Pular para o conteúdo principal

Cuidar dos outros nos tornou humano

O primeiro sinal de civilização pode ser considerado o fêmur fraturado e curado de 15.000 anos atrás encontrado em um sítio arqueológico


Professor associado de pesquisa
Universidade San Jorge


Paula Fernández Martínez
bioestatística

The Conversation
plataforma de informação e análise produzida por acadêmicos e jornalistas

Quando adoecemos, a primeira coisa que procuramos é alguém que cuide de nós. Se possível, que seja nossa mãe, pai ou companheiro. O cuidado é definido como atenção amorosa que preserva, protege e promove o bem-estar.

Devido ao processo evolutivo, o cuidado está presente na espécie humana desde que começamos a existir. Vários estudos mostram que na antiguidade se cuidava dos doentes.

É o caso de Atapuerca (Burgos, Espanha), em cujos locais foi encontrada “Benjamina”, uma menina com uma doença chamada craniossinostose. Apesar de ter sofrido retardo psicomotor e apresentar feições deformadas, a menina faleceu aos dez anos, o que indica que eram muito atenciosos com ela. Isso teria ocorrido há cerca de 530.000 anos.

Mais tarde, durante a Idade Média, também chamaram a atenção os restos mortais de um homem com cerca de 50 anos encontrados na necrópole de Maro (Málaga, Espanha). Datado entre os séculos X e XI, seus ossos apresentavam uma fratura vertebral que cicatrizou naturalmente. Essa pessoa provavelmente ficou tetraplégica, o que implica que foi cuidada e acompanhada para garantir sua sobrevivência.

A antropóloga americana Margaret Mead disse aos seus alunos que o primeiro sinal de civilização foi um fêmur fraturado e depois curado.

O que determina a necessidade de cuidado?

O cuidado sempre esteve no centro das sociedades porque, sem ele, a vida humana não seria possível. Aqui podemos falar de “tarefas de manutenção”, que incluem atividades como gravidez, parentalidade, preparação de alimentos, cuidado de doentes… O que não é pouca coisa.

Cuidando uns dos outros, os
homines sapientes asseguraram
sua sobrevivência no planeta

São atividades repletas de conhecimento, tecnologia e inovação. Porém, historicamente, essas tarefas foram relegadas a segundo plano, como um trabalho menor, e sempre associadas à figura da mulher. É, talvez, esta associação que prejudica estas tarefas. Embora, na realidade, a convivência coletiva faça com que todos participemos desse cuidado.

E os idosos desempenham aqui um papel essencial. Em muitos momentos da história, as sociedades humanas foram governadas por pessoas idosas e sábias, conhecidas como gerontocracia

Atualmente, em algumas instituições ou países ainda existe um apego a este tipo de estrutura. Sem ir mais longe, as próximas eleições presidenciais nos Estados Unidos serão provavelmente decididas entre dois candidatos de idade avançada.

A hipótese da avó

O início do envelhecimento na nossa espécie está associado ao fim da idade reprodutiva, especialmente nas mulheres. O fato de vivermos para além desta fase está relacionado, segundo a hipótese da avó, com a nossa capacidade de cuidar dos outros e transmitir-lhes conhecimentos. Um estudo recente em chimpanzés mostra que talvez não sejamos a única espécie que desenvolve esta estratégia.

A investigação realizada com um grupo de chimpanzés de Ngogo (Uganda) relaciona esta vida pós-produtiva a duas teorias. Por um lado, postula-se a já mencionada hipótese da avó. Embora, por outro lado, também possa ser devido ao fato de as fêmeas mais velhas deixarem de competir com as jovens pelo acasalamento quando chegam à menopausa, favorecendo a variabilidade genética da prole.

Bebês

No nosso caso, o Homo sapiens, também somos muito vulneráveis ​​ao nascer, e novamente isso é uma questão de evolução. Agora estamos sobre duas pernas e a pélvis das mulheres é mais estreita por causa disso. Além disso, sendo uma espécie com o maior cérebro, ficamos “cabeçudos” e nossas cabeças não cabem no canal do parto. Isso explica porque nascemos cedo, aos nove meses de gestação.

Desta forma, e embora dificulte o processo, garantimos que o parto ocorre, com a consequente necessidade de cuidados ao nascer.

Em suma, a existência de ossos antigos de pessoas doentes e longevas indica que o cuidado das pessoas indefesas tinha que ser feito por todos. Foi o cuidado que nos trouxe até aqui como sociedade. Isso nos permitiu sobreviver.

Cuidar e acompanhar a doença faz com que sejam implementadas atividades, conhecimentos, estratégias e tecnologias que auxiliam na recuperação das pessoas. Tudo isso ajuda a criar relações sociais essenciais para o funcionamento da sociedade, como a solidariedade e a empatia.

• Cientistas identificam os mais antigos fósseis de Homo sapiens

• Homo sapiens se espalhou pelo planeta a partir do Norte de Boswana, diz estudo

• Somos as últimas gerações de Homo Sapiens; vem aí o cyborg, afirma Harari

Comentários

betoquintas disse…
Tudo feito sem ter necessidade de evidência.😏🤭

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Veja 14 proibições das Testemunhas de Jeová a seus seguidores

Morre o americano Daniel C. Dennett, filósofo e referência contemporânea do ateísmo

Entre os 10 autores mais influentes de posts da extrema-direita, 8 são evangélicos

Cartunista Laerte anuncia que agora não é homem nem mulher

Música gravada pelo papa Francisco tem acordes de rock progressivo. Ouça

Malafaia divulga mensagem homofóbica em outdoors do Rio

Evangélico 'enviado de Cristo' dá marretadas em imagem de santa

Ateu, Chico Anysio teve de enfrentar a ira de crentes

Sam Harris: não é Israel que explica as inclinações genocidas do Hamas. É a doutrina islâmica