Pular para o conteúdo principal

Apenas 12% da população dos EUA consomem metade da carne bovina do país

A voracidade dessa pequena parcela dos norte-americanos tem grande impacto na saúde pública e no meio ambiente do planeta 


ELLEN PHIDDIAN
jornalista
Cosmos Magazine

Metade da carne bovina dos Estados Unidos é consumida por apenas 12% da população, de acordo com uma nova pesquisa publicada na revista Nutrients .

O pequeno grupo de consumidores de carne bovina, provavelmente homens com idades entre 50 e 65 anos, tem um efeito descomunal no meio ambiente e na saúde da população, segundo os pesquisadores.

“Nós nos concentramos na carne bovina por causa de seu impacto no meio ambiente e porque ela é rica em gordura saturada, o que não é bom para a saúde”, diz o autor sênior, professor Diego Rose, diretor do programa de nutrição da Escola de Saúde Pública e Medicina Tropical da Universidade de Tulane.

Os pesquisadores basearam-se em dados da Pesquisa Nacional de Saúde e Nutrição dos Centros de Controle e Prevenção de Doenças dos EUA para obter seus dados.

Esta pesquisa monitora as refeições de mais de 10.000 adultos norte-americanos durante um dia.

A carne, e especificamente a carne bovina, tem uma pegada de carbono muito maior do que outros alimentos.

Cada 100 g de proteína da
carne bovina produz 35 kg
de gases de efeito estufa

Segundo as Nações Unidas, cada quilograma de carne bovina no prato é responsável por 70 kg de emissões de gases de efeito estufa. 

Rose diz que os pesquisadores ficaram surpresos ao saber que uma proporção tão pequena de pessoas consome metade da carne bovina nos EUA.

Este grupo poderia ser alvo dos defensores da sustentabilidade para reduzir as suas emissões, mas os pesquisadores não têm a certeza se isso funcionária.

“Se tão poucas pessoas representam metade do consumo de carne bovina, é possível obter grandes ganhos para o meio ambiente se houver conscientização delas, diz, diz Rose. "Mas esses 12% podem ser os mais resistentes à mudança.”

Seis das 10 principais fontes de carne bovina vieram de “pratos mistos”, como hambúrgueres, molhos para massas, burritos e tacos. Os pesquisadores acreditam que esses pratos podem ser um bom foco para reduzir o consumo de carne bovina.

“Se você está comprando um burrito, você poderia facilmente pedir frango em vez de carne bovina”, diz a autora principal, Amelia Willits-Smith, pós-doutoranda na Universidade da Carolina do Norte em Chapel Hill, EUA.

Pessoas com menos de 29 anos e mais de 66 anos eram menos propensas a comer grande porções de carne bovina.

“Há esperança na geração mais jovem, porque ela vai herdar o planeta”, diz Rose.

“Tenho visto em minhas aulas jovens interessados ​​em dieta, como ela impacta o meio ambiente e o que eles podem fazer a respeito.”

• Sódio, gordura, açúcar em excesso ou aditivos estão em 98,8% dos ultraprocessados

• Obesidade em crianças dobra em bairros com comércio de alimentos não saudáveis

• Mais 90% dos pacientes bariátricos voltam a engordar, aponta estudo

Comentários

O verdadeiro problema, certas pessoas em seus EXCESSOS. A carne É essencial numa dieta adequada. Mas os toscos do Vegetarianismo e em particular da "seita" Vegan vão culpar a carne, em particular a bovina.
Sim, a tal "pegada" em carbono. Mas e os substitutos ADEQUADOS? Há muito mau-caratismo nisso. Uns jogando contra os outros, sendo o pior problema as extravagâncias, onde inclui a bizarrice do descarte devido a obsolescência programada, excesso de embalagens "para fazer bonitinho" etc. Outro grave problema é ter filhos, um enorme problema nas emissoes de gases estufa etc, e com tantas crianças e adolescentes para serem adotados...
Nem entro de quantos recursos são dispendidos por causa da religiosidade. Não se contentam em crer numa divindade, espíritos e afins numa boa. TEEEEMMMM que adorar, fazer "horrores" por esses seres abstratos. E os problemas indiretos devido a intromissão INDEVIDA da religiosidade fora de seus âmbitos pessoais e local de culto. Preconceitos, intolerâncias, confrontos, guerras... Se analisar, os danos ambientais serão significativamente maiores devido a religiosidade. Políticos adoram isso e quase todos nem aí com aquecimento global, resíduos etc. O que vale é o PODER e manipuar o povo, sendo a religião poderosa nisso.
A Humanidade, desde épocas imemoriais, sempre errando grosseiramente. Pior é nessa era atual continuar a persistir nos erros.

Post mais lidos nos últimos 7 dias

Alunos evangélicos de escola de Manaus recusam trabalho de cultura africana

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Doença de Edir cria disputa pela sucessão na Igreja Universal

Por estar doente, o bispo Edir Macedo tinha nomeado há cerca de três meses o bispo Romualdo Panceiro (foto) como seu sucessor no comando da Igreja Universal do Reino de Deus. A informação é da CartaCapital desta semana.

Com 44% de ateus, Holanda usa igrejas como livrarias e cafés

Livraria Selexyz, em Maastricht Café Olivier, em Utrecht As igrejas e templos da Holanda estão cada vez mais vazios e as ordens religiosas não têm recursos para mantê-los. Por isso esses edifícios estão sendo utilizados por livrarias, cafés, salão de cabeleireiro, pistas de dança, restaurantes, casas de show e por aí vai. De acordo com pesquisa de 2007, a mais recente, os ateus compõem 44% da população holandesa; os católicos, 28%; os protestantes, 19%; os muçulmanos, 5%, e os fiéis das demais religiões, 4%. A maioria da população ainda acredita em alguma crença, mas, como ocorre em outros países, nem todos são assíduos frequentadores de celebrações e cultos religiosos. Algumas adaptações de igrejas têm sido elogiadas, como a de Maastricht, onde hoje funciona a livraria Selexyz (primeira foto acima). A arquitetura realmente impressiona. O Café Olivier (a segunda foto), em Utrecht, também ficou bonito e agradável. Ao fundo, em um mezanino, se destaca o órgão da antig...

Como é possível Deus ter criado a existência se Ele já existia?

  Austin Cline , do About.com

Veja 14 proibições das Testemunhas de Jeová a seus seguidores

Sam Harris se defende de ataques do ex-amigo Elon Musk, 'um avatar do caos'

Evolução negou um tesouro ao homem, o osso do pênis

PM ateu de Cuiabá acusa tenente-coronel evangélico de perseguição

Ateu famoso: Betinho conta como se livrou do cristianismo