Pular para o conteúdo principal

Empresa terá de indenizar vendedor a quem deu o Troféu Tartaruga

A fabricante de Coca-Cola Renosa, em Várzea Grande (Mato Grosso), foi condenada pela Justiça do Trabalho a indenizar o ex-funcionário e vendedor Ivaldo Vicente da Silva em R$ 80 mil por submetê-lo a assédio moral.

Nas semanas em que Silva vendia abaixo da meta fixada pela chefia, a empresa lhe concedia o Troféu Tartaruga. Para agravar o constrangimento, a “cerimônia” de entrega ocorria diante dos demais funcionários do departamento de vendas.

“Alguns gritavam e tiravam sarro, chamando o vencedor de lanterninha ou segunda divisão. O troféu ficava sobre a mesa durante a semana, e o "vencedor" o levava consigo para as reuniões", disse Silva na ação que moveu contra a empresa.

Ele trabalhou na Renosa de fevereiro de 1998 a janeiro de 2009. Começou como repositor e quando saiu era coordenador de vendas.

A empresa terá de pagar também um prêmio por resultado de trabalho referente a 2008, horas extras, entre outras pendências. O total dá cerca de R$ 300 mil.

O juiz disse que hoje em dia “certas empresas tentam aumentar as vendas à custa de submissão de seus empregados a tratamento humilhante”. Para ele, "sob vestes de brincadeira o que se quer mesmo é envergonhar o empregado pelo desempenho insuficiente."

A empresa reconheceu a existência do Troféu Tartaruga, mas com o objetivo de “incentivar” os vendedores. Ainda assim, alegou, a “premiação” durou apenas de 60 dias, como se isso servisse de atenuante.

Gelenon Carlo Venturini Silva, do departamento jurídico da empresa, disse que recorreu ao TRT (Tribunal Regional do Trabalho) contra a condenação.

Com informação do Tribunal Regional do Trabalho do Mato Grosso.
 
novembro de 2011

Comentários

juliano disse…
essas empresas pensam que estão lidando com um andróide e não um ser humano
Anônimo disse…
Empresas assim só entendem isso: punidas em dinheiro. O mais importante para elas acaba servindo de amarga punição. Isso acarretará numa revisão por parte da matriz que, fatalmente, demitirá o idiota que teve esta "brilhante" ideia.
Anônimo disse…
É a religião dando frutos novamente.

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Veja 14 proibições das Testemunhas de Jeová a seus seguidores

Robinho: de jogador promissor a evangélico fanático e estuprador

Bíblia tem muitas contradições, mas ela pode ser útil, até para ateus

Jesus histórico existiu e qual seria a etnia dele? Veja a abordagem de pesquisadores

Cannabis leva a drogas pesadas? Causa transtorno mental? Veja o que a ciência diz

Justiça da Noruega mantém cassação do registro das Testemunhas de Jeová

Leia trecho de livro-reportagem sobre o projeto de poder de evangélicos