Pular para o conteúdo principal

PM da Paraíba afronta Constituição ao celebrar culto dentro de quartel

Site oficial da Paraíba deu a notícia do projeto evangélico
Desde o dia 1º deste mês, a 2ª Companhia do 7ª Batalhão da Polícia Militar da Paraíba promove na tarde das terças-feiras culto evangélico dentro do seu quartel, atropelando a Constituição Federal, cujo artigo 19 determina que repartições públicas não podem se envolver com qualquer atividade religiosa. O quartel fica em uma cidade litorânea de 42 mil habitantes, Mamanguape, a 50 km de João Pessoa, a capital.

Os cultos -- celebrados pelo pastor e cabo Marcílio -- receberam o nome de “Projeto Resgatando Vidas”, implantado pelo capitão Fabian, comandante do batalhão.

Fabian defendeu o projeto evangélico com o argumento de que, para combater os criminosos, não basta apenas a prevenção e repressão da Polícia Militar, porque a “orientação religiosa pode transformar” as pessoas.

Para Marcílio, que é da Igreja Batista Renascer, já se pode notar uma grande mudança de comportamento dos soldados, embora até agora tenha havido apenas três cultos. Ele informou que a cerimônia está aberta à população. Fabian, diante das primeiras críticas ao projeto, declarou que os soldados não são obrigados a participar dos cultos.

O culto inaugural foi prestigiado pelo major Almeida (subcomandante do 1º BPM) e pelo major Lúcio Domingos da Silva, presidente da Umeal (União dos Militares Evangélicos da Paraíba).

O governador do Paraíba é Ricardo Coutinho (PSB). Durante a campanha eleitoral, ele se queixou da “infâmia” dos adversários que o apontaram como ateu. A cerimônia de sua posse incluiu uma celebração ecumênica. Em um dos seus discursos na época, disse: “Governarei a Paraíba para todos, independente da sua opção religiosa”.

SUMIU  - atualização em 18 de fevereiro de 2011

O governo da Paraíba deletou do seu site a notícia do projeto evangélico do Batalhão da PM, talvez porque tema uma denúncia do Ministério Público.

Com informação do site do Governo da Paraíba e da imprensa da região.

Bombeiros de Tatuí abolem crucifixo; comando manda recolocá-lo.
novembro de 2010

Religião no Estado laico.     > Posts deste mês.

Comentários

Paulo Lopes disse…
O que esperar de uma instituição criada para impor a lei que desrespeita a mãe de todas as leis, a Constituição?
Anônimo disse…
Não concordo, Paulo. A CF não diz que não se pode realizar cultos, aliás, ao contrário,o artigo 5º,VII dispõe: - é assegurada, nos termos da lei, a prestação de assistência religiosa nas entidades civis e militares de internação coletiva.
O que se proibe é beneficiar uma religião em detrimento da outra, ou permitir que se professe apenas uma religião.No caso, ninguém está financiando religião,o que é proibido por lei.
Sou católica e considero que a boa palavra, vinda de qualquer religião é um bálsamo no meio de tanta intolerância.O que pode uma palavra boa ter de tão horrível a ponto de se achar que deve proibi-la?
Que miséria humana é esta que, para respeitar o que pensa um ateu, é necessário desrespeitar quem crê em Deus?? O que há de tão maléfico nas palavras que dizem "não matarás", "ame seu próximo como a ti mesmo", "seja correto"? O que eu vejo é que quem deseja atropelar os valores morais, caríssimos a toda sociedade, precisa destrui-los a fim de que os seus próprios valores possam ter existência.
É uma pena que essa gente esteja tomando conta do mundo.
Cordiais saudações
Ju
Anônimo disse…
Mas os Batalhões Militares são instituições públicas, portanto, devem se manterem LAICAS. Se querem culto ou missa, que vão aos templos.
Paulo Lopes disse…
É isto aí, Ju, o Estado é laico (ou deveria ser, de acordo com a Constituição).

No mais, as religiões não detêm o monopólio dos tais de "valores morais". É possível fazer o bem sem ter religião alguma.

Abs.
P. Lobo disse…
Com ainda tem gente que desconhece o art. 19 da Constituição, transcrevo-o: "É vedado à União, aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municípios: estabelecer cultos religiosos ou igrejas, subvencioná-los, embaraçar-lhes o funcionamento ou manter com eles ou seus representantes relações de dependência ou aliança".
Anônimo disse…
Anônimo das 23:36 (Ju)


A religião é uma coisa inventada pelo homem para mascarar suas hipocrisias!!!

Se religião fôsse de Deus vc acha que haveria guerras?

Muitas guerras travadas desde o inicio da humanidade sao feitas em nome de Deus ou de religiões.

Porque?


ja que a paz que tanto precisamos está justamente em Deus?

a Bíblia diz: “Se alguém fizer a declaração: ‘Eu amo a Deus’, e ainda assim odiar o seu irmão, é mentiroso.”((1 João 4:20)

Jesus até mesmo disse: “Continuai a amar os vossos inimigos.” (Mateus 5:44)

Quantas religiões você conhece cujos membros participam em guerras?
Anônimo disse…
Isso é inconstitucional sim pois desrespeita o art 19 da constituição brasileira totalmente.Eles estão transformando uma repartição pública em uma espécie de igreja e não uma simples prestação de serviços religiosos.ABSURDO.
Anônimo disse…
Meu Deus, vão procurar o que fazer! De preferência ler a bíblia, que é a LEI MAIOR que Deus deixou e não papel e tinta (CF) que o homem pecador fez.
QUE DEUS ABENÇÕE E PERDOE VOCÊS!
Anônimo disse…
Paulo Roberto Lopes,

Nesse caso o sr. foi infeliz.

Em quase todas as forças armadas e forças auxiliares do mundo inteiro, há assistência religiosa para quem quer que dos seus quadros se interesse ou procure tal assistência.

No Brasil não é diferente, como bem lembrado pelo JU, a despeito do Art. 5º, inc. VII da CF/88.

Veja bem que, o inciso refere a instituições de internação coletiva, que por ser em regime de internação ou DEDICAÇÃO EXCLUSIVA, não seria possível aos que se submetem a essa condição, terem assistência religiosa, a não ser enquanto ali estão.

A CF/88 não se contradiz, apenas visando assegurar esse direito a quem professa sua fé religiosa, é que se abriu essa exceção no Art. 5º inc. VII.
Anônimo disse…
querem rezar??... vão rezar dentro das igrejas, parem de atormentar os ouvidos de quem não crê nas historinhas da Bíblia. Mas que encheção de saco!

Cada um cuida da sua vida e tudo ficaria numa boa. Querem se salvar?..pois que se salvem mas deixem os que preferem o inferno poxa, escolhas são escolhas!!
Procurador do que fazer disse…
Achei o que fazer: digitar no blog. Os deputados que fizeram a Constituição é que tem que ler a Bíblia primeiro ou então rasgá-la.
Analista Man disse…
Vamos esperar a criação de uma nova Constituição: a Bíblia.
Analista Man disse…
Quando se fala em Deus, não bastam apenas palavras, é necessário também o poder.
Constituição Federal disse…
ressalvada, na forma da lei, a colaboração de interesse público;
Matheus disse…
O simples fato de orarem e tudo mais, exercendo uma religião, em nada fere a Carta Magna. Mas usar um Batalhão da PM para fazer proselitismo, realizar culto e disseminar textos bíblicos é uso do Estado para pregação do Cristianismo, e isso não só fere, como é um tiro no coração da CF/88.
Chris ZeroUm disse…
"Fabian defendeu o projeto evangélico com o argumento de que, para combater os criminosos, não basta apenas a prevenção e repressão da Polícia Militar, porque a “orientação religiosa pode transformar” as pessoas."

Dados estatisticos mandaram saudações... até qd ?

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Veja 14 proibições das Testemunhas de Jeová a seus seguidores

Robinho: de jogador promissor a evangélico fanático e estuprador

Bíblia tem muitas contradições, mas ela pode ser útil, até para ateus

Jesus histórico existiu e qual seria a etnia dele? Veja a abordagem de pesquisadores

Cannabis leva a drogas pesadas? Causa transtorno mental? Veja o que a ciência diz

Justiça da Noruega mantém cassação do registro das Testemunhas de Jeová

Leia trecho de livro-reportagem sobre o projeto de poder de evangélicos