Pular para o conteúdo principal

Documentário mostra a profeta que emagrecia cristãos. Até que ela morre em acidente

IMDb: 7,7/10. Ótima pontuação para esse tipo de documentário. Conta a história do culto a Gwen Shamblin Lara, que prometia emagrecer os fiéis e garantia a salvação no Céu. Ela ficou milionária, e a sua morte em acidente de avião até hoje inspira teorias de conspiração. Disponível no Max.


A série documental "A Queda: Deus, Avareza e o Culto de Gwen Shamblin", lançada em 2021, é uma obra contundente e perturbadora que investiga a ascensão e queda da Remnant Fellowship, uma seita cristã que prometia emagrecer as pessoas. É bizarro, mas atraiu o interesse de muitas pessoas porque, afinal, o sobrepeso é um grave problema de saúde nos Estados Unidos.

A série é de Marina Zenovich, que também dirigiu o documentário The Princes of Darkness, sobre o culto de Charles Manson.

Gwen Shamblin Lara, fundadora da Remnant Fellowship, era carismática e manipuladora que se apresentava como profeta. Ela prometia que seus seguidores poderiam perder peso e alcançar a salvação através da fé e da obediência a Deus.

A Remnant Fellowship seguia um programa de dieta rigoroso que incluía jejum prolongado e exercícios excessivos. Submetidos a um intenso controle psicológico, os membros da seita eram proibidos de sair da comunidade.

O documentário apresenta depoimentos de ex-membros que relatam o sofrimento que sofreram na seita. Eles contam histórias de abuso físico e psicológico, de isolamento social e de perda de identidade. Durante a gravação, registrou-se a morte de alguns deles, tornando a série mais dramática.

A Remnant Fellowship se tornou uma fonte de riqueza para Shamblin e seu marido, Joe Lara. O casal vivia em um luxuoso rancho na Geórgia e acumulava uma fortuna com a venda de livros, DVDs e outros produtos da igreja.

Em 2021, Shamblin, Joe Lara e outros seis membros da seita morreram em um acidente de avião. A morte deles foi um choque para a comunidade e deu um novo impulso às investigações sobre a seita.

O fanatismo religioso como fonte de sofrimento

O documentário é um retrato assustador do poder do fanatismo religioso. Aos fiéis eram ensinados que a única maneira de alcançar a salvação era seguindo as regras da seita. Eles eram proibidos de questionar a liderança de Shamblin Lara.

O controle psicológico era essencial. Shamblin ensinava seus seguidores que eles eram fracos e pecadores e que só ela poderia salvá-los.

O fanatismo religioso levou a um grande sofrimento para os membros da seita, sendo submetido inclusive a abusos físicos.

O fim da seita

A morte de Gwen Shamblin Lara e de outros membros da Remnant Fellowship foi um choque para a comunidade e deu um novo impulso às investigações sobre a seita, que entrou em colapso e se dissolveu.
 
Página na internet de supostos representantes da extinta seita critica o documentário do Max, dizendo que se trata de ficção. Nega que Shamblin ensinou "qualquer coisa que tenha apoiado o abuso infantil de qualquer forma".

O legado de Shamblin, contudo, serve como mais um exemplo das consequências do poder de uma liderança carismática. 

Comentários

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Vicente e Soraya falam do peso que é ter o nome Abdelmassih

Chico Buarque: 'Sou ateu, faz parte do meu tipo sanguíneo'

Escritor ateu relata em livro viagem que fez com o papa Francisco, 'o louco de Deus'

Santuário Nossa Senhora Aparecida fatura R$ 100 milhões por ano

Ateísmo faz parte há milênios de tradições asiáticas

Cinco deuses filhos de virgens morreram e ressuscitam. E nenhum deles é Jesus

Caso Roger Abdelmassih

Violência contra a mulher Liminar concede transferência a Abelmassih para hospital penitenciário 23 de novembro de 2021  Justiça determina que o ex-médico Roger Abdelmassih retorne ao presídio 29 de julho de 2021 Justiça concede prisão domiciliar ao ex-médico condenado por 49 estupros   5 de maio de 2021 Lewandowski nega pedido de prisão domiciliar ao ex-médico Abdelmassih 26 de fevereiro de 2021 Corte de Direitos Humanos vai julgar Brasil por omissão no caso de Abdelmassih 6 de janeiro de 2021 Detento ataca ex-médico Roger Abdelmassih em hospital penitenciário 21 de outubro de 2020 Tribunal determina que Abdelmassih volte a cumprir pena em prisão fechada 29 de agosto de 2020 Abdelmassih obtém prisão domicililar por causa do coronavírus 14 de abril de 2020 Vicente Abdelmassih entra na Justiça para penhorar bens de seu pai 20 de dezembro de 2019 Lewandowski nega pedido de prisão domiciliar ao ex-médico estuprador 19 de novembro de 2019 Justiça cancela prisão domi...

Mulheres tendem a ser mais religiosas que os homens, mas nos EUA geração Z pode mudar isso

Documentário relata abusos sexuais do autor dos mosaicos do Santuário de Aparecida