Pular para o conteúdo principal

Rede JB de tv é o novo veículo do Tanure


Arrendada por cinco anos pela CBM (Companhia Brasileira de Multimídia), de Nelson Tanure (foto), a rede paranaense CNT em março vai mudar de nome para Rede JB, numa referência ao Jornal do Brasil, também do grupo do empresário. A informação é do Portal Imprensa.

Até setembro de 2006, a CNT era controlada por Flávio Martinez, um político que foi próximo a Fernando Collor, na época em que este era presidente do Brasil. A rede tem emissoras e retransmissoras em 17 capitais e atingem cerca de 20 milhões de domicílios, mas a sua audiência é ínfima.

A CNT obtém faturamento anual de cerca de R$ 50 milhões, principalmente com a venda de horários a igrejas como a Renascer e Universal e os chamados infomerciais (anúncios de até meia hora cada). Um dos poucos programas produzidos pela própria emissora é o Jornal CNT.

Essa programação vai começar a mudar em março. A Rede JB vai apresentar jornalismo, entretenimento e serviços, nessa ordem de importância. A sede da empresa será no Rio de Janeiro, não mais em Curitiba. O arrendamento poderá ser estendido por mais cinco anos, mas não se sabe o valor do negócio e nem quanto Tanure planeja investir no saneamento da rede.

Com a Rede JB, o empresário baiano avança em seu objetivo de montar um conglomerado de mídia, apesar das incertezas que rondam os veículos de comunicação por causa dos impactos das novas tecnologias. Além do Jornal do Brasil e do JB Online, a CBM controla a Gazeta Mercantil, revista Forbes Brasil e Investnews e estaria negociando a compra da Editora Três, que edita a Istoé, por R$ 25 milhões.

O relacionamento de Tanure com os jornalistas tem sido marcado por atritos, principalmente por causa das demissões ocorridas no Jornal do Brasil. O empresário é acusado de desrespeitar os direitos trabalhistas. Ele nega.

No ano passado, o JB passou por uma mudança gráfica e editorial. Houve até uma redução no seu tamanho, que é uma tendência verificada em países da Europa. Mas o JB, um jornal centenário em decadência, em nada recuperou de sua antiga credibilidade. E a Gazeta Mercantil, que por muito tempo foi o único jornal de circulação nacional especializado em economia do país, enfrenta hoje uma competente concorrência d’O Valor, que pertence a uma associação entre a Folha e o Globo

Tanure é considerado um empresário frio e implacável. Ele mesmo admite que quando entra numa briga é para valer. “Às vezes, a minha reação é desmesurada”, admitiu no começo do ano passado à Istoé Dinheiro.

Uma página do JB Online sobre os 110 anos do jornal, comemorados em 9 de abril de 2001, informa que ele é católico praticante. Mas é também leitor de Nietzsche (costuma citá-lo), um filósofo alemão que foi um ferrenho crítico às religiões e principalmente à Igreja Católica.

Caçula e um comerciante libanês que teve seis filhos, diz a referida página, ele “saiu de Salvador em 1977 aos 25 anos, para tentar a sorte no Rio”. E que “vinte e quatro anos depois, o empresário não mudou em alguns aspectos: continua introspectivo, tímido e apegado à família”.

Pessoalmente, Tanure pode ser tímido, mas não nos negócios. Há quem diga que ele esteja dando passos mais longos do que as suas pernas. Mas isso só se saberá se algum dia Tanure levar um tombo. Ele acha que, na elite empresarial, há muita gente torcendo para que isso ocorra, principalmente do setor de comunicação.
xxxx

Comentários

Anônimo disse…
Todos os jornalistas e a maioria dos funcionários da cnt de Curitiba foram demitidos pelo empresário Nelson Tanure, que arrendou a rede. Isso é justo??????????
Anônimo disse…
DEMISSÕES EM MASSA NA CNT...TODOS MANDADOS EMBORA....FUNCIONÁRIOS COM ATÉ 20 ANOS DE CASA...TODOS OS JORNALISTAS...........QUEREM ACABAR COM A EMISSORA DOS MARTINES
Anônimo disse…
O QUE VAI FICAR NA CNT??????? CADÊ O PROFISSIONALISMO???? SACANAGEM TOTAL COM TODOS OS FUNCIONÁRIOS DA REDE...
Anônimo disse…
MAIS UMA VEZ O EMPRESÁRIO NELSON TANURE CHUTA A BUNDA DE FUNCIONÁRIOS....O NEGÓCIO DELE É DEMITIR TODOS..ESSE CARA É MUITO LEGAL
Anônimo disse…
A FAMÍLIA MARTINES VAI DEIXAR O NELSON TANURE ACABAR COM TUDO E DEMITIR TODOS??
Anônimo disse…
Nao entendo por que se referem a Nelson Tanure como um empresario bahiano. Como a propria materia diz, ele saiu da Bahia para tentar a sorte no Rio de Janeiro, ou seja, nao tinha um tostao la. Tudo o que conseguiu foi conquistado no Rio de Janeiro, de onde comanda todo o Grupo JB. Logo... e um empresario do Rio de Janeiro. Apenas nasceu na Bahia.
Paulo Lopes disse…
Anônimo, você tem razão. A rigor, não há necessidade de citar a origem baiana do Tanure. Mas todos citam: no Google, Tanure aparece como “empresário baiano” em mais de cem páginas, inclusive em matérias do Observatório da Imprensa. Mas no JB Online, uma das empresas sob o controle do Tanure, ele é designado simplesmente como “empresário”. Não sei se podemos chamá-lo de empresário do Rio, considerando que tem negócios em diversos Estados –em São Paulo, por enquanto, tem o controle da Gazeta Mercantil. Observo que Duda e Nizan também são chamados de “publicitários baianos”, embora ganhem (muito) dinheiro no eixo São Paulo-Rio-Brasília. É possível que, no caso do Tanure, a declinação da origem tenha uma conotação pejorativa disseminada por concorrentes do sul. O próprio Tanure reclama com freqüência que não é bem aceito pela elite empresarial (leia-se empresários paulistas). Mas estou apenas conjecturando. Não disponho de fatos. Abraço.
Anônimo disse…
Espero que a tradição do grande JB seja restaurada no que tange ao jornal propriamente dito, como também agora na TV. Não conheço o proprietário, mas espero que tenha competência empresarial, sempre com justiça social e trabalhista, elevando o Rio de Janeiro no cenário jornalístico nacional.
Paulo Lopes disse…
Todos desejamos que o JB volte a ser o que era, mas há quem acredite que se trata de uma missão impossível. Vamos aguardar.
Anônimo disse…
O Jornal do Brasil e um dos melhores jornais para se ler on line. Tudo funciona. Quanto a cobertura, sinceramente, nao vejo grandes diferencas dos demais ( Globo, Folha e etc e tal. No fundo e tudo a mesma coisa). Logo... nao vejo nao vejo nada que o desqualifique, diminua ou desabone perante os demais.
Quanto a nova Rede JB de Televisao, acredito que a decisao de transferir a sede da CNT para o Rio de janeiro foi logica e acertada. A Cidade do Rio de janeiro concentra 70% de toda a producao audiovisual do pais: Cinema, TV, Videos, musica e etc e tal). Isto mostra o "savoir faire" que existe por la, no setor audiovisual. Logo, nao ha melhor lugar, no pais, para se comecar um Rede de TV que pretende estar entre as melhores
Paulo Lopes disse…
O anônimo aí de cima certamente é um jovem que não pegou a fase áurea do JB. Se assim não fosse, ele admitiria que o JB já foi bem melhor.

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Fundamentalismo de Feliciano é ‘opinião pessoal’, diz jornalista

Sheherazade não disse quais seriam as 'opiniões não pessoais' do deputado Rachel Sheherazade (foto), apresentadora do telejornal SBT Brasil, destacou na quarta-feira (20) que as afirmações de Marco Feliciano tidas como homofóbicas e racistas são apenas “opiniões pessoais”, o que pareceu ser, da parte da jornalista,  uma tentativa de atenuar o fundamentalismo cristão do pastor e deputado. Ficou subentendido, no comentário, que Feliciano tem também “opiniões não pessoais”, e seriam essas, e não aquelas, que valem quando o deputado preside a Comissão de Direitos Humanos e Minorias, da Câmara. Se assim for, Sheherazade deveria ter citado algumas das opiniões “não pessoais” do pastor-deputado, porque ninguém as conhece e seria interessante saber o que esse “outro” Feliciano pensa, por exemplo, do casamento gay. Em referência às críticas que Feliciano vem recebendo, ela disse que “não se pode confundir o pastor com o parlamentar”. A jornalista deveria mandar esse recado...

Ateu usa coador de macarrão como chapéu 'religioso' em foto oficial

PMs de Cristo combatem violência com oração e jejum

Violência se agrava em SP, e os PMs evangélicos oram Houve um recrudescimento da violência na Grande São Paulo. Os homicídios cresceram e em menos de 24 horas, de anteontem para ontem, ocorreram pelo menos 20 assassinatos (incluindo o de policiais), o triplo da média diária de seis mortes por violência. Um grupo de PMs acredita que pode ajudar a combater a violência pedindo a intercessão divina. A Associação dos Policiais Militares Evangélicos do Estado de São Paulo, que é mais conhecida como PMs de Cristo, iniciou no dia 25 de outubro uma campanha de “52 dias de oração e jejum pela polícia e pela paz na cidade”, conforme diz o site da entidade. “Essa é a nossa nobre e divina missão. Vamos avante!” Um representante do comando da corporação participou do lançamento da campanha. Com o objetivo de dar assistência espiritual aos policiais, a associação PMs de Cristo foi fundada em 1992 sob a inspiração de Neemias, o personagem bíblico que teria sido o responsável por uma mobili...

Wyllys vai processar Feliciano por difamação em vídeo

Wyllys afirmou que pastor faz 'campanha nojenta' contra ele O deputado Jean Wyllys (PSOL-RJ), na foto, vai dar entrada na Justiça a uma representação criminal contra o pastor e deputado Marco Feliciano (PSC-SP) por causa de um vídeo com ataques aos defensores dos homossexuais.  O vídeo “Marco Feliciano Renuncia” de oito minutos (ver abaixo) foi postado na segunda-feira (18) por um assessor de Feliciano e rapidamente se espalhou pela rede social por dar a entender que o deputado tinha saído da presidência da Comissão dos Direitos Humanos e Minorias, da Câmara. Mas a “renúncia” do pastor, no caso, diz o vídeo em referência aos protestos contra o deputado, é à “privacidade” e às “noites de paz e sono tranquilo”, para cuidar dos direitos humanos. O vídeo termina com o pastor com cara de choro, colocando-se como vítima. Feliciano admitiu que o responsável pelo vídeo é um assessor seu, mas acrescentou que desconhecia o conteúdo. Wyllys afirmou que o vídeo faz parte de uma...

Embrião tem alma, dizem antiabortistas. Mas existe alma?

por Hélio Schwartsman para Folha  Se a alma existe, ela se instala  logo após a fecundação? Depois do festival de hipocrisia que foi a última campanha presidencial, com os principais candidatos se esforçando para posar de coroinhas, é quase um bálsamo ver uma autoridade pública assumindo claramente posição pró-aborto, como o fez a nova ministra das Mulheres, Eleonora Menicucci. E, como ela própria defende que a questão seja debatida, dou hoje minha modesta contribuição. O argumento central dos antiabortistas é o de que a vida tem início na concepção e deve desde então ser protegida. Para essa posição tornar-se coerente, é necessário introduzir um dogma de fé: o homem é composto de corpo e alma. E a Igreja Católica inclina-se a afirmar que esta é instilada no novo ser no momento da concepção. Sem isso, a vida humana não seria diferente da de um animal e o instante da fusão dos gametas não teria nada de especial. O problema é que ninguém jamais demonstrou que ...

Defensores do Estado laico são ‘intolerantes’, diz apresentadora

Evangélico quebrou centro espírita para desafiar o diabo

"Peguei aquelas imagens e comei a quebrar" O evangélico Afonso Henrique Alves , 25, da Igreja Geração Jesus Cristo, postou vídeo [ver abaixo] no Youtube no qual diz que depredou um centro espírita em junho do ano passado para desafiar o diabo. “Eu peguei todas aquelas imagens e comecei a quebrar...” [foto acima] Na sexta (19), ele foi preso por intolerância religiosa e por apologia do ódio. “Ele é um criminoso que usa a internet para obter discípulos”, disse a delegada Helen Sardenberg, depois de prendê-lo ao término de um culto no Morro do Pinto, na Zona Portuária do Rio. Também foi preso o pastor Tupirani da Hora Lores, 43. Foi a primeira prisão no país por causa de intolerância religiosa, segundo a delegada. Como 'discípulo da verdade', Alves afirma no vídeo coisas como: centro espírito é lugar de invocação do diabo, todo pai de santo é homossexual, a imprensa e a polícia estão a serviço do demônio, na Rede Globo existe um monte de macumbeiros, etc. A...

Físico afirma que cientistas só podem pensar na existência de Deus como hipótese

Presas ameaçam matar empresária acusada de torturar menina

As presas da Casa de Prisão Provisória, em Aparecida de Goiânia, estão ameaçando de morte “o tempo todo” a empresária Sílvia Calabresi Lima (foto), acusada de torturar a menina L.R.S., de 12 anos. “As presas não toleram esse crime”, disse o advogado dela, Darlan Alves Ferreira. As ameaças incluem envenenamento da água e comida de Sílvia. Apesar disso, até anteontem a empresária queria sair do isolamento e ser transferida para ala onde há cerca de 120 mulheres. A reação dos internautas também de sido de fúria. Nos blogs, sites de notícias e Youtube, há quem peça pena de morte para a empresária. Muitos dizem que, se pudessem, torturariam a Sílvia da mesma forma que ela o fez com a menina. Também circulam na internet o endereço do casal, os números de telefone e o e-mail do filho mais velho, o Thiago, que é uma das seis pessoas que a polícia vai indiciar - no caso dele, por omissão de socorro. Embora a polícia tenha se procedido de maneira exemplar nesse caso, tem muita gente querendo fa...