Pular para o conteúdo principal

Surpresa no Nordeste: evangélicos estão se convertendo ao judaísmo

Conversões crescem em pequenas cidades do Nordeste, impulsionadas por laços familiares e cursos online sobre o judaísmo.


Nos últimos anos, surgiram comunidades judaicas compostas quase só por convertidos. Muitos são ex-evangélicos.

No Recife, a Synagoga Israelita, fundada em 1926 por imigrantes do Leste Europeu, hoje é frequentada quase só por bnei anussim, descendentes de judeus forçados à conversão durante a Inquisição.

O fenômeno coincide com o aumento de igrejas evangélicas que apoiam Israel e com o interesse por testes genéticos que revelam origens judaicas.

Também cresceu o número de cursos virtuais sobre judaísmo e sobre o papel dos cristãos-novos na história do Brasil.

Em Messejana, periferia de Fortaleza, uma antiga igreja evangélica virou a sinagoga Beitel. O templo, com estrelas de Davi na fachada, foi fundado em 2014.

Judia na
Synagoga
Israelita do
Recife, hoje
frequentada
quase
exclusivamente
pela comunidade
bnei anussim.


O cantor litúrgico Flávio Santos, negro e ex-evangélico, lidera a comunidade. Ele conta que o grupo estudou o Antigo Testamento, passou pelo judaísmo messiânico e, em 2018, adotou o judaísmo ortodoxo.

Flávio acredita ter raízes judaicas. Descobriu sinais nas práticas da avó alagoana, como banhos na sexta à tarde e o hábito de não apontar para estrelas. Para ele, essas tradições guardavam vestígios do shabat e do medo da Inquisição.

Hoje, a sinagoga Beitel tem 45 membros convertidos. As orações seguem a orientação de um rabino em Israel.

O retorno ao judaísmo no Nordeste começou nos anos 1960, com católicos que buscavam reconectar-se à fé dos antepassados.

Os primeiros eram chamados de "marranos", termo pejorativo herdado da Inquisição. O movimento atual difere por reunir ex-evangélicos e criar comunidades autônomas.

Pesquisas apontam que o fenômeno se espalha. Em 2021, o Samuel Neamen Institute, de Israel, estimou 30 mil conversões no Brasil entre os bnei anussim.

Há ainda cerca de 4 milhões de brasileiros com origem judaica que nunca se converteram.

A Confederação Israelita do Brasil calcula 120 mil judeus no país. Especialistas acreditam que o número de convertidos já ultrapassa as estatísticas oficiais.

O escritor pernambucano Jacques Ribemboim estima que só o Nordeste possa ter dezenas de milhões de descendentes de judeus ibéricos.

"Há uma vontade crescente de retomar a prática judaica", diz Ribemboim.

Em Campina Grande, na Paraíba, o historiador Aldrey Ribeiro lidera a sinagoga Branca Dias, fundada por convertidos.

O nome homenageia uma mulher condenada pela Inquisição no século 16 por manter práticas judaicas em segredo.

Aldrey afirma que seu grupo é diverso. Metade é de esquerda, metade de direita. Ele defende que palestinos também tenham um Estado, posição incomum entre judeus israelenses.

Para o historiador, os bnei anussim são herdeiros da "era de ouro do judaísmo", quando judeus, cristãos e muçulmanos conviviam na Península Ibérica.

"Sabemos dialogar com as diferenças", diz ele.

O documentário “Os novos judeus do Nordeste: a tribo perdida do sertão”, da BBC News Brasil, mostra essa transformação. A equipe percorreu mais de mil quilômetros em quatro estados para registrar o movimento.

Comentários

Não acho tão surpreendente. No Brasil existe muito pouca informação sobre tradições que não sejam de origem abraâmica, africana ou kardecista, o que limita muito as opções.

O Cristianismo cresceu de forma agressiva com os movimentos neopentecostais nas últimas décadas, mas ao fazê-lo causou consideráveis e necessários questionamentos e desorientação, à medida que a relutância em perceber as evidentes e graves falhas de muitas das suas lideranças começou a diminuir.

Um dos resultados é o fenômeno dos "desigrejados". Mas é psicologicamente árduo se apresentar como tal; nada mais natural do que a busca por alternativas um pouco menos suspeitas do que as igrejas do Mandato dos Sete Montes.

Suspeito que muita gente cansou de se sentir refém dos espasmos verbais e pseudo-morais deste ou daquele pastor interesseiro. Na falta de estrutura social para considerar seriamente, digamos, o shamanismo ou o Hinduísmo, o Judaísmo acaba sendo uma opção natural. Ajuda que nele há tanta ênfase em solidariedade interna genuína.

Post mais lidos nos últimos 7 dias

Vicente e Soraya falam do peso que é ter o nome Abdelmassih

Feliciano manda prender rapaz que o chamou de racista

Marcelo Pereira  foi colocado para fora pela polícia legislativa Na sessão de hoje da Comissão de Direitos Humanos e Minoria, o pastor e deputado Marco Feliciano (PSC-SP), na foto, mandou a polícia legislativa prender um manifestante por tê-lo chamado de racista sob a alegação de ter havido calúnia. Feliciano apontou o dedo para um rapaz: “Aquele senhor de barba, chama a segurança. Ele me chamou de racista. Racismo é crime. Ele vai sair preso daqui”. Marcelo Régis Pereira, o manifestante, protestou: “Isso [a detenção] é porque sou negro. Eu sou negro”. Depois que Pereira foi retirado da sala, Feliciano disse aos manifestantes: “Podem espernear, fui eleito com o voto do povo”. O deputado não conseguiu dar prosseguimento à sessão por causa dos apitos e das palavras de ordem cos manifestantes, como “Não, não me representa, não”; “Não respeita negros, não respeita homossexuais, não respeita mulheres, não vou te respeitar não”. Jovens evangélicos manifestaram apoio ao ...

Limpem a boca para falar do Drauzio Varella, cristãos hipócritas!

Varella presta serviço que nenhum médico cristão quer fazer LUÍS CARLOS BALREIRA / opinião Eu meto o pau na Rede Globo desde o começo da década de 1990, quando tinha uma página dominical inteira no "Diário do Amazonas", em Manaus/AM. Sempre me declarei radicalmente a favor da pena de morte para estupradores, assassinos, pedófilos, etc. A maioria dos formadores de opinião covardes da grande mídia não toca na pena de morte, não discutem, nada. Os entrevistados de Sikera Júnior e Augusto Nunes, o povo cristão da rua, também não perdoam o transexual que Drauzio, um ateu, abraçou . Então que tipo de país de maioria cristã, tão propalada por Bolsonaro, é este. Bolsonaro é paradoxal porque fala que Jesus perdoa qualquer crime, base haver arrependimento Drauzio Varella é um médico e é ateu e parece ser muito mais cristão do que aqueles dois hipócritas.  Drauzio passou a vida toda cuidando de monstros. Eu jamais faria isso, porque sou ateu e a favor da pena de mor...

Orkut tem viciados em profiles de gente morta

Uma das comunidades do Orkut que mais desperta interesse é a PGM ( Profile de Gente Morta). Neste momento em que escrevo, ela está com mais de 49 mil participantes e uma infinidade de tópicos. Cada tópico contém o endereço do profile (perfil) no Orkut de uma pessoa morta e, se possível, o motivo da morte. Apesar do elevado número de participantes, os mais ativos não passam de uma centena, como, aliás, ocorre com a maior parte das grandes comunidades do Orkut. Há uma turma que abastece a PGM de informações a partir de notícias do jornal. E há quem registre na comunidade a morte de parentes, amigos e conhecidos. Exemplo de um tópico: "[de] Giovanna † Moisés † Assassinato Ano passado fizemos faculdade juntos, e hoje ao ler o jornal descubri (sic) que ele foi assassinado pois tentou reagir ao assalto na loja em que era gerente. Tinha 22 anos...” Seguem os endereços do profile do Moisés e da namorada dele. Quando o tópico não tem o motivo da morte, há sempre alguém que ...

Rabino da Congregação Israelita Paulista é acusado de abusar de mulheres

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Prefeito de São Paulo veta a lei que criou o Dia do Orgulho Heterossexual

Kassab inicialmente disse que lei não era homofóbica

Pastor da Frente Parlamentar quer ser presidente do Brasil

Feliciano sabe das 'estratégias do diabo' contra um presidente cristão O pastor Marco Feliciano (foto), 41, do Ministério Tempo de Avivamento, disse sonhar com um Brasil que tenha um presidente da República que abra o programa “Voz do Brasil” dizendo: “Eu cumprimento o povo brasileiro com a paz do Senhor”.  Esse presidente seria ele próprio, conforme desejo que revelou no começo deste ano. Feliciano também é deputado federal pelo PSC-SP e destacado membro da Frente Parlamentar Evangélica. Neste final de semana, após um encontro com José Serra (PSDB), candidato a prefeito de São Paulo, Feliciano falou durante um culto sobre “as estratégias do diabo” para dificultar o governo de um "presidente cristão":  "A militância dos gays, a militância do povo que luta pelo aborto, a militância dos que querem descriminalizar as drogas". Como parlamentar, Feliciano se comporta como se o Brasil fosse um imenso templo evangélico. Ele é autor, entre outros, do p...

MP estuda pedir demolição de templo da Mundial que roubou rua

O Ministério Público do Estado de São Paulo poderá enviar à Justiça um pedido para a demolição do templo que a Igreja Mundial está construindo em São Paulo, no bairro Santo Amaro, zona sul. Com a conivência de autoridades municipais, a construção roubou 137 metros de um terreno previsto em lei para ser o prolongamento da rua Bruges, até a Benedito Fernandes, conforme mostra o mapa acima.   Hussain Aref Saab, que foi diretor do Aprov (Departamento de Aprovação de Edificação), da Prefeitura, teria participado de manobras ilegais para permitir que a igreja de Valdemiro Santiago assumisse um pedaço da rua. A informação é de Diego Zanchetta e Rodrigo Burgarelli, do Estado de S.Paulo. Saab se afastou do Aprov após denúncias de que ele se tornou proprietário de 125 apartamentos em 7 anos, levantando a suspeita de enriquecimento ilícito. As obras começaram em março de 2011 sem alvará, apenas com documento provisório chamado “direito de protocolo”. Os vizinhos alertaram as autoridade...