Pular para o conteúdo principal

MP apura mais quatro denúncias contra o médico do Faustão

Daliana Kristel

O MPF (Ministério Público Federal) em Goiânia, em Goiás, investiga denúncias de mais quatro pacientes segundo os quais foram vítimas de cirurgia experimental para emagrecimento do médico goiano Áureo Ludovico de Paula.

Os pacientes afirmam que ficaram com sequelas, como perda de visão e de capacidade motora. Eles são dos Estados de Goiás, Sâo Paulo, Minas e do Distrito Federal.

Eduardo Siade, advogado de Ludovico, disse que seu cliente ainda não tinha sido comunicado sobre as investigações do MP.

O médico é o inventor de uma cirurgia que, segundo ele, cura o diabetes tipo 2, mas, tido como experimental, não é reconhecida pelo CFM (Conselho Federal de Medicina).

O médico usa o mesmo procedimento – que diminui o estômago em 40% -- para reduzir peso de obesos.

Desde 2007, ele já teria atendido cerca de 500 pessoas, entre elas o aparesentador da TV Globo Fausto Silva. A operação de Faustão foi uma das mais recentes. Ele já teria perdido cerca de 40 quilos. O apresentador não sofre de diabetes.

Apesar de o procedimento não ter o aval das entidades médicas, até um senador, o Demóstenes Torres (DEM-GO), se submeteu a ele. Demóstenes, que sofre de  diabetes, já emagreceu, mas ainda não se curou da doença.

A procuradora da República Léa Batista de Oliveira informou os quatros pacientes que denunciam o médico passarão por uma perícia médica. Eles vão ser ouvidos pelo Ministério Público nos próximos dias.

O MP vai investigar também outros casos, inclusive alguns de pessoas que teriam morrido em consequência da cirurgia experimental.

O caso da advogada Daliana Kristel (foto), 31, se arrasta desde 2005, quando ela, com 90 quilos, foi operada por Ludovico de Paula sem que fosse informada de que o médico iria usar uma técnica experimental.

Até hoje Daliana está na cama. Por causa de complicações pós-operatórias, há em seu estomago uma fistula que se fecha, e ela tem de se alimentar como soro, pela veia.

Ela já passou por 17 operações para tentar recuperar as funções do estomago. Há mais de dois anos que  não come nem bebe.

Daliana se aposentou por invalidez e está movendo uma ação contra o médico com o pedido de indenização de R$ 10 milhões.

Há outro processo contra o médico que tramita em segredo de justiça.

O Cremego (Conselho Regional de Medicina de Goiás) propôs em outubro ao médico que assinasse um termo pelo qual ele deixaria de operar para a suposta cura de diabetes, até que a nova técnica estivesse devidamente estudada.

O médico obteve da Justiça liminar para não assinar o documento.

O Cremego vai encaminhar novo pedido de liminar, agora com base na decisão tomada na quinta-feira (12) pelo CFM estabelecendo oficialmente que o procedimento de Ludovico é experimental.

Enquanto isso, o médico continua atendendo normalmente.

[Com informações do jornal Hoje, de Goiânia]

> Caso do cirurgião Áureo Ludovico de Paula.

Comentários

Anônimo disse…
LAMENTO O CASO DE DALIANA, MAS POR TRÁS DISSO TUDO HÁ UM JOGO DE INTERSSE "POLITICO". A PACIENTE CITADA, NA VERDADE SÓ FOI E É UM PEQUENO PIVOR. ONDE O ALVO É DR AUREO DE PAULA,PERESSEGUIDO POR LABORATORIOS E COLEGAS MÉDICOS QUE NÃO OBITIVERAM O MESMO SUCESSO NO TRATAMENT/CURA DO DM2.
ACREDEITO E ORO PELA REGULAMENTAÇÃO DO PROCEDIMENTO, E DA CURA DE DALIAN KRISTEL.
DEIXO AI O SALMO 121 PARA TODOS
BOB disse…
^^^^^ É, o médico tá ruim até em comentário para defendê-lo!
Anônimo disse…
Todos no meio médico da cirurgia bariátrica sabem que esse ataque todo ao Dr Aureo Ludovico de Paula não passa de INVEJA, pois outras cirurgias tambem "experimentais" nessa mesma área de atuação, continuam a ser realizadas e propagadas na mídia, sem que nenhum órgão oficial tome nenhuma atitude similar.Lamentável a atitude e o comportamento de alguns profissionais, neste caso, que atuam de forma leviana e rasteira, sem acrescentar nada de construtivo...
Infelizmente, no meio médico também há uma fogueira de vaidades com rivalidades que em nada beneficiam a Medicina Brasileira, nem os pacientes.Espero que em breve tudo se esclareça de forma limpa, cristalina e ética para o bem da nossa Medicina.
Anônimo disse…
O Faustão era diabético Sr. Dono do Blog
Anônimo disse…
gemtem fistula qualquer um pode ter que fizer a reduçao,isso e coisa q acontece apenas se acusada em tempo a uma enorme possibilidade de fazer a operaçao por video.Eu fiz a reduçao a um mes,tive fistula,operei de novo,e hj eu estou otima,perdi 21klos em um mes. eu to super bem e naum deixe as pessoas desanimarem se eu tiver q fazer tdo de novo eu faria. bjos a todos.

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Veja 14 proibições das Testemunhas de Jeová a seus seguidores

Morre o americano Daniel C. Dennett, filósofo e referência contemporânea do ateísmo

Entre os 10 autores mais influentes de posts da extrema-direita, 8 são evangélicos

Ignorância, fé religiosa e "ciência" cristã se voltam contra o conhecimento

Oriente Médio não precisa de mais Deus. Precisa de mais ateus

Vídeo mostra adolescente 'endemoninhado' no chão. É um culto em escola pública de Caxias

Veja os 10 trechos mais cruéis da Bíblia

Malafaia divulga mensagem homofóbica em outdoors do Rio

O pastor Silas Malafaia, da Assembleia de Deus Vitória em Cristo, está veiculando em 600 outdoors do Rio uma mensagem homofóbica: “Em favor da família e preservação da espécie. Deus fez macho e fêmea”. [reprodução acima] Talvez seja a primeira campanha de outdoor feita no país contra a homossexualidade. Ele disse que, com essa mensagem, pretende “despertar o povo de Deus para a gravidade” de projetos de leis que tramitam no Congresso Nacional e em Assembleias Estaduais em favor dos homossexuais. Recentemente, ao comentar a proposta da legalização da união de pessoas do mesmo sexo, ele partiu para o deboche. Disse que, se é para chancelar o vale-tudo, que se coloque também na lei a relação sexual com animais e com cadáveres. Em seu site, o pastor escreveu que “não podemos ficar de braços cruzados diante desse quadro desafiador”. REAÇÃO - atualização em 9 de outubro de 2010 Cerca de 30 pessoas dos grupos Liberdade e Gay Atitude de São Gonçalo estão manchando os outdoor

Ateu, Chico Anysio teve de enfrentar a ira de crentes