Pular para o conteúdo principal

Portal é punido por afirmar que Igreja Universal é uma máfia

O portal Rondoniaaovivo.com terá de pagar indenização de R$ 6.000 à Iurd (Igreja Universal do Reino de Deus) por ter publicado artigo chamando seus pastores de ‘mercantilistas de fé’ porque exploram os fiéis. “Edir Macedo [fundador da igreja] criou métodos e fez escola, e a máfia evangélica entranhou de vez em todos os tecidos sociais do país”.

Rondoniaaovivo também terá de assumir as custas, as despesas processuais e os honorários dos advogados da Universal.

Justiça A decisão é da juíza Rosemeire Conceição dos Santos Pereira de Souza, da 6ª Vara Cível de Porto Velho, Rondônia.

No entendimento dela, o site cometeu calúnia ao afirmar que a Universal pratica o estelionato e o charlatanismo, sem apontar “a fonte legítima para se assegurar acerca da veracidade das informações”.

A sentença causa estranheza porque, entre outros fatos, Edir e mais oito integrantes da Universal respondem na Justiça de São Paulo por desvio das doações dos fiéis, lavagem de dinheiro e formação de quadrilha.

Somado a isso, a Constituição garante a liberdade de opinião.

A Universal está usando a sentença para ameaçar a imprensa. “Essa decisão abre um precedente contra outras publicações tendenciosas e preconceituosas que são feitas contra a Universal”, disse Adriana Guerra, gerente do departamento jurídico da Universal, de acordo com o site Arca Universal, da igreja.

O artigo tem o título de “Chicote de Cristo para mercadores da fé” e foi escrito por Antônio Serpa do Amaral Filho.

Ele afirmou que “igrejas, principalmente evangélicas, abrem e fecham templos da noite para o dia, como se fossem lojas comerciais que entram e saem do mercado. Pastores são treinados dentro dos parâmetros de um empreendimento capitalista moderno”.

Disse ainda os pastores '”engordam contas bancárias, montam, exploram e mantêm seus templos funcionando com estratégias capitalistas”. E tudo “à custa de um bom cachê para os exorcistas do protestantismo”.

A igreja acionou a Justiça com o argumento de que o artigo, “irresponsável e sensacionalista”, abalou a sua imagem de instituição religiosa. Com o que a juíza concordou. “[Houve] excessos que ultrapassam o limite do direito à informação.”

Em 2008, dezenas de fiéis de diferentes regiões do país moveram ação com praticamente o mesmo texto contra a Folha de S. Paulo por causa da publicação da reportagem “Igreja Universal chega aos 30 anos com império empresarial”.

Já foram pronunciadas mais de 60 sentenças – todas a favor do jornal.

Igreja Universal dá a dizimista diploma assinado por Jesus.
agosto de 2008

> Negócios de Edir Macedo na mira da Justiça.

Comentários

Lucio Ferro disse…
É o que dá! Chamar vagabundos, corruptos, canalhas, hipócritas e ladrões pelo nome, aqui no Brasil, é comprar briga. A exemplo do gilmar "amigo dos bandidos ricos" mendes, não faltam juizes para defender esta corja.
Anônimo disse…
A justiça, muitas vezes, não é cega, é vesga.
juliano disse…
se vc roubar um saco de pão para saciar sua fome vc será preso, mas levantar uma igreja e sugar o dinheiro do povinho usando-se de mentiras e outras táticas sujas e baixas de charlatanismo está tudo certo e legal

dá-lhe brasil!!!!!!!ganhando a copa nosso país estará uma maravilha!!
Link Blog disse…
Envie seus links para o LINK BLOG. www.videosincriveis.ws/lk
Anônimo disse…
Não só esta, mas qualquer igreja, não passa de uma máfia de ladrões e mentirosos safados que vivem de explorar a burrice dos pobres desinformados usando truques sujos de manipulação mental e mentiras pre-históricas. E se fossem processar todos que os chamam de ladrões a eternidade não seria suficiente para tantos processos. Isso é só mais uma piada da "justiça" brasileira, já que a própria justiça está provando o contrário com os processos contra a corja da iurd.
Unknown disse…
Com certeza, essa juíza (com "j" minúsculo mesmo) é membra da IURD.
Anônimo disse…
Reino de Deus) por ter publicado artigo chamando seus pastores de ‘mercantilistas de fé’ porque exploram os fiéis. “Edir Macedo [fundador da igreja] criou métodos e fez escola, e a máfia evangélica entranhou de vez em todos os tecidos sociais do país”.
Será que a Exma. juíza conhece estes vídeos
http://www.youtube.com/watch?v=IorFR2GO9mI
http://www.youtube.com/watch?v=tssL6pC-H7Q&feature=related Analise-os ,Ex,a.
MM Comunicação disse…
Não entendi se essa e uma fala do portal ou da Noticia:
"Somado a isso, a Constituição garante a liberdade de opinião.'
Aonde em que legislação isso esta escrito? nao podemos julgar sem ao menos ter certeza a alguns anos mas precisamente 7 trabalho na area de imprensa e nunca ouvir falar sobre a liberdade de imprensa sem que haja respeito as partes e PROVAS, a rede globo tem seus motivos, o edir tem o deles mas começar a falar que a imprensa tem direito de falar sem provas isso e engano não existe nao pode. caso aja prova em primeiro lugar um bom repórter doa as informações junto ao Ministério publico e depois Ha publica, não podemos fantasia repórteres e redes de JUÍZES e nem JUSTIÇA nao temos esse poder, a tempo atras nos estávamos lutando pela liberdade da INFORMAÇÃO hoje a luta da maioria das redes e pela liderança deixando de lado a verdadeira causa.
ACESSEM MEU PORTAL
HTTP://WWW.OPORTALDEMINAS.COM
Anônimo disse…
Só no Brasil mesmo, que os punidos são as vítimas.
Joel Carvalho disse…
Warley Alves,

É verdade.

Não sei se é o caso, concretamente.

Mas, fato é, que, a imprensa e muitos jornalistas tem confundido o direito e liberdade de expressão, com divulgação de calúnias, difamação e injúrias.

É a mesma coisa que ocorre, quando a polícia está investigando um crime e, na dificuldade de encontrar um culpado, atribui o fato criminoso a qualquer criminoso que esteja em seu banco de dados, o qual pelo passado de crimes, terá dificuldades em contradizer o indiciamento forjado pela polícia. Isso ocorre mais do que se imagina.

Já vi isso ocorrer e, os criminosos que não eram culpados por um triplo homicídio, só foram isentos de processo, porque tinham um bom advogado. Esse caso específico se deu aqui no DF. O que não retrata de fato a competente Polícia do DF. Foi um caso isolado aqui, mas ocorre com frequência em outros lugares do Brasil.

UM AVISO AOS NAVEGANTES:

No caso da Universal, o fato de ter vários processos na justiça, não dá o direito de qualquer um publicar calúnias. Embora a calúnia, seja no direito brasileiro, um crime onde cabe a EXCESSÃO DA VERDADE(admite-se a quem alega provar o que diz), cada um que publica um fato criminoso, deve provar faticamente que está dizendo a verdade, caso contrário, RESPONDERÁ SIM POR CALÚNIA!
Paulo Lopes disse…
É "exceção", e não "excessão", Joel. Use um corretor ortográfico!
Joel Carvalho disse…
É verdade. Me descuidei. É a pressa em escrever.

Obrigado.
Anônimo disse…
Os evangélicos que vão realmente rezar são ingênuos e ignorantes(por falta de Educação).
Os evangélicos que fingem que vão rezar são os que lavam o dinheiro nestas igrejas. Uma verdadeira máquina de dinheiro. o Kaká que o diga ...
Anônimo disse…
Quando as igrejas de qualquer tipo pagarem impostos e forem fiscalizadas pela Receita Federal aí talvez a gente comece a ver como elas realmente funcionam ...

Post mais lidos nos últimos 7 dias

Canadenses vão à Justiça para que escola distribua livros ateus

René (foto) e Anne Chouinard recorreram ao Tribunal de Direitos Humanos do Estado de Ontário, no Canadá, para que a escola de seus três filhos permita a distribuição aos alunos de livros sobre o ateísmo, não só, portanto, a Bíblia. Eles sugeriram os livros “Livre Pensamento para Crianças” e “Perdendo a Fé na Fé: De Pregador a Ateu” (em livre tradução para o português), ambos de Dan Barker. Chouinard sugeriu dois livros à escola, que não aceitou Os pais recorreram à Justiça porque a escola consentiu que a entidade cristã Gideões Internacionais distribuísse exemplares da Bíblia aos estudantes. No mês passado, houve a primeira audiência. O Tribunal não tem prazo para anunciar a sua decisão, mas o recurso da família Chouinard desencadeou no Canadá uma discussão sobre a presença da religião nas escolas. O Canadá tem cerca de 34 milhões de habitantes. Do total da população, 77,1% são cristãos e 16,5% não têm religião. René e Anne são de Niágara, cidade perto da fronteira com...

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Bento 16 associa união homossexual ao ateísmo

Papa passou a falar em "antropologia de fundo ateu" O papa Bento 16 (na caricatura) voltou, neste sábado (19), a criticar a união entre pessoas do mesmo sexo, e, desta vez, associou-a ao ateísmo. Ele disse que a teoria do gênero é “uma antropologia de fundo ateu”. Por essa teoria, a identidade sexual é uma construção da educação e meio ambiente, não sendo, portanto, determinada por diferenças genéticas. A referência do papa ao ateísmo soa forçada, porque muitos descrentes costumam afirmar que eles apenas não acreditam em divindades, não se podendo a priori se inferir nada mais deles além disso. Durante um encontro com católicos de diversos países, Bento 16 disse que os “cristãos devem dizer ‘não’ à teoria do gênero, e ‘sim’ à aliança entre homens e mulheres no casamento”. Afirmou que a Igreja defende a “dignidade e beleza do casamento” e não aceita “certas filosofias, como a do gênero, uma vez que a reciprocidade entre homens e mulheres é uma expressão da bel...

Eleição de Haddad significará vitória contra religião, diz Chaui

Marilena Chaui criticou o apoio de Malafaia a Serra A seis dias das eleições do segundo turno, a filósofa e professora Marilena Chaui (foto), da USP, disse ontem (23) que a eleição em São Paulo do petista Fernando Haddad representará a vitória da “política contra a religião”. Na pesquisa mais recente do Datafolha sobre intenção de votos, divulgada no dia 19, Haddad estava com 49% contra 32% do tucano José Serra. Ao participar de um encontro de professores pró-Haddad, Chaui afirmou que o poder vem da política, e não da “escolha divina” de governantes. Ela criticou o apoio do pastor Silas Malafaia, da Assembleia de Deus do Rio, a Serra. Malafaia tem feito campanha para o tucano pelo fato de o Haddad, quando esteve no Ministério da Educação, foi o mentor do frustrado programa escolar de combate à homofobia, o chamado kit gay. Na campanha do primeiro turno, Haddad criticou a intromissão de pastores na política-partidária, mas agora ele tem procurado obter o apoio dos religi...

Existe uma relação óbvia entre ateísmo e instrução

de Rodrigo César Dias   (foto)   a propósito de Arcebispo afirma que ateísmo é fenômeno que ameaça a fé cristã Rodrigo César Dias Acho que a explicação para a decadência da fé é relativamente simples: os dois pilares da religião até hoje, a ignorância e a proteção do Estado, estão sendo paulatinamente solapados. Sem querer dizer que todos os religiosos são estúpidos, o que não é o caso, é possível afirmar que existe uma relação óbvia entre instrução e ateísmo. A quantidade de ateus dentro de uma universidade, especialmente naqueles departamentos que lidam mais de perto com a questão da existência de Deus, como física, biologia, filosofia etc., é muito maior do que entre a população em geral. Talvez não existam mais do que 5% de ateus na população total de um país, mas no departamento daqueles cursos você encontrará uma porcentagem muito maior do que isso. E, como esse mundo de hoje é caracterizado pelo acesso à informação, como há cada vez mais gente escolarizada e dipl...

Quem matou Lennon foi a Santa Trindade, afirma Feliciano

Deus castigou o Beatle por falar ser mais famoso que Jesus, diz o pastor Os internautas descobriram mais um vídeo [ver abaixo] com afirmações polêmicas do pastor-deputado Marco Feliciano (PSC-SP), na foto. Durante um culto em data não identificada, ele disse que os três tiros que mataram John Lennon em 1980 foram dados um pelo Pai, outro pelo Filho e o terceiro pelo Espírito Santo. Feliciano afirmou que esse foi o castigo divino pelo fato de o Lennon ter afirmado que os Beatles eram mais famosos que Jesus Cristo. “Ninguém afronta Deus e sobrevive para debochar”, disse. Em 1966, a declaração de Lennon causou revolta dos cristãos, o que levou o Beatle a pedir desculpas. Feliciano omitiu isso. Em outro vídeo, o pastor disse que a morte dos integrantes da banda Mamonas Assassinas em acidente aéreo foi por vontade divina por causa das letras chulas de suas músicas. "Ao invés de virar pra um lado, o manche tocou pra outro. Um anjo pôs o dedo no manche e Deus fulminou aque...

Papa afirma que casamento gay ameaça o futuro da humanidade

Bento 16 disse que as crianças precisam de "ambiente adequado" O papa Bento 16 (na caricatura) disse que o casamento homossexual ameaça “o futuro da humanidade” porque as crianças precisam viver em "ambientes" adequados”, que são a “família baseada no casamento de um homem com uma mulher". Trata-se da manifestação mais contundente de Bento 16 contra a união homossexual. Ela foi feita ontem (9) durante um pronunciamento de ano novo a diplomatas no Vaticano. "Essa não é uma simples convenção social", disse o papa. "[Porque] as políticas que afetam a família ameaçam a dignidade humana.” O deputado Jean Wyllys (PSOL-RJ) ficou indignado com a declaração de Bento 16, que é, segundo ele, suspeito de ser simpático ao nazismo. "Ameaça ao futuro da humanidade são o fascismo, as guerras religiosas, a pedofilia e o abusos sexuais praticados por membros da Igreja e acobertados por ele mesmo", disse. Tweet Com informação...

Pastor Caio diz que Edir Macedo tem 'tarugo do diabo no rabo'

Caio diz que Macedo usa o paganismo Edir Macedo está com medo de morrer porque sabe que terá de prestar contas de suas mentiras a Deus, disse o pastor Caio Fábio D'Araújo (foto), 56, da denominação Caminho da Graça. “Você [Edir] está com o tarugo do diabo no rabo”, afirmou, após acusar o fundador da Igreja Universal de ter se "ajoelhado" diante dos “príncipes deste mundo para receber esses poderes recordianos” (alusão à Rede Record). Em um vídeo de 4 minutos [segue abaixo uma parte]  de seu canal no Youtube, Caio Fábio, ao responder um e-mail de um fiel, disse que conhece muito bem o bispo Edir Macedo porque já foi pastor da Igreja Universal. Falou que hoje Macedo está cheio de dinheiro e que se comporta como um “Nerinho de Satanás” caminhando para morte e “enganando milhares de pessoas”. O pastor disse que, para Macedo, o brasileiro é pagão, motivo pelo qual o fundador da Igreja Universal “usa o paganismo” como recurso de doutrinação. “Só que Jesu...

Roger Abdelmassih agora é também acusado de erro médico

Mais uma ex-paciente do especialista em fertilização in vitro Roger Abdelmassih (foto), 65, acusa-o de abuso sexual. Desta vez, o MP (Ministério Público) do Estado de São Paulo abriu nova investigação porque a denúncia inclui um suposto erro médico. A estilista e escritora Vanúzia Leite Lopes disse à CBN que em 20 de agosto de 1993 teve de ser internada às pressas no hospital Albert Einstein, em São Paulo, com infecção no sistema reprodutivo. Uma semana antes Vanúzia tinha sido submetida a uma implantação de embrião na clínica de Abdelmassih, embora o médico tenha constatado na ocasião que ela estava com cisto ovariano com indício de infecção. Esse teria sido o erro dele. O implante não poderia ocorrer naquelas circunstâncias. A infecção agravou-se após o implante porque o médico teria abusado sexualmente em várias posições de Vanúzia, que estava com o organismo debilitado. Ela disse que percebeu o abuso ao acordar da sedação. Um dos advogados do médico nega ter havido violê...