Pular para o conteúdo principal

Supremo mantém adoção de crianças por casal de mulheres

da assessoria de imprensa do STF

A Quarta Turma do Superior Tribunal de Justiça
Elas vivem junto desde 1998.
Luciana e Lídia obtiveram uma
decisão unânime do STF
(STJ) proferiu hoje uma decisão inovadora para o direito de família. Por unanimidade, os ministros negaram recurso do Ministério Público do Rio Grande do Sul e mantiveram a decisão que permitiu a adoção de duas crianças por um casal de mulheres, a psicóloga Luciana Reis Maidana (foto) e a fisioterapeuta Lídia Guteres (foto).

Seguindo o voto do relator, ministro Luis Felipe Salomão, a Turma reafirmou um entendimento já consolidado pelo STJ: nos casos de adoção, deve prevalecer sempre o melhor interesse da criança.
"Esse julgamento é muito importante para dar dignidade ao ser humano, para o casal e para as crianças", afirmou.

Uma das mulheres já havia adotado as duas crianças ainda bebês. Sua companheira, com quem vive desde 1998 e que ajuda no sustento e educação dos menores, queria adotá-los por ter melhor condição social e financeira, o que daria mais garantias e benefícios às crianças, como plano de saúde e pensão em caso de separação ou falecimento.

A adoção foi deferida em primeira e segunda instâncias. O tribunal gaúcho, por unanimidade, reconheceu a entidade familiar formada por pessoas do mesmo sexo e a possibilidade de adoção para constituir família.

A decisão apontou, ainda, que estudos não indicam qualquer inconveniência em que crianças sejam adotadas por casais homossexuais, importando mais a qualidade do vínculo e do afeto no meio familiar em que serão inseridas.

O Ministério Público gaúcho recorreu, alegando que a união homossexual é apenas sociedade de fato, e a adoção de crianças, nesse caso, violaria uma séria de dispositivos legais.

O ministro Luis Felipe Salomão ressaltou que o laudo da assistência social recomendou a adoção, assim como o parecer do Ministério Público Federal. Ele entendeu que os laços afetivos entre as crianças e as mulheres são incontroversos e que a maior preocupação delas é assegurar a melhor criação dos menores.

"Agora as crianças têm duas mães de fato", disse Luciana.

Para a Lídia, a decisão do STJ vai encorajar a adoção por casais homossexuais. 

Com Jornal Nacional.

Deputado quer proibir adoção de crianças por gays
abril de 2010

Comentários

Anônimo disse…
Bagé é terra de macho! Lá até as china são faca na bota.
Christian Paz disse…
Este realmente é um assunto complicado.

Duas mulheres tem capacidade de criar uma criança?
Claro que sim, por que não?

Mas imagine a situação: Essa criança leva os colegas de escola para brincar na sua casa. Eles perguntam: "Cadê seu pai?"

Um desses colegas volta para casa e comenta para sua mãe que o seu amigo não tem pai, mas sim 2 mães. E explica a história verdadeira a ela. Ela, por ser uma estúpida preconceituosa, proíbe seu filho de ir na casa desse amigo e liga para a escola pedindo que essa criança não permaneça mais na mesma sala que ele.

A história se espalha e os coleguinhas da criança começam a zombar dela.

Enfim...
_________________________
Não vejo problemas dessa criança ser criada por 2 mães, ou até mesmo 2 pais. O grande problema está nas consequências que isso trará para ela. A sociedade ainda é muito preconceituosa e o que está em jogo aqui, é o bem-estar dessa criança. Nada mais.
Anônimo disse…
O Brasil ainda nao esta evoluído o suficiente para lidar com o homossexualismo sem estereotipos. Gracas á Igreja Católica e 'as Igrejas Evangélicas, é claro.

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Veja 14 proibições das Testemunhas de Jeová a seus seguidores

Robinho: de jogador promissor a evangélico fanático e estuprador

Bíblia tem muitas contradições, mas ela pode ser útil, até para ateus

Qual é a doença mais difícil de curar? Eis a resposta

Cannabis leva a drogas pesadas? Causa transtorno mental? Veja o que a ciência diz

Justiça da Noruega mantém cassação do registro das Testemunhas de Jeová

Vicente e Soraya falam do peso que é ter o nome Abdelmassih