Pular para o conteúdo principal

Pesquisa mostra a Amazônia de uma época em que ela tinha vulcões

As atividades vulcânicas mais antigas na região ocorreram há 2 bilhões de anos


Felipe Mateus
jornalista

Unicamp

Hoje dominada pela exuberante floresta tropical, há bilhões de anos a região amazônica apresentava intensa atividade vulcânica, cuja pesquisa, por conta de características da própria floresta, ainda é um desafio.

Uma pesquisa do Instituto de Geociências (IG) da Unicamp trouxe novas contribuições à investigação geológica da Amazônia.

Por análise de imagens e da composição de rochas, o estudo descobriu que a porção leste da chamada Província Mineral de Alta Floresta — área de cerca de 55 mil quilômetros quadrados que compreende o Nordeste do Mato Grosso e o Sul do Pará — apresenta características de uma antiga formação de caldeira vulcânica erodida, como encontrada no Parque Nacional de Yellowstone, nos Estados Unidos.

A descoberta é um dos resultados da pesquisa de mestrado de André Kunifoshita e foi publicada na revista Geoscience Frontiers. O artigo também conta com a autoria de Maria José Mesquita, professora do IG e orientadora da pesquisa, e de Felipe Holanda dos Santos, professor da Universidade Federal do Ceará (UFC).

Pesquisa

As primeiras pesquisas sobre um passado vulcânico da Amazônia são do fim do século XIX.

Os três períodos de atividade vulcânica que formaram o que hoje se denomina Cráton Amazônico ocorreram, inicialmente, há 2 bilhões de anos, seguido de outro período há 1,88 bilhão de anos e de um terceiro, há 1,78 bilhão de anos. As formações derivadas deste último período integram o chamado Grupo Colíder, um dos tipos de rocha que compõem a Província Mineral de Alta Floresta.

O Grupo reúne aspectos que despertam a curiosidade dos geólogos, como uma possível associação às formações de cobre e ouro encontradas na região. 

Vulcões dominaram
a Amazônia por
três períodos
IMAGEM ILUSTRATIVA

Segundo Maria José Mesquita, ainda não se sabe se há uma relação direta entre o vulcanismo e o surgimento desses metais, justificando as pesquisas. Ressalta que, em torno de 2 bilhões de anos, o planeta começou a se oxigenar, dando origem aos primeiros seres vivos. “Há várias coisas em jogo ao se estudar este período”, avalia.

A hipótese da formação de caldeira vulcânica surge a partir da análise de imagens de radar do relevo das proximidades da cidade de União do Norte. Esta formação ocorre quando uma câmara que concentra o magma se esvazia, fazendo com que as camadas superiores a elas colapsem e desçam, formando a estrutura circular com bordas.

Apesar dos indícios, a análise das rochas que a compõem é necessária para reforçar a hipótese de o local ter se formado a partir do vulcanismo. “Como estamos trabalhando com rochas muito antigas, não temos todas as evidências dessa formação. Coletamos pistas para desvendar o que ocorreu no passado”, detalha Kunifoshita.

Assim, foram coletadas amostras de rochas da região para sua datação — por meio do método urânio-chumbo —, petrografia e análise geoquímica. 

O pesquisador identificou rochas de eventos vulcânicos efusivos, marcados pela maior fluidez do magma, facilitando a liberação de gases e a erupção mais calma — como os riolitos. Também verificou rochas de erupções explosivas, mais violentas, onde o magma extravasado se mistura às cinzas e aos fragmentos de outras rochas — no caso, as lapilli tuffo e outras rochas piroclásticas. 

“Nossa hipótese é de que são rochas derivadas do mesmo período, mas de pulsos vulcânicos diferentes. Comparando com os de hoje, é como acontece no Monte Etna, na Itália, que de tempos em tempos entra em erupção”, explica.

Peças de um quebra-cabeças

Estudos geológicos da Amazônia esbarram em desafios que vão desde a dificuldade de chegar em determinados locais e a grande distância entre as cidades, até os processos de intemperismo típicos das florestas tropicais. 

“Várias áreas de estudo estão cobertas por vegetação. A própria floresta dificulta encontrarmos os afloramentos de rochas, eles não são contínuos”, comenta André, que ainda ressalta o quanto as chuvas constantes contribuem para a alteração dos minerais e para a formação de solos argilosos.

Entretanto, os pesquisadores ressaltam que as rochas vulcânicas do Grupo Colíder, mesmo sendo muito antigas, não sofreram metamorfismos que tenham modificado suas principais características. “Está tudo preservado. Isso facilita muito, vemos as estruturas da forma como se constituíram, o que é incrível”, destaca Mesquita.

Comentários

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Veja 14 proibições das Testemunhas de Jeová a seus seguidores

Morre o americano Daniel C. Dennett, filósofo e referência contemporânea do ateísmo

Entre os 10 autores mais influentes de posts da extrema-direita, 8 são evangélicos

Cartunista Laerte anuncia que agora não é homem nem mulher

Música gravada pelo papa Francisco tem acordes de rock progressivo. Ouça

Malafaia divulga mensagem homofóbica em outdoors do Rio

Evangélico 'enviado de Cristo' dá marretadas em imagem de santa

Ateu, Chico Anysio teve de enfrentar a ira de crentes

Sam Harris: não é Israel que explica as inclinações genocidas do Hamas. É a doutrina islâmica