédio das Nações Unidas em Mazar-i-Sharif, no norte do Afeganistão.

O ataque aconteceu durante protesto contra a queima do Corão, livro sagrado do islã, pelo pastor de uma pequena igreja da Flórida (EUA), na semana passada.

É a ação mais letal contra empregados da entidade desde o atentado que matou 22 em Bagdá, em 2003, entre eles o brasileiro Sérgio Vieira de Mello (leia texto ao lado).

A conta, no entanto, pode chegar a 20 mortos. Entre as vítimas fatais, estariam um funcionário da ONU da Noruega, um da Suécia, um da Romênia e quatro guardas nepaleses. Além disso, cinco afegãos também morreram.

Duas pessoas teriam sido decapitadas, segundo um porta-voz da polícia afegã, mas essa informação foi negada pela polícia da região.

O pastor americano é Terry Jones, líder de uma igreja com 60 membros. No dia 20 de março, ele queimou uma edição do Corão porque considerou a obra "culpada".

É o mesmo pastor que tinha recebido atenção internacional no ano passado, após ameaçar queimar o livro em 11 de setembro, aniversário do ataque às Torres Gêmeas em 2001. Ontem, ele alegou não ter "responsabilidade nenhuma" no atentado à ONU no Afeganistão.

O ataque aconteceu depois das orações de ontem. Milhares de manifestantes, instigados por três mulás, saíram da Mesquita Azul (lugar sagrado afegão) e rumaram para o prédio da ONU -sem encontrar americanos, o ódio da multidão foi dirigido às Nações Unidas, outro símbolo ocidental.

Eles queriam a prisão de Jones. Com gritos de "Morte à América" e cartazes de "Morte a Obama" e "Abaixo a América", os manifestantes atiraram pedras no prédio.

Segundo relatos, eles invadiram o portão depois que as forças de segurança abriram fogo, agrediram os guardas e queimaram carros. Armas teriam sido tomadas da guarda de segurança da ONU e usadas para matar as vítimas.

A cidade de Mazar-i-Sharif é considerada uma das mais pacíficas nos padrões do Afeganistão - a milícia Taleban está concentrada especialmente nas províncias mais ao sul- e seria uma das primeiras áreas em que as tropas da Otan seriam substituídas pelas forças afegãs.

O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, chamou os ataques de "revoltantes e covardes". O presidente dos EUA, Barack Obama, divulgou nota condenando a ação.

A secretária de Estado norte-americana, Hillary Clinton, disse estar chocada. "Não existe justificativa para essa atrocidade."

O Conselho de Segurança da ONU condenou o ataque, assim como o Brasil, que ontem à noite também divulgou uma nota contra a ação.

MAIS 9 MORTOS - atualização das agências

Nove pessoas morreram neste sábado, 2, em Kandahar em novos protestos contra a queima do Alcorão, um dia depois de sete funcionários da Organização das Nações unidas (ONU) terem sido mortos no pior ataque contra a organização no Afeganistão desde a invasão de 2001. A onda de violência foi despertada pela queima do livro sagrado muçulmano por uma pequena igreja da Flórida, nos EUA, no final de março.

Os novos protestos tiveram início no centro da cidade de Kandahar, sul do país, e se espalharam por outras localidades, enquanto a polícia entrava em confrontos com multidões que marchavam na direção dos escritórios da ONU e sedes administrativas de províncias, informaram testemunhas.

Pastor americano condena e queima exemplar do Alcorão.
março de 2011

Comentários

Anônimo disse…
Nó seculo 7 um louco de nome MUHAMAD , uns dizem que suas conversas com deus era por causa do haxixe ? outros por tumor cerebral , o mais provavel que seja como 99% das religiões :

LENDAS de TRADIÇÃO ORAL passadas geração a geração até se tornarem ´´supostamente´´ verdade , mas que se pesquisadas cientifica-historicamente , nada se prova...

Muhamad resolveu no seculo 7 , reunir em um livro a mesma ´´estorinha´´ contada por judeus e cristão na biblia , so que em uma versão em ARABE....com algumas mudanças sutis outras não...

abrãao vira ibraim .......caim e abel tem irmãs gemeas , etc etc


Segundo ele ALAH [ DEUS ISLAMICO ] so aceita o ARABE como idioma sagrado

e que o ALCORÃO é palavra de ALAH e tudo lá é verdade etc blah blah


IGUALZINHO OS CRENTES que conhecemos....

so que eles se matam e se explodem em nome da RELIGIÃO ao contrario dos nossos crentes que se matam , mas é pra dar din din pra pastor....


e o mundo ARABE que é o berço da civilização , hoje esta em completa desgraça devido a RELIGIÃO....


o ISLAMISMO é a religião mais retrograda e irracional do mundo e como consequencia o mundo islamico vive uma total destruição

. iraque , afeganistão , paquistão , libia , sudão , nigeria , iemen , egito , siria etc....


Enqto que nações com o maior numero de ateus são as mais desenvolvidas

PAISES ESCANDINAVOS [ que por terem uma religião primitiva Nordica , nunca aceitaram bem a tradição judaico cristã...e se deram bem]


´´RELIGIÃO É O OPIUM DO POVO´´
Franzoi disse…
Não apoio a atitude do pastor, mas que ele tem sim um fundo de razão, sem dúvida isso ele tem.
Tai a maior prova.
Pedro Henrique Xavier disse…
O islamismo é assim, eles querem impor a religião através da morte das pessoas que professam outros credos.Enquanto o Ocidente,aceitar a construção de mesquitas estaremos criando os nossos futuros matadores.
Eles querem vender para todo mundo,mas só compram deles mesmos,só ajudam os deles,mas,tudo com um sorriso de boa gente.


No alcorão está escrito:


Sura 2:191 - Matai-os onde quer que os encontreis e expulsai-os de onde vos expulsaram, porque a perseguição é mais grave do que o homicídio. Não os combatais nas cercanias da Mesquita Sagrada, a menos que vos ataquem. Mas, se ali vos combaterem, matai-os. Tal será o castigo dos incrédulos.

Sura 4:91...capturai-os e matai-os, onde quer que os acheis, porque sobre isto vos concedemos autoridade absoluta.

Sura 40:25 - Matai os filhos varões daqueles que, com ele, crêem, e deixai com vida as suas mulheres! Porém, a conspiração dos incrédulos do improfícua.

Sura 9 - 111.Deus cobrará dos fiéis o sacrifício de seus bens e pessoas, em troca do Paraíso. Combaterão pela causa de Deus, matarão e serão mortos. É uma promessa infalível, que está registrada na Tora, no Evangelho e no Alcorão. E quem é mais fiel à sua promessa do que Deus? Regozijai-vos, pois, a troca que haveis feito com Ele. Tal é o magnífico benefício.

Sura 9:5;29 - Mas quanto os meses sagrados houverem transcorrido, matai os idólatras(564), onde quer que os acheis; capturai-os, acossai-os e espreitai-os... Combatei aqueles que não crêem em Deus e no Dia do Juízo Final, nem abstêm do que Deus e Seu Mensageiro proibiram, e nem professam a verdadeira religião...

Todo o resto é papo furado!Vai sendo tolerante, que eles vão cumprir apenas o que determina a biblia deles.Para que não entendeu:O idolátra para eles são todos que cultuam agum tipo de imagem:Santos,orixás,divindades etc.
Anônimo disse…
Eles querem nos matar!Todos os seguidores do islam são fanáticos.Deveriamos fazer uma campanha nacional,queimando,mijando e cagando nesses livros que nada significam.
Anônimo disse…
Concordo eles estão infiltrados na 25 de março(como denunciou a revista veja) em Foz do Iguaçu Bin laden chegou a morar.Os seguidores do alcorão seguem o que está escrito e querem matar todos os:Ateus,agnósticos,espiritas,crentes,católicos, TODOS.
Fernando disse…
A Igreja não deveria nem pegar neste livro. Se alguém dissesse: Te vendo um exemplar, Não quero. Te dou, não quero? Pago para você ficar com ele, NÃO QUERO!!! Essa deveria ser a política. Porque assim , rejeitando-o a igreja demostraria a sua desaprovação do livro em questão sem ter de queima-lo. Isso evitaria problemas. Mas eu gostaria de saber porque eles odeiam tanto a América. Talvez o José G. Gouvêa pudesse me dizer.
Fernando disse…
Que diferença da Bíblia. A qual muitos odeiam tanto.------------------------------------------------------------------------------------------"E Jesus, vendo a multidão, subiu a um monte, e, assentando-se, aproximaram-se dele os seus discípulos;
E, abrindo a sua boca, os ensinava, dizendo:
Bem-aventurados os pobres de espírito, porque deles é o reino dos céus;
Bem-aventurados os que choram, porque eles serão consolados;
Bem-aventurados os mansos, porque eles herdarão a terra;
Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque eles serão fartos;
Bem-aventurados os misericordiosos, porque eles alcançarão misericórdia;
Bem-aventurados os limpos de coração, porque eles verão a Deus;
Bem-aventurados os pacificadores, porque eles serão chamados filhos de Deus;
Bem-aventurados os que sofrem perseguição por causa da justiça, porque deles é o reino dos céus;
Bem-aventurados sois vós, quando vos injuriarem e perseguirem e, mentindo, disserem todo o mal contra vós por minha causa.
Exultai e alegrai-vos, porque é grande o vosso galardão nos céus; porque assim perseguiram os profetas que foram antes de vós.
Vós sois o sal da terra; e se o sal for insípido, com que se há de salgar? Para nada mais presta senão para se lançar fora, e ser pisado pelos homens.
Vós sois a luz do mundo; não se pode esconder uma cidade edificada sobre um monte;
Nem se acende a candeia e se coloca debaixo do alqueire, mas no velador, e dá luz a todos que estão na casa.
Assim resplandeça a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai, que está nos céus."

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Arcebispo afirma que vida dos descrentes não tem sentido

Para Battisti, o sentido da vida está no sobrenatural  O arcebispo Anuar Battisti (foto), 59, de Maringá (PR), escreveu um artigo onde aborda um tema recorrente por parte de religiosos, o de que não há sentido na vida dos descrentes em Deus. “Este ambiente de descrença, misturado com ateísmo, leva a pessoa a viver no deserto da vida sem gosto, sem rumo, vagando em busca de um sentido”, escreveu dom Battisti no artigo publicado no Diário.com. “A ausência de Deus cria na alma humana um vazio de sentidos que leva ao desespero, à negação de tudo o que diz respeito ao sobrenatural”, acrescentou. A americana Paula Kirby, consultora de organizações seculares, escreveu recentemente no Washington Post que quem precisa de Deus para que a sua vida tenha um significado é porque a sua família e amigos, em tese, não têm nenhum valor. O que, obviamente, é um absurdo. Ninguém precisa de Deus, por exemplo, para amar seus filhos. Kirby argumentou que é o cristianismo que tenta tirar t...

Cinco deuses filhos de virgens morreram e ressuscitam. E nenhum deles é Jesus

Igreja diz que Santa Vó impede que haja terremoto no Brasil

Fiéis creem que  Rosa ia  ao céu  para  conversar com Jesus  O fato de o Brasil não estar assentado nas bordas de placas tectônicas é irrelevante porque a verdadeira explicação da inexistência aqui de terremoto de elevada magnitude é a proteção da Santa Vó Rosa (foto). Pelo menos é o que diz a Igreja Apostólica, da qual Rosa Alves foi uma das fundadoras. De acordo com o site da igreja, a santa é poderosa, porque, além dos desastres naturais, ela tem livrado o Brasil de “doenças terríveis”, da falta de alimentos e do desemprego. Sem que as pessoas saibam, diz a igreja, a Vó tem salvado muita gente de “afogamentos e raios”. A Vó Rosa só não consegue proteger o seu sobrinho, Aldo Bertoni, 85, que a sucedeu na presidência da igreja. O Ministério Público do Estado de São Paulo está investigando denuncias segundo as quais dezenas de fiéis foram abusadas sexualmente pelo autoproclamado “primaz” da Apostólica. Em um refrão de uma música do coral ...

Delírios bolsonaristas

Santuário Nossa Senhora Aparecida fatura R$ 100 milhões por ano

Basílica atrai 10 milhões de fiéis anualmente O Santuário de Nossa Senhora de Aparecida é uma empresa da Igreja Católica – tem CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica) – que fatura R$ 100 milhões por ano. Tudo começou em 1717, quando três pescadores acharam uma imagem de Nossa Senhora no rio Paraíba do Sul, formando-se no local uma vila que se tornou na cidade de Aparecida, a 168 km de São Paulo. Em 1984, a CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil) concedeu à nova basílica de Aparecida o status de santuário, que hoje é uma empresa em franca expansão, beneficiando-se do embalo da economia e do fortalecimento do poder aquisitivo da população dos extratos B e C. O produto dessa empresa é o “acolhimento”, disse o padre Darci José Nicioli, reitor do santuário, ao repórter Carlos Prieto, do jornal Valor Econômico. Para acolher cerca de 10 milhões de fiéis por ano, a empresa está investindo R$ 60 milhões na construção da Cidade do Romeiro, que será constituída por trê...

Caso Roger Abdelmassih

Violência contra a mulher Liminar concede transferência a Abelmassih para hospital penitenciário 23 de novembro de 2021  Justiça determina que o ex-médico Roger Abdelmassih retorne ao presídio 29 de julho de 2021 Justiça concede prisão domiciliar ao ex-médico condenado por 49 estupros   5 de maio de 2021 Lewandowski nega pedido de prisão domiciliar ao ex-médico Abdelmassih 26 de fevereiro de 2021 Corte de Direitos Humanos vai julgar Brasil por omissão no caso de Abdelmassih 6 de janeiro de 2021 Detento ataca ex-médico Roger Abdelmassih em hospital penitenciário 21 de outubro de 2020 Tribunal determina que Abdelmassih volte a cumprir pena em prisão fechada 29 de agosto de 2020 Abdelmassih obtém prisão domicililar por causa do coronavírus 14 de abril de 2020 Vicente Abdelmassih entra na Justiça para penhorar bens de seu pai 20 de dezembro de 2019 Lewandowski nega pedido de prisão domiciliar ao ex-médico estuprador 19 de novembro de 2019 Justiça cancela prisão domi...

Brasileiro convertido ao islã diz ser preciso mais apedrejamento

Título  original: Aprendiz de aiatolá "É uma regra dura, mas mundo precisa disso" O paulistano Rodrigo Jalloul, 25, se converteu aos 18 e mudou-se três anos depois para o santuário iraniano de Qom, onde são formados os principais líderes do xiismo. De passagem por São Paulo, dá aulas na mesquita do Brás. Quer se tornar clérigo para ajudar a difundir o islã xiita no Brasil. Orgulha-se de já ter ajudado a converter quatro pessoas em 2010. Elas também estudarão no Irã. No depoimento abaixo,  Jalloul aborda, entre outras, a questão polêmica do apedrejamento como punição islâmica a criminosos. Admite que, para os brasileiros, é "algo cruel". Mas, segundo ele, é o que garante a "segurança total" no Irã. E prega: "É uma regra dura, sim, mas o mundo precisa disso". " Sim, o Irã está divulgando o xiismo no Brasil, e daí?"   depoimento a Samy Adghirni , da Folha Nasci numa família de comerciantes. Meu avô paterno era libanês muçulma...