Pular para o conteúdo principal

Daniel Ortega dissolve a Companhia de Jesus da Nicarágua

A alegação do regime, entre outras, é que há irregularidades nas demonstrações financeiras dos jesuítas; ordem nega


O presidente Daniel Ortega, da Nicarágua, invalidou nesta quarta-feira (23) o estatuto jurídico da Associação da Companhia de Jesus, informa o jornal El País.

O governo autoritário de Ortega alega que os jesuítas “não reportaram as suas demonstrações financeiras relativas aos anos de 2020, 2021 e 2022”, no que é um golpe final apenas uma semana após o confisco de fato da Universidade Centro-Americana (UCA), administrada pela ordem religiosa há mais de 60 anos na Nicarágua.

“Eles estavam com o conselho de administração expirado desde 27 de março de 2020”, diz o decreto publicado no jornal oficial La Gaceta. Os argumentos são idênticos aos utilizados pelo regime contra as mais de 3.000 associações desde 2018.

Os bens da Companhia de Jesus na Nicarágua também foram confiscados.

“No que diz respeito à destinação de bens móveis e imóveis de acordo com o disposto no artigo 47, parágrafo 2º do Regulamento da Lei 1.115, caberá à Procuradoria-Geral da República efetuar a transferência destes para o nome de o Estado da Nicarágua", diz comunicado do regime.

Isso implica o confisco dos colégios Loyola e Centroamérica, que estão sob a administração dos jesuítas da Companhia de Jesus, e também dos colégios Fé e Alegria.

A tomada das escolas é iminente, uma vez que estes centros também já estavam a ser assediados administrativamente pelo regime.

“As ditaduras odeiam sempre que a inteligência crítica, racional e humanista é realizada a partir do pensamento cristão ou do pensamento secular, afirmou o padre jesuíta José María Tojeira.

“O melhor arquivo histórico da Nicarágua está na UCA. Se o roubo das propriedades da UCA fosse consumado, esses ignorantes do governo entrariam no processo como tacuazín (gambá) em um galinheiro.”

Ortega recorre à contundência
 contra quem lhe fizer oposição
 

O governo desapropriou e ocupou a residência dos jesuítas em Manágua. Ali viviam três sacerdotes e outros três religiosos em formação, incluindo o reitor da universidade confiscada, padre Rolando Alvarado.

“Cinco jesuítas chegaram à residência de Villa El Carmen, tentaram entrar por um acesso de uma das ruas do Reparto San Juan quando viram que havia mais de 20 policiais do regime nos portões”, disse uma fonte ligada à polícia. disse ao EL PAÍS a empresa Jesus.

Quando os padres entraram na residência, mais de 20 policiais bem armados entraram na propriedade. Sem agredi-los, um comissário disse-lhes para irem para os seus quartos para que pudessem retirar apenas os seus pertences pessoais, pois não podiam permanecer na casa da UCA.

“A casa é propriedade do Estado da Nicarágua”, disse a polícia. Cada padre foi com dois oficiais para seus quartos, pegou o que pôde e saiu da residência. Infelizmente, eles estavam em um veículo pequeno, o único que puderam levar.” Tudo o que havia na residência, inclusive outros veículos, foi confiscado pela polícia do regime de Ortega.

Inauguração de uma universidade estadual

O Conselho Nacional de Universidades (CNU), entidade totalmente subordinada aos Ortega, criou na quinta-feira, 17 de agosto, um novo centro de ensino superior na Nicarágua: a Universidade Nacional Casimiro Sotelo Montenegro nas instalações da UCA.

O argumento do regime para assumir o controle da UCA é que "foram cometidas atividades criminosas [a partir de 2018] com armas de fogo, munições letais, morteiros, cocktails molotov e objetos contundentes, causando perdas econômicas substanciais ao país e traindo a confiança do povo nicaraguense que os acolheu no nosso país para que pudessem funcionar como instituição de ensino superior”, indica o documento legal cujas declarações a UCA, bem como a Província Centro-Americana da Companhia de Jesus, rejeitaram de imediato.

Com informação de Wilfredo Miranda, do El País, e de outras fontes

• Pastor torturava à noite presos da ditadura e de dia orava 

• Torturados contam como religiões ajudaram ditadura

• Informações sobre a ditadura militar brasileira

Comentários

CBTF disse…
Tem que fechar todos os redutos de pedófilos
betoquintas disse…
Você está condenando ou comemorando? Nicarágua é um regime ditatorial.
Marco Antônio F disse…
Ortega está certo! Tem que colocar pra correr esses padrecos inúteis que estão do lado dos EUA e dos ricos. São um bando de pedófilos.

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Morre o americano Daniel C. Dennett, filósofo e referência contemporânea do ateísmo

Veja 14 proibições das Testemunhas de Jeová a seus seguidores

Entre os 10 autores mais influentes de posts da extrema-direita, 8 são evangélicos

Malafaia divulga mensagem homofóbica em outdoors do Rio

Vídeo mostra adolescente 'endemoninhado' no chão. É um culto em escola pública de Caxias

Oriente Médio não precisa de mais Deus. Precisa de mais ateus

Cartunista Laerte anuncia que agora não é homem nem mulher

Sam Harris: não é Israel que explica as inclinações genocidas do Hamas. É a doutrina islâmica

Ignorância, fé religiosa e "ciência" cristã se voltam contra o conhecimento