Pular para o conteúdo principal

Dengue, chikungunya e agora oropouche. Doenças de mosquitos abalam a saúde pública

Ministério da Saúde monitora crescimento da doença e investiga rumor no Nordeste


O Brasil registra um aumento de casos de febre oropouche em 2024, com 3.161 notificações até o momento, contra 832 em 2023. A doença, transmitida por mosquitos, apresenta sintomas semelhantes à dengue e preocupa as autoridades.

A grande maioria dos casos (2.462) está concentrada no Amazonas, seguido por Roraima (590), Acre (68), Pará (23) e Amapá (18). As faixas etárias mais afetadas são entre 30 e 39 anos, 20 e 29 anos e 40 e 49 anos.


O Ministério da Saúde investiga um possível caso da doença no Nordeste, ainda não confirmado. "Estamos analisando e em contato com o município", disse a secretária de Vigilância em Saúde e Ambiente, Ethel Maciel.

Os sintomas da febre oropouche duram entre 2 e 7 dias e incluem febre alta, dor de cabeça intensa, dores nas costas e articulações. A doença é transmitida por mosquitos, principalmente o maruim (Culicoides paraensis) e o mosquito da dengue (Culex quinquefasciatus).

Em fevereiro, uma equipe do Ministério da Saúde foi enviada ao Acre para revisar casos de dengue que, na verdade, poderiam ser de febre oropouche.

A melhor forma de prevenir a doença é evitar a proliferação de mosquitos. Use repelentes, telas de proteção e elimine criadouros de água parada.

> Em caso de sintomas, procure atendimento médico para diagnóstico e tratamento adequados.> Saiba mais: Ministério da Saúde: Febre Oropouche: https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/saude-de-a-a-z/f/febre-do-oropouche.

Comentários

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Veja 14 proibições das Testemunhas de Jeová a seus seguidores

Pereio defende a implosão do Cristo Redentor

Comissão aprova projeto que torna a Bíblia patrimônio imaterial. Teocracia evangélica?

Historiador católico critica Dawkins por usar o 'cristianismo cultural' para deter o Islã

Baleias e pinguins faziam parte da cultura de povos do litoral Sul há 4,2 mil anos

Só metade dos americanos que dizem 'não acredito em Deus' seleciona 'ateu' em pesquisa

Ateu, Dawkins aposta no cristianismo cultural contra avanço do Islã. É um equívoco