Pular para o conteúdo principal

Metade da população tem a bactéria H. pylori, que pode causar gastrite, úlcera e câncer

O microorganismo gástrico foi observado pela primeira vez há mais de 100 anos e ainda pouco se sabe sobre ele 


Javier Velasco Montes
professor associado na Faculdade de Ciências da Saúde, da Universidade de La Rioja, Espanha

The Conversation
plataforma de informação e análise produzida por acadêmicos e jornalistas

Se existe uma bactéria cosmopolita e universal, é a Helicobacter pylori (H. pylori): pode afetar pessoas de todo o mundo e de todas as idades, embora seja mais comum e seja adquirida mais precocemente em países menos desenvolvidos. Acredita-se que metade da população mundial esteja infectada por ele, nada menos. Em alguns casos, pode persistir e causar doenças no estômago e no duodeno. E, apesar de tão difundido, ainda sabemos muito pouco sobre como é transmitido.
Um pouco de história

Estes microrganismos gástricos foram observados pela primeira vez há mais de 100 anos, e a sua relação com a gastrite tornou-se evidente na década de 1970. Em 1982, Marshall e Warren identificaram e cultivaram a bactéria do estômago chamada Campyobacter pyloridis, que mais tarde foi classificada como Helicobacter.pylori.

Esta bactéria possui características especiais que lhe permitem sobreviver num ambiente muito hostil como o estômago e assim causar algumas doenças. Tem sido associada a gastrite crônica, muitas úlceras e câncer de estômago, bem como ao linfoma.

O que sabemos?

Não se sabe exatamente como a infecção por H. pylori é transmitida, embora provavelmente ocorra através da exposição fecal-oral ou oral-oral entre diferentes pessoas.

Os humanos parecem ser os principais reservatórios do H. pylori, embora também tenha sido encontrado em primatas de cativeiro e gatos domésticos. Estes últimos podem conter bactérias viáveis ​​na saliva e no suco gástrico, que podem transmitir aos humanos.

As ovelhas também podem abrigar H. pylori no leite e no suco gástrico, o que talvez explique por que os pastores são infectados com mais frequência do que os seus descendentes.

Apesar de a bactéria causar
dores no estômago, ainda não
se sabe como ela se transmite
de pessoa para pessoa

A transmissão fecal-oral também é possível. O uso de água contaminada em países menos desenvolvidos pode servir como fonte ambiental da bactéria. O H. pylori pode sobreviver vários dias na água, o que nos permite encontrar vestígios dele na água em áreas onde a infecção é frequente .

Crianças que nadam em rios, riachos, piscinas ou comem vegetais crus podem ser infectadas mais facilmente. A bactéria também foi encontrada nas fezes de crianças africanas, onde aos cinco anos quase todos os seus habitantes estão infectados.

Quanto mais irmãos, mais infecções

O agrupamento de infecções em algumas famílias sugere a possibilidade de transmissão entre pessoas. Por exemplo, os cônjuges com H. pylori têm maior probabilidade de infectar os membros da sua família (esposas e filhos) do que aqueles que não estão infectados.

Em estudo realizado na Colômbia, constatou-se que o risco de infecção estava relacionado ao número de crianças entre dois e nove anos que moravam na mesma casa. Foi mesmo demonstrado que as crianças mais novas foram infectadas com mais frequência quando as crianças mais velhas do mesmo agregado familiar também foram infectadas.

Colônias geneticamente idênticas de H. pylori foram isoladas de pessoas da mesma família e de pessoas que vivem na mesma instituição, sugerindo a possibilidade de transmissão entre pessoas que vivem juntas. Além da transmissão familiar que ocorre em países desenvolvidos, também pode ocorrer entre pessoas não aparentadas que vivem em países com alta frequência de infecção.

Helicobacter na placa dentária

A transmissão oral-oral da bactéria não foi confirmada, embora tenha sido identificada na placa dentária. No entanto, dentistas e higienistas dentais expostos através de seu trabalho não apresentam infecção por H. pylori com mais frequência. Sabe-se também que secreções gástricas infectadas podem ser fonte de transmissão desta bactéria.

Diferentes dispositivos de saúde, como endoscópios e seus acessórios, podem transmitir H. pylori após entrarem em contato com eles. Médicos e enfermeiros do aparelho digestivo podem correr maior risco de infecção, o que pode ocorrer devido à exposição durante o trabalho a gases gástricos infectados.

Para reduzir esse risco de transmissão acidental ou ocupacional, eles devem ser devidamente desinfectados após o uso nos pacientes.

Existe uma suscetibilidade hereditária?

A existência de susceptibilidade hereditária à infecção por H. pylori não está comprovada, embora indivíduos de algumas etnias e raças sejam infectados com mais frequência do que outros.  Por exemplo, os hispânicos e os afro-americanos têm taxas de infecção mais elevadas do que os americanos caucasianos. Essas diferenças não são completamente explicadas pelas diferenças sociais ou econômicas entre eles.

A possibilidade de suscetibilidade à infecção também é apontada em estudos feitos em gêmeos. Assim, aqueles que cresceram juntos apresentam maior concordância de infecção do que aqueles que cresceram separadamente. Portanto, o papel do ambiente durante a infância parece ser importante na aquisição do H. pylori.

Conclusões

Ainda não se sabe muitas coisas sobre a H. pylori, uma bactéria que precisa de mais pesquisas para saber como podemos prevenir sua transmissão.

As vias fecal-oral e oral-oral entre diferentes pessoas parecem ser as formas de transmissão mais prováveis, embora ainda não esteja claro. Felizmente, uma vez curada a infecção, uma nova não é comum. Esta baixa taxa de reinfecção suporta a existência de um menor risco de aquisição desta bactéria durante a vida adulta. A imunidade adquirida após a primeira infecção também pode ser importante.

Esse texto foi publicado originalmente em espanhol. 

• Crianças ribeirinhos têm altura abaixo da média devido à desnutrição

• Pandemia silenciosa das superbactérias causa mais de 4 milhões de mortes por ano

• No Sul, há salmonella resistente em ração de suínos. É grave ameaça à saúde humana

Comentários

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Veja 14 proibições das Testemunhas de Jeová a seus seguidores

Morre o americano Daniel C. Dennett, filósofo e referência contemporânea do ateísmo

Entre os 10 autores mais influentes de posts da extrema-direita, 8 são evangélicos

Cartunista Laerte anuncia que agora não é homem nem mulher

Música gravada pelo papa Francisco tem acordes de rock progressivo. Ouça

Malafaia divulga mensagem homofóbica em outdoors do Rio

Evangélico 'enviado de Cristo' dá marretadas em imagem de santa

Ateu, Chico Anysio teve de enfrentar a ira de crentes

Sam Harris: não é Israel que explica as inclinações genocidas do Hamas. É a doutrina islâmica