Pular para o conteúdo principal

Igreja Católica tenta se aproximar de ateus e agnósticos

O cardeal Gianfranco Ravasi, presidente do Conselho Pontifício para a Cultura, confirmou que a Igreja Católica vai se aproximar de ateus e agnósticos.

Diálogo no Pátio dos Gentios
O objetivo, segundo ele, é romper o isolamento entre “crentes e não crentes”, um ignorando o outro, em um comportamento de “fundamentalistas”.

O primeiro encontro entre representantes da igreja e dos descrentes ocorrerá nos próximos dias 24 e 25 em Paris, em lugar neutro, na sede da Unesco (Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura). O encontro será presidido por Irina Bokova, diretora-geral da instituição.

O papa Bento 16 se dirigirá aos participantes por intermédio de um telão com transmissão via satélite, o que revela a importância que o Vaticano está dando à tentativa de aproximação. Os  nomes dos participantes ainda não foram divulgados.

A igreja batizou de “Pátio dos Gentios” o diálogo com os descrentes, em uma referência bíblica ao lugar perto do Templo de Jerusalém onde havia debates entre judeus e não judeus.

“A igreja decidiu embarcar em uma nova fase de diálogo, intercâmbio e atividades entre crentes e não crentes”, disse Ravasi.

Essa decisão deve ser recente, porque a primeira manifestação de Bento 16 quando desembarcou em setembro de 2010 na Inglaterra, país cuja militância ateísta tem se destacado, foi comparar os ateus aos tirânicos nazistas.

Com informação da Catholic News Agency.

Cardeal revela os temas da igreja no diálogo com os ateus.
março de 2011

Papa associa o ‘extremismo ateu’ à tirania dos nazistas.
setembro de 2010

Hitler foi católico e nunca renunciou ao batismo, lembra Dawkins.
setembro de 2010

Ateísmo.       

Comentários

Anônimo disse…
Há, há. Parece piada. A Igreja Católica tem de se aproximar mesmo é dos... católicos, que estão cada vez mais distantes do conservadorismo do Vaticano.
Anônimo disse…
A igreja dá nome bíblico ao diálogo com ateus. Parece piada [2].
Lucio Ferro disse…
Eu é que não quero me aproximar deste papa nazista amigo de pedófilos!
Unknown disse…
Eles estão com medo por que o ateismo esta crescendo muito. Não existe aproximação entre ateus e igreja, o ateu não tem preconceito de religiosos. O ateu simplesmente não gosta quando um crente, catolico ou qualquer religios tenta lhe convencer a acreditar em algo que não existe.
Jean Menezes da Rocha disse…
Este encontro não tem valor prático. O ateísmo é uma prática de livre-pensar que não tem definição formal baseada em coletividade. É uma escolha individual.
Logo, não atribuímos a ninguém o direito de representação de uma suposta "classe" ou "movimento" ateísta, e qualquer esforço para designação de quem quer que seja para esse debate, será apenas para corroborar uma pretensa oposição bilateral entre ateísmo e cristianismo. Isto é ilegítimo; o ateísmo, mais do que um movimento de negação, é sim um movimento de ação afirmativa quanto ao livre pensamento e ao direito à individualidade, para todo o gênero humano. A igreja católica não precisa e nem merece este destaque nessa relação, como se fosse discutir um indesejável modus operandi para o ateísmo.
Não tenho dogmas nem doutrina ateísta, e ninguém pode falar por mim em um caso desses, ainda mais baseado em uma única carcterística comum,entre tantas divergências que podem nos cercar enquanto grupo.
Anônimo disse…
catolicismo e ateismo abominção aos olhos do todo poderoso e grande DEUS,se continuarem assim estão condenados ao inferno.
Anônimo disse…
E o protestantismo e pentecostalismo igualmente.Eles tbm não agradariam ao ser imaginário do livro de fábulas...
Anônimo disse…
Isto só temuma explicação

Islãmismo.

Inimigo em comum dos dois.
Hélio disse…
Hummmmmm, será que ele está pensando em cobrar dízimos dos ateus?
Anônimo disse…
Mentira, mentira e mais mentira!!! Nunca os ateus vão querer "diálogo" com essa corja de pilant@#$$.
Anônimo disse…
A ICAR [ e sua elite intelectual] sabe que os ATEUS são o maiores inimigos da fé catolica , por saberem que sua religião esta fundamentada em LENDA e não em FATOS....
Alana Oliveira disse…
Que história é essa de "romper o isolamento entre 'crentes e não crentes'?".
A igreja inventando mais uma lorota!

Acredito em Deus, não na Igreja, e ainda assim as pessoas mais interessantes que eu conheço são ateus radicais e acho que o que me faz admirá-los cada vez mais é justamente este fato, meus caros!
Anônimo disse…
Dúvido que a única coisa que ele vai pregar a palavra de cristo e mimimi. risos, muitos risos
Anônimo disse…
haha Os católicos são tão burros, não adianta nomear "representantes", para mim e para outros ateus dane-se o que decidirem, se quer se aproximar de não crentes terá de fazer isso um-a-um e dá-lhe argumento, eu por exemplo, não vejo utilidade nesse tipo de encontro, ele vão pedir o que?

Eles estão sentindo o peso de nossa opinião.
Yuri disse…
Eis a minha sugestão para a Igreja Católica:

Leve à justiça comum TODOS os padres pedófilos, abusadores e estupradores ao invés de acobertá-los mudando-os de paróquias.

Faça uma pesquisa histórica e devolva todas as terras e riquezas saqueadas de famílias inteiras desde a Idade Média.

Pague indenização para povos e culturas inteiras destroçadas pela Igreja Católica.

Desfaça-se de todo o seu tesouro, investindo-o em programas de educação sexual e prevenção de gravidez indesejada e prevenção de DST.

Pague impostos.

Responsabilize-se pela alta contaminação de AIDS principalmente na África e Índia e faça algo de concreto para resolver o problema.

Retire toda a sua interferência nos atuais avanços científicos e assine um contrato de que nunca mais irá opiniar a respeito de qualquer procedimento científico.

Comprometa-se a não interferir em decisões sócio-políticas de nenhum país.

Depois de tudo isso feito, podemos começar a negociar. E vai sair bem caro...


Quando estão por cima, tortuiram e matam. Quando estão na merda, querem fazera amizade.
A Igreja católica, sempre foi distante até dos seus fiéis...Por isso os protestantes têm aumentado tanto no Brasil e no mundo.
Quem é religioso não raciocina;e agnósticos ou ateus pensam e têm argumentos.
Coitado do Papa...Tão ingênuo...
Anônimo disse…
Meu caro amigo aí de cima.Seu argumento é perfeito concordo com ele.Só com um ressalva,amigo de cima,os chamados protestantes e notadamente os grupos pentecostais só aumentam aqui no Brasil,onde o catolicismo reinava absoluto e inameaçado até há pouco tempo.No resto do mundo os protestantes são o grupo cristão que mais diminuiu percentualmente nos últimos tempos.
Anônimo disse…
Recado para os ateus: CORRAM PARA AS MONTANHAS!
Anônimo disse…
É a IGREJA tentando salvar as almas destes infelizes que se dizem ateus mas tem medo de ouvir a verdade.
Em João 8:32, Ele disse: "E conhecereis a verdade e a verdade vos libertarás."
Quem tem ouvido, ouça.
Anônimo disse…
Se deus existisse esse papa não seria seu representante e todas essas igrejas tbm não o representariam.
THiAGO disse…
É jogar pérolas aos porcos...
Anônimo disse…
Thiago,mais uma vez sua percepção é falha porque não consegue contemplar a fragilidade assumida da igreja,enquanto instituição em declínio,ao tentar uma aproximação junto a um segmento que ele sempre condenou e perseguiu.
Jorge Dib disse…
a Icar continua a mesma da idade média onde os bispos detinham o poder persguindo e matando o seus rivais. a Icar nao tem moral é bem igual ao seu chefe maior o Jeovazao imoral, infanticida, sanguinolento, controlador mesquinho, genocida étnico e vingativo, homofóbico, filicida, pestilento, megalomaniaco, sadomasoquista, malévolo, injusto e intransigente. E essa ICAR é demente, chama-nos de descrentes? acaso eles creem em Thor? Zeus, Shiva, Odim ? sao deuses igual o deus deles.
jorgge dib disse…
a Icar continua a mesma da idade média onde os bispos detinham o poder persguindo e matando o seus rivais. a Icar nao tem moral é bem igual ao seu chefe maior o Jeovazao imoral, infanticida, sanguinolento, controlador mesquinho, genocida étnico e vingativo, homofóbico, filicida, pestilento, megalomaniaco, sadomasoquista, malévolo, injusto e intransigente. E essa ICAR é demente, chama-nos de descrentes? acaso eles creem em Thor? Zeus, Shiva, Odim ? sao deuses igual o deus deles.
Anônimo disse…
Tomara que eles não venham com aquele monte de baboseiras de sempre.
Se for para o dialogo que seja, o detabe sempre traz coisas positivas para ambos os lados.
tucanlino disse…
Sou agnóstico e esta medida da Igreja Católica de Portugal abrir um diálogo com os ateus é a mais sensata de todas, afinal, somos todos de uma mesma origem e além do mais devemos aprender a conviver com as diferenças, portanto, aplausos para esta atitude. Não importa quem esteja com a verdade, pois ela é uma só e o respeito mútuo já é uma boa caminhada em sua direção.
Herege disse…
Vai falar sozinho pra um telão? Não era melhor um debate?
Essa aproximação tá fedendo a evangelização, e muito.
Anônimo disse…
Amado Cristo, como tu mesmo disse :"se perseguiram e mataram o Mestre, o que não farão com seus seguidores?. Mas, não podem matar a alma, e isso é o que interessa,no mais:.."deixe que os mortos enterrem seus mortos".
Anônimo disse…
"Igreja Católica tenta se aproximar de ateus e agnósticos"

Se ela quiser uns conselhos sobre como se livrar da imbecilidade da crença, tamos aí. (Y)
sou existencialista, o que existe pra mim se resume em matéria e energia, o resto é pura imaginação, muito simples, não?
meus blogs são de cunho ateu.
http://esdobao.blogspot.com/
Anônimo disse…
Na Natureza, os opostos se atraem.
BrunoCPSoares disse…
Diálogo é sempre importante, da mesma forma como há o "fundamentalismo" dentre os que crêem para com os que não crêem, há o inverso. Não é raro um cristão, por exemplo, postar alguma oração nos seus perfis da internete sem se dirigir a ninguém em especial e logo aparecer um ateu, fazendo chacota, na maioria das vezes, ou começar a pregar a sua “fé”.
Anônimo disse…
Acordo difícil porque:
Um é livre pensador a procura da verdade!
Outro já possui a verdade absoluta da bíblia!
Até o jesus encarnado (inri cristo)afirmou que o que mais tem no Brsil é evanjegues.
Não sabia, será que sou um e não sabia?
Grato.
31193200 disse…
O problema não está na crença da existência ou não de Deus, pois se existimos é porque algo nos criou. O problema está na natureza do criador. O Universo é infinito, portanto, nada pode criar o Infinito, uma vez que nada pode ser maior que ele. Então só nos resta uma alternativa: O próprio Universo é o criador. Mas como o Universo seria o próprio criador? Sabemos que tudo no Universo é regido por uma linguagem matemática. Hoje, os cientistas já sabem queo universo todo é permeado por uma energia. Eles a chamam de Energia Escura, porque não a vêem. Ora, uma Energia infinita e regida por uma linguagem matemática é uma Energia Inteligente. Logo, o próprio Universo é um campo infinito de energia inteligente, mas não Consciente, pois não faz sentido a existência de um ser que não conhece sua própria dimensão, já que é infinito (pelo menos, segundo Huberto Rohden esta forma de consciência que conhecemos). Esta teoria se encaixa na filosofia taoista que diz: Tao (o Universo Imanifesto, Deus) gera Ki (uma energia secundária já pertencente ao universo relativo), pois se divide em Yang e Yin e gera tudo que existe. É daí, talvez, que surgiu a frase “Deus criou o universo” traduzindo como Tao (o Universo Infinito) criou Ki (o universo relativo), somente assim ela faz sentido. E isso me leva ao conceito de que estamos dentro de um CHIP INFINITO, o Universo com todo seu mecanismo interno seria, portanto, um COMPUTADOR INFINITO, não manobrado por alguém de fora como no filme Matrix, mas manobrado por nós mesmos. Qualquer coisa que quisermos fazer podemos, desde que obedeçamos suas leis (manifestadas na matemática, física e química). Para quem quer se aprofundar neste assunto escrevi o livro O MITO DO DEUS PAI publicado pela EDITORA BIBLIOTECA 24X7 e que pode ser adquirido diretamente no SITE DA EDITORA ou na LIVRARIA CULTURA. Ele discute o Universo Inteligente, senhor de sua própria criação. Entretanto, este não é um livro materialista, pois mostra que somos quantidades ínfimas de energia gerada pela vibração da Inteligência Infinita até adquirimos consciência através das sucessivas reencarnações em corpos materiais até evoluirmos para Seres Superiores (Espíritos de Luz).
Infelizmente, este é um assunto sobre o qual as pessoas se recusam a falar e até a pensar. Elas têm medo, horror mesmo do desconhecido e isso leva ao comodismo de aceitar as explicações burlescas dos religiosos inclusive de que quando se sofre é por que o deus pai gosta muito de nós e está nos pondo a prova para ver nossa o grau de nossa fé. Esta é a desculpa que os religiosos têm par justificar a miséria humana. Como psicanalista posso assegurar que esta é uma atitude de transferência dos nossos pais biológicos que nos protege quando criança para um pai mais poderoso que nos protegerá quando adultos. Recebi um E-mail que trazia uma lenda cherokee da iniciação de um jovem ao estado adulto. Nela ele ficava de olhos vendados a noite toda a mercê de toda sorte de perigos, mas ao acordar e tirar a venda dos olhos viu que seu pai estava ao lado dele o tempo todo. Comparava a mensagem a Deus nos protegendo. Respondi então: Se Deus está ao nosso lado, por que então ele não protege seus "filhos" como o pai do índio e evita tanta desgraça, tanto assassinato no meio do mundo.
Pedro Cabral Cavalcanti – pcabralcavalcanti@gmail.com
Anônimo disse…
Concordo.
Anônimo disse…
vcs com seus contos de fadas... prefiro o Senhor dos Anéis

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Em 2022, no Rio, jovens e brancos foram maioria dos casos da varíola dos macacos

Veja 14 proibições das Testemunhas de Jeová a seus seguidores

Britney Spears entra na lista de famosos que não acreditam em Deus

Por que Jesus é retratado com um tanquinho? Esse messias reflete os valores cristãos de masculinidade

Atentados e corte de verba pública colocam as Testemunhas de Jeová em crise

Sam Harris: não é Israel que explica as inclinações genocidas do Hamas. É a doutrina islâmica