Pular para o conteúdo principal

TRF decide não haver prova de que Record foi comprada pela Universal

O TRF (Tribunal Regional Federal) da 3ª Região, em São Paulo, decidiu ontem não haver provas de que o bispo Edir Macedo (foto) tenha comprado a TV Record com dinheiro da Igreja Universal do Reino de Deus, da qual é o fundador. O que existe nesse sentido, segundo Tribunal, são “apenas indícios tênues”.

Em ação civil pública que tramita há dez anos, o MPF (Ministério Público Federal) acusa de ilegal a venda em 1989 da Record de Sílvio Santos e Paulo Machado de Carvalho para Macedo por R$ 45 milhões porque o dinheiro veio da igreja.

O negócio, portanto, no entender do MPF, não poderia ser concretizado porque, pela Constituição, somente pessoas físicas podem ter concessões de rádio e de TV. Por isso, segundo os promotores que formularam a acusação, a Justiça deveria cancelar, sem indenização, a concessão da Record.

O pedido foi negado porque, de acordo com o juiz convocado Leonel Ferreira, relator do caso, “não há como atestar que os contratos de mútuo [de compra e venda] tenham sido simulados”.

Ele julgou que a transferência da concessão ocorreu com a apresentação dos documentos necessários. Lembrou que na época o Ministério das Comunicações instaurou processo administrativo para apurar denúncias de que houve irregularidades e nada ficou comprovado.

A ação tem 2.500 páginas nas quais também são citados pelo MPF como participantes do suposto negócio irregular, entre outras pessoas, a mulher de Macedo, Ester Eunice Bezerra, e o seu sobrinho Marcelo Crivella, atualmente senador pelo PRB-RJ, e a mulher dele, Sylvia. Ainda fazem parte do processo a rádio Record de São Paulo e as TVs Record de Franca e Rio Preto, ambas as cidades do Estado Paulo.

O Ministério Público poderá recorrer da decisão.

Com informação do Tribunal Regional Federal.

> Íntegra da sentença.    > Edir na mira da Justiça.   > Religião na TV.

Comentários

Renato disse…
Simplesmente nao entendo como não provam, pois me lembro naquela época que muitas pessoas da IURD doavam seus carros e bens de valor pra comprar essa bagaça da Record.
Camila Leitão disse…
Tá! Agora me fala de onde vieram os U$45 milhões de 1989(hoje seria algo emtorno de U$200 milhões) dessa familia mafiosa macedo?Da venda dos cds da bichinha crivela?Das economias do macedo?Qual a origem dessa dinheirama?De onde veio,começo,meio e fim.A bolada já constava nas declarações do imposto de renda do macedão pata do demo? E hoje de onde vem esse rio de dinheiro para tanto investimento na record, os helicópteros, os prédios?????
Anônimo disse…
Paulo fala sobre tudo,menos sobre a ditadura da OAB com a reserva de mercado na advocacia.
Sr. Diabo disse…
A record é minha, mas meu camarada macedo tá tentendo me dar um tombo. A GRANA É MINHA MACEDÃO!!!!!
Melissa Camargo disse…
Paulo o que acontece você tem algum cargo na OAB é presidente de alguma das milhares de comissões,sem salário mas com:cartão de crédito,depesas pagas,reembolso de combustível,celular para falar a vontade,viagens pagas,vagas para empregar parentes e outros mimos,mas,sem salário.Tudo pago com as anuidades dos pobres advogados escravos dos faraóis da OAB.
Barão disse…
Ok,eu sei que o post é antigo mas,uns anos atrás eu estava em uma reuniãoda igreja e o Edir confirmou com tom de 'glorias à Deus'' a façanha de comprar a Record.Ele contou que na épocada venda,haviam dois possiveis compradores mas,ele ''não '' tinha o dinheiro suficiente. Como faltava algumas para fechamento do negocio,el-Edir- orou à Deus...e bam! O Collor bloqueia todo o dinheiro do país. Ninguem podia sacar uma quantia significativa,e como o dinheiro dos possíveis compradores estavam em banco,no dia do acerto ninguem possuia condiçoes de aquisição; exceto Edir,que mantinha seus dólares em mãos(talvez por isso tenha entortado tanto)e pôde pagar a metade à vista aos antigoa donos da emissora.
Essa é a história. Milhares de pessoas estavam lá naquela tarde e ficaram extasiados com esse testemunho do bispo.

Só o TRF mesmo pra não encontrar evidencias que são mais sutis que um búfalo no shopping.

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Em 2022, no Rio, jovens e brancos foram maioria dos casos da varíola dos macacos

Veja 14 proibições das Testemunhas de Jeová a seus seguidores

Britney Spears entra na lista de famosos que não acreditam em Deus

Atentados e corte de verba pública colocam as Testemunhas de Jeová em crise

Por que Jesus é retratado com um tanquinho? Esse messias reflete os valores cristãos de masculinidade

Veja os 10 trechos mais cruéis da Bíblia

"O jihadismo nada tem a ver com a política do Ocidente, o capitalismo global e os privilégios dos brancos" (Sam Harris)

Prefeito de Sorocaba não acata Justiça e mantém Bíblia em escolas