Pular para o conteúdo principal

Solução ao problema dos três corpos (ainda) não existe. Exceto talvez na ficção da Netflix

O problema foi apresentado há um século e meio, e matemáticos continuam tentando chegar a uma resposta


Afonso Jesús Población Sáez
professor catedrático do Departamento de Matemática Aplicada da Universidade de Valladolid, Espanha

The Conversationl
plataforma de informação produzida por acadêmicos e jornalistas

O problema dos n-corpos foi levantado pela primeira vez no concurso de aniversário patrocinado pelo Rei Óscar II da Suécia para comemorar o sexagésimo aniversário do seu nascimento, que teve lugar em 1889. E é um problema que um século e meio depois ninguém conseguiu resolvê-lo. E obviamente não se espera  a série Netflix que o integra na ficção apresente a solução.


Em 2004, um romance policial intitulado A incógnita Newton foi publicado na Espanha. Seu título original era "O problema dos três corpos" e seu enredo gira em torno da misteriosa morte de três matemáticos que trabalhavam para encontrar a solução para o famoso problema dos n-corpos. Esse romance, assinado por Catherine Shaw, é muito interessante do ponto de vista da divulgação matemática.

Dois anos depois deste primeiro romance, foi publicada a primeira parte de uma trilogia de ficção científica do escritor chinês Liu Cixin com o mesmo título, "O Problema dos Três Corpos". E foi seu trabalho que deu origem à série Netflix que promete se tornar um dos fenômenos midiáticos mais relevantes da temporada. Atrás deles estão os produtores do também famoso Game of Thrones, David Benioff e Daniel Brett Weiss.

Ficção sim, ciência nem tanto

O título da série e do romance refere-se ao comportamento de Trissolaris, um planeta enigmático que orbita num sistema de três estrelas, criando um caos gravitacional que dá origem a ciclos de extremos climáticos imprevisíveis. 

O planeta Trissolaris (com três sóis) sofre alternadamente de fases estáveis, com vida semelhante à da Terra, e estações caóticas e infernais, em que em poucos segundos a temperatura pode alterar-se em centenas de graus, transformando-a num inferno.

Na ficção, existe um jogo de realidade virtual chamado Três Corpos que simula o comportamento de três corpos com campos gravitacionais erráticos, o que está acontecendo no universo Trissolariano.

Explicar como se comporta esse sistema poderia resolver os seus problemas climáticos universais. Mas os matemáticos, na vida real, não encontram solução para o problema, e a proposta um tanto ingênua da série é que um geek de videogame tenha mais sorte.

Não é a primeira obra de ficção que se cobre de ciência como atração, sem falar de ciência. Se alguém espera encontrar uma resposta para o problema dos n-corpos, é melhor ficar longe.

Agora, vamos à questão matemática.


O problema dos três corpos
consiste em determinar o
movimento de três corpos
sujeitos à gravidade mútua.
Esta ilustração mostra os
seis planetas do sistema
HD110067, que juntos criam
um padrão geométrico
fascinante.

Thibaut Roger/NCCR PlanetS, CC BY-SA

Universo trisolário

O problema é determinar o movimento de três corpos sujeitos à gravidade mútua. 

O movimento dos três pode ser caótico ou regular e pode terminar na desintegração do sistema. Buscar soluções possíveis motivou a análise e o estudo de uma parte importante da matemática, os sistemas dinâmicos (a teoria do caos é um exemplo, nos casos de dinâmica não linear), que na atualidade planta uma infinidade de perguntas abertas no processo de investigação.

O primeiro a estudá-los foi Newton. Graças às suas leis, dados dois corpos de qualquer massa, sujeitos à atração gravitacional mútua e a partir de determinadas posições e velocidades, podemos determinar, em qualquer instante, suas posições e velocidades. 

Assim, se o sistema solar fosse composto pelo Sol e por um único planeta, seguiria uma órbita elíptica e conseguiríamos determinar exatamente onde estaria a qualquer momento. Mas quando o sistema consiste em mais de dois corpos, resolver as equações de movimento torna-se complicado.

Asteroides troianos

Para três corpos, os matemáticos encontraram um pequeno número de casos especiais nos quais as órbitas das três massas são periódicas.

Em 1765, Leonhard Euler conseguiu descrever com matemática um modelo no qual três massas começam alinhadas e giram para permanecerem alinhadas. No entanto, tal conjunto de órbitas é instável e não é encontrado em nenhum lugar do sistema solar.

Em 1772, Joseph-Louis Lagrange identificou uma órbita periódica na qual três massas se encontram nos vértices de um triângulo equilátero. Nesse caso, cada massa se move em uma elipse de tal forma que o triângulo formado pelas três permanece sempre equilátero. Os chamados asteroides troianos de Júpiter movem-se de acordo com esse esquema. Eles formam um triângulo com Júpiter e o Sol. Até 2021, foram descobertos 9.800 asteroides troianos de Júpiter diferentes.

Mais tarde, Henri Poincaré e outros mostraram que geralmente é impossível obter uma solução geral, expressa como uma fórmula explícita, para o problema dos três corpos. Ou seja, dados três corpos numa configuração aleatória, não se pode prever com precisão qual trajetória eles seguiriam.

A órbita em forma de oito

Em 1993, Christopher Moore descobriu, por meio de cálculos de computador, que três massas iguais podem se perseguir em torno da mesma curva em forma de oito no plano. 

Em 2000, os matemáticos Richard Montgomery (Universidade da Califórnia em Santa Cruz) e Alain Chenciner (Université Paris VII-Denis Diderot) redescobriram a órbita em oito descrita por Moore e encontraram uma solução exata para as equações de movimento de três corpos que interagir gravitacionalmente.

Carlès Simò (Universidade de Barcelona) mostrou por meio de simulações de computador que a órbita em forma de oito é estável, que persiste mesmo quando as três massas não são exatamente iguais e que pode sobreviver a uma pequena perturbação sem alterações graves.

Sistemas planetários extrasolares

A possibilidade de tal sistema de três corpos existir em algum lugar do universo é muito pequena. No entanto, a descoberta de sistemas planetários extrasolares incomuns abre novos cenários espaço-temporais nos quais tais movimentos poderiam ocorrer.

A existência da órbita em forma de oito de três corpos levou os matemáticos a procurar órbitas semelhantes envolvendo mais massas.

Simò encontrou centenas de soluções exatas para o caso de n massas iguais que percorrem uma curva plana fixa, embora não sejam estáveis. Órbitas tridimensionais também foram modeladas. Essas estruturas e suas trajetórias periódicas são chamadas de coreografias.

Assim, admitindo a ficção, o universo trissolariano poderia ser composto por planetas que descrevem uma órbita de oito, mas isso é algo que a série Netflix não contará.

> Este artigo foi escrito originalmente em espanhol.

Comentários

Post mais lidos nos últimos 7 dias

Vicente e Soraya falam do peso que é ter o nome Abdelmassih

Limpem a boca para falar do Drauzio Varella, cristãos hipócritas!

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Prefeito de São Paulo veta a lei que criou o Dia do Orgulho Heterossexual

Kassab inicialmente disse que lei não era homofóbica

Físico afirma que cientistas só podem pensar na existência de Deus como hipótese

Deputado gay é ameaçado de morte no Twitter por supostos evangélicos

Resposta do deputado Jean Wyllys O militante gay e deputado Jean Wyllys (PSOL) recebeu hoje (18) pelo Twitter três ameaças de morte de supostos evangélicos. Diz uma delas: "É por ofender a bondade de Deus que você deve morrer". Outra: "Cuidado ao sair de casa, você pode não voltar". A terceira: “"A morte chega, você não tarda por esperar".  O deputado acredita que as ameaças tenham partido de fanáticos religiosos. “Esses religiosos homofóbicos, fundamentalistas, racistas e enganadores de pobres pensam que me assustam com ameaças de morte!”, escreveu ele no Twitter. Wyllys responsabilizou os pastores por essas “pessoas doentes” porque “eles as conduzem demonizando minorias”. Informou que vai acionar as autoridades para que os autores da ameaça seja penalizados. Escreveu: "Vou recorrer à Justiça toda vez que alguém disseminar o ódio racista, misógino e homofóbico no Twitter, mesmo que seja em nome de seu deus". Defensor da união civi...

Em vídeo, Malafaia pede voto para Serra e critica Universal e Lula

Malafaia disse que Lula está fazendo papel de "cabo eleitoral ridículo" A seis dias das eleições, o pastor Silas Malafaia (foto), da Assembleia de Deus Vitória em Cristo, gravou um vídeo de 8 minutos [ver abaixo] pedindo votos para o candidato à prefeitura de São Paulo José Serra (PSDB) e criticou a Igreja Universal e o ex-presidente José Inácio Lula da Silva. Malafaia começou criticando o preconceito que, segundo ele, existe contra pastor que emite opinião sobre política, o mesmo não ocorrendo com outros cidadãos, como operários, sindicalistas, médicos e filósofos. O que não pode, afirmou, é a Igreja, como instituição, se posicionar politicamente. “A Igreja é de Jesus.” Ele falou que tinha de se manifestar agora porque quem for para o segundo turno, se José Serra ou se Fernando Haddad, é quase certeza que será eleito, porque Celso Russomanno está caindo nas pesquisas por causa do apoio que tem recebido da Igreja Universal. Afirmou que apoia Serra na expectativa de...

Promotor nega ter se apaixonado por Suzane, mas foi suspenso

Gonçalves, hoje com 45 anos, e Suzane quando foi presa, 23 No dia 15 de janeiro de 2007, o promotor Eliseu José Berardo Gonçalves (foto), 45, em seu gabinete no Ministério Público em Ribeirão Preto e ao som de músicas românticas de João Gilberto, disse a Suzane Louise Freifrau von Richthofen (foto), 27, estar apaixonado por ela. Essa é a versão dela. Condenada a 38 anos de prisão pela morte de seus pais em outubro de 2002, a moça foi levada até lá para relatar supostas ameaças de detentas do presídio da cidade. Depois daquele encontro com o promotor, ela contou para uma juíza ter sido cortejadar.  Gonçalves, que é casado, negou com veemência: “Não me apaixonei por ela”. Aparentemente, Gonçalves não conseguiu convencer sequer o Ministério Público, porque foi suspenso 22 dias de suas atividades por “conduta inadequada” e por também por ter dispensado uma testemunha importante em outro caso. Ele não receberá o salário correspondente a esse período. O Fantástico de ontem apre...

Cinco deuses filhos de virgens morreram e ressuscitam. E nenhum deles é Jesus

Feliciano manda prender rapaz que o chamou de racista

Marcelo Pereira  foi colocado para fora pela polícia legislativa Na sessão de hoje da Comissão de Direitos Humanos e Minoria, o pastor e deputado Marco Feliciano (PSC-SP), na foto, mandou a polícia legislativa prender um manifestante por tê-lo chamado de racista sob a alegação de ter havido calúnia. Feliciano apontou o dedo para um rapaz: “Aquele senhor de barba, chama a segurança. Ele me chamou de racista. Racismo é crime. Ele vai sair preso daqui”. Marcelo Régis Pereira, o manifestante, protestou: “Isso [a detenção] é porque sou negro. Eu sou negro”. Depois que Pereira foi retirado da sala, Feliciano disse aos manifestantes: “Podem espernear, fui eleito com o voto do povo”. O deputado não conseguiu dar prosseguimento à sessão por causa dos apitos e das palavras de ordem cos manifestantes, como “Não, não me representa, não”; “Não respeita negros, não respeita homossexuais, não respeita mulheres, não vou te respeitar não”. Jovens evangélicos manifestaram apoio ao ...