Pular para o conteúdo principal

Cardeal facilitou sequestro de padres, afirma testemunha

do Religión Digital

Jorge Bergoglio
Bergoglio é acusado de ter
colaborado com a ditadura
Um advogado – no caso em que se leva a cabo os delitos lesa humanidade na principal prisão clandestina da ditadura – pediu que se indicie a máxima autoridade religiosa da Argentina, o cardeal Jorge Bergoglio  (foto)  após uma testemunha acusá-lo do comprometimento no sequestro de dois padres jesuítas.

O pedido para que o cardeal primado da Argentina e arcebispo de Buenos Aires, Jorge Bergoglio, preste depoimento perante o Tribunal Oral Federal 5 foi feito pelo advogado Luis Zamora, disseram fontes judiciais citadas pela agência estatal Télam.

O advogado fez o pedido depois que María Elena Funes, que durante a ditadura (1976-1983) esteve presa na Escola de Mecânica da Armada (ESMA), relatou a dois juízes o sequestro naquela época dos padres Francisco Jalics e Orlando Yorioa, dos quais Bergoglio retirou a permissão de exercer o trabalho pastoral. Bergoglio era desde 1973 superior na Argentina da ordem dos Jesuítas, a qual pertencia os religiosos que exerciam seu trabalho sacerdotal no bairro Chabolas, no sul da capital.

A testemunha, que também realizava trabalho de alfabetização e evangelização nesse bairro pobre, disse que Yoriolhe contou que o “chefe da ordem” lhes havia tirado a permissão para realizar o trabalho nesse bairro por “razões ideológicas”. Relatou que, uma semana depois, ambos os padres foram sequestrados em uma gigantesca operação e levados para a ESMA, onde Yorio permaneceu preso durante cinco meses e então foi solto por uma gestão do Vaticano.

A suposta responsabilidade do agora cardeal primado nesse fato foi denunciada pela primeira vez em 1986 no livro "Igreja e Ditadura" pelo já falecido defensor dos direitos humanos Emilio Mignone, cuja filha catequista Mônica está desaparecida.

Faz vários meses o Tribunal Federal Oral 5 leva a cabo um julgamento oral e público por algum dos crimes cometidos na ESMA, situada na zona norte de Buenos Aires e pela qual os organismos de Direitos Humanos calculam que passaram uns 5 mil presos de forma ilegal.

Entre os 19 acusados nesse processo estão os ex-marinheiros Alfredo Astiz e Jorge ‘Tigre’ Acosta, dois dos principais símbolos da repressão ilegal durante a “guerra suja”.





Com tradução do Cepat para IHU Online.

Acusação ao papa de ter ajudado a ditadura divide argentinos
março de 2013

Comentários

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Veja 14 proibições das Testemunhas de Jeová a seus seguidores

Morre o americano Daniel C. Dennett, filósofo e referência contemporânea do ateísmo

Ignorância, fé religiosa e "ciência" cristã se voltam contra o conhecimento

Veja os 10 trechos mais cruéis da Bíblia

Oriente Médio não precisa de mais Deus. Precisa de mais ateus

Vídeo mostra adolescente 'endemoninhado' no chão. É um culto em escola pública de Caxias

Entre os 10 autores mais influentes de posts da extrema-direita, 8 são evangélicos

Ateu, Chico Anysio teve de enfrentar a ira de crentes

Humorista enfrentou a ira de crentes Chico Anysio  (foto) tornou a sua descrença em Deus pública em meados de 2010, ao comentar na internet a morte por atropelamento do filho da atriz Cissa Guimarães. “Que Deus é este que deixa que morra um menino de 18 anos?”, escreveu.

Malafaia divulga mensagem homofóbica em outdoors do Rio

O pastor Silas Malafaia, da Assembleia de Deus Vitória em Cristo, está veiculando em 600 outdoors do Rio uma mensagem homofóbica: “Em favor da família e preservação da espécie. Deus fez macho e fêmea”. [reprodução acima] Talvez seja a primeira campanha de outdoor feita no país contra a homossexualidade. Ele disse que, com essa mensagem, pretende “despertar o povo de Deus para a gravidade” de projetos de leis que tramitam no Congresso Nacional e em Assembleias Estaduais em favor dos homossexuais. Recentemente, ao comentar a proposta da legalização da união de pessoas do mesmo sexo, ele partiu para o deboche. Disse que, se é para chancelar o vale-tudo, que se coloque também na lei a relação sexual com animais e com cadáveres. Em seu site, o pastor escreveu que “não podemos ficar de braços cruzados diante desse quadro desafiador”. REAÇÃO - atualização em 9 de outubro de 2010 Cerca de 30 pessoas dos grupos Liberdade e Gay Atitude de São Gonçalo estão manchando os outdoor