Pular para o conteúdo principal

Destino do dinheiro da Legionários de Cristo continua um mistério

do Religión Digital

A administração das finanças da ordem Legionários de Cristo é um tema turvo, restrito a um pequeno grupo centralizado em Roma e que utiliza todos os subterfúgios legais necessários para operar não como uma congregação religiosa, mas como uma holding empresarial: os recursos do Movimento Regnum Christi, administrados pelo Grupo Integer Ethical Funds (IEF) vão a fundos de investimento sujeitos à volatilidade própria dos mercados financeiros, o que fez com que fossem varridos pela atual crise econômica, revela o livro El reino de Marcial Maciel (México, Planeta, 2011), escrito por Nelly Ramírez Mota Velasco.

Ainda é um mistério o destino do dinheiro dos colégios e universidades dos Legionários – 15 universidades, 50 centros universitários denominados Interamericana de Desarrollo, 177 colégios e 133.000 alunos –, pois as construções e a infra-estrutura dos mesmos foram obtidas através de doações, ao passo que o seu pessoal, quando não é voluntário, costuma ser pago com salários mínimos do mercado.

Como exemplo, Ramírez expõe a falta de transparência dos recursos para a construção da piscina do Instituto Cumbres Vistahermosa, projeto para o qual foram arrecadados três vezes os recursos necessários, tanto de pais de família como de outros benfeitores, e a obra ainda não foi concluída e assim como se desconhece o destino do dinheiro.

O cérebro financeiro dos Legionários foi o religioso Luis Garza Medina, que, como diz a autora, assinalou a necessidade de utilizar todos os subterfúgios legais para fazer a obra crescer. Por isso, para a operação administrativa, Garza Medina criou o Grupo IEF, que, por ser administrado por leigos assalariados – estes sim de até 200.000 pesos mensais – e não por religiosos legionários – como estabelecem os estatutos dos Legionários –, se afastaram do controle das estruturas da Ordem; por isso, seu trabalho foi questionado na auditoria realizada pelo delegado apostólico, o cardeal Velasio de Paolis, que qualifica o IEF como uma “emaranhada e rebuscada estrutura corporativa”, que opera à margem do Direito Canônico ao conceder autoridade tão ampla aos seculares, inclusive maior que a dos diretores territoriais dos Legionários de Cristo.

Para a administração de todas as obras apostólicas, os Legionários contam com os fundos sob custódia, que são controlados também desde Roma: ali são recebidas as doações e é onde se centraliza a aquisição dos bens necessários para a Ordem.

Destaca a autora: “Se um sacerdote precisou adquirir um computador e solicitou ajuda à sua família, que lhe enviou, digamos, 1.200 dólares, estes são transferidos para Roma e depois é mandado ao solicitante o computador, mas um adquirido nos Estados Unidos a 700 dólares. Do resto do dinheiro, ninguém sabe o destino”.


Pedófilo, ladrão e drogado. Esse foi o criador da Legionários de Cristo.
do La Vanguardia em agosto de 2010


Da mesma forma operam as casas dos e das Consagradas, cuja maioria dos orçamentos, detalha Ramírez, se sustenta por doações; ou seja, “boa parte do gasto operacional é coberto com doações, e o critério administrativo para as casas de Consagradas em vigor em 2009 foi conseguir 40% do orçamento através de doações e 60% através da administração geral”. Todo o dinheiro obtido por doações para a casa ou como presente pessoal, inclusive esses 40%, é depositado na conta territorial.

Nelly Ramírez conseguiu romper com as amarras dos Legionários, após ser durante sete anos diretora da primeira casa de Consagradas em León, Guanajuato. Destaca em seu livro seu profundo conhecimento da forma como trabalha a estrutura religiosa e econômica dessa Congregação, além de como é a vida de submissão e obediência no interior dessa Ordem fundada pelo padre Marcial Maciel Degollado: “Têm-se ali autômatas, não pessoas, têm-se escravos, não homens nem mulheres”; não há discernimento, nem maturidade, razão pela qual algumas consagradas se comportam como crianças, não como adultas.

Ramírez dedica um capítulo especial para explicar os mecanismos que a Ordem utiliza para conseguir esta submissão; por exemplo, como as Consagradas são recrutadas e afastadas de suas famílias, como lhes impõem normas para defender os Legionários mesmo acima das críticas familiares ou sociais, e como se incute nelas a crença de que o bem da Ordem está acima de qualquer outra coisa.

Um dos sucessos deste controle responde pelo nome de “saudável desconfiança”, que debitam na crença de uma fragilidade humana que só Deus pode suprir e, por extensão, os superiores legionários. Através deste mecanismo, se inculca neles que tudo deve ser referido aos seus diretores. Assim, é comum e incentivado dar informações de seus companheiros.

Através desta mecânica de espionagem interna, que se vende como benéfica para o bom andamento da ordem, a hierarquia conhece cada movimento de seus subalternos, o que cria um clima generalizado de paranoia institucional que raras vezes é mostrado aos externos. A autora cita que o manual das Consagradas especifica que, quando receberem visitas, sempre devem se mostrar alegres e sorridentes, sem se importar como realmente se sentem.


Padre Marcial Maciel teria imposto escravidão a meninas de convento.
maio de 2010


O padre Marcial Maciel desprestigiava os seus críticos mostrando-os não como tais, mas como inimigos das verdadeiras virtudes cristãs dos Legionários de Cristo; um caso é o daquele que fora núncio apostólico no México, Justo Mullor, responsável por ter referido a Roma as denúncias dos abusos sexuais feitas pelos ex-legionários. Imediatamente, quando este não quis jogar o jogo de cumplicidades de Maciel, entre os amigos com influência do michoacano [referência ao local de origem de Maciel] circulou a versão de que o núncio era um perigo para as relações da Santa Sé com o México, e o trabalho de Mullor se viu seriamente obstaculizado no país.

Outro caso é o do então sacerdote Alberto Athié, que denunciou os abusos cometidos por Maciel contra José Manuel Fernández Amenábar, ex-reitor da Universidade Anáhuac. Os legionários se encarregaram logo de espalhar que Athié “havia deixado o cargo de secretário-executivo da Comissão Episcopal da Pastoral Social levando consigo o dinheiro da Cáritas, para depois fugir para Chicago”, quando na realidade o cardeal Norberto Rivera, amigo e sem dúvida cúmplice de Marcial Maciel, fechou àquele que fora seu braço direito todas as portas de suas atividades no México.

Ao fazer uma análise dos homens do poder dentro dos Legionários, detalha-se como a concentração dos principais postos está no denominado Grupo Monterrei: os religiosos Luis Garza Medina, Evaristo Sada Derby e Gabriel Sotres.

Garza Medina, o atual vigário-geral, durante anos concentrou o poder econômico e territorial ao ser o responsável pela direção da Itália, das Consagradas e da formação intelectual e espiritual de toda a Congregação: ainda administra o Grupo IEF, em cujos cargos mantém familiares e amigos.

Evaristo Sada Derby é, há mais de 30 anos, o secretário-geral da Ordem e organiza o pessoal, assim como o arquivo de correspondência que inclui os dados de “consciência” enviados copiosamente pelas Consagradas e demais integrantes do Regnum Christi. É amante do scuba-diving [mergulho], esporte proibido por seu custo e risco para os legionários, mas que ele pratica constantemente em Cozumel. Tem outros dois irmãos, Salvador e Alfredo, que antes eram sacerdotes legionários e que necessitaram de forte tratamento médico e psiquiátrico, e que hoje estão totalmente marginalizados dos Legionários.

Gabriel Sotres, homem de confiança de Evaristo Sada, foi o responsável pela correspondência privada de Marcial Maciel e pela comunicação externa da Congregação. “Sua posição sempre foi a de manter longe dos refletores o funcionamento interno da Congregação. Este sacerdote possui em seu escritório os testemunhos de muitos que foram abusados pelo padre Maciel, e as cartas de denúncia às quais nunca se deu atenção. Foi o principal cérebro do encobrimento”. Sotres está hoje brigado com Garza Medina, a quem “não perdoa o fato de ter tornado público os últimos dias de vida do padre Maciel”, sendo ainda da ideia de purificar os Legionários dos rebeldes para ficar sozinho com os mais velhos e os mais jovens, e expulsar os demais “para construir os Legionários como Deus quis desde o início”.


‘Líder da Legionários de Cristo foi cúmplice da devassidão de Maciel’.<>
agosto de 2009


Para a autora, este poderoso grupo tem em suas mãos os Legionários, e qualifica o atual diretor oficial, Álvaro Corcuera, como um homem “bondoso”, “muito fraco” em seu governo e sem muita margem de manobra. Em geral, os superiores dos Legionários são “uma casta” à parte, porque ninguém sabe ao certo o que fazem: eles têm um regime de vida especial. Por exemplo, quando adoecem são internados em hospitais dos Estados Unidos em vez dos seus centros de saúde locais, podem dirigir carros luxuosos de uso exclusivo e comer em lugares seletos.

“O diretor-geral, inclusive, tem sua capela, refeitório e escritórios à parte, em um apartamento construído na mesma estrutura da casa onde vivem os outros legionários”. Os membros dessa cúpula são “reverenciados como se fossem mais deuses que homens. Ninguém pode contrariá-los, por isso é considerada uma falta grave criticá-los e existe o dever de sempre falar bem deles”.

Diante desta realidade, Nelly Ramírez considera que o esforço realizado pela Santa Sé insuficiente para renovar os Legionários de Cristo, suas estruturas e convicções, a menos que “haja uma conversão pessoal de cada legionário e de cada Consagrada(o)”.

Até o momento, apesar das descobertas escandalosas da vida dupla de seu fundador, ainda há aqueles que se negam a qualquer mudança: para os legionários “o silêncio toma conta deles, é a atmosfera que priva: a autocomplacência dos Legionários”.

“A arrecadação feita nas obras de cada território pode variar de uma região para outra. Assim, os territórios do México e Monterrei podem ultrapassar os 20 milhões de dólares anuais, mas o Chile e a Argentina chegariam apenas aos 10 milhões. Do mesmo modo, no montante de gastos, a Itália seria um dos que mais gastam, acima dos 30 milhões, seguido da Espanha, cujas despesas beiram os 20 bilhões".

“Existe um curioso sistema de arrecadação de dinheiro para bolsas de seminaristas que se chama Pro-Beca. Os padres e as consagradas, literalmente, se matam para conseguir pessoas que apadrinhem a formação de futuros sacerdotes ou de consagrados, quer seja com doações anuais ou mensais.

No Pro-Beca se costuma dar um recibo dedutível aos benfeitores. A senhora Adriana Lemus é a encarregada de recolher esse dinheiro no México. Mensalmente o entrega à administração territorial e esse dinheiro é entregue a uma sociedade que, por sua vez, o envia aos Estados Unidos, às contas de três sociedades constituídas nesse país. Estas sociedades entregam depois o dinheiro a Roma em forma de distribuição de dividendos de seus sócios”. (Tradução Cepat)

Vaticano está de olho nos bilhões da Legionários, diz estudioso.
abril de 2010

Caso do padre Maciel, o devasso.   > Exploração em nome de Jesus

Comentários

Post mais lidos nos últimos 7 dias

Canadenses vão à Justiça para que escola distribua livros ateus

René (foto) e Anne Chouinard recorreram ao Tribunal de Direitos Humanos do Estado de Ontário, no Canadá, para que a escola de seus três filhos permita a distribuição aos alunos de livros sobre o ateísmo, não só, portanto, a Bíblia. Eles sugeriram os livros “Livre Pensamento para Crianças” e “Perdendo a Fé na Fé: De Pregador a Ateu” (em livre tradução para o português), ambos de Dan Barker. Chouinard sugeriu dois livros à escola, que não aceitou Os pais recorreram à Justiça porque a escola consentiu que a entidade cristã Gideões Internacionais distribuísse exemplares da Bíblia aos estudantes. No mês passado, houve a primeira audiência. O Tribunal não tem prazo para anunciar a sua decisão, mas o recurso da família Chouinard desencadeou no Canadá uma discussão sobre a presença da religião nas escolas. O Canadá tem cerca de 34 milhões de habitantes. Do total da população, 77,1% são cristãos e 16,5% não têm religião. René e Anne são de Niágara, cidade perto da fronteira com...

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Bento 16 associa união homossexual ao ateísmo

Papa passou a falar em "antropologia de fundo ateu" O papa Bento 16 (na caricatura) voltou, neste sábado (19), a criticar a união entre pessoas do mesmo sexo, e, desta vez, associou-a ao ateísmo. Ele disse que a teoria do gênero é “uma antropologia de fundo ateu”. Por essa teoria, a identidade sexual é uma construção da educação e meio ambiente, não sendo, portanto, determinada por diferenças genéticas. A referência do papa ao ateísmo soa forçada, porque muitos descrentes costumam afirmar que eles apenas não acreditam em divindades, não se podendo a priori se inferir nada mais deles além disso. Durante um encontro com católicos de diversos países, Bento 16 disse que os “cristãos devem dizer ‘não’ à teoria do gênero, e ‘sim’ à aliança entre homens e mulheres no casamento”. Afirmou que a Igreja defende a “dignidade e beleza do casamento” e não aceita “certas filosofias, como a do gênero, uma vez que a reciprocidade entre homens e mulheres é uma expressão da bel...

Eleição de Haddad significará vitória contra religião, diz Chaui

Marilena Chaui criticou o apoio de Malafaia a Serra A seis dias das eleições do segundo turno, a filósofa e professora Marilena Chaui (foto), da USP, disse ontem (23) que a eleição em São Paulo do petista Fernando Haddad representará a vitória da “política contra a religião”. Na pesquisa mais recente do Datafolha sobre intenção de votos, divulgada no dia 19, Haddad estava com 49% contra 32% do tucano José Serra. Ao participar de um encontro de professores pró-Haddad, Chaui afirmou que o poder vem da política, e não da “escolha divina” de governantes. Ela criticou o apoio do pastor Silas Malafaia, da Assembleia de Deus do Rio, a Serra. Malafaia tem feito campanha para o tucano pelo fato de o Haddad, quando esteve no Ministério da Educação, foi o mentor do frustrado programa escolar de combate à homofobia, o chamado kit gay. Na campanha do primeiro turno, Haddad criticou a intromissão de pastores na política-partidária, mas agora ele tem procurado obter o apoio dos religi...

Existe uma relação óbvia entre ateísmo e instrução

de Rodrigo César Dias   (foto)   a propósito de Arcebispo afirma que ateísmo é fenômeno que ameaça a fé cristã Rodrigo César Dias Acho que a explicação para a decadência da fé é relativamente simples: os dois pilares da religião até hoje, a ignorância e a proteção do Estado, estão sendo paulatinamente solapados. Sem querer dizer que todos os religiosos são estúpidos, o que não é o caso, é possível afirmar que existe uma relação óbvia entre instrução e ateísmo. A quantidade de ateus dentro de uma universidade, especialmente naqueles departamentos que lidam mais de perto com a questão da existência de Deus, como física, biologia, filosofia etc., é muito maior do que entre a população em geral. Talvez não existam mais do que 5% de ateus na população total de um país, mas no departamento daqueles cursos você encontrará uma porcentagem muito maior do que isso. E, como esse mundo de hoje é caracterizado pelo acesso à informação, como há cada vez mais gente escolarizada e dipl...

Quem matou Lennon foi a Santa Trindade, afirma Feliciano

Deus castigou o Beatle por falar ser mais famoso que Jesus, diz o pastor Os internautas descobriram mais um vídeo [ver abaixo] com afirmações polêmicas do pastor-deputado Marco Feliciano (PSC-SP), na foto. Durante um culto em data não identificada, ele disse que os três tiros que mataram John Lennon em 1980 foram dados um pelo Pai, outro pelo Filho e o terceiro pelo Espírito Santo. Feliciano afirmou que esse foi o castigo divino pelo fato de o Lennon ter afirmado que os Beatles eram mais famosos que Jesus Cristo. “Ninguém afronta Deus e sobrevive para debochar”, disse. Em 1966, a declaração de Lennon causou revolta dos cristãos, o que levou o Beatle a pedir desculpas. Feliciano omitiu isso. Em outro vídeo, o pastor disse que a morte dos integrantes da banda Mamonas Assassinas em acidente aéreo foi por vontade divina por causa das letras chulas de suas músicas. "Ao invés de virar pra um lado, o manche tocou pra outro. Um anjo pôs o dedo no manche e Deus fulminou aque...

Papa afirma que casamento gay ameaça o futuro da humanidade

Bento 16 disse que as crianças precisam de "ambiente adequado" O papa Bento 16 (na caricatura) disse que o casamento homossexual ameaça “o futuro da humanidade” porque as crianças precisam viver em "ambientes" adequados”, que são a “família baseada no casamento de um homem com uma mulher". Trata-se da manifestação mais contundente de Bento 16 contra a união homossexual. Ela foi feita ontem (9) durante um pronunciamento de ano novo a diplomatas no Vaticano. "Essa não é uma simples convenção social", disse o papa. "[Porque] as políticas que afetam a família ameaçam a dignidade humana.” O deputado Jean Wyllys (PSOL-RJ) ficou indignado com a declaração de Bento 16, que é, segundo ele, suspeito de ser simpático ao nazismo. "Ameaça ao futuro da humanidade são o fascismo, as guerras religiosas, a pedofilia e o abusos sexuais praticados por membros da Igreja e acobertados por ele mesmo", disse. Tweet Com informação...

Pastor Caio diz que Edir Macedo tem 'tarugo do diabo no rabo'

Caio diz que Macedo usa o paganismo Edir Macedo está com medo de morrer porque sabe que terá de prestar contas de suas mentiras a Deus, disse o pastor Caio Fábio D'Araújo (foto), 56, da denominação Caminho da Graça. “Você [Edir] está com o tarugo do diabo no rabo”, afirmou, após acusar o fundador da Igreja Universal de ter se "ajoelhado" diante dos “príncipes deste mundo para receber esses poderes recordianos” (alusão à Rede Record). Em um vídeo de 4 minutos [segue abaixo uma parte]  de seu canal no Youtube, Caio Fábio, ao responder um e-mail de um fiel, disse que conhece muito bem o bispo Edir Macedo porque já foi pastor da Igreja Universal. Falou que hoje Macedo está cheio de dinheiro e que se comporta como um “Nerinho de Satanás” caminhando para morte e “enganando milhares de pessoas”. O pastor disse que, para Macedo, o brasileiro é pagão, motivo pelo qual o fundador da Igreja Universal “usa o paganismo” como recurso de doutrinação. “Só que Jesu...

Roger Abdelmassih agora é também acusado de erro médico

Mais uma ex-paciente do especialista em fertilização in vitro Roger Abdelmassih (foto), 65, acusa-o de abuso sexual. Desta vez, o MP (Ministério Público) do Estado de São Paulo abriu nova investigação porque a denúncia inclui um suposto erro médico. A estilista e escritora Vanúzia Leite Lopes disse à CBN que em 20 de agosto de 1993 teve de ser internada às pressas no hospital Albert Einstein, em São Paulo, com infecção no sistema reprodutivo. Uma semana antes Vanúzia tinha sido submetida a uma implantação de embrião na clínica de Abdelmassih, embora o médico tenha constatado na ocasião que ela estava com cisto ovariano com indício de infecção. Esse teria sido o erro dele. O implante não poderia ocorrer naquelas circunstâncias. A infecção agravou-se após o implante porque o médico teria abusado sexualmente em várias posições de Vanúzia, que estava com o organismo debilitado. Ela disse que percebeu o abuso ao acordar da sedação. Um dos advogados do médico nega ter havido violê...