O juiz Virgílio Fernandes de Macêdo Júnior (foto), da 1ª Vara da Fazenda Pública, condenou na semana passada a prefeitura de Natal (RN) a indenizar Cristovão José de Oliveira com R$ 30 mil por danos morais.
Esta história começou no dia 22 de julho de 2002 com a ida de Oliveira a um posto municipal de saúde porque estava com problemas intestinais. Quem lhe atendeu foi Aurivan Duarte Barbosa, que se apresentou como médico.
Barbosa levou Oliveira para uma sala de consulta e trancou a porta. Ele apalpou a barriga do paciente, examinou suas pernas e braços. Pediu que abaixasse a calça e enfiou várias vezes em seu ânus algo para, segundo ele, verificar como estava a próstata.
O paciente não sabe o que lhe foi introduzido porque estava de costas, mas se lembra das dores.
O pior, contudo, para Oliveira, viria depois: ele soube que Barbosa não era médico, mas um simples funcionário de outra repartição que estava emprestado por algum tempo ao posto de saúde.
Ele descobriu que tinha sido examinado por um falso proctologista ao término da “consulta”, quando uma nutricionista lhe disse que não havia médicos no posto.
Oliveira afirma, no processo judicial, que se sentiu desmoralizado porque as pessoas de seu bairro ficaram sabendo do falso exame de toque da próstata, o qual, aliás, é feito com o dedo do médico, e não com algum instrumento.
Ele teve depressão, síndrome do pânico e se separou de sua mulher.
Até hoje não se recuperou do trauma.
Com informação da Tribuna do Norte.
> Mil pênis são amputados por ano por causa do câncer.
julho de 2009
> Mundo bizarro.

Tudo indica que o falso médico na verdade
ResponderExcluir´´passou a cobreta´´ nele durante o procedimento.........
que situação hein ?
É por isso que digo que as aparências enganam ... Nós devemos começar a cobrar a apresentação do registro profissional para a pessoa que se apresenta realizando uma dada profissão que cuide diretamente de nossa saúde. É o caso de médicos, enfermeiros e auxiliares, entre outros.
ResponderExcluirputz!, já é um absurdo uma merda de posto de saúde que é sustentado com o dinheiro do contribuinte não tem um médico!, então deveria mudar o nome pra posto de doenças já que não tem médico, aí vem um FDP desses com algum fetiche por anus de homem (bem estranho por sinal), e faz isso?, e o cara é indenizado só com 30 mil?, tem casos de pessoas que chegam ao suicídio por depressão, quanta falta de responsabilidade com a população, demissão por justa causa no safado!
ResponderExcluirLopes, não sei se é você mesmo quem escreve estas matérias, se copia de algum jornal ou redige com suas próprias palavras alguma reportagem lida. Não me entenda mal, não digo isso de má fé. Apenas não conheço muito sobre seu trabalho. Realmente tentei manter minha indignação com esta tremenda falta de respeito p/ dizer o mínimo, juro que tentei. Mas ao ler que "o paciente não sabe o que lhe foi introduzido PORQUE ESTAVA DE COSTAS, mas se lembra das dores", não consegui segurar o riso.
ResponderExcluirCom estas palavras, você não consegue deixar de imaginar que a situação seria trágica, se não fosse cômica.
Claro, isso porque foi com outra pessoa. No dos outros sempre é refresco mesmo.
O valor da indenizaçõa é pouco mesmo!!!
ResponderExcluirBruno, li esta história na Tribuna do Norte e, ao reescrevê-la, ressaltei o tragicômico dela, porque, confesso, ri. Foi um riso perverso, reconheço, mas espontâneo, porque não consegui evitá-lo.
ResponderExcluirPensei em omitir o nome do protagonista para poupá-lo da exposição pública, mas ele já está na internet.
Aurivan, pelo jeito, é uma pessoa simples, o que potencializou o seu constrangimento.
O mais trágico, contudo, não está nesta história: centenas de brasileiros morrem por ano de câncer por causa da vergonha de se submeter ao exame de toque da próstata. A doença, quando detectada precocemente, tem cura em 90% dos casos.
E não há nada de engraçado nisso.
Desculpa mas eu ri muito nessa parte " Pediu que abaixasse a calça e enfiou várias vezes em seu ânus algo para, segundo ele, verificar como estava a próstata.
ResponderExcluirO paciente não sabe o que lhe foi introduzido porque estava de costas, mas se lembra das dores."
kkkkkkkk
se fosse com migo eu matava o safado. e a justiça ta de brincadeira né? 30 mil? esse cara merecia no minimo uns 100 mil
ResponderExcluiro processo começou em 2002 e so foi resolvido agora quase 8 anos depois... o cara deu a luz, cuidou da criança esse tempo todo e so vai receber pensão agora...que vergonha
ResponderExcluirGente eu moro em Natal e tomei conhecimento desse caso a poucos dias atrás. A notícia que li no jornal realmente me chocou. Ave Maria!
ResponderExcluirEmbora 30 mil seja alguma coisa, não haverá dinheiro nenhum no mundo que pague todo o constrangimento desse senhor que já é uma pessoa de terceira idade. Poderia ser 100, 200, 300 ou 1 milhão, mas a vergonha que ele e asua família vem sentindo é tamanha. O próprio filho dele já não aguenta mais tanta humilhação constava na reportagem.
Contudo isso, eu fico a imaginar (mas com muito medo): o que é que falta acontecer nesse mundo de meu Deus?
Tenho apenas 21 anos e em tão "pouco" tempo já vi tudo nessa vida.
Salve-se quem puder e tiver forças.
Eu, de fato, não vejo nada de engraçado nessa situação. Não consigo rir da desgraça alheia. Fico pensando que a culpa de tais acontecimentos e do nosso governo que deixou a saúde pública em estado de falência; sem falar da educação, saneamento básico, etc. Tenho muita pena dassa gente humilde que tem de se submetar a humilhações todos os dias nas filas infindáveis de postos de saúde. Ainda me aparece um desgraçado como este que sem qualquer respeito por um ente seu igual comete tamanha torpeza.
ResponderExcluir