Pular para o conteúdo principal

Portal é punido por afirmar que Igreja Universal é uma máfia

O portal Rondoniaaovivo.com terá de pagar indenização de R$ 6.000 à Iurd (Igreja Universal do Reino de Deus) por ter publicado artigo chamando seus pastores de ‘mercantilistas de fé’ porque exploram os fiéis. “Edir Macedo [fundador da igreja] criou métodos e fez escola, e a máfia evangélica entranhou de vez em todos os tecidos sociais do país”.

Rondoniaaovivo também terá de assumir as custas, as despesas processuais e os honorários dos advogados da Universal.

Justiça A decisão é da juíza Rosemeire Conceição dos Santos Pereira de Souza, da 6ª Vara Cível de Porto Velho, Rondônia.

No entendimento dela, o site cometeu calúnia ao afirmar que a Universal pratica o estelionato e o charlatanismo, sem apontar “a fonte legítima para se assegurar acerca da veracidade das informações”.

A sentença causa estranheza porque, entre outros fatos, Edir e mais oito integrantes da Universal respondem na Justiça de São Paulo por desvio das doações dos fiéis, lavagem de dinheiro e formação de quadrilha.

Somado a isso, a Constituição garante a liberdade de opinião.

A Universal está usando a sentença para ameaçar a imprensa. “Essa decisão abre um precedente contra outras publicações tendenciosas e preconceituosas que são feitas contra a Universal”, disse Adriana Guerra, gerente do departamento jurídico da Universal, de acordo com o site Arca Universal, da igreja.

O artigo tem o título de “Chicote de Cristo para mercadores da fé” e foi escrito por Antônio Serpa do Amaral Filho.

Ele afirmou que “igrejas, principalmente evangélicas, abrem e fecham templos da noite para o dia, como se fossem lojas comerciais que entram e saem do mercado. Pastores são treinados dentro dos parâmetros de um empreendimento capitalista moderno”.

Disse ainda os pastores '”engordam contas bancárias, montam, exploram e mantêm seus templos funcionando com estratégias capitalistas”. E tudo “à custa de um bom cachê para os exorcistas do protestantismo”.

A igreja acionou a Justiça com o argumento de que o artigo, “irresponsável e sensacionalista”, abalou a sua imagem de instituição religiosa. Com o que a juíza concordou. “[Houve] excessos que ultrapassam o limite do direito à informação.”

Em 2008, dezenas de fiéis de diferentes regiões do país moveram ação com praticamente o mesmo texto contra a Folha de S. Paulo por causa da publicação da reportagem “Igreja Universal chega aos 30 anos com império empresarial”.

Já foram pronunciadas mais de 60 sentenças – todas a favor do jornal.

Igreja Universal dá a dizimista diploma assinado por Jesus.
agosto de 2008

> Negócios de Edir Macedo na mira da Justiça.

Comentários

Lucio Ferro disse…
É o que dá! Chamar vagabundos, corruptos, canalhas, hipócritas e ladrões pelo nome, aqui no Brasil, é comprar briga. A exemplo do gilmar "amigo dos bandidos ricos" mendes, não faltam juizes para defender esta corja.
Anônimo disse…
A justiça, muitas vezes, não é cega, é vesga.
juliano disse…
se vc roubar um saco de pão para saciar sua fome vc será preso, mas levantar uma igreja e sugar o dinheiro do povinho usando-se de mentiras e outras táticas sujas e baixas de charlatanismo está tudo certo e legal

dá-lhe brasil!!!!!!!ganhando a copa nosso país estará uma maravilha!!
Link Blog disse…
Envie seus links para o LINK BLOG. www.videosincriveis.ws/lk
Anônimo disse…
Não só esta, mas qualquer igreja, não passa de uma máfia de ladrões e mentirosos safados que vivem de explorar a burrice dos pobres desinformados usando truques sujos de manipulação mental e mentiras pre-históricas. E se fossem processar todos que os chamam de ladrões a eternidade não seria suficiente para tantos processos. Isso é só mais uma piada da "justiça" brasileira, já que a própria justiça está provando o contrário com os processos contra a corja da iurd.
Unknown disse…
Com certeza, essa juíza (com "j" minúsculo mesmo) é membra da IURD.
Anônimo disse…
Reino de Deus) por ter publicado artigo chamando seus pastores de ‘mercantilistas de fé’ porque exploram os fiéis. “Edir Macedo [fundador da igreja] criou métodos e fez escola, e a máfia evangélica entranhou de vez em todos os tecidos sociais do país”.
Será que a Exma. juíza conhece estes vídeos
http://www.youtube.com/watch?v=IorFR2GO9mI
http://www.youtube.com/watch?v=tssL6pC-H7Q&feature=related Analise-os ,Ex,a.
MM Comunicação disse…
Não entendi se essa e uma fala do portal ou da Noticia:
"Somado a isso, a Constituição garante a liberdade de opinião.'
Aonde em que legislação isso esta escrito? nao podemos julgar sem ao menos ter certeza a alguns anos mas precisamente 7 trabalho na area de imprensa e nunca ouvir falar sobre a liberdade de imprensa sem que haja respeito as partes e PROVAS, a rede globo tem seus motivos, o edir tem o deles mas começar a falar que a imprensa tem direito de falar sem provas isso e engano não existe nao pode. caso aja prova em primeiro lugar um bom repórter doa as informações junto ao Ministério publico e depois Ha publica, não podemos fantasia repórteres e redes de JUÍZES e nem JUSTIÇA nao temos esse poder, a tempo atras nos estávamos lutando pela liberdade da INFORMAÇÃO hoje a luta da maioria das redes e pela liderança deixando de lado a verdadeira causa.
ACESSEM MEU PORTAL
HTTP://WWW.OPORTALDEMINAS.COM
Anônimo disse…
Só no Brasil mesmo, que os punidos são as vítimas.
Joel Carvalho disse…
Warley Alves,

É verdade.

Não sei se é o caso, concretamente.

Mas, fato é, que, a imprensa e muitos jornalistas tem confundido o direito e liberdade de expressão, com divulgação de calúnias, difamação e injúrias.

É a mesma coisa que ocorre, quando a polícia está investigando um crime e, na dificuldade de encontrar um culpado, atribui o fato criminoso a qualquer criminoso que esteja em seu banco de dados, o qual pelo passado de crimes, terá dificuldades em contradizer o indiciamento forjado pela polícia. Isso ocorre mais do que se imagina.

Já vi isso ocorrer e, os criminosos que não eram culpados por um triplo homicídio, só foram isentos de processo, porque tinham um bom advogado. Esse caso específico se deu aqui no DF. O que não retrata de fato a competente Polícia do DF. Foi um caso isolado aqui, mas ocorre com frequência em outros lugares do Brasil.

UM AVISO AOS NAVEGANTES:

No caso da Universal, o fato de ter vários processos na justiça, não dá o direito de qualquer um publicar calúnias. Embora a calúnia, seja no direito brasileiro, um crime onde cabe a EXCESSÃO DA VERDADE(admite-se a quem alega provar o que diz), cada um que publica um fato criminoso, deve provar faticamente que está dizendo a verdade, caso contrário, RESPONDERÁ SIM POR CALÚNIA!
Paulo Lopes disse…
É "exceção", e não "excessão", Joel. Use um corretor ortográfico!
Joel Carvalho disse…
É verdade. Me descuidei. É a pressa em escrever.

Obrigado.
Anônimo disse…
Os evangélicos que vão realmente rezar são ingênuos e ignorantes(por falta de Educação).
Os evangélicos que fingem que vão rezar são os que lavam o dinheiro nestas igrejas. Uma verdadeira máquina de dinheiro. o Kaká que o diga ...
Anônimo disse…
Quando as igrejas de qualquer tipo pagarem impostos e forem fiscalizadas pela Receita Federal aí talvez a gente comece a ver como elas realmente funcionam ...

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Em 2022, no Rio, jovens e brancos foram maioria dos casos da varíola dos macacos

Veja 14 proibições das Testemunhas de Jeová a seus seguidores

Por que Jesus é retratado com um tanquinho? Esse messias reflete os valores cristãos de masculinidade

Britney Spears entra na lista de famosos que não acreditam em Deus

Atentados e corte de verba pública colocam as Testemunhas de Jeová em crise

Sam Harris: não é Israel que explica as inclinações genocidas do Hamas. É a doutrina islâmica