Pular para o conteúdo principal

MP apura mais quatro denúncias contra o médico do Faustão

Daliana Kristel

O MPF (Ministério Público Federal) em Goiânia, em Goiás, investiga denúncias de mais quatro pacientes segundo os quais foram vítimas de cirurgia experimental para emagrecimento do médico goiano Áureo Ludovico de Paula.

Os pacientes afirmam que ficaram com sequelas, como perda de visão e de capacidade motora. Eles são dos Estados de Goiás, Sâo Paulo, Minas e do Distrito Federal.

Eduardo Siade, advogado de Ludovico, disse que seu cliente ainda não tinha sido comunicado sobre as investigações do MP.

O médico é o inventor de uma cirurgia que, segundo ele, cura o diabetes tipo 2, mas, tido como experimental, não é reconhecida pelo CFM (Conselho Federal de Medicina).

O médico usa o mesmo procedimento – que diminui o estômago em 40% -- para reduzir peso de obesos.

Desde 2007, ele já teria atendido cerca de 500 pessoas, entre elas o aparesentador da TV Globo Fausto Silva. A operação de Faustão foi uma das mais recentes. Ele já teria perdido cerca de 40 quilos. O apresentador não sofre de diabetes.

Apesar de o procedimento não ter o aval das entidades médicas, até um senador, o Demóstenes Torres (DEM-GO), se submeteu a ele. Demóstenes, que sofre de  diabetes, já emagreceu, mas ainda não se curou da doença.

A procuradora da República Léa Batista de Oliveira informou os quatros pacientes que denunciam o médico passarão por uma perícia médica. Eles vão ser ouvidos pelo Ministério Público nos próximos dias.

O MP vai investigar também outros casos, inclusive alguns de pessoas que teriam morrido em consequência da cirurgia experimental.

O caso da advogada Daliana Kristel (foto), 31, se arrasta desde 2005, quando ela, com 90 quilos, foi operada por Ludovico de Paula sem que fosse informada de que o médico iria usar uma técnica experimental.

Até hoje Daliana está na cama. Por causa de complicações pós-operatórias, há em seu estomago uma fistula que se fecha, e ela tem de se alimentar como soro, pela veia.

Ela já passou por 17 operações para tentar recuperar as funções do estomago. Há mais de dois anos que  não come nem bebe.

Daliana se aposentou por invalidez e está movendo uma ação contra o médico com o pedido de indenização de R$ 10 milhões.

Há outro processo contra o médico que tramita em segredo de justiça.

O Cremego (Conselho Regional de Medicina de Goiás) propôs em outubro ao médico que assinasse um termo pelo qual ele deixaria de operar para a suposta cura de diabetes, até que a nova técnica estivesse devidamente estudada.

O médico obteve da Justiça liminar para não assinar o documento.

O Cremego vai encaminhar novo pedido de liminar, agora com base na decisão tomada na quinta-feira (12) pelo CFM estabelecendo oficialmente que o procedimento de Ludovico é experimental.

Enquanto isso, o médico continua atendendo normalmente.

[Com informações do jornal Hoje, de Goiânia]

> Caso do cirurgião Áureo Ludovico de Paula.

Comentários

Anônimo disse…
LAMENTO O CASO DE DALIANA, MAS POR TRÁS DISSO TUDO HÁ UM JOGO DE INTERSSE "POLITICO". A PACIENTE CITADA, NA VERDADE SÓ FOI E É UM PEQUENO PIVOR. ONDE O ALVO É DR AUREO DE PAULA,PERESSEGUIDO POR LABORATORIOS E COLEGAS MÉDICOS QUE NÃO OBITIVERAM O MESMO SUCESSO NO TRATAMENT/CURA DO DM2.
ACREDEITO E ORO PELA REGULAMENTAÇÃO DO PROCEDIMENTO, E DA CURA DE DALIAN KRISTEL.
DEIXO AI O SALMO 121 PARA TODOS
BOB disse…
^^^^^ É, o médico tá ruim até em comentário para defendê-lo!
Anônimo disse…
Todos no meio médico da cirurgia bariátrica sabem que esse ataque todo ao Dr Aureo Ludovico de Paula não passa de INVEJA, pois outras cirurgias tambem "experimentais" nessa mesma área de atuação, continuam a ser realizadas e propagadas na mídia, sem que nenhum órgão oficial tome nenhuma atitude similar.Lamentável a atitude e o comportamento de alguns profissionais, neste caso, que atuam de forma leviana e rasteira, sem acrescentar nada de construtivo...
Infelizmente, no meio médico também há uma fogueira de vaidades com rivalidades que em nada beneficiam a Medicina Brasileira, nem os pacientes.Espero que em breve tudo se esclareça de forma limpa, cristalina e ética para o bem da nossa Medicina.
Anônimo disse…
O Faustão era diabético Sr. Dono do Blog
Anônimo disse…
gemtem fistula qualquer um pode ter que fizer a reduçao,isso e coisa q acontece apenas se acusada em tempo a uma enorme possibilidade de fazer a operaçao por video.Eu fiz a reduçao a um mes,tive fistula,operei de novo,e hj eu estou otima,perdi 21klos em um mes. eu to super bem e naum deixe as pessoas desanimarem se eu tiver q fazer tdo de novo eu faria. bjos a todos.

Post mais lidos nos últimos 7 dias

Vicente e Soraya falam do peso que é ter o nome Abdelmassih

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Limpem a boca para falar do Drauzio Varella, cristãos hipócritas!

Feliciano manda prender rapaz que o chamou de racista

Marcelo Pereira  foi colocado para fora pela polícia legislativa Na sessão de hoje da Comissão de Direitos Humanos e Minoria, o pastor e deputado Marco Feliciano (PSC-SP), na foto, mandou a polícia legislativa prender um manifestante por tê-lo chamado de racista sob a alegação de ter havido calúnia. Feliciano apontou o dedo para um rapaz: “Aquele senhor de barba, chama a segurança. Ele me chamou de racista. Racismo é crime. Ele vai sair preso daqui”. Marcelo Régis Pereira, o manifestante, protestou: “Isso [a detenção] é porque sou negro. Eu sou negro”. Depois que Pereira foi retirado da sala, Feliciano disse aos manifestantes: “Podem espernear, fui eleito com o voto do povo”. O deputado não conseguiu dar prosseguimento à sessão por causa dos apitos e das palavras de ordem cos manifestantes, como “Não, não me representa, não”; “Não respeita negros, não respeita homossexuais, não respeita mulheres, não vou te respeitar não”. Jovens evangélicos manifestaram apoio ao ...

Deputado gay é ameaçado de morte no Twitter por supostos evangélicos

Resposta do deputado Jean Wyllys O militante gay e deputado Jean Wyllys (PSOL) recebeu hoje (18) pelo Twitter três ameaças de morte de supostos evangélicos. Diz uma delas: "É por ofender a bondade de Deus que você deve morrer". Outra: "Cuidado ao sair de casa, você pode não voltar". A terceira: “"A morte chega, você não tarda por esperar".  O deputado acredita que as ameaças tenham partido de fanáticos religiosos. “Esses religiosos homofóbicos, fundamentalistas, racistas e enganadores de pobres pensam que me assustam com ameaças de morte!”, escreveu ele no Twitter. Wyllys responsabilizou os pastores por essas “pessoas doentes” porque “eles as conduzem demonizando minorias”. Informou que vai acionar as autoridades para que os autores da ameaça seja penalizados. Escreveu: "Vou recorrer à Justiça toda vez que alguém disseminar o ódio racista, misógino e homofóbico no Twitter, mesmo que seja em nome de seu deus". Defensor da união civi...

Prefeito de São Paulo veta a lei que criou o Dia do Orgulho Heterossexual

Kassab inicialmente disse que lei não era homofóbica

Promotor nega ter se apaixonado por Suzane, mas foi suspenso

Gonçalves, hoje com 45 anos, e Suzane quando foi presa, 23 No dia 15 de janeiro de 2007, o promotor Eliseu José Berardo Gonçalves (foto), 45, em seu gabinete no Ministério Público em Ribeirão Preto e ao som de músicas românticas de João Gilberto, disse a Suzane Louise Freifrau von Richthofen (foto), 27, estar apaixonado por ela. Essa é a versão dela. Condenada a 38 anos de prisão pela morte de seus pais em outubro de 2002, a moça foi levada até lá para relatar supostas ameaças de detentas do presídio da cidade. Depois daquele encontro com o promotor, ela contou para uma juíza ter sido cortejadar.  Gonçalves, que é casado, negou com veemência: “Não me apaixonei por ela”. Aparentemente, Gonçalves não conseguiu convencer sequer o Ministério Público, porque foi suspenso 22 dias de suas atividades por “conduta inadequada” e por também por ter dispensado uma testemunha importante em outro caso. Ele não receberá o salário correspondente a esse período. O Fantástico de ontem apre...

Pastor da Frente Parlamentar quer ser presidente do Brasil

Feliciano sabe das 'estratégias do diabo' contra um presidente cristão O pastor Marco Feliciano (foto), 41, do Ministério Tempo de Avivamento, disse sonhar com um Brasil que tenha um presidente da República que abra o programa “Voz do Brasil” dizendo: “Eu cumprimento o povo brasileiro com a paz do Senhor”.  Esse presidente seria ele próprio, conforme desejo que revelou no começo deste ano. Feliciano também é deputado federal pelo PSC-SP e destacado membro da Frente Parlamentar Evangélica. Neste final de semana, após um encontro com José Serra (PSDB), candidato a prefeito de São Paulo, Feliciano falou durante um culto sobre “as estratégias do diabo” para dificultar o governo de um "presidente cristão":  "A militância dos gays, a militância do povo que luta pelo aborto, a militância dos que querem descriminalizar as drogas". Como parlamentar, Feliciano se comporta como se o Brasil fosse um imenso templo evangélico. Ele é autor, entre outros, do p...

Físico afirma que cientistas só podem pensar na existência de Deus como hipótese

Orkut tem viciados em profiles de gente morta

Uma das comunidades do Orkut que mais desperta interesse é a PGM ( Profile de Gente Morta). Neste momento em que escrevo, ela está com mais de 49 mil participantes e uma infinidade de tópicos. Cada tópico contém o endereço do profile (perfil) no Orkut de uma pessoa morta e, se possível, o motivo da morte. Apesar do elevado número de participantes, os mais ativos não passam de uma centena, como, aliás, ocorre com a maior parte das grandes comunidades do Orkut. Há uma turma que abastece a PGM de informações a partir de notícias do jornal. E há quem registre na comunidade a morte de parentes, amigos e conhecidos. Exemplo de um tópico: "[de] Giovanna † Moisés † Assassinato Ano passado fizemos faculdade juntos, e hoje ao ler o jornal descubri (sic) que ele foi assassinado pois tentou reagir ao assalto na loja em que era gerente. Tinha 22 anos...” Seguem os endereços do profile do Moisés e da namorada dele. Quando o tópico não tem o motivo da morte, há sempre alguém que ...