Pular para o conteúdo principal

TJ contraria marido para salvar filho com transfusão


O menino de dois anos não sobreviveria se não recebesse logo uma transfusão de sangue. Ele estava com anemia crônica e diarreia. Mas o seu pai já tinha entregado à direção do hospital um documento que proibia os médicos de adotar esse procedimento.

Ele é da Testemunhas de Jeová, religião para a qual o sangue é sagrado demais para, por exemplo, salvar uma criança.

O menino estava internado desde o dia 4 deste mês no Hospital Regional da Transamazônica, em Altamira, cidade de 105 mil habitantes do Pará  que fica a 1.000 km de Belém, a capital.

A sorte dele foi que a sua mãe se rebelou contra o marido e recorreu à Justiça para que fosse feita a transfusão. Agora, o menino não corre mais risco de morte e deverá ter alta em duas semanas.

A família da mãe ficou abalada. A avó, por exemplo, não entende como alguém em nome de uma religião pode deixar o seu filho morrer.

“Será que Deus quer que uma criança morra? Isso não é normal, não”, disse ela.

Com informação do Diário do Pará.

Direito à vida de uma criança deve prevalecer sobre liberdade de culto.
por Diaulas Costa Ribeiro em novembro de 2010

Fanatismo das Testemunhas de Jeová.    > Posts deste mês.



Comentários

Anônimo disse…
Religião imbecil !!!!
Anônimo disse…
Precisava acabar com essa religião.
Anônimo disse…
Paulo Lopes mais uma vez fazendo sua parte para difamar religiosos através de divulgação seletiva.

O Paulo fica caladinho com relação aos podres mil vezes mais numerosos que vêm de não-religiosos. É assim que funciona a imprensa de hoje.
Paulo Lopes disse…
Anônimo das 16:35: um dos focos deste blog é a religião e suas implicações. Daí o que você chama de "divulgação seletiva", como se toda e qualquer informação não passasse por um critério de escolha e avaliação antes de ser divulgada.
Anônimo disse…
Acho que todas as opiniões tem que ser respeitadas, eu estudo História e seria um anacronismo muito grande julgar pela nossa formação, sendo que várias atitudes que julgamos certa muitas vezes são ditas como erradas pra outras culturas, religião, enfim... é mais complexo do que as pessoas pensam esse tipo de atitude. É a mesma coisa das religiões islamicas, acham um abdurdo, mas ninguém nunca conversou com uma mulher que segue fervorosamente pra saber o que ela acha!
Lucio Ferro disse…
Pior do que um pai retardado que prefere ver o filho morto a permitir uma transfusão de sangue é um idiota tentar justificar esta insanidade em nome do respeito às religiões.
Christian Paz disse…
Até que ponto a idiotice humana pode chegar ?
Anônimo disse…
Testemunhas de Jeová querendo defender a religião deles sem argumentos lógicos detectado.
Yoakee disse…
Esta na hora de proibirem os testemunhas de jeova e o islamismo no Brasil.
Uma pergunta ao comentário de 27/04/11 00:43

O que o Islamismo causa de males no Brasil? se é para proibir, que se proíba todas as religiões a começar pelas neo-pentecostais.
oapologistadaverdade.blogspot.com disse…
O tema desse artigo jornalístico é tendencioso. Parte da premissa de que o sangue seria o único tratamento possível para o caso em questão. Também afirma de modo subliminar que a transfusão sanguínea automaticamente impediria a morte do paciente. Nenhuma dessas afirmações é verdadeira. Todos os hospitais dispõem de técnicas para gerenciar e conservar o sangue do próprio paciente, sem o uso de transfusões alogênicas de sangue. Inclusive, tais técnicas figuram como um tendência mundial, fruto da Medicina de qualidade, sendo aplicáveis a quaisquer casos.
DESPERTAI! conversou com quatro especialistas em tratamentos médicos e cirurgia sem sangue sobre os benefícios desse tipo de tratamento.
Além de pacientes que recusam transfusões de sangue por motivos religiosos, quem mais se interessa por tratamentos médicos sem sangue?
Dr. Spahn: Em nosso centro, quem solicita tratamento sem sangue, em geral, são pacientes muito bem informados.
Dr. Shander: Em 1998, o número de pacientes que recusou sangue por razões pessoais ultrapassou o número dos que o recusaram por motivos religiosos.
Dr. Boyd: Há, por exemplo, os pacientes com câncer. Já foi demonstrado muitas vezes que, se não recebem sangue, se recuperam melhor e não têm tantas recidivas da doença.
Dr. Spahn: Tratamos sem sangue muitos professores universitários e suas famílias. Até cirurgiões nos pedem que evitemos as transfusões! Por exemplo, um cirurgião veio falar conosco sobre sua esposa, que precisava se operar. Ele disse: “Só não se esqueçam de uma coisa: não lhe dêem transfusão de sangue!”
Dr. Shander: Membros do meu departamento de anestesia disseram: “Os pacientes que não recebem sangue estão tão bem quanto os outros ou talvez até melhor. Por que deveríamos ter dois padrões de tratamento? Se esse é o melhor tratamento, deveríamos usá-lo para todo mundo.” De modo que agora estamos na expectativa de que o tratamento médico sem sangue se torne o tratamento padrão.
Sr. Earnshaw: É verdade que a cirurgia sem sangue é especialmente importante para as Testemunhas de Jeová. No entanto, queremos usar este tipo de tratamento para todos.
O tratamento sem sangue é mais caro ou mais barato?
Sr. Earnshaw: É mais econômico.
Dr. Shander: Com o tratamento médico sem sangue, há uma redução de 25% nos custos.
Dr. Boyd: Só por essa razão, já valeria a pena usá-lo.
A que ponto já se chegou no uso de tratamento médico sem sangue?
Dr. Boyd: Acho que está progredindo bastante. Não estamos nem perto do fim. Toda hora encontramos uma boa razão para não usar sangue.
[Fotos]
Sr. Peter Earnshaw, FRCS, cirurgião ortopédico consultor, Londres, Inglaterra
Dr. Donat R. Spahn, professor de anestesiologia, Zurique, Suíça
Dr. Aryeh Shander, professor clínico assistente de anestesiologia, Estados Unidos
Dr. Mark E. Boyd, professor de ginecologia e obstetrícia, Canadá
Bgabriel disse…
Cite um então amigo.
Bgabriel disse…
Amigo, se não possuir referências sua informação não vale de nada :-).

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Veja 14 proibições das Testemunhas de Jeová a seus seguidores

Morre o americano Daniel C. Dennett, filósofo e referência contemporânea do ateísmo

Veja os 10 trechos mais cruéis da Bíblia

Vídeo mostra adolescente 'endemoninhado' no chão. É um culto em escola pública de Caxias

Ignorância, fé religiosa e "ciência" cristã se voltam contra o conhecimento

Britney Spears entra na lista de famosos que não acreditam em Deus

Oriente Médio não precisa de mais Deus. Precisa de mais ateus

Prefeito de Sorocaba não acata Justiça e mantém Bíblia em escolas