Pular para o conteúdo principal

Tenente do Exército chora e tenta culpar seus subordinados

tenente_choro
Andrade disse que previa
apenas um 'castigo' aos jovens

Em seu depoimento ontem à Justiça, o tenente do Exército Vinicíus Ghidetti Moraes Andrade (foto) chorou quando fez referência a sua família. A TV mostrou a cena. Deve ter sido constrangedor para os oficiais durões da Aman (Academia das Agulhas Negras), onde Andrade passou por rígido treinamento para, entre outras coisas, agüentar todas as possíveis pressões.

Mas homem chorar, seja ou não fardado, não é vergonha.

Vergonha mesmo foi a tentativa de o tenente colocar a culpa em seus subordinados por ele ter entregue  três jovens da favela do Morro da Providência a traficantes da favela do Morro da Mineira, no Rio. Um dia depois, os corpos dos três jovens foram encontrados em um lixão da Baixada Fluminense com  47 tiros.

O tenente disse ao juiz Marcello Granado, da 7ª Vara Criminal Federal, que sofreu pressão dos subordinados para dar os jovens aos traficantes como um “presentinho”.

O tenente disse ao juiz que não esperava que houvesse o assassinato dos três jovens, mas apenas um “castigo” por eles terem desacatado a tropa, como se os traficantes, além de serem solidários para com o Exército, fossem do tipo de puxar as orelhas ou dar três coques na cabeça de seus desafetos.

Quando ele e o seu grupo detiveram os três jovens – e há testemunhos de que estes apanharam --, o capitão de plantão determinou a liberação dos rapazes. Mas tenente Andrade, segundo o testemunho de um soldado, teria dito que “estava cagando para o capitão”. E deu no que deu.

Consta que o Alto Comando ficou desolado com o estrago que o episódio tem feito à imagem do Exército.
Seria o caso de se concluir que Exército que tem oficial assim, tão mal formado, não precisa de inimigos.

ATUALIZAÇÃO
Diante do juiz, o tenente Ghidetti chorou, mas quando entregou os três rapazes aos traficantes ele riu, e não foi só uma vez, foram duas. É o que consta no depoimento que o soldado Rafael Costa Sá prestou ao juiz nesta sexta (4). O tenente riu ao colocar os jovens no carro que os transportaria à favela do Morro da Mineira e quando os entregou aos bandidos, dizendo o seguinte: "'Tá' aqui um presentinho para vocês".  O soldado Sá é um dos 11 dos militares indiciados pela morte dos rapazes. A informação é da Folha Online.
Acompanhe o caso.

Comentários

Eliete disse…
Excelente matéria.
Que vergonha pro exército.
A mídia não deve perdoar ninguém.
Fatos como estes tem que ser divulgados mesmo até a exaustão.
Anônimo disse…
Também sou militar e achei um total despreparo do tenente , onde se viu se é ele o militar mais graduado no ato dos acontecimentos , quem comanda e traz para si todas as responsabilidades é o próprio , agora não concordo de maneira alguma com esta mulecagem e os subordinados foram coniventes , pois ordem ilegal não se cumpre!!
Anônimo disse…
Achei maravilhosa a pergunta do juiz ao oficial, quando o tenetente afirma que pediu para os bandidos apenas darem um susto nos três jovens. Que absurdo, acho que eles ainda pensam que mandam em alguam coisa.
Anônimo disse…
O exército acha mais interessante ter em seus quadros um tipo como esse ao invés do militar que, por haver se declarado homossexual, foi perseguido até a exaustão. Instituição que se mostra cada vez mais inadequada a nossa sociedade.
Anônimo disse…
Chora não por remorso do ocorrido, mas sim, pelo simples fato de se ver no centro da responsabilidade pela morte dos três jovens.

A postura dele é a mesma de sua instituição, débil e incoerente, incapaz de gerir ou atuar na segurança pública. Lugar de exército é dentro de quartel, lá eles podem brincar em seu mundo imaginário onde até os traficantes lhe obedecem.
Anônimo disse…
Sou militar graduado da FAB e estou estupefato com o ocorrido. Agora, não tenho dúvidas todos irão querer tirar o corpo fora. Muito boa a inquirição do juiz para o tenente sobre o que teria levado o oficial a imaginar que os traficantes aplicariam apenas um corretivo nos garotos: "Se os traficantes não respeitam nem o Estado, como o Sr. acha que eles o respeitariam".
Um abraço! E que Deus tenha misericórdia desses militares porque o Judiciário vai vir com tudo.
Anônimo disse…
...sou militar e acho que uma das maiores virtudes do homem é quando ele reconhece seus erros e assume a responsabilidades,,,,está faltando isso para o ten. do exército, não adinta jagar a culpa nos seus subordinados,,,,,acabou com a sua carreira e de muitos pais de familia
Anônimo disse…
Ele lá estava para servir de palhaço nas mãos de obras politicas de pessoas que só aparecem no meio de eleições.
Eo capitão?porque não fiscalizou a atitude de seu comandado?
Anônimo disse…
BANDIDO BOM É BANDIDO MORTO.........PODE ACONTECER QQ COISA COM O TENENTE (UNS DOISANOS DE CADEIA E TAL) MAS OS MANES QUE FOLGAARAM MORRERAM.VIRARAM PRESUNTOVISKI. PAU.
Anônimo disse…
Pois é: pela lógica do "bandido bom é bandido morto", o tenente não deveria estar vivo. Porque ele mostrou que também é bandido, um transgressor da lei, e, o que é pior, recebendo salário (soldo) pago pelos cofres públicos.
Anônimo disse…
QUANDO O EXERCITO SAI DE SUA FUNÇÃO AJUDA O POVO, NO COMBATE A DENGUE, NOS LUGARES MAS REMOTOS DO BRASIL NINGUEM FALA, QUANDO UM POLITICO É PEGO COM DINHEIRO PUBLICO NA CUECA NINGUE FALA, PO UM QUE ERRO NÃO PODE MANCHA TODA UM INSTITUIÇÕA CHAMADA EXERCITO BRASILEIRO QUE ACIMA DE TUDO É BRASIL
O dono deste blog Paulo Lopes é uma pessoa desinformada ou quer se passar por isto. Os cursos de formação de oficiais, sargentos e cabos, são excelentes. O problema não está na instituição, quando este bloguista diz que "mal formado". Isto é coisa pessoal deste tenente, é o carater dele que fez ele agir desta maneira, o exercito, a academia que o formou não tem nada a ver com isto. Ele não foi orientado pelos seus superiores para fazer esta besteira. Paulo Lopes, antes de falar pense primeiro.
Anônimo disse…
Eu concordo com a punição deste tenente e de todos que erram, ate para mostrar que mesmo os oficiais que erram (feio) são punidos e o que restar devem demostrar que são dignos de suas patentes.
Anônimo disse…
Cara bandido Bom e bandido morto. ele fez mais do que o certo ele naum mato. Agora esse tenente e um cagao. Ele deveria pelo menos assumir o que fez e nao da uma de moleque querendo culpar seus subordinados e depois chorando. Ele pra min nao e homen.
Anônimo disse…
eu concordo com plenamente com a punição deste tenente e de todos que erram, ate para mostrar que mesmo os oficiais que erram (feio) são punidos e o que restar devem demostrar que são dignos de suas patentes. essa e a minha oponiao .
Anônimo disse…
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse…
Até parece que aqueles 3 eram anjinhos que pairavam pela noite, buscando a quem abençoar.

Está certo, uma coisa não justifica a outra mas deixemos de ser alienados e vamos parar de dar atenção à esses blogueiros que se escondem atrás de um monitor e nunca cingiram os lombos de responsabilidades que podem redundar em vida ou morte. Estes não deveriam ter sequer o direito de opinar (principalmente com esse sensacionalismo ridículo) sobre tais questões.

Vista você, escritor, uma farda, empunhe um fuzil, suje-se de lama e sangue. Sim, de lama e sangue tanto daqueles que ameaçam a nossa soberania, quanto daqueles que cerram conosco fileiras.

Certamente que há um ponto de equlíbrio e justiça dentro dessa questão. Porém, duro é ter que "ouvir" o questionamento de ignorantes, repito ignorantes como esse tal de Paulo Lopes, de acordo com sua ótica desprovida de experiências.

Você não passa de mais um, capaz de criticar e incapaz de fazer.

Sou militar, sou Oficial e nem por isso digo que este Capitão agiu corretamente. Não, meu corporativismo não é maior do que a verdade.

Mas você, Paulo Lopes, você não é nada além de um crítico.

E se algum dia, suas decisões forem capazes de traçar destinos, se suas ordens forem capazes de fazer com que fiéis homens vão de encontro à morte juntamente com você, sim quando este dia chegar pense muito antes de falar e principalmente de escrever.

Do contrário, enquanto você só for capaz de fazer o que faz (escrever) engula suas pobre e amargas críticas.
Douglas Laurindo disse…
Vocês da midia são todos um bando de jornalistas vagabundos, que passaram o tempo todo fumando maconha na faculdade...só quem tá na AMAN ou é oficial formado na AMAN sabe o que se passa lá...

Esses "garotos" eram 3 vagabundos!morreram tarde.

E quem quiser falar merda pra mim tá aí meu twitter @douglaslaurindo
Anônimo disse…
ninguém merece como castigo a morte, e não interessa o que se passa dentro da AMAN, ninguém tem o direito de tirar a vida de pessoas, e sim quem merecia estar no caixão era esse tenente bandido, essa raça nunca vai mudar todos são iguais, com seus trajes acham que são dono do mundo, cambada de pilantras desonestos.
Anônimo disse…
Lamentável.

Uma história com vários culpados. Uns tiveram a pena de morte, mesmo fora dos termos da lei. Outros acabaram com suas carreiras.

O problema não está no Exército, mas sim nas entranhas da nossa sociedade, onde a lei de Gerson prevalece acima de tudo. Inclusive este mesmo Exército muito contribuiu para o nosso país, mesmo com o investimento quase que inexistente por parte do Governo. É injusto culpar a instituição pelo desvio de caráter desses indivíduos (incluindo aqui os subalternos).

Nesta terra onde o malandro se gaba por ter arrumado um jeitinho e se dado bem, infelizmente acontecem coisas desse tipo.Paciência... A lição a História já nos ensinou e vai continuar ensinando.
Ex-cadete disse…
Durante o treinamento militar, quem é o inimigo? Se o inimigo for vírus, bactéria, o treinamento são as vacinas.
Se o inimigo é o mosquito da dengue, o treinamento é dar tapa no mosquito. Para derrotar o inimigo é necessário matar o inimigo.
Desistente do curso disse…
"O tenente disse ao juiz Marcello Granado, da 7ª Vara Criminal Federal, que sofreu pressão dos subordinados para dar os jovens aos traficantes como um “presentinho”."

Quer dizer que nesse caso os subordinados pressionaram o superior e o superior não aguentou a pressão.
Desistente do curso disse…
"O tenente disse ao juiz que não esperava que houvesse o assassinato dos três jovens, mas apenas um “castigo” por eles terem desacatado a tropa,..."

Será que pra ser admitido na AMAN, ele imaginou as respostas dos testes e acertou na sorte?
Desistente do curso disse…
Pode ser, questões de múltipla de escolha são como os números da megasena, alguém pode acertar na sorte.
Anônimo disse…
e tem mais. essa foto ilustra uma fabula onde narra a perseguicao de um oficial crente e seu incrivel deus imaginario ligando o motor de um carro que nao tem motor (isso mesmo...com essa criatividade toda). eh de lascar!!!!!

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Existe uma relação óbvia entre ateísmo e instrução

de Rodrigo César Dias   (foto)   a propósito de Arcebispo afirma que ateísmo é fenômeno que ameaça a fé cristã Rodrigo César Dias Acho que a explicação para a decadência da fé é relativamente simples: os dois pilares da religião até hoje, a ignorância e a proteção do Estado, estão sendo paulatinamente solapados. Sem querer dizer que todos os religiosos são estúpidos, o que não é o caso, é possível afirmar que existe uma relação óbvia entre instrução e ateísmo. A quantidade de ateus dentro de uma universidade, especialmente naqueles departamentos que lidam mais de perto com a questão da existência de Deus, como física, biologia, filosofia etc., é muito maior do que entre a população em geral. Talvez não existam mais do que 5% de ateus na população total de um país, mas no departamento daqueles cursos você encontrará uma porcentagem muito maior do que isso. E, como esse mundo de hoje é caracterizado pelo acesso à informação, como há cada vez mais gente escolarizada e dipl...

USP pesquisa como religiosos e ateus agem frente a dificuldades

O Laboratório de Psicologia Social da Religião, do Instituto de Psicologia da USP, está levantando dados para verificar como religiosos e ateus enfrentam dificuldades e quais as diferenças entre si. Também vai apurar o bem-estar psicológico e as características de personalidades de cada um dos grupos. O professor Geraldo José de Paiva tomou a iniciativa de fazer a pesquisa levando em conta as poucas informações sobre tais aspectos, principalmente em relação aos ateus brasileiros, que dificilmente são objetos de estudos. A equipe de Paiva, para essa pesquisa, conta com 12 pessoas, entre doutores e doutorandos não só da USP, como também da PUC e Mackenzie. Ele disse que, quanto aos religiosos, já foi feito na USP um estudo segundo o qual as pessoas religiosas desfrutam de maior bem estar em relação aos ateus. Mas se trata, segundo ele, de um estudo pouco representativo porque se ateve a um pequeno grupo. “Vamos repeti-lo.” Na avaliação de Paiva, os modos seculares e o religioso...

Bento 16 renuncia; sucessor vai ser escolhido até a Páscoa

Ratzinger disse "não ter mais forças" para o cargo O papa Bento 16 vai renunciar a seu pontificado em 28 de fevereiro. Ele anunciou a renúncia pessoalmente, falando em latim, durante um encontro de cardeais. É a primeira vez que isso ocorre em 600 anos. O discurso ocorreu entre as 11h30 e 11h40 locais (8h30 e 8h40 do horário brasileiro de verão). Os bispos brasileiros disseram  que foram pegos de surpresa. O  L'Osservatore Romano , jornal oficial do Vaticano, informou que Ratzinger tomou a decisão em março de 2012, durante visita ao México. Na ocasião, ele foi visto andando com uma bengala. O Vaticano afirmou que o papado, exercido pelo teólogo alemão desde 2005, vai ficar vago até que o sucessor seja escolhido, o que se espera que ocorra "o mais rápido possível" e até a Páscoa, segundo o porta-voz Federico Lombardi. Em comunicado, Bento 16, que tem 85 anos, afirmou que vai deixar a liderança da Igreja Católica Apostólica Romana devido à idade avanç...

Pastor Caio diz que Edir Macedo tem 'tarugo do diabo no rabo'

Caio diz que Macedo usa o paganismo Edir Macedo está com medo de morrer porque sabe que terá de prestar contas de suas mentiras a Deus, disse o pastor Caio Fábio D'Araújo (foto), 56, da denominação Caminho da Graça. “Você [Edir] está com o tarugo do diabo no rabo”, afirmou, após acusar o fundador da Igreja Universal de ter se "ajoelhado" diante dos “príncipes deste mundo para receber esses poderes recordianos” (alusão à Rede Record). Em um vídeo de 4 minutos [segue abaixo uma parte]  de seu canal no Youtube, Caio Fábio, ao responder um e-mail de um fiel, disse que conhece muito bem o bispo Edir Macedo porque já foi pastor da Igreja Universal. Falou que hoje Macedo está cheio de dinheiro e que se comporta como um “Nerinho de Satanás” caminhando para morte e “enganando milhares de pessoas”. O pastor disse que, para Macedo, o brasileiro é pagão, motivo pelo qual o fundador da Igreja Universal “usa o paganismo” como recurso de doutrinação. “Só que Jesu...

Jesus pode ter sofrido de transtorno mental, diz pastora

Eva citou trecho  bíblico sobre o   suposto  desequilíbrio do Messias  A pastora britânica Eva McIntyre (foto) escreveu um sermão admitindo que Jesus pode ter sofrido de algum transtorno mental. Citou um trecho da Bíblia segundo o qual o Messias teria “perdido a cabeça” em uma  determinada circunstância. Ela disse que nem Jesus esteve imune de ter contraído uma doença mental, ou de ser acusado de sofrer desse  mal. Contou que há uma história no Evangelho que fala da tentativa de sua mãe de levá-lo para casa, porque havia o temor de que estivesse sofrendo de insanidade. O sermão de McIntyre é uma proposta para a campanha “Hora de Mudar” do Conselho de Arcebispos da Igreja da Inglaterra com o objetivo de combater o preconceito contra quem sofre de depressão, ansiedade, transtorno bipolar e esquizofrenia. A campanha será lançada em 10 de outubro, Dia Mundial da Saúde Mental. McIntyre escreveu que outros personagens da cristandade, como...

Devoto que perdeu perna por causa de crucifixo processa igreja

Jimenez estava pagando uma promessa quando o crucifixo caiu O imigrante mexicano David Jimenez (foto), 43, de Hudson Valley, no Estado de Nova Iorque (EUA), está movendo ação contra a Igreja Católica com o pedido de indenização de US$ 3 milhões (R$ 6 milhões) por ter perdido uma perna. Um crucifixo de 300 quilos de um memorial de uma igreja católica esmagou a perna direita de Jimenez no dia 30 de maio de 2010 quando ele limpava-o em agradecimento pela cura de sua mulher. Ele relatou no processo que o crucifixo estava preso por um único parafuso. A peça de mármore se espatifou, e o maior pedaço atingiu Jimenez. Kevin Kitson, advogado do mexicano, disse que seu cliente é católico devoto, tanto que fez a promessa de limpar o crucifixo gigantesco durante o tratamento de um câncer de ovário diagnosticado em Delia, sua mulher, em 2008. Segundo Jimenez, a limpeza foi autorizada pelo responsável pela estátua. O casal está nos Estados Unidos há pelo menos 20 anos. Tem três filhos, ...

Canadenses vão à Justiça para que escola distribua livros ateus

Chouinard sugeriu  dois livros à escola,  que não aceitou René (foto) e Anne Chouinard recorreram ao Tribunal de Direitos Humanos do Estado de Ontário, no Canadá, para que a escola de seus três filhos permita a distribuição aos alunos de livros sobre o ateísmo, não só, portanto, a Bíblia. Eles sugeriram os livros “Livre Pensamento para Crianças” e “Perdendo a Fé na Fé: De Pregador a Ateu” (em livre tradução para o português), ambos de Dan Barker. Os pais recorreram à Justiça porque a escola consentiu que a entidade cristã Gideões Internacionais distribuísse exemplares da Bíblia aos estudantes. No mês passado, houve a primeira audiência. O Tribunal não tem prazo para anunciar a sua decisão, mas o recurso da família Chouinard desencadeou no Canadá uma discussão sobre a presença da religião nas escolas. O Canadá tem cerca de 34 milhões de habitantes. Do total da população, 77,1% são cristãos e 16,5% não têm religião. René e Anne são de Niágara, cidade p...

Quem matou Lennon foi a Santa Trindade, afirma Feliciano

Deus castigou o Beatle por falar ser mais famoso que Jesus, diz o pastor Os internautas descobriram mais um vídeo [ver abaixo] com afirmações polêmicas do pastor-deputado Marco Feliciano (PSC-SP), na foto. Durante um culto em data não identificada, ele disse que os três tiros que mataram John Lennon em 1980 foram dados um pelo Pai, outro pelo Filho e o terceiro pelo Espírito Santo. Feliciano afirmou que esse foi o castigo divino pelo fato de o Lennon ter afirmado que os Beatles eram mais famosos que Jesus Cristo. “Ninguém afronta Deus e sobrevive para debochar”, disse. Em 1966, a declaração de Lennon causou revolta dos cristãos, o que levou o Beatle a pedir desculpas. Feliciano omitiu isso. Em outro vídeo, o pastor disse que a morte dos integrantes da banda Mamonas Assassinas em acidente aéreo foi por vontade divina por causa das letras chulas de suas músicas. "Ao invés de virar pra um lado, o manche tocou pra outro. Um anjo pôs o dedo no manche e Deus fulminou aque...