Pular para o conteúdo principal

MP apura mais quatro denúncias contra o médico do Faustão

Daliana Kristel

O MPF (Ministério Público Federal) em Goiânia, em Goiás, investiga denúncias de mais quatro pacientes segundo os quais foram vítimas de cirurgia experimental para emagrecimento do médico goiano Áureo Ludovico de Paula.

Os pacientes afirmam que ficaram com sequelas, como perda de visão e de capacidade motora. Eles são dos Estados de Goiás, Sâo Paulo, Minas e do Distrito Federal.

Eduardo Siade, advogado de Ludovico, disse que seu cliente ainda não tinha sido comunicado sobre as investigações do MP.

O médico é o inventor de uma cirurgia que, segundo ele, cura o diabetes tipo 2, mas, tido como experimental, não é reconhecida pelo CFM (Conselho Federal de Medicina).

O médico usa o mesmo procedimento – que diminui o estômago em 40% -- para reduzir peso de obesos.

Desde 2007, ele já teria atendido cerca de 500 pessoas, entre elas o aparesentador da TV Globo Fausto Silva. A operação de Faustão foi uma das mais recentes. Ele já teria perdido cerca de 40 quilos. O apresentador não sofre de diabetes.

Apesar de o procedimento não ter o aval das entidades médicas, até um senador, o Demóstenes Torres (DEM-GO), se submeteu a ele. Demóstenes, que sofre de  diabetes, já emagreceu, mas ainda não se curou da doença.

A procuradora da República Léa Batista de Oliveira informou os quatros pacientes que denunciam o médico passarão por uma perícia médica. Eles vão ser ouvidos pelo Ministério Público nos próximos dias.

O MP vai investigar também outros casos, inclusive alguns de pessoas que teriam morrido em consequência da cirurgia experimental.

O caso da advogada Daliana Kristel (foto), 31, se arrasta desde 2005, quando ela, com 90 quilos, foi operada por Ludovico de Paula sem que fosse informada de que o médico iria usar uma técnica experimental.

Até hoje Daliana está na cama. Por causa de complicações pós-operatórias, há em seu estomago uma fistula que se fecha, e ela tem de se alimentar como soro, pela veia.

Ela já passou por 17 operações para tentar recuperar as funções do estomago. Há mais de dois anos que  não come nem bebe.

Daliana se aposentou por invalidez e está movendo uma ação contra o médico com o pedido de indenização de R$ 10 milhões.

Há outro processo contra o médico que tramita em segredo de justiça.

O Cremego (Conselho Regional de Medicina de Goiás) propôs em outubro ao médico que assinasse um termo pelo qual ele deixaria de operar para a suposta cura de diabetes, até que a nova técnica estivesse devidamente estudada.

O médico obteve da Justiça liminar para não assinar o documento.

O Cremego vai encaminhar novo pedido de liminar, agora com base na decisão tomada na quinta-feira (12) pelo CFM estabelecendo oficialmente que o procedimento de Ludovico é experimental.

Enquanto isso, o médico continua atendendo normalmente.

[Com informações do jornal Hoje, de Goiânia]

> Caso do cirurgião Áureo Ludovico de Paula.

Comentários

Anônimo disse…
LAMENTO O CASO DE DALIANA, MAS POR TRÁS DISSO TUDO HÁ UM JOGO DE INTERSSE "POLITICO". A PACIENTE CITADA, NA VERDADE SÓ FOI E É UM PEQUENO PIVOR. ONDE O ALVO É DR AUREO DE PAULA,PERESSEGUIDO POR LABORATORIOS E COLEGAS MÉDICOS QUE NÃO OBITIVERAM O MESMO SUCESSO NO TRATAMENT/CURA DO DM2.
ACREDEITO E ORO PELA REGULAMENTAÇÃO DO PROCEDIMENTO, E DA CURA DE DALIAN KRISTEL.
DEIXO AI O SALMO 121 PARA TODOS
BOB disse…
^^^^^ É, o médico tá ruim até em comentário para defendê-lo!
Anônimo disse…
Todos no meio médico da cirurgia bariátrica sabem que esse ataque todo ao Dr Aureo Ludovico de Paula não passa de INVEJA, pois outras cirurgias tambem "experimentais" nessa mesma área de atuação, continuam a ser realizadas e propagadas na mídia, sem que nenhum órgão oficial tome nenhuma atitude similar.Lamentável a atitude e o comportamento de alguns profissionais, neste caso, que atuam de forma leviana e rasteira, sem acrescentar nada de construtivo...
Infelizmente, no meio médico também há uma fogueira de vaidades com rivalidades que em nada beneficiam a Medicina Brasileira, nem os pacientes.Espero que em breve tudo se esclareça de forma limpa, cristalina e ética para o bem da nossa Medicina.
Anônimo disse…
O Faustão era diabético Sr. Dono do Blog
Anônimo disse…
gemtem fistula qualquer um pode ter que fizer a reduçao,isso e coisa q acontece apenas se acusada em tempo a uma enorme possibilidade de fazer a operaçao por video.Eu fiz a reduçao a um mes,tive fistula,operei de novo,e hj eu estou otima,perdi 21klos em um mes. eu to super bem e naum deixe as pessoas desanimarem se eu tiver q fazer tdo de novo eu faria. bjos a todos.

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Cinco deuses filhos de virgens morreram e ressuscitam. E nenhum deles é Jesus

Mais contradições bíblicas: vire a outra face aos seus inimigos e olho por olho e dente por dente

Veja 14 proibições das Testemunhas de Jeová a seus seguidores

Presas ameaçam matar empresária acusada de torturar menina

As presas da Casa de Prisão Provisória, em Aparecida de Goiânia, estão ameaçando de morte “o tempo todo” a empresária Sílvia Calabresi Lima (foto), acusada de torturar a menina L.R.S., de 12 anos. “As presas não toleram esse crime”, disse o advogado dela, Darlan Alves Ferreira. As ameaças incluem envenenamento da água e comida de Sílvia. Apesar disso, até anteontem a empresária queria sair do isolamento e ser transferida para ala onde há cerca de 120 mulheres. A reação dos internautas também de sido de fúria. Nos blogs, sites de notícias e Youtube, há quem peça pena de morte para a empresária. Muitos dizem que, se pudessem, torturariam a Sílvia da mesma forma que ela o fez com a menina. Também circulam na internet o endereço do casal, os números de telefone e o e-mail do filho mais velho, o Thiago, que é uma das seis pessoas que a polícia vai indiciar - no caso dele, por omissão de socorro. Embora a polícia tenha se procedido de maneira exemplar nesse caso, tem muita gente querendo fa...

Ateu usa coador de macarrão como chapéu 'religioso' em foto oficial

Brasileiro convertido ao islã diz ser preciso mais apedrejamento

Título  original: Aprendiz de aiatolá "É uma regra dura, mas mundo precisa disso" O paulistano Rodrigo Jalloul, 25, se converteu aos 18 e mudou-se três anos depois para o santuário iraniano de Qom, onde são formados os principais líderes do xiismo. De passagem por São Paulo, dá aulas na mesquita do Brás. Quer se tornar clérigo para ajudar a difundir o islã xiita no Brasil. Orgulha-se de já ter ajudado a converter quatro pessoas em 2010. Elas também estudarão no Irã. No depoimento abaixo,  Jalloul aborda, entre outras, a questão polêmica do apedrejamento como punição islâmica a criminosos. Admite que, para os brasileiros, é "algo cruel". Mas, segundo ele, é o que garante a "segurança total" no Irã. E prega: "É uma regra dura, sim, mas o mundo precisa disso". " Sim, o Irã está divulgando o xiismo no Brasil, e daí?"   depoimento a Samy Adghirni , da Folha Nasci numa família de comerciantes. Meu avô paterno era libanês muçulma...

Arcebispo afirma que vida dos descrentes não tem sentido

Para Battisti, o sentido da vida está no sobrenatural  O arcebispo Anuar Battisti (foto), 59, de Maringá (PR), escreveu um artigo onde aborda um tema recorrente por parte de religiosos, o de que não há sentido na vida dos descrentes em Deus. “Este ambiente de descrença, misturado com ateísmo, leva a pessoa a viver no deserto da vida sem gosto, sem rumo, vagando em busca de um sentido”, escreveu dom Battisti no artigo publicado no Diário.com. “A ausência de Deus cria na alma humana um vazio de sentidos que leva ao desespero, à negação de tudo o que diz respeito ao sobrenatural”, acrescentou. A americana Paula Kirby, consultora de organizações seculares, escreveu recentemente no Washington Post que quem precisa de Deus para que a sua vida tenha um significado é porque a sua família e amigos, em tese, não têm nenhum valor. O que, obviamente, é um absurdo. Ninguém precisa de Deus, por exemplo, para amar seus filhos. Kirby argumentou que é o cristianismo que tenta tirar t...

Carol, mulher de Kaká, questiona validade do dízimo

Caroline Celico  disse não  sentir  falta dos rituais Caroline Celico (foto), 23, mulher do jogador Kaká, 29, questionou a validade do dízimo ao afirmar que fazia uma leitura errada da Bíblia, literal. Ela deu um exemplo: “Numa passagem da Bíblia está escrito que para se curar da lepra era preciso dar sete mergulhos no rio Jordão. Então [eu pensava]: se Deus precisava que eu desse sete mergulhos, hoje Ele precisa que eu dê uma oferta, que eu entregue meu dízimo. E até meu dízimo não estar entregue, não vou receber meu milagre. Hoje vejo que Deus conhece o meu coração. Se eu entreguei ou não alguma coisa para Deus, Ele sabe o meu sentimento”. Carol (como gosta de ser chamada) e Kaká se desligaram da Igreja Renascer ao final de 2010. Ela disse em entrevista à coluna de Mônica Bergamo, na Folha desta sexta-feira (15), que não pretende seguir nenhuma religião. "Por enquanto não sinto falta dos rituais”, afirmou. “Mas não posso dizer nunca mais.” Ela não quis...

Deputado-pastor usa PC Siqueira para obter visibilidade

Feliciano encena "indignação" contra pichação em igreja católica, e apresentador afirma que pedirá desculpas por piada O pastor-deputado Marco Feliciano (foto), do PSC-SP, afirma estar “indignado” com o apresentador PC Siqueira (foto), da MTV, pelo fato dele ter elogiado em seu programa de quinta-feira (3) a pichação “Deus é gay” em uma igreja católica de Santa Helena, no Paraná.  Feliciano procurou parecer contrariado sobretudo com o pedido de PC aos telespectadores para que enviassem fotos de pichações de igrejas, para que as melhores sejam mostradas na MTV. Trata-se, exagerou Feliciano, de uma “verdadeira cruzada ultrajante e herege para impressionar pessoas de má fé e mal intencionadas e os levar a cometer este verdadeiro sacrilégio, contra Deus Pai Todo Poderoso e Sua Casa, Lugar Sagrado e Venerável”. Em nota em seu site, Feliciano disse que vai enviar ao Ministério Público uma representação para que o programa do PC seja tirado do ar, além de exigir do apr...